Ouvir
Ecos da Ribalta
Em Direto
Ecos da Ribalta João Pereira Bastos

Destaques

Da minha janela... Aves e Música em tempos de confinamento

por Ana Telles e João Eduardo Rabaça

|

Da minha janela... Aves e Música em tempos de confinamento Da minha janela... Aves e Música em tempos de confinamento

A Antena 2 online apresenta, a partir de 2 de Março, quando se completa um ano após o 1º caso  de COVID-19 em Portugal, a 2ª temporada de 9 mini-programas onde se une o universo das Aves ao da Música.


Da minha janela...
Aves e Música em tempos de confinamento


por Ana Telles e João Eduardo Rabaça


Durante o período de confinamento, em Maio-Junho de 2020, abrimos a nossa janela para o mundo das aves, símbolo por excelência da liberdade. Com nove programas dedicados a aves específicas, invocadas através de obras da tradição musical erudita ocidental, procurámos despertar os ouvintes/espectadores para o que nos está tão próximo e que podemos ver, ouvir e sentir, mesmo nas cidades.

Considerando o excelente acolhimento que o público e a crítica reservaram a este projecto, a nível internacional, decidimos iniciar uma 2ª temporada da série no dia 2 de Março de 2021, data que assinala a passagem de um ano sobre a detecção do primeiro caso de COVID19 em Portugal.

Os 9 mini-programas desta nova série, cada um com uma duração aproximada de 20 minutos e legendagem em Inglês, serão publicados regularmente nesta página. Neles vamos escutar os sons que produzem as aves evocadas, bem como uma representação musical das mesmas ou dos respectivos habitats de ocorrência.

Continua a ser propósito dos autores contribuir para algum alívio dos efeitos negativos do confinamento; promover uma consciência ecológica, partindo de conhecimento específico sobre as aves; divulgar repertórios musicais porventura menos conhecidos do grande público, selecionados de acordo com o critério da sua ligação simbólica ao universo das aves e da natureza em geral; contribuir para a fruição estética desses repertórios; divulgar, a nível internacional, o trabalho desenvolvido na Universidade de Évora, no âmbito das áreas científicas da Biologia e da Música/Musicologia.


Programas

Prog. 7 | Pombos e rolas





Prog. 6 | Cores de África




Prog. 5 | Corvos, gralhas, gaios e pegas





Prog. 4 | O cuco: arauto da Primavera





Prog. 3 | Cotovias





Prog. 2 | Grous-comuns





Prog. 1 | Verdilhões, milheirinhas e pintassilgos






Ficha técnica
Produção de conteúdos e locução: Ana Telles / João E. Rabaça
Interpretação musical: Ana Telles e outros
Fotografias: Diogo Oliveira, Luísa Sequeira
Vídeos: Daniel Pinheiro, Luís Pinheiro e Diogo Oliveira
Design: Célia Figueiredo
Apoio técnico: Miguel Machado




Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tendo-se doutorado na Universidade de Paris IV - Sorbonne (França).
Mantém intensa actividade concertística, na Europa, na Ásia e nas Américas, tendo sido solista com diversas orquestras nacionais e internacionais. A sua discografia conta actualmente com mais de vinte de títulos, compreendendo CD’s monográficos, gravações a solo com orquestra e integrada em grupo de música de câmara.
Enquanto investigadora integrada do CESEM, desenvolve investigação científica nos seguintes domínios: Música dos sécs. XX e XXI, Música Portuguesa - Períodos Moderno/Contemporâneo, Música para Piano. É autora de um número significativo de capítulos de livros, artigos em revistas indexadas e edições musicais, incluindo uma edição crítica dos Prelúdios para piano de Luís de Freitas Branco.
Ana Telles é Professora Associada com Agregação e Diretora da Escola de Artes da Universidade de Évora.



João Eduardo Rabaça é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Doutor e Agregado em Biologia pela Universidade de Évora, Instituição onde desempenha as funções de Professor Associado. É o atual Director do Departamento de Biologia e membro eleito do Conselho Científico da Escola de Ciências e Tecnologia.
Coordena o LabOr-Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e tem desenvolvido a sua actividade de investigação no domínio da biologia e ecologia de aves. 
É autor de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica. Tem publicado artigos de opinião e de difusão da cultura científica e é colaborador da equipa do Programa Educativo DESCOBRIR da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo responsável por iniciativas de divulgação e valorização da avifauna do jardim.