Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Destaques

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00

O Legado de Vianna da Motta | Bruno Caseirão

|

Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00 Caleidoscópio II | Domingo 22h00 | Quarta 13h00 | Sábado 5h00

A partir do retrato de Vianna da Motta, por Columbano Bordalo Pinheiro

A Antena 2 estreia a 8 de Abril uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada O Legado de Vianna da Motta, da autoria de Bruno Caseirão. Até 1 de Julho.

Domingos 22h00 | 4ª feiras 13h00 | Sábados 5h00


O Legado de Vianna da Motta
por Bruno Caseirão


José Vianna da Motta (1868-1948) foi não só um dos maiores pianistas do seu tempo como um dos maiores artistas portugueses de que há memória. Feitos que por si só lhe garantem um lugar cimeiro na História da Música Ocidental. Se nos detivermos nos vários domínios da sua intervenção compreenderemos como, de forma perene, a sua influência ainda se faz sentir e do quanto lhe somos devedores. 

Este ciclo pretende assim evocar o artista “completo” que foi Viana da Mota e o seu enorme legado, contextualizando-o à época em que viveu, até como forma de realçar como a sua ação foi vanguardista, nomeadamente, enquanto virtuoso do piano, pedagogo e reformador do Conservatório Nacional, enfatizando também toda uma nova conceção de artista superior, e o compositor, introdutor do nacionalismo musical em Portugal, e desse inspirado mote que tem iluminado gerações de compositores: “encontrar um Camões Músico”.




Programas

Prog. 1 | 8 Abril
O Essencial de uma Introdução 
Para ouvir, clicar aqui.

Prog. 2 | 15 Abril
Dados para uma breve biografia
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 3 | 22 Abril
Da descoberta das canções para canto e piano a uma investigação dedicada e apaixonada, entrevista a Elvira Archer 
Para ouvir, clicar aqui.


Prog. 4 | 29 Abril
Um dos Maiores Pianistas da História do Piano
Para ouvir, clicar aqui.




Bruno Caseirão, licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estética e Sociologia da Música - CESEM na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, especialista em Ensino da Música e formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Tendo participado como membro do júri nos Concursos Anuais do Instituto das Artes do Ministério da Cultura e na Categoria de Música de Câmara nos Prémios Jovens Músicos, coordenou - com José Tolentino de Mendonça - o ciclo Soli Deo gloria, em torno das Suites para Violoncelo de Johann Sebastian Bach, na Capela do Rato, e As Letras da Música – D. João, Fausto e Tristão, Em torno dos Grandes Mitos Ocidentais Vertidos em Música, este no Centro Cultural de Belém.
Investigador e docente no Conservatório de Música da Metropolitana, é colaborador assíduo da Antena 2/RTP, do Teatro Nacional de São Carlos, do Centro Cultural de Belém, da Casa da Música, do Centro Nacional de Cultura e do Jornal de Letras. Colabora ainda com Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, onde prepara um livro sobre instituições e personalidades musicais determinantes em meados do século XX.
Presentemente integra o júri do Concurso de Interpretação do Estoril e co-organiza com Artur Pizarro no Centro Cultural de Belém um ciclo em torno dos 150 anos do nascimento de Viana da Mota. Ainda nesse âmbito, elabora uma monografia sobre este grande músico português para a colecção “Essencial” da Imprensa Nacional Casa da Moeda.