Ouvir
Mezza-Voce
Em Direto
Mezza-Voce André Cunha Leal / Produção: Susana Valente

Cultura

Luís Caetano | Prémio Jornalismo Cultural 2019 / SPA

Sociedade Portuguesa de Autores

|

Luís Caetano | Prémio Jornalismo Cultural 2019 / SPA Luís Caetano | Prémio Jornalismo Cultural 2019 / SPA

Prémio Jornalismo Cultural 2019 / SPA 

Luís Caetano, da Antena 2


Prémio de Jornalismo Cultural, atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), foi este ano, entregue a Luís Caetano, da Antena 2 / RTP, como forma de reconhecimento da qualidade e pluralidade do seu trabalho naquela estação de rádio.

Este prémio destina-se a distinguir um jornalista "que se tenha destacado durante anos em qualquer órgão de comunicação social pela competência, dedicação e qualidade com que trata temas da actividade artística e cultural, seja qual for a área de expressão e a forma como se materializa".




A cerimónia de entrega do Prémio decorreu a 7 de Março, no Auditório Frederico de Freitas da cooperativa dos autores portugueses. Na sessão, participaram José Jorge Letria, presidente da Direcção da SPA, o radialista Francisco Mateus, e o homenageado, Luís Caetano.
Na abertura da sessão, José Jorge Letria destacou o percurso de grande qualidade, coerência, rigor e paixão, assim como o profissionalismo e a dedicação que Luís Caetano imprime diariamente, num constante reinventar-se a fazer rádio.
Nas palavras do radialista Francisco Mateus, Luís Caetano é "autor dos mais belos e interessantes programas da Rádio em Portugal". Programas como A Ronda da Noite, um dos que realiza e apresenta, são "um precioso refúgio", num tempo "em que tudo o que é precioso se tornou demasiado raro". E nesses espaços, Luís Caetano "oferece-nos diariamente a Cultura através da Rádio".








Luís Caetano | Radialista da Antena 2, onde atualmente é autor e apresentador dos programas: A Força das Coisas e No Interior da Cultura (semanais), A Ronda da Noite, Última Edição e A Vida Breve (diários), e ainda O Som que os versos fazem ao abrir (com Ana Luísa Amaral) e A Força do Destino (com Nélida Piñon), programas de entrevistas e divulgação literária que receberam o Prémio Jornalista ou Imprensa da Revista Ler/Booktailors, Prémio Pró-Autor da SPA, Prémio Escritaria de Jornalismo Cultural e Prémio Fahrenheit Rádio da União de Editores Portugueses.
Em 2019 foi-lhe atribuído o Prémio de Jornalismo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.
Editou e apresentou o magazine cultural Diário Câmara Clara, na RTP2 e foi jornalista residente da emissão semanal do Câmara Clara. Também foi um dos autores e apresentadores do programa Todas as Palavras, da RTP3.
É autor do documentário Encompassing The Globe (RTP2, 2010) e narrador de séries de televisão como Grandes Livros e A República
Nasceu na Figueira da Foz. É licenciado em Ciências da Comunicação e formado pelo CENJOR.



Fotos Inácio Ludgero / SPA