Ouvir
Jazz a 2
Em Direto
Jazz a 2 João Moreira dos Santos / Maria Alexandra Corvela / Luís Caetano / Produção: Cristina do Carmo

Destaques

Colecção Essencial - Livros RTP

Livros que nos preenchem

|

Colecção Essencial - Livros RTP Colecção Essencial - Livros RTP

Coleção Essencial - Livros RTP

Em 1970, e em colaboração com a “Editorial Verbo”, a RTP lançava uma coleção de Livros de Bolso, “Biblioteca Básica Verbo – Livros RTP”. Um conjunto de livros com o apoio RTP que representava uma ideia completamente inovadora no mercado cultural português.




Retomando a ideia de divulgação da boa literatura, a preços acessíveis, a RTP e a Leya conceberam, em parceria, este projecto cultural, que consiste na publicação de um conjunto de obras de ficção, de autores lusófonos e estrangeiros.
O objetivo desta Coleção Essencial — Livros RTP é a promoção do gosto pela leitura através da descoberta (ou redescoberta) de alguns dos autores mais relevantes do séc. xx, colocando à disposição do público, por um preço reduzido e um título por mês, algumas das obras-primas da literatura contemporânea. Todos os volumes da Coleção Essencial – Livros RTP incluem prefácios inéditos assinados por destacadas personalidades da cultura nacional mas também internacional, contribuindo para um enriquimento ainda maior destas edições.

Para ouvir A Ronda da Noite sobre os novos Livros RTP, clicar aqui.




1º vol - Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago
      Prefácio de Zeferino Coelho

Para ouvir excertos do livro, clicar nos respectivos links:

1º excerto na voz de Maria Flor Pedroso 

2º excerto na voz de Luís Caetano 












2º vol. - A Guerra do Fim do Mundo, de Mario Vargas Llosa
Prefácio de António Mega Ferreira

Sinopse
Em finais do século XIX, no Brasil, no sertão da Baía, um vasto movimento popular formado em torno de um místico – António Conselheiro – funda uma sociedade à margem do mundo oficial. O governo do Rio de Janeiro reage, enviando uma pequena força militar para “repor a ordem”. Mas a resistência foi imediata e eficaz, obrigando a tropa a fugir. E com isto se dá início à Guerra de Canudos, para a qual foram mobilizados milhares de soldados que, depois de muitos mortos, os sublevados são, enfim, esmagados a ferro e fogo.
É a história desta guerra que, sob a forma de romance – e que extraordinário romance! – Mario Vargas Llosa nos conta neste seu livro.

Para ouvir excertos do livro, clicar nos respectivos links:








8º excerto na voz de João Paulo Baltazar



3º vol.  - Jesusalém, de Mia Couto
Prefácio de Miguel Real

"Jesusalém é seguramente a mais madura e mais conseguida obra de um escritor em plena posse das suas capacidades criativas.
Aliando uma narrativa a um tempo complexa e aliciante ao seu estilo poético tão pessoal, Mia Couto confirma o lugar cimeiro de que goza nas literaturas de língua portuguesa. A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado, diz um dos protagonistas deste romance. A prosa mágica do escritor moçambicano ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo." (António-Pedro Vasconcelos)




4º vol. - A Mancha Humana, de Philip Roth
Prefácio de Clara Ferreira Alves

Porque A Mancha Humana é uma obra-prima […]. E é o romance mais humano, humanista, humanizado e humaníssimo que ele escreveu e que se escreveu na América nas últimas décadas. (Clara Ferreira Alves)

Sinopse:
Coleman Silk tem um segredo. Mas não se trata do segredo do caso que mantém, aos setenta e um anos, com uma mulher com metade da sua idade e um passado brutalmente devastado. Também não é o segredo do alegado racismo de Coleman, pretexto para a caça às bruxas desencadeada pela universidade e que lhe custou o emprego e, na sua opinião, lhe matou a mulher. O segredo de Coleman foi guardado durante cinquenta anos: oculto da mulher, dos seus quatro filhos, dos seus colegas e dos seus amigos, incluindo o escritor Nathan Zuckerman, que - após a morte suspeita de Coleman, com a amante, num desastre de automóvel - resolve compreender como é que aquele homem eminente e íntegro, apreciado como educador durante quase toda a sua vida, forjou a sua identidade e como essa vida tão cuidadosamente controlada acabou por ser deslindada. 
Situado na América dos anos 90, onde princípios morais contraditórios e divergências ideológicas são trazidos à luz do dia através da denúncia pública e de rituais de purificação, A Mancha Humana completa a eloquente trilogia de Philip Roth sobre vidas americanas do pós-guerra tão tragicamente determinadas pelo destino da nação como pela «mácula humana» que marca de modo tão indelével a natureza do homem.



5º vol. - Capitães da Areia, de Jorge Amado
Prefácio de José Carlos de Vasconcelos


6º vol. - As Naus
, de António Lobo Antunes
Prefácio de Ricardo Araújo Pereira


7º vol. - Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez
Prefácio de Alberto Manguel


8º vol. - O Grande Gatsby
, de F. Scott Fitzgerald
Prefácio de António-Pedro Vasconcelos


9º vol. - Dinossauro Excelentíssimo
, de José Cardoso Pires
Prefácio de Carlos Reis


10º vol. - A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera
Prefácio de Inês Pedrosa


11º vol. - As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino
Prefácio de Nuno Júdice


12º vol. - A Geração da Utopia, de Pepetela
Prefácio de Ondjaki