Ouvir
Argonauta
Em Direto
Argonauta Jorge Carnaxide

Cultura

Visita às Galerias Romanas de Lisboa | 22 a 24 Setembro

Reportagem Antena 2

|

Visita às Galerias Romanas de Lisboa | 22 a 24 Setembro Visita às Galerias Romanas de Lisboa | 22 a 24 Setembro

© Jorge Carmona / Antena 2


Visita às Galerias Romanas da Rua da Prata | 22 a 24 Setembro

A Antena 2 foi visitar as Galerias Romanas na Rua da Prata, em Lisboa. É essa reportagem, com as palavras de Isabel Meira e através a lente de Jorge Carmona, que lhe trazemos em vésperas de mais uma abertura ao público destas galerias subterrâneas no centro da capital.
As galerias estão acessíveis ao público apenas três dias, duas vezes por ano, em Abril, para celebrar o Dia dos Monumentos e Sítios, e em Setembro, integradas nas Jornadas Europeias do Património. Esta limitação deve-se a razões de preservação destes espaço.

Para escutar a reportagem audio, clicar aqui.




A abertura das galerias gera sempre grande interesse no público, levando muitos a querer visitar este lugar oculto, no interior da baixa lisboeta. A visita feita em grupos e acompanhada por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia de Lisboa, e o acesso faz-se através de um alçapão que se abre no meio da rua da Conceição, entre eléctricos e automóveis. 



São oito as galerias visitáveis; o passeio é curto - dura cerca de 20 min. - e labiríntico pelas  húmidas e escuras galerias da época do imperador romano Augusto.  

Esta estrutura arqueológica só foi descoberta 16 anos depois do grande terramoto de 1755. Julgou-se inicialmente que teriam uma função termal. Hoje sabe-se que não era essa a sua função, mas é um criptopórtico; ou seja, uma grande plataforma com tecto abobadado, construída para suportar outras edificações, embora não se saiba quais seriam essas construções.
A dimensão total desta estrutura ainda não está determinada, embora se acredite que se prolongue mais do que é conhecido e visitável. 

A sua construção está datada da época da ocupação romana, durante o governo do imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C. 


As visitas decorrem das 09h00 às 18h45 horas, sujeitas a marcação prévia de acordo com lotação máxima.
Para mais informações, clicar aqui.




Fotos de Jorge Carmona / Antena 2 RTP