Ouvir
Notícias
Em Direto
Notícias

Cultura

SPA / Prémio Autores 2018 | Melhor Programa de Rádio | Jazz a 2

De João Moreira dos Santos

|

SPA / Prémio Autores 2018 | Melhor Programa de Rádio | Jazz a 2 SPA / Prémio Autores 2018 | Melhor Programa de Rádio | Jazz a 2

© Jorge Carmona / Antena 2

O Prémio Melhor Programa de Rádio 2018 foi atribuído pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) ao programa Jazz a 2 da Antena 2. O galardão foi entregue ao realizador João Moreira dos Santos na Gala anual SPA / Prémio Autores 2018 realizada esta 3ª feira, 20 de Março, no Centro Cultural de Belém e transmitida em direto pela RTP2.

O autor do programa subiu ao palco para receber o prémio diante de um auditório repleto, com o Presidente da República na primeira fila. Os outros programas nomeados para o prémio eram Em Nome do Ouvinte, do provedor da rádio pública, João Paulo Guerra, e o Fórum TSF de Manuel Acácio.





Jazz a 2 é transmitido diariamente, de 2ª a 6ª feira, entre as 20h00 e as 21h00, com realização de João Moreira dos Santos, apresentação de Maria Alexandra Corvela e Luís Caetano e edição de Cristina do Carmo.

Pode ouvir os mais de 1000 episódios anteriores, aqui.

Jazz a 2, em antena desde 2011, é um programa que apresenta sobretudo um jazz clássico ou, como dizia Luís Villas-Boas, o jazz que "faz bater o pé" e tem "ting-a-ling-a-ding", isto é, swing, e onde se podem escutar músicas consagradas, de diferentes estilos, dentro deste género musical.
Também o jazz feito em Portugal tem um lugar privilegiado; é às sextas-feiras que os ouvintes podem conhecer as gerações de ouro que nos últimos anos se têm dedicado ao jazz entre nós.



João Moreira dos Santos, natural de Lisboa e doutorando em Ciências da Comunicação, é autor do programa radiofónico Jazz a Dois, emitido diariamente pela Antena 2. 
É investigador da História do Jazz em Portugal e autor de cerca de 10 livros, como O Movimento Filarmónico no Concelho do Montijo (2016), Roteiro do Jazz (2012), Josephine Baker em Portugal (2011), alguns dos quais representados nas colecções da Library of Congress, New York Public Library, British Library, Bibliothèque Nationale de France e nas bibliotecas das universidades de Harvard, Yale, Princeton e Columbia. Colabora na Imprensa há mais de 20 anos, escrevendo sobre música para publicações como o Expresso, Visão História, Blitz, A Capital e Jornal de Letras.


Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP