A Antena 2 apresenta, nas 2.as feiras de Fevereiro, uma antologia de 4 peças sonoras. São 4 narrativas sobre viagens em 4 meios de transporte diferentes, por mar, terra ou ar, tendo em comum, corações que batem, dentro ou fora dos corpos.
Estas peças de teatro radiofónico têm realização de Belmiro Ribeiro, direção de atores de Bernardo Gavina, com coordenação de Sofia Saldanha.
Domingos |12, 19, 26 Fevereiro e 5 Março | 14h00 (repetição)
São vários os corações que batem nestas histórias e alguns chegam a bater fora de um corpo.
Numa lancheira, em alto mar, em qualquer outro lugar onde se possa esconder este orgão de pequenas dimensões mas sem o qual mais nenhum sobrevive.
Esta antologia é composta por quatro textos/peças que subliminarmente estão ligadas entre si e que devem ser escutadas em sequência.
Texto: Bernardo Gavina
Vozes: António Durães, Telma Cardoso, Leonor Wellenkamp Carretas, Maria Jorge
Vozes adicionais: Alexandre David
Peça 2 | A Mala
A bordo de um intercidades, encontra-se muita gente, mas ao longo desta viagem seguimos apenas uma: a dos tacõezinhos melancólicos e pensativos.
Texto: Beatriz Wellenkamp Caretas, Leonor Wellenkamp Carretas
Vozes: António Durães; Telma Cardoso, Leonor Wellenkamp Carretas, Maria Jorge, Bernardo Gavina
Vozes adicionais: Nuno Sá; Inês Filipe, Álvaro Nogales
Peça 3 | A Troca
E se o coração de D.Pedro IV (I do Brasil) tivesse atravessado o Atlântico num voo comercial, disfarçado de alheira ou morcelas?
Uma operação ultra-secreta é posta em ação para que o coração de D. Pedro, conservado em formol e consignado à igreja da Nossa Senhora da Lapa até aos dias de hoje, chegue em segurança ao Brasil. Os seus “guardiões” terão de passar por várias provações… E a pior de todas, serão… eles próprios!
Texto: Flora Miranda
Vozes: António Durães, Telma Cardoso, Beatriz Wellenkamp Carretas, Jaqueline Lodi
Vozes adicionais: Jorge Louraço Figueira, Inês Filipe
Peça 4 | Catamarã
Numa tarde de nevoeiro, Pedro contrata um mergulhador italiano para encontrar um objeto perdido, na baía de Cádis, e acaba por criar uma relação inesperada com um dos passageiros do Catamarã.
Texto: Belmiro Ribeiro
Vozes: Bernardo Gavina, Romi Soares, António Durães, Daniel Viana
Vozes adicionais: Inês Filipe, Álvaro Nogales
Ficha Técnica geral
Realização: Belmiro Ribeiro
Direção de atores: Bernardo Gavina
Coordenação: Sofia Saldanha
Música: Acácio Pires
Produção: Quando Toca o Alaúde, Geração D’utopia
Bernardo Gavina | Pós-Graduado em Dramaturgia e Argumento pela ESMAE.
Licenciado pela ESTC, e com o curso profissional de teatro na ACE, ambos na vertente de interpretação.
Já foi dirigido em teatro por Paulo Matos, David Pountney, Nuno Cardoso, Filipe La Féria, João Paulo Costa, Alexandre Lyra Leite, Mirró Pereira, Jorge Castro Guedes, Zeferino Mota, Daniel Macedo Pinto, Joana Brandão, Ivo Romeu Bastos, Pedro Fiuza, Jean Paul Bucchieri, Kuniaki Ida, Federico Léon, Gonçalo Fonseca, Tiago Correia, Nuno M. Cardoso e Gonçalo Amorim.
Síndromes de um Coração Partido
Síndromes de um Coração Partido é uma antologia de peças sonoras produzidas por Belmiro Ribeiro e Bernardo Gavina com coordenação de Sofia Saldanha.
São vários os corações que batem nestas histórias e alguns chegam a bater fora de um corpo.
Numa lancheira, em alto mar, em qualquer outro lugar onde se possa esconder este orgão de pequenas dimensões mas sem o qual mais nenhum sobrevive.
Esta antologia é composta por quatro textos/peças que subliminarmente estão ligadas entre si e que devem ser escutadas em sequência.
São contadas quatro viagens em quatro meios de transporte diferentes.
Um barco, um autocarro, um comboio e um avião.
Peça 1 | A Linha da Madrugada
A Linha da Madrugada narra a viagem de um coração extraviado de uma prisão feminina em Portugal. Estamos dentro de um autocarro e é através dos seus passageiros e do rádio, que teima em ter vida própria, que vamos sabendo dos acontecimentos no exterior. As personagens são influenciadas por essas notícias e talvez, algumas delas, tenham tido algum papel fulcral nesses episódios que geram notícia.
Um barco, um autocarro, um comboio e um avião.
Peça 1 | A Linha da Madrugada
A Linha da Madrugada narra a viagem de um coração extraviado de uma prisão feminina em Portugal. Estamos dentro de um autocarro e é através dos seus passageiros e do rádio, que teima em ter vida própria, que vamos sabendo dos acontecimentos no exterior. As personagens são influenciadas por essas notícias e talvez, algumas delas, tenham tido algum papel fulcral nesses episódios que geram notícia.
Para ouvir, clicar aqui.
Texto: Bernardo Gavina
Vozes: António Durães, Telma Cardoso, Leonor Wellenkamp Carretas, Maria Jorge
Vozes adicionais: Alexandre David
Peça 2 | A Mala
A bordo de um intercidades, encontra-se muita gente, mas ao longo desta viagem seguimos apenas uma: a dos tacõezinhos melancólicos e pensativos.
A bordo de um intercidades, encontram-se muitas coisas, mas também se perdem. Nesta viagem perdeu-se uma mala arrastada tristemente.
Viajamos nesta peça sonora à procura de uma mala perdida (como quem tenta curar um coração partido).
Será que a encontramos no meio de tanta bagagem?
Ah, como é bom viajar de comboio!
Ah, como é bom viajar de comboio!
Para ouvir, clicar aqui.
Texto: Beatriz Wellenkamp Caretas, Leonor Wellenkamp Carretas
Vozes: António Durães; Telma Cardoso, Leonor Wellenkamp Carretas, Maria Jorge, Bernardo Gavina
Vozes adicionais: Nuno Sá; Inês Filipe, Álvaro Nogales
Peça 3 | A Troca
E se o coração de D.Pedro IV (I do Brasil) tivesse atravessado o Atlântico num voo comercial, disfarçado de alheira ou morcelas?
Uma operação ultra-secreta é posta em ação para que o coração de D. Pedro, conservado em formol e consignado à igreja da Nossa Senhora da Lapa até aos dias de hoje, chegue em segurança ao Brasil. Os seus “guardiões” terão de passar por várias provações… E a pior de todas, serão… eles próprios!
Para ouvir, clicar aqui.
Texto: Flora Miranda
Vozes: António Durães, Telma Cardoso, Beatriz Wellenkamp Carretas, Jaqueline Lodi
Vozes adicionais: Jorge Louraço Figueira, Inês Filipe
Peça 4 | Catamarã
Numa tarde de nevoeiro, Pedro contrata um mergulhador italiano para encontrar um objeto perdido, na baía de Cádis, e acaba por criar uma relação inesperada com um dos passageiros do Catamarã.
Para ouvir, clicar aqui.
Texto: Belmiro Ribeiro
Vozes: Bernardo Gavina, Romi Soares, António Durães, Daniel Viana
Vozes adicionais: Inês Filipe, Álvaro Nogales
Ficha Técnica geral
Realização: Belmiro Ribeiro
Direção de atores: Bernardo Gavina
Coordenação: Sofia Saldanha
Música: Acácio Pires
Produção: Quando Toca o Alaúde, Geração D’utopia
Sofia Saldanha | Começou a trabalhar em rádio em 1992 quando ainda frequentava a escola secundária. Durante 15 anos foi uma das vozes da Rádio Universitária do Minho (RUM). Completou o Mestrado em Rádio do Goldsmiths College, University of London, no Reino Unido e fez o curso de rádio do Salt Institute for Documentary Studies, nos EUA.
Ganhou o Best New Artist Award no Third Coast International Audio Festival (EUA, 2010), esteve nomeada para prémios no Prix Europa – The European Broadcasting Festival (Alemanha, 2019 e 2020), The HearSay Prize – HearSay International Audio Arts Festival (Irlanda, 2019) e Prix Marulic – International Radio Festival (Croácia, 2021).
Os seus documentários áudio foram transmitidos na rádio Antena 2, BBC Rádio 4, e em inúmeros canais de rádio norte-americanos.
É parte do In The Dark, uma associação que nasceu em Londres em 2010, dedicada a divulgar documentários áudio inovadores, e que organiza regularmente, em espaços públicos, sessões de escuta áudio no escuro.
Em 2018 criou o In The Dark Lisboa.
Sofia era membro do Sindicato de Poesia, uma Associação Cultural que desde Outubro de 1996 trabalha o ato performativo de dizer poesia.

Belmiro Ribeiro | Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, e pós-graduado em Dramaturgia e Argumento, ambos pela ESMAE.
Trabalha como Realizador e Editor, em regime freelancer, tendo trabalhado com entidades como a RTP/Antena 2, Casa da Música, Universal Music,Teatro Nacional São João, Teatro Municipal de Matosinhos e Bananeira Filmes (Brasil), e várias empresas de publicidade, Design e Arquitetura.
Belmiro Ribeiro | Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, e pós-graduado em Dramaturgia e Argumento, ambos pela ESMAE.
Trabalha como Realizador e Editor, em regime freelancer, tendo trabalhado com entidades como a RTP/Antena 2, Casa da Música, Universal Music,Teatro Nacional São João, Teatro Municipal de Matosinhos e Bananeira Filmes (Brasil), e várias empresas de publicidade, Design e Arquitetura.
Deu aulas de realização no BALLETEATRO, no Porto e faz parte da Oficina de Escrita “Manual de Auto-defesa para Dramaturgos vivos” no Teatro Nacional São João.
No cinema, destaca, como realizador, as curtas-metragens O Diário da Raposa (2015) e Post-Mortem (2016), esta última galardoada com o prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa no Festival MOTELX 2016. Editou as curtas-metragens Post-Mortem (2016), Fora de Jogo (2021) e Oblívio (2021), que ganhou o prémio de Melhor Montagem no Tokyo International Film Festival.
Na rádio, e para a Antena 2, realizou a antologia de quatro peças radiofónicas Síndromes de um Coração Partido (2022), as peças radiofónicas Raíz,Não disseste que nada muda? O céu muda e Serão para Soldados de Portugal, presentes no festival Antena 2, no Teatro Nacional São João (2022); e as rubricas Advento Tático e Santa Sexta (2019-2021).
Como dramaturgo, escreveu as peças radiofónicas Catamarã, Raíz e episódios das séries Santa Sexta e Advento Tático, também para a RTP/Antena 2.
Na rádio, e para a Antena 2, realizou a antologia de quatro peças radiofónicas Síndromes de um Coração Partido (2022), as peças radiofónicas Raíz,Não disseste que nada muda? O céu muda e Serão para Soldados de Portugal, presentes no festival Antena 2, no Teatro Nacional São João (2022); e as rubricas Advento Tático e Santa Sexta (2019-2021).
Como dramaturgo, escreveu as peças radiofónicas Catamarã, Raíz e episódios das séries Santa Sexta e Advento Tático, também para a RTP/Antena 2.
Bernardo Gavina | Pós-Graduado em Dramaturgia e Argumento pela ESMAE.
Licenciado pela ESTC, e com o curso profissional de teatro na ACE, ambos na vertente de interpretação.
Já foi dirigido em teatro por Paulo Matos, David Pountney, Nuno Cardoso, Filipe La Féria, João Paulo Costa, Alexandre Lyra Leite, Mirró Pereira, Jorge Castro Guedes, Zeferino Mota, Daniel Macedo Pinto, Joana Brandão, Ivo Romeu Bastos, Pedro Fiuza, Jean Paul Bucchieri, Kuniaki Ida, Federico Léon, Gonçalo Fonseca, Tiago Correia, Nuno M. Cardoso e Gonçalo Amorim.
Conta com trabalhos em locução, dobragem e televisão.