Ouvir
A Força das Coisas
Em Direto
A Força das Coisas Luís Caetano

Cultura

FOLIO 2017 | 19 a 29 Outubro

Óbidos | Antena 2

|

FOLIO 2017 | 19 a 29 Outubro FOLIO 2017 | 19 a 29 Outubro

FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos

19 a 29 Outubro

Vila de Óbidos


Revoluções, Revoltas, Rebeldias

Quantas rebeldias são precisas para uma revolta? Quantas revoltas fazem uma revolução? E quantas revoluções transformaram a história? Muitas... e estão todas aqui.
O Folio este ano é rebelde, revoltado e revolucionário. Mas também é único, inclusivo e feliz. Os dias mágicos que vila literária apresenta este ano são um manual de instruções para a compreensão da história.



O FOLIO regressa a Óbidos para a sua 3ª edição. Este ano sob o tema "Revoluções, Revoltas, Rebeldias", o festival torna-se cada vez mais internacional, ao reunir escritores de 14 países. 

Mas o Folio não vive só de literatura, dos lançamentos e apresentações de livros, de debates com, e sobre, escritores e escritas; há também concertos de música e teatro, oficinas e ateliers, exposições e performances, e muitas conversas e tertúlias sobre cinema, educação, história, polítca e ideias, e claro, sobre literatura.
São onze dias de cultura num dos referenciais festivais literários em Portugal, com um vasto e diversificado programa vasto, com convidados vindos dos cinco continentes.
São também cinco os capítulos em que se desenvolve o Folio: Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais.




Dois dos organizadores, Celeste Afonso e José Pinho passaram pela Antena 2, e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, no Império dos Sentidos, apresentando a edição deste ano do FOLIO.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h18m]


Um dos destaques do festival é a exposição “O Aceitador do Medo” do moçambicano Gonçalo Mabunda, um  conceituado artista plástico da atualidade que tem sido aclamado internacionalmente, nas suas recentes exposições em Milão, Zurique e Londres. Nesta exposição são mostradas esculturas construídas com arsenal bélico desativado. 



“Comemorar D. Pedro I” é um programa vasto que atravessa todo o FOLIO com exposições, conversas, uma instalação, lançamento de livros ou ainda um curso sobre a história e a lenda deste romance intemporal.



A exposição "O Nascimento de Uma Democracia" apresenta 100 cartazes sobre a revolução do 25 Abril, numa parceria com a Assembleia da República que junta ao seu espólio o da Comissão Nacional de Eleições e ainda o da colecção privada de José Pacheco Pereira.





Sob o mote deste ano “Revoluções, Revoltas e Rebeldias", o espetáculo de abertura da 3ª edição faz uma homenagem a Zeca Afonso, num concerto que conta com a participação do músico Júlio Pereira. Noutros concertos pode-se ouvir as vozes de Vitorino e Primeira Dama, Maria João, Aldina Duarte com Carlão como convidado especial, Rodrigo Leão entre outros artistas. O último concerto do festival “Ficções do Interlúdio” de Hélder Bruno, conta com a participação especial de Nuno Guerreiro e Ricardo Carriço.



Mas as revoluções também podem ser pacíficas. Joaquim Franco e António Marujo conversam sobre o Papa Francisco – a revolução imparável. O antigo espião Heitor Romana também marca presença guiando numa conversa sobre os Serviços Secretos e as revoluções.




Gonçalo M. Tavares traz durante dois dias um curso de literatura, artes e cultura contemporânea, cujo tema é “revolução tecnológica e outros temas - poder, política e pelo contrário”. 
Bruno Vieira do Amaral, vencedor do prémio Saramago em 2015, conversa com o vencedor do Prémio Saramago 2017 que é anunciado dia 25 de outubro. 

Duas das mais prestigiadas figuras da cultura portuguesa, Eduardo Lourenço e Guilherme D’Oliveira Martins, também marcam presença e juntam-se para uma conversa.




Também sob o lema geral desta edição, o Folio Educa organiza a III edição do Seminário Internacional. E a ilustração volta ao Festival com a terceira edição da exposição PIM! 

Mas o FOLIO também se faz de momentos de convívio e gastronomia. Como o “Óbidos Wine Fest”, uma iniciativa que pretende divulgar os vinhos dos produtores da região Oeste, com provas de vinho, recitais de poesia, canto lírico, um espetáculo de Stand-up Comedy e workshops de escrita criativa. Há ainda uma programação dedicada aos vinhos de Lisboa conduzida pela “Doc Lisboa Wines”.  



São pois muitas as razões para voltar a Óbidos, ou se não conseguir, acompanhar as visitas e as conversas de Luís Caetano durante o FOLIO e que vão ser transmitidas na Antena 2.



Para consultar o Programa da 3ª edição do FOLIOclicar aqui (em pdf).



Programação FOLIO na Antena 2
com Luís Caetano:

- sábado, 4 Novembro | 16h00 - 18h00
Esta semana A Força das Coisas volta ao FOLIO, e transmite o encontro que decorreu no pavilhão da Tinta da China, entre Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, os dois maiores humoristas da língua portuguesa, segundo a editora Bárbara Bulhosa que moderou esta conversa.

Um português e um brasileiro entram num bar... e falaram dos seus novos livros publicados pela Tinta da China, mas também de racismo, de igrejas que se tornaram livrarias, de bancos comunistas, de Cavaco e de Temer, de esquerda e de direita, de amor e de sexo... 

Este programa inclui também a entrevista a Nélida Piñon (ver abaixo) e um olhar ao humor na música clássica. 

Para ouvir, clicar aqui.









- sábado, 28 Outubro | 16h00 - 18h00
A Força das Coisas, em direto do FOLIO


Luís Caetano conversa com Gregorio Duvivier, Bárbara Bulhosa [a partir do min. 6], José Pinho [a partir do min. 36], projeto Anatomia da Identidade (Cândido Alves, Vitória, José, Tomás) [a partir do min. 48], António Prata [a partir de 1h02m], Manuel Alegre [a partir de 1h20m], e Julián Fuks [a partir de 1h40m]

Para ouvir, clicar aqui















- A escritora brasileira Nélida Piñon esteve à conversa com Luís Caetano, no FOLIO, onde também participou com Pilar Del Rio e Leonor Xavier numa mesa onde se falou do seu livro "Filhos da América".
Para ouvir em A Ronda da Noite, clicar aqui.










- Entrevista a Dolores Redondo, a vencedora do Prémio Planeta 2016 com "Tudo isto te darei", romance agora publicado em Portugal. 
Para ouvir, clicar aqui.
A escritora, está presente com Valério Romão, numa mesa de autores,  conversando sobre "Revoltas Interiores. Que fazer?", dia 19 de Outubro, às 20h00, na Igreja da Misericórdia.








Fotos de Jorge Carmona / Antena 2 RTP