Ouvir
Ecos da Ribalta
Em Direto
Ecos da Ribalta João Pereira Bastos

Destaques

Agosto na Antena 2

Programação

|

Agosto na Antena 2 Agosto na Antena 2

Agosto na Antena 2

Em Agosto, a grelha da Antena 2 apresenta algumas alterações e ajustamentos de programação.
A principal novidade é a recuperação de alguns programas emitidos, que substituem temporariamente programas em pausa para férias.
Durante este mês vão ser retransmitidos três programas: Cara ou Coroa, por Paulo Ochôa, Música no Paraíso, por Pedro Miguel Nunes, e Verão Piaf, por Ana Colaço.

Todas as pequenas rubricas que habitualmente pontuam a emissão diária regressam no início de Setembro, à exceção do Roteiro das Artes que nessa altura entra de férias (durante a 1ª quinzena).
O mesmo acontece com alguns programas semanais, como "Antena 2 Ciência", "Grandes Cartas de Amor", "O Som Que os Versos Fazem ao Abrir", "A Grande Ilusão" e "Casos da Amnistia", pelo que haverá mais música nos programas Boulevard, Vibrato e Baile de Máscaras.
A transmissão das gravações dos concertos em Dias da Música 2017 é retomada no Concerto Aberto, no início do próximo mês.
Também os programas "Vale a Pena Ouvir", "A Ronda da Noite" e "A Força das Coisas" voltam a ser emitidos no regresso deste mês de férias.

Até lá, pode escutar:

Cara ou Coroa, por Paulo Ochôa
de 1 a 17 de Agosto
de 2ª a 6ª feira | 23h00

“Cara e Coroa” pretende demonstrar a enorme riqueza da música erudita. Em cada emissão a “cara” poderá ser uma obra, um compositor, um personagem, um instrumento, uma corrente musical . 
Não se preocupe, não vamos emitir uma hora inteira de gravações da mesma ária de ópera. Mas vai ter oportunidade de ouvir trechos de “Quadros numa Exposição” de Modest Mussorgsky na versão original para piano, e na versão orquestral de Maurice Ravel; a “Carmen Suite” de Georges Bizet e a “Carmen Suite” de Rodion Shchedrin, ou a “Arte da Fuga” de Bach interpretada por dois cravos e por um quarteto de cordas, e mais. 
“Cara e Coroa” não pretende escolher a melhor leitura de uma peça, mas sim partilhar com os ouvintes o prazer alcançado ao olhar, por mais que um ângulo, para algumas das mais extraordinárias páginas da história da música ocidental.


Música no Paraíso, por Pedro Miguel Nunes
de 18 de Agosto a 8 de Setembro
de 2ª a 6ª feira | 23h00

Uma viagem iniciática pela História da Música Cristã, começando pela Alta Idade Média até aos nossos dias. 
Uma viagem musical e espiritual, desde a tradição judaico-cristã do canto religioso até à modernidade e às novas formas de concepção e de visão da música litúrgica, procurando perceber as especificidades da Música Religiosa, por oposição à Música Profana, muito mais livre em termos de forma, conteúdo e abordagem vocal e instrumental.

Temas dos programas: A Música Bizantina; O Canto Gregoriano; A Ars Antiqua e a Ars Nova; O Canto Monástico de Hildegard von Bingen; A Música Cristã Renascentista; Palestrina, Allegri e a Nova Música Católica; O Barroco na Música Sacra; Bach e a Instituição de uma Nova Música; A Música Cristã e o Iluminismo; O Romantismo Cristão; A Música Cristã Ortodoxa Russa; O Gospel; A Música Cristã e a Modernidade.


Verão Piaf, por Ana Colaço
2ª feira 17h00 | Domingo 10h00

Dedicado à chanson, o melhor da canção francesa, desde Édith Piaf a Jacques Brel, Charles Trenet, Barbara, Léo Ferré, Georges Brassens, Juliette Gréco ou Serge Reggiani.


Grande Auditório, por Reinaldo Francisco
Sábados 16h00
Haverá mais um Grande Auditório semanal, o programa dos recitais e concertos ao vivo em palco.