Ouvir
Argonauta
Em Direto
Argonauta Jorge Carnaxide

Destaques

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00

Música para Ver | João Gobern

|

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00 Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00

A Antena 2 estreia a 1 de Outubro uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada Música para Ver, da autoria de João Gobern. Até ao final de Dezembro.

Domingo 22h00
Quartas 13h00
Sábados 5h00


Música para Ver
por João Gobern


São trabalhos de génio que, muitas vezes em função do preconceito, parecem condenados à “terra de ninguém” no que diz respeito à rádio: não se ouvem “de um lado” porque não há espaço para albergar as sequências instrumentais e, muitas vezes, orquestrais; não se escutam “do outro” por não serem, muitas vezes, avaliadas como trabalhos “suficientemente” eruditos. E, no entanto, ninguém poderá negar o poder evocativo, remissivo, sensorial da grande música dos filmes. 

Aqui, nesta série de 13 programas, pretende-se começar a fazer justiça aos maiores compositores da especialidade, sejam eles mais antigos (Ennio Morricone ou Henry Mancini, só para servir de exemplo) ou mais contemporâneos (Danny Elfman ou Thomas Newman). Sem esquecer aqueles que não precisam de idade, como John Williams, o coleccionador de Óscares, ou Ryuichi Sakamoto, também premiado. 


Depois de um programa-piloto que serve de mosaico, cada um dos eleitos terá direito a emissão personalizada, em que se abordará – de forma sumária – e ilustrará o respectivo percurso.

O ambiente será construído a partir das melhores partituras e complementado com textos literários – cada emissão mergulhará num livro diferente, de autor português – que se constituirão como um enredo, um guião, um argumento autónomo.
Cada emissão abrirá e fechará com uma canção emblemática da História do Cinema.

Autoria, selecção musical e apresentação por João Gobern.



Programas

Prog. 1 | 1 Outubro
Prefácio
Músicas e canções dos filmes Toy Story: Os Rivais, A Ponte do Rio Kwai, Zorba, O Grego, Lawrence da Arábia, O Padrinho, Gladiador, O Tigre e O Dragão, Blade Runner: Perigo Iminente e Cabaret, bem como das séries Alfred Hitchcock Apresenta, Missão Impossível, Ficheiros Secretos, Serviço de Urgência e Downton Abbey. 
Os músicos convocados foram Randy Newman, Kenneth J. Alford, Mikis Theodorakis, Maurice Jarre, Nino Rota, Charles Gounod, Lalo Schiffrin, Mark Snow, James Newton Howard, John Lunn, Hans Zimmer, Lisa Gerrard, Tan Dun, Vangelis, John Kander, Fred Ebb e Liza Minnelli.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 2 | 8 Outubro
Ryuichi Sakamoto
Músicas e canções dos filmes Captive, Os Olhos da Serpente, Saltos Altos, Feliz Natal, Mr. Lawrence, O Renascido, Love Is The Devil, Nagasaki: Memories Of My Son, Um Chá No Deserto, O Pequeno Buda, O Último Imperador e O Rei Leão e ainda da série Wild Palms. 
Os músicos convocados foram The Edge, Sinéad O’Conor, Ryuichi Sakamoto, Bernie Taupin e Elton John.
O livro de cabeceira foi “A Fábrica da Noite”, de Cláudia Clemente.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 3 | 15 Outubro
Danny Elfman
Músicas e canções dos filmes O Feiticeiro de Oz, O Bom Rebelde, Artigo 99, Milk, Chicago, Marte Ataca!, O Grande Peixe, O Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver, Alice No País das Maravilhas e Café Bagdad, e ainda da série Doas de Casa Desesperadas. 
Os músicos convocados foram Harold Arlen, E.Y. Harburd, Judy Garland, Danny Elfman, Bob Telson e Jevetta Steele.
O livro de cabeceira foi “Fado, Samba e Beijos de Língua”, de Hugo Gonçalves.
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 4 | 22 Outubro
Philip Glass
Músicas e canções dos filmes: O Bailado do Ciúme, Kundun, Mishima, Koyaanisqatsi, Naqoyaqatsi, Drácula, As Horas, O Ilusionista e Moulin Rouge. 
Os músicos convocados foram Tom Waits, George e Ira Gershwin, Fred Astaire, Philip Glass, David Baerwald, Ewan McGregor e Nicole Kidman.
O livro de cabeceira foi“E A Noite Roda”, de Alexandra Lucas Coelho.
Para ouvir, clicar aqui.



Prog. 5
Thomas Newman

Prog. 6
John Williams

Prog. 7
Ry Cooder

Prog. 8
Henry Mancini

Prog. 9
James Horner

Prog. 10
Michael Nyman

Prog. 11
John Barry

Prog. 12
Alexandre Desplat

Prog. 13
Ennio Morricone


[em atualização]




João Gobern nasceu em Agosto de 1960. Começou o percurso profissional no jornal A Capital, mudou-se para o Se7e, esteve no Correio da Manhã Rádio. Passou pel’O Independente e foi director do Se7e (1991-1994), transitando para a Visão e, depois, para a Focus e para a TV Guia. Foi o director fundador da revista Sábado. 
Na rádio, passou também pela Rádio Marginal, pela RFM, pela Rádio Comercial, pela TSF e pela Rádio Energia. Actualmente, realiza, em parceria com Pedro Rolo Duarte, o Hotel Babilónia, e, a solo, Bairro Latino, ambos na Antena Um. Integra, desde a época 2012/2013, o painel de comentadores do Trio d’Ataque (RTP3). Colabora no Diário de Notícias. Publicou em 2016 o livro Quando A TV Parava o País, que se seguiu a Pano Para Mangas, em 2014, e Boca Doce, em 2006.