Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Cultura

LEFFEST | 16 a 25 Novembro

Lisbon & Sintra Film Festival 2018

|

LEFFEST | 16 a 25 Novembro LEFFEST | 16 a 25 Novembro

Lisbon & Sintra Film Festival 2018


16 a 25 Novembro


Na sua 12ª edição, o LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival reune, de novo, o que de melhor se faz no mundo da Sétima Arte. 

São mais de 150 filmes em exibição, 11 na Selecção Oficial em Competição e 18 Fora de Competição, inéditos em Portugal, alguns destes premiados nos mais reputados festivais internacionais. 
Alguns dos filmes mais consagrados ao longo do último ano, são apresentados neste festival pelos seus realizadores, atores, argumentistas, e que ao lado de escritores, músicos, intérpretes, artistas e filósofos, confrontam ideias, partilham as experiências de vida e reflexões num diversificado programa multidisciplinar. 
Com esta aposta na interligação de propostas culturais diversas - do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas - o LEFFEST afirma-se como lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a atualidade. 


É sobre este vasto programa que o diretor do festival, Paulo Branco, a curadora dos ciclos "O Desejo Chamado Utopia" e "Neoliberalismo – A Semente do Populismo e dos Novos Fascismos?", Ines Branco López, e o realizador João Botelho, um dos homenageados desta edição, estiveram à conversa com Luís Caetano, em A Força das Coisas, que pode ouvir aqui.



Ao longo de 10 dias, regressam igualmente ao grande ecrã memoráveis filmes, como os de David Lynch, imagem desta edição, um dos grandes criadores contemporâneos, cuja obra, em permanente reinvenção, se desenvolve no cinema, na pintura, na fotografia, na música, na escrita, corporizando o espírito multidisciplinar do festival. 
Em torno deste realizador também se mostram duas exposições de fotografia, no MU.SA, em Sintra - Small Stories, de David Lynch e Psychogenic Fugue, de Sandro Miller.
Além de Lynch e de João Botelho — com a primeira e mais completa retrospetiva da sua obra em Portugal e um catálogo que celebra 40 anos do seu cinema —, são homenageados Mario Martone, Darezhan Omirbayev e Walter Salles
São, ainda, apresentadas retrospetivas de Mike Leigh e Paul Schrader.


De entre os muitos convidados, estão presentes Laurie Anderson, Jean-Claude Carrière, Jacques Audiard, Brady Corbet, Louis Garrel, Laetitia Casta, Baltasar Garzón, Aminata Dramane Traoré, Dennis Berry, Pierre Léon, Carminho, Mariano Llinás, entre outros. 

Nos dois ciclos temáticos, O Desejo Chamado Utopia e Neoliberalismo – A Semente do Populismo e dos Novos Fascismos?, para além de muito cinema, pode-se assistir a mesas redondas com Lizzie Borden, Artur Aristakisyan, Sylvain George, Arthur Jafa, moderada pelos curadores Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López, ou com Baltasar Garzón, Aminata Dramane Traoré, José Gil, Ângela Ferreira, Sylvain George, Nicolau Santos, numa proposta de reflexão e debate sobre os tempos difíceis contemporâneos.



É também no MU.SA em Sintra, que o LEFFEST apresenta uma 3ª exposição, a primeira em Portugal do artista turco Yüksel ArslanArtures, numa selecção de obras de várias séries, nomeadamente “L’Homme” e “Influences” e “Nouvelles Influences”.




Entre Lisboa e Sintra, em espaços como o Centro Cultural Olga Cadaval, o Palácio Nacional e Jardins de Queluz, os cinemas Medeia Monumental e Nimas, Cinemateca Portuguesa e o Teatro Nacional D. Maria II, cuja qualidade e polivalência garantem o sucesso deste evento e permitem ao festival um envolvimento mais próximo com os públicos das duas cidades.

Com uma programação exigente e criteriosamente escolhida por quem vive e respira cinema, o Lisbon & Sintra Film Festival 2018 volta a colocar Lisboa, Sintra e o país em pleno circuito dos grandes festivais do mundo.


Descubra mais aqui.



Fotos de Jorge Carmona / Antena 2 RTP