Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Destaques

Caleidoscópio I | Sábado 22h00 | Segunda 13h00 | Quarta 5h00

Grandes Batalhas da Antiguidade | Paulo Nazaré Santos

|

Caleidoscópio I | Sábado 22h00 | Segunda 13h00 | Quarta 5h00 Caleidoscópio I | Sábado 22h00 | Segunda 13h00 | Quarta 5h00

Cornelius Cort - "Batalha de Zama"(post. a 1567). Art Institute of Chicago


A Antena 2 estreia a 6 de Abril uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada Grandes Batalhas da Antiguidade, da autoria de Paulo Nazaré Santos. Até 29 de Junho.


Grandes Batalhas da Antiguidade
por Paulo Nazaré Santos

Sábados 22h00 | 2ª feiras 13h00 | 4ª feiras 5h00


Vários fatores conjunturais contribuem de forma decisiva para modelar a História da Humanidade, sendo que os desmandos da guerra marcam frequentemente a mudança dos grandes paradigmas para novos contextos político-sociais. 
Muitos conflitos que opuseram culturas, são determinantes para a compreensão de momentos em que o radicalismo de certas mundividências levou à destruição de sociedades, para que outras conseguissem impor as suas formas de governo e os seus modos de organização social. Os mecanismos de defesa dessas orgânicas culturais, próprias de cada povo, sempre foram fundamentais para a conservação das suas estruturas, mas a ambição inerente ao espírito humano levou, desde a mais alta antiguidade, a que a guerra, entendida como um conflito de larga escala, se tornasse endémica nas relações entre diferentes sociedades. 
Poderemos com facilidade identificar inúmeras situações de conflito que culminaram em batalhas que marcaram para sempre os destinos dos homens, mudando definitivamente os anteriores paradigmas que caracterizavam as suas vivências até então. 
Grandes Batalhas da Antiguidade vai mostrar alguns desses momentos decisivos, identificando os contextos que estiveram na sua origem e "pintar" com sons o que poderá ter sido a possível realidade material desses grandes conflitos, procurando também enquadrá-los em elementos vivenciais caracterizadores das diferentes sociedades que os protagonizaram. 
Um narrador, que se desloca por diferentes geografias e épocas, vai levar-nos aos centros de poder e aos locais onde algumas das principais batalhas da antiguidade ocorreram, procurando descrever-nos o que vê e mesmo o que sente ante a brutalidade de tais conflitos. A música também nos acompanhará, caracterizando por vezes as culturas participantes, outras vezes reforçando as imagens sonoras que nos são descritas. Uma atenção muito particular será dada também aos aspetos sonoplásticos que enquadram a narrativa, de forma a que o ouvinte possa vivenciar o melhor possível a realidade sonora que envolve cada evento.
Paulo Nazaré Santos


Batalha de Adrianopla


Programas

Prog. 1 | 6 Abril
Batalha de Kadesh - ano de 1280 antes de Cristo
Batalha entre o faraó Ramsés e o império hitita pelo domínio de Kadesh, cidade com grande importância estratégica para o domínio dos territórios do Levante.
Para ouvir, clicar aqui.


Batalha das Termópilas

Prog. 2 | 13 Abril
Batalha das Termópilas - ano de 480 antes de Cristo
Batalha em que um destemido corpo de 300 Espartanos, liderados pelo rei Leónidas, tenta impedir a invasão da Grécia pelo enorme exército persa do rei Xerxes.
Para ouvir, clicar aqui.

Estátua de mármore de um guerreiro hoplita com elmo (sec. V a.C.) talvez Leónidas.
Museu Arqueológico de Esparta, Grécia


Prog. 3 | 20 Abril
Batalha de Queroneia - ano de 338 antes de Cristo 
Batalha em que Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre o Grande, se torna senhor da Grécia, alterando todo o contexto político e o paradigma democrático vigente nas cidades gregas.
Para ouvir, clicar aqui.



Prog. 4 | 27 Abril
Batalha de Gaugamela - ano de 331 antes de Cristo 
Batalha decisiva de Alexandre, o Grande, na qual este derrota, de forma estrondosa, o colossal exército persa de Dario III, tornando-se assim o senhor do maior império do mundo.
Para ouvir, clicar aqui


Prog. 5 | 4 Maio
Batalha de Benevento - ano de 275 antes de Cristo 
Grande batalha em que os romanos, após duas derrotas causadas pelos elefantes do exército de Pirro, rei do Épiro, libertam a Península Itálica da sua tentativa despótica de nela intervir.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 6 | 11 Maio
Batalha de Canas - ano de 216 antes de Cristo
Batalha que foi a maior derrota dos romanos ante a genialidade tática do comandante cartaginês Aníbal Barca durante a II Guerra Púnica e que poderia ter causado a derrocada de Roma.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 7 | 18 Maio
Batalha de Zama - ano de 202 antes de Cristo 
Batalha colossal em que o general romano Cipião, o Africano, derrota de forma definitiva Aníbal Barca, permitindo que Roma se venha a tornar a maior potência do mediterrâneo.
Para ouvir, clicar aqui.

Cornelius Cort - Batalha de Zama (post. a 1567). 
Art Institute of Chicago


Prog. 8 | 25 Maio
Batalha de Alésia - ano de 52 antes de Cristo
Batalha ou cerco de Alésia em que Júlio César submete definitivamente as tribos gaulesas, tornando todos os seus territórios parte integrante do império romano.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 9 | 1 Junho
Batalha de Áccio - ano de 31 antes de Cristo 
Batalha crucial da guerra civil romana, na qual o futuro imperador Augusto derrota o grande exército de Marco António e Cleópatra, decidindo o controle de todo o império romano.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 10 | 8 Junho
Batalha de Jotapata - ano de 67 
Batalha representativa das grandes manobras de cerco romanas, de Vespasiano, com o objetivo de retomar o controle da Judeia, após a grande revolta, e que culminam pouco depois com a queda de Jerusalém.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 11 | 15 Junho
Batalha da Ponte Mílvia - ano de 312 
Batalha em que o romano Constantino I abraça o cristianismo e derrota o grande exército de Maxêncio, tornando-se o imperador de todo o império ocidental.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 12 | 22 Junho
Batalha de Adrianopla - ano de 378 
Batalha em que o imperador do oriente Valente sofre uma desastrosa derrota às mãos dos Godos e que se tornou o princípio do fim da capacidade militar do império romano.
Para ouvir, clicar aqui.

Batalha de Adrianopla
Desenho de Paulo Nazaré Santos


Prog. 13 | 29 Junho
Batalha dos Campos Cataláunicos - ano de 451 
Batalha em que o general romano Aécio, coadjuvado por uma grande coligação de povos federados germânicos, derrota a brutal invasão dos hunos de Átila, contra o império romano do ocidente.
Para ouvir, clicar aqui.

Batalha dos Campos Cataláunicos 
Ilustração por De Neuville




Paulo Nazaré Santos licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1995, tendo exercido a docência na Escola Secundária Machado de Castro e no Liceu Camões, após a realização de uma pós-graduação, Ramo de Formação Educacional da Licenciatura em Filosofia/Variante História das Ideias, na mesma Universidade.
É também músico tendo carteira profissional de piano e de guitarra, com um variado currículo de aprendizagem no Conservatório Nacional e na Escola de Jazz do Hot-Club, possuindo ainda uma pós-graduação em Musicologia Histórica, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem atividade regular em espetáculos musicais de diversos géneros e com várias formações, como instrumentista e compositor.
Tem realizado variadas conferências no âmbito de Associações Culturais, nomeadamente na Ordem dos Médicos, no Palácio dos Zagalos, na Sociedade Portuguesa de Autores, no Museu Militar, entre muitas outras.
Licenciou-se também em História pela Universidade Aberta de Lisboa, em 2008.
Realizou o mestrado interuniversitário em História Militar, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo apresentado a sua Dissertação, orientada pelo Professor Doutor João Gouveia Monteiro, ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2015.
É investigador associado do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também é membro do grupo de investigação em História Militar da Antiguidade. Tem ministrado ainda diversos cursos enquadrados nas atividades desenvolvidas por este mesmo Centro, ao longo dos últimos anos.
Atualmente desenvolve a sua tese de Doutoramento em História Antiga na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.