Ouvir
Baile de Máscaras
Em Direto
Baile de Máscaras João Pedro

Destaques

Café Plaza, de Germano Campos | Prémio Rádio SPA

Prémio Autores 2019 | Sociedade Portuguesa de Autores

|

Café Plaza, de Germano Campos | Prémio Rádio SPA Café Plaza, de Germano Campos | Prémio Rádio SPA

O Prémio Melhor Programa de Rádio foi atribuído pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) ao programa Café Plaza da Antena 2. O galardão foi entregue ao autor e realizador Germano Campos, na Gala anual SPA / Prémio Autores 2019 realizada esta 4ª feira, 27 de Março, no Centro Cultural de Belém e transmitida em direto pela RTP2.

Café Plaza, de Germano Campos | Melhor Programa de Rádio

pela Sociedade Portuguesa de Autores



O autor e realizador do programa subiu ao palco do Grande Auditório do CCB para receber o prémio das mãos de Inês Fonseca Santos e Luís Caetano. Os outros programas nomeados para o prémio eram Uma questão de ADN / TSF, de Teresa Dias Mendes, e SOS Vinil / Antena 1, de Miguel Esteves Cardoso.






Café Plaza é um programa emitido entre as 9 e as 10 horas da manhã, aos sábados e domingos, com autoria e realização de Germano Campos, e que pretende ser, acima de tudo, uma viagem sonora pelas grande canções e vozes do passado, sobretudo entre as décadas de 30 e 60.


Pode ouvir os mais de 280 episódios anteriores, aqui.


Café Plaza, em antena desde Julho de 2016, é um espaço diferente no panorama da rádio portuguesa, onde se recordam grandes temas e intérpretes que fizeram sucesso ou outros até menos conhecidos, mas não menos importantes, e se empreende semanalmente uma viagem por sons e factos de outros tempos, já que cada canção ou tema é enquadrado por pequenos textos explicativos, embora a primazia seja dada sempre à música.

É uma oportunidade para os mais velhos recordarem e para as gerações mais novas descobrirem o que se produziu no passado, quer na música e outras artes, como o cinema ou o teatro. Em cada emissão é proposto um tema, em torno do qual foram gravadas canções dos mais variados géneros. Mas Café Plaza não é só um programa dedicado ao passado, são destacados também fatos e efemérides que ocorram e coincidam com os dias da emissão.

    
Germano Campos é um jornalista, com mais de 35 de profissão, a maior parte dos quais dedicados à rádio. Entrou em 1984 para a Rádio Renascença, onde permaneceu 17 anos, tendo desde aí abraçado outras áreas como a televisão. Em 2005 começou a trabalhar na RDP, tendo permanecido desde então, produzindo e realizando programas das mais diversas índoles para várias antenas: na RDP África, na RDP Internacional e o Café Plaza na Antena 2, projeto originalmente concebido em 2006 e retomado no verão de 2016, e agora escolhido, pelo júri composto por António Sala, João David Nunes e Paulo Sérgio Santos, como vencedor para a categoria Melhor Programa de Rádio, nos Prémios Autores 2019.