Ouvir
Café Plaza
Em Direto
Café Plaza Germano Campos

Cultura

Uma Viagem por Livrarias

A Força das Coisas

|

Uma Viagem por Livrarias Uma Viagem por Livrarias

© Jorge Carmona / Antena 2 RTP


Uma Viagem por Livrarias 

Um programa de Luís Caetano


No programa deste sábado, 27 de Maio, Luís Caetano leva-nos numa viagem por livrarias; por estes espaços de prazer, de abrigo, de recolhimento, que rasgam horizontes aos nossos mundos.

Para ouvir, clicar aqui.

A viagem começa pelas Livrarias de Jorge Carrión, com uma conversa com o autor do livro recentemente editado pela Quetzal, uma história de paixão, comércio e melancolia
Uma viagem pelas livrarias, algumas das mais belas livrarias do mundo, também portuguesas, que o escritor catalão conheceu, como a Strand, de Nova Iorque, as parisienses La Hune e Shakespeare and Company, a Librairie des Colonnes de Tânger, a City Lights de São Francisco, a Bertrand do Chiado, a Lello no Porto, e tantas outras. 


Mas este livro não é (apenas) um roteiro; nesta grande viagem, neste singular ensaio, o crítico literário Jorge Carrión questiona sobre o significado das livrarias no imaginário coletivo; reflete sobre o papel das livrarias na História das Ideias e das Letras. 
Ao longo das quase 350 páginas, Carrión cria uma possível cronologia do desenvolvimento das livrarias e da sua representação artística - como se transformaram em mitos culturais, em centros de tertúlia e de resistência política.





Mas esta viagem de Luís Caetano pelas Livrarias prossegue por terras lusas. 

Primeiro a norte, em Trás-os-Montes, visitando a Livraria Traga-mundos, em Vila Real, e conversando com António Alberto Alves sobre a história deste espaço, de livros e vinhos, de coisas e loisas do Douro, um lugar já de referência na região e dos seus escritores.

Foto de autoria não identificada

Depois, cuza o Atlântico, e visita a Livraria Esperança, no antigo palacete do Funchal. A conversa decorre com a anfitriã, D. Maria de Lurdes, a proprietária deste lugar que "só vende livros", mais de 100.000 títulos disponíveis, num grande espaço de 1200m2, e todos numa disposição única, de face voltada para os visitantes.

Foto de autoria não identificada


Por fim, o regresso a Lisboa, à mais antiga livraria do mundo no coração da capital, a Bertrand do Chiado. 
Livraria histórica por onde passaram alguns dos nossos maiores escritores: Eça de Queirós, Aquilino Ribeiro, Fernando Pessoa, e entre muitos outros, e onde Luís Caetano foi conversar com Marta Serra,  uma das diretoras desta editora e livraria secular. 







Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP