Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Cultura

Olá Portugal | 1 a 8 Junho | 9h50 | 19h00

com Pedro Veiga

|

Olá Portugal | 1 a 8 Junho | 9h50 | 19h00 Olá Portugal | 1 a 8 Junho | 9h50 | 19h00
A Antena 2 assinala o Dia de Portugal com uma rubrica da autoria de Pedro Veiga, durante os primeiros dias de Junho.

1 a 8 Junho 
2ª a 6ª feira
09h50 | 19h00


Olá Portugal
com Pedro Veiga


Em Olá Portugal, Pedro Veiga foi em busca de testemunhos de estrangeiros que vivem, há mais ou menos tempo, em Portugal. 
  
Em cada episódio, com cerca de 5 minutos de duração, cada protagonista, vindo de um ponto diferente do globo, relata um pouco da sua história de vida e da sua chegada ao nosso país. Revela as suas impressões sobre as diferenças, ou os paralelismos, culturais, de costumes, hábitos e estilos de vida que marcaram a sua adaptação a Portugal. Dá a conhecer as dificuldades de integração linguística ou os gracejos resultantes dessa incomunicação, as dissemelhanças nas relações sociais e humanas que encontraram, a diversidade de normas e regras sociais, mas também de usos, gostos e paladares.
  
Olá, Portugal é um espelho que revela a visão dos estrangeiros, sobre os portugueses.


Programas

1 - Ucrânia - O protagonista deste episódio, Eduarte Lebit veio da região Oeste da Ucrânia. Está em Portugal desde a adolescência, e estuda no Instituto Superior Técnico.
Para ouvir, clicar aqui.

2 - Espanha - Andrea, engenheira naval, de 27 anos, veio da região da Galiza, para fazer o Mestrado no Instituto Superior Técnico, e já está no nosso país há 4 anos.
Para ouvir, clicar aqui.

3 - Brasil - Marcelo de Sousa, veio da região da Amazónia, do Estado do Pará e está em Portugal há 7 anos, e por cá pretende ficar.
Para ouvir, clicar aqui.

4 - Alemanha - Ruth, 25 anos, de Dusseldorf, veio para Portugal para fazer o Mestrado.
Para ouvir, clicar aqui.

5 - Itália - Aurora, há dois anos no nosso país, veio da região de Florença, mas traz-nos também o conhecimento, e os paralelismos, com o sul do seu país.
Para ouvir, clicar aqui.

6 - Arménia - Nariné Dellalian veio da região de Erevan Yerevan e está em Portugal há 27 anos, sendo violinista na Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Para ouvir, clicar aqui.



Pedro Veiga nasceu em Lisboa, em 1964. Trabalha na RTP, há mais de três décadas e em diversas áreas. Foi técnico de som, na RDP e na Rádio Renascença e sonorizador na Rádio e na Televisão.
Obteve vários prémios, atribuídos a reportagens que sonorizou, para a RDP África, nomeadamente: em 2002 - Prémio Imigração e Minorias Étnicas - categoria rádio - ACIME - Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas - «Ilha dos Negros: um passado esquecido»; em 2003 - AMI - Jornalismo contra a indiferença - «Marcados pela Guerra» e Prémio Comandante José Manuel Cabral - «À espera da liberdade», entre outros.
Frequentou uma licenciatura de comunicação e multimédia, na Universidade Lusíada.
Actualmente, é produtor do programa da manhã da RDP Internacional e realizador da rubrica Olá, Portugal, do mesmo Canal.