Ouvir
Quinta Essência
Em Direto
Quinta Essência João Almeida

Destaques

1974: o 25 de abril na rádio

Documentário radiofónico de Sofia Saldanha

|

1974: o 25 de abril na rádio 1974: o 25 de abril na rádio


Documentário radiofónico
1974: o 25 de Abril na rádio
Transmissão dia 24 de abril às 8h00 e às 19h00
Realização de Sofia Saldanha

Pode ouvir aqui.

“Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas nas quais se devem conservar com a máxima calma."

A frase rasgava uma manhã de primavera e os sons da rádio acordavam os portugueses para um dia diferente. As senhas que fizeram avançar as tropas para a execução da operação Fim de Regime eram transmitidas pela rádio. A voz do Movimento das Forças Armadas falava através da rádio para repor a liberdade num país sem democracia.

Na rua, a rádio acompanhava os momentos chave da revolução: a concentração popular no Largo do Carmo em Lisboa, o tiroteio na Rua António Maria Cardoso, onde se situava a sede da PIDE e a libertação dos presos políticos em Caxias.

Neste documentário recuamos àqueles dias de Abril e revisitamos alguns registos radiofónicos da Revolução dos Cravos: sons históricos que eternizaram o ambiente de esperança e expectativa que Portugal viveu em 1974, e que puseram fim a 48 anos de ditadura.

Realização e narração: Sofia Saldanha
Sons: Arquivo da rádio pública (RTP)
Parceria: In The Dark Lisboa, Antena 2 e Museu Arqueológico do Carmo