Ouvir
Jazz a 2
Em Direto
Jazz a 2 João Moreira dos Santos / Maria Alexandra Corvela / Luís Caetano / Produção: Cristina do Carmo

Destaques

A Arte da Big Band | Domingo 13h00 | 6ª feira 17h00

Um programa de Jorge Costa Pinto

|

A Arte da Big Band | Domingo 13h00 | 6ª feira 17h00 A Arte da Big Band | Domingo 13h00 | 6ª feira 17h00

A Antena 2 apresenta durante os meses de Julho e Agosto um novo programa, intitulado A Arte da Big Band, da autoria de Jorge Costa Pinto.

Domingos 13h00 | 6as feiras 17h00


A Arte da Big Band

Um programa de Jorge Costa Pinto


Big Band, é termo que denomina grande orquestra, na linguagem jazzística, que nos chega pela evolução natural do jazz.
No início, em finais do século XIX, em New Orleans, no Louisiana-Estados Unidos da América, pequenos grupos de músicos afro-americanos, criam a música que vai entusiasmar os dançarinos em todo o mundo: o Dixieland. É um estilo musical que usa o ragtime, ritmo sincopado com grande apelo à dança, já nos anos 20, em Chicago, Kansas City e na West Coast, grupos com mais músicos, dez, doze, vão sendo constituídos. 
Mas é nos anos 30 que a popularidade da big band se destaca, com o aparecimento das orquestras de músicos solistas de grande qualidade: Fletcher Hendersen, Benny Goodman, Duque Ellington, Count Basie, Tommy Dorsey, Artie Shaw, Woody Herman, Stan Kenton, e outros.
A Arte da Big Band apresenta nomes igualmente representativos de excelentes big bands, dando a conhecer um pouco da história deste organismo musical - a big band - que continua a entusiasmar jovens músicos a recriaram a música aliciante daquelas históricas orquestras de jazz.
Jorge Costa Pinto




Programas


Prog. 1 | 7 Julho
Dave Holland Big Band
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 2 | 14 Julho
Sedajazz Big Band (origem:Filarmónica de Sedavi, Valência!)
Bob Florence Jazz Orchestra
Para ouvir, clicar aqui.




Prog. 3 | 21 Julho
Thad Jones/Mel Lewis - The Jazz Orchestra
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 4 | 28 Julho
Roy Hargrove Big Band
Para ouvir, clicar aqui.




Prog. 5 |  4 Agosto
Dave Matthews - The Manhatan Jazz Orchestra
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 6 | 11 Agosto
Woody Herman Big Band, com convidados. Stan Getz, Flip Phillips, Dizzy Gilespie e Slide Hampton
Para ouvir, clicar aqui.



Prog. 7 | 18 Agosto
Coimbra Jazz Ensemble & Orquestra Jazz de Matosinhos
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 8 | 25 Agosto
Guy Barker Jazz Orchestra - The Amadeus Suite
Para ouvir, clicar aqui.



Jorge Costa Pinto estreia-se, aos 5 anos, no palco do Cine-Teatro de Anadia, a tocar bateria com o pai ao piano que lhe dá a conhecer os primeiros "standards" norte-americanos. Em Cascais, aos 10 anos inicia-se com uma "big band", a Orquestra Baía, fazendo a ronda dos bailes locais. Pouco tempo depois, no "Café Chave d'Ouro", em Lisboa, toma parte da primeira "jam-session" internacional, organizada por Luís Vilas Boas, sendo também um dos pioneiros na fundação do Hot Club de Portugal.
Aos dezassete profissionaliza-se: Casino da Póvoa de Varzim, "Orquestra Vieira Pinto".  Entretanto cursa piano e composição na Academia Amadores de Música, tendo como professores, entre outros, Fernando Lopes Graça, Francine Benoit; música contemporânea: Jorge Peixinho e Louis Sager. Em Boston, USA, no "Berklee College of Music" (1965), estudou Jazz, Arranging, com Herb Pomeroy, J, Progris, desenvolve trabalhos de bateria com Alan Dawson.
Durante a sua actividade de baterista, na área do jazz, tem oportunidade de tocar com Hazel Scott, Frederich Gulda, Marshall Brown, George Wein.
Na rádio, Emissora Nacional (1958), apresenta o seu primeiro grupo a tocar música de jazz, sob o patrocínio de L. Vilas Boas; na Rádio Televisão Portuguesa, tem a oportunidade de se apresentar com várias formações - sexteto, octeto e big band - em programas de divulgação desta linguagem musical: “Jazz no Estúdio 'A”, neste programa, a 'big band', é a primeira orquestra organizada em Portugal, para interpretar Jazz (1963).
Aos 29 anos deixa de tocar bateria e dedica-se à direcção de orquestra. Nessa qualidade dirige em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Jugoslávia, Grécia, Irlanda, Brasil, Venezuela, Argentina, África do Sul, país onde grava música portuguesa e internacional a convite da South African Broadcast Corporation - SABC - dirigindo a sua Orquestra Sinfónica em concertos no City Hall e Auditório da SABC, na cidade de Joanesburgo. Em Nova Iorque (1973), no Institute of Audio Research frequenta o curso de 'Audio Engeneering' , para produtores e arranjadores musicais.
Na Rádio Televisão Portuguesa (1980-1981) exerce a função de subdiretor de programas, dirigindo o Departamento de Programas Recreativos e Musicais, onde promoveu a produção de programas de Jazz e a sua exibição nos canais '1' e ‘2’, neste com comentadores convidados.
No Conservatório Nacional de Lisboa (1987-1989), iniciou a lecionação de Jazz, com a cadeira pós-graduação: "Introduçao ao Jazz".
As suas obras - jazz, câmara e sinfónicas - estão gravadas em disco e editadas em partituras, não só em Portugal, mas ainda em França, Espanha, Brasil, Japão, USA, Inglaterra, Venezuela, Jugoslávia, Grécia.
Organiza e apresenta a sua Big Band, em Julho de 2003 , no “XXII Festival Internacional de Jazz do Estoril”; Hot Club de Portugal; Teatro Aberto, Lisboa (2004) "Quinto Funchal Jazz 04"; "Festival de Big Bands da Nazaré " "Lagos Jazz 2004" com assinalável acolhimento do público e da crítica especializada.
Produz e realiza na Antena 2 o programa Coreto, de divulgação de música bandistica mundial.
Recebeu as seguintes distinções: "Medalha de Honra da SPA", em 2005; "Medalha de Mérito" da Freguesia da Parede (Cascais), em 2007; "Medalha Municipal de Mérito Cultural", da Câmara Municipal de Cascais, em 2008. É membro das organizações nacionais e internacionais: WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles ), APRS (Association of Professional Recording Services), IMMS (International Military Music Society), SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), AES (Audio Engineering Society), CCS (Circulo Cultural Scalabitano).