Ouvir
Olhar a Lua
Em Direto
Olhar a Lua Tomás Anahory

Destaques

Depardieu canta Barbara | 11 a 13 Dezembro 19h00

Concerto Aberto

|

Depardieu canta Barbara | 11 a 13 Dezembro 19h00 Depardieu canta Barbara | 11 a 13 Dezembro 19h00

Completam-se agora vinte anos da morte da cantora e compositora francesa Barbara (Paris, 9 de junho de 1930 - Neuilly-sur-Seine, 24 de novembro de 1997), figura marcante da Chanson francesa.  
Assinalando esta efeméride, têm sido realizados em França, durante este ano, uma série de acontecimentos, entre os quais o concerto no qual o ator Gérard Depardieu interpreta canções e outros textos de Barbara, acompanhado ao piano por Gérard Daguerre.


Depardieu chante Barbara

11, 12, 13 Dezembro | 19h00

A Antena 2, no Concerto Aberto, um programa de Andrea Lupi, vai transmitir o concerto Depardieu chante Barbara, durante três dias ao final da tarde.

O concerto, disponibilizado através da UER, foi gravado pela France Inter, e não estará disponível posteriormente na RTP Play.



O pianista Gérard Daguerre foi o último companheiro de tournée de Barbara, nos seus últimos dezasste anos de vida. Inicialmente, e querendo homenageá-la, projeta um álbum instrumental em torno da sua vida e obra. É ao apresentar algumas das suas músicas a Gérard Dépardieu, que nasce este encontro único entre a voz do ator, a música de Daguerre e as palavras de Barbara, materializado em vários concertos e num álbum.


Dépardieu e Barbara tinham atuado juntos, em 1985, no musical Lily Passion; um espetáculo que a compositora escrevera e compusera, com Luc Plamondon, e no qual atuava e cantava com Depardieu. Esta obra é uma espécie de autobiografia ficionada, narrando a história de uma cantora que dedica a sua vida ao seu público, e do seu encontro com um assassino, interpretado por Gérard Depardieu. 








O registo fonográfico do concerto "Depardieu chante Barbara" integra como segundo disco, o álbum lançado também este ano: Departdieu chante Barbara - au piano Gérard Daguerre.





No final do ano, entra no circuito comercial o filme "Barbara", de Mathieu Amalric, com a atriz Jeanne Balibar como protagonista principal. 
Este filme foi apresentado recentemente no LEFFEST'17 - Lisbon & Sintra Film Festival 2017.
O realizador é entrevistado por Inês N. Lourenço e, em breve, esta conversa é transmitida em A Grande Ilusão.