Ouvir
Jazz a 2
Em Direto
Jazz a 2 João Moreira dos Santos / Maria Alexandra Corvela / Luís Caetano / Produção: Cristina do Carmo

Destaques

Dia Internacional do Jazz | 30 Abril

Jazz a 2 | RTP Palco e outros

|

Dia Internacional do Jazz | 30 Abril Dia Internacional do Jazz | 30 Abril

A 30 de Abril comemora-se o Dia Internacional do Jazz. A ideia de uma data foi promovida pelo pianista de jazz e Embaixador da Boa Vontade Herbie Hancock, e foi instituída em 2011 pela UNESCO, e celebrada pela primeira vez no ano seguinte.


Dia Internacional do Jazz | 30 Abril


Na Antena 2, com João Moreira dos Santos, às 20h00, no seu programa Jazz a 2, celebra-se esta data passando em revista a carreira musical do clarinetista Domingos Vilaça, o primeiro músico português a gravar um disco de Jazz, em 1957, no estilo 'dixieland'. 
Considerado o primeiro álbum de jazz editado em Portugal, o seu Dixieland, foi publicado em 1957 - sendo um dos primeiros registos de 45 rpm do catálogo de Alvorada, editora detida pela portuense Rádio Triunfo - e o segundo, Charleston, foi editado já no final desta década.
O virtuoso clarinetista (e não só) Domingos Vilaça, músico inspirado por Artie Shaw, integrou, entre outras, as orquestras Almeida Cruz, Portugal e Caravana, mas também a Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional, a Orquestra Ligeira da Emissora Nacional e a orquestra Swing de Tavares Belo, para além de ter liderado o seu próprio conjunto a partir de 1953.

Nesta emissão especial pode-se escutar a sua interpretação musical integrado nalguns destes agrupamentos, das composições Belgium rag e Holland rage de Pierre Jean Carel Wijnnobel, Going, Going, Gone! (A Harlem Torch) de Phil Baxter, Concerto for clarinet de Artie Shaw, entre outros.







Também na RTP Palco se celebra o Dia Internacional do Jazz com uma coleção única de conteúdos dedicados ao Jazz em Portugal.

Com esta efeméride, estabelece-se uma parceria com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, um dos agrupamentos de Jazz mais prestigiados em Portugal que passa a ter um palco próprio na RTP Palco. 
Criada em 1997, a Orquestra Jazz de Matosinhos tem por objectivo promover a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do jazz e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos desde 1999. Cruza ambição internacional com sentido de responsabilidade local e investe de forma continuada no desenvolvimento de projetos artísticos diversificados, projectos formativos coerentes e na edição discográfica de jazz português. Pioneira num território largamente inexplorado, a OJM cumpre o papel de Orquestra Nacional de Jazz.


Para este dia, a RTP Palco conta também com a estreia do concerto A Love Supreme que Ricardo Toscano deu na Culturgest, numa celebração da obra-prima homõnima,  de John Coltrane, de 1965. 
Neste concerto gravado e produzido pela RTP Palco em parceria com a Culturgest, Toscano traça um caminho para novas ideias e explorações, abrindo a sua congregação à admissão de novos membros, e ao mesmo tempo aproximando-nos de uma das peças fundamentais do jazz, da música e da arte do século XX.


Neste dia, a RTP Palco recupera ainda o concerto gravado no Teatro Nacional de São Carlos, durante o Festival Antena 2 do ano passado, com o projeto Axes do saxofonista e compositor João Mortágua, que explora as texturas de quatro saxofones e duas baterias, sem recurso a qualquer instrumento harmónico, propondo um resultado contemporâneo, na busca de uma linguagem própria.




Para ver/ouvir também pode clicar aqui.



A RTP Palco também disponibiliza os concertos gravados durante a Festa do Jazz 2020, no Centro Cultural de Belém, um acontecimento único em Portugal que há 18 anos mostra o melhor da música improvisada feita em Portugal. 
É nesta Festa que o jazz português se deixa inspirar, num momento de encontros entre gerações, diversos agentes culturais e públicos: músicos, estudantes, investigadores, produtores e amantes do jazz. Face às condições atuais da pandemia, esta edição da Festa do Jazz não contou com público presencial, porém todos os conteúdos estão agora disponibilizados nas plataformas da RTP Palco.
Para assistir, clicar aqui.


Para além destes concertos, pode ainda escutar muitos outros nomes que vão de Mário Laginha a Salvador Sobral, passando por Maria João, João Barradas, João Paulo Esteves da Silva, numa coleção dedicada ao Jazz e disponível na RTP Palco.

Destes, salientamos a coleção de Concertos Antena 2, dedicados ao Jazz, de que se destaca o Festival Robalo Jazz Antena 2, que conta já com 3 edições, impondo-se como um festival de Jazz alternativo, com propostas modernas, com frequência de contornos experimentais. Impulsionada por Gonçalo Marques e Demian Cabaud, dois dos mais profícuos e sólidos músicos de Jazz nacionais, a Robalo começou por ser uma pequena editora onde os autores têm podido editar os discos que não encontram no mercado acolhimento


Foto Jorge Carmona / Antena 2



Mas um pouco por todo o país, do sul ao norte, celebra-se este no Dia internacional do Jazz:

- em Loulé, o palco do Cine-Teatro Louletano, às 19h00, é o lugar do concerto dos Cal Jazz Collective, um projecto dirigido por Marco Martins (com Sara Badalo, Leon Baldesberger, Luís Domingos Miguel, Alexandre Dahmen e Maximiliano Llanos), que conta com a participação especial do histórico Zé Eduardo.

- em Guimarães, no São Mamede, às 19h00, é apresentado o projecto de Miguel Calhaz para o novíssimo Inquiet' Ensemble (com M. Calhaz, Ricardo Formoso, Mortágua, Mauro Ribeiro e Alexandre Coelho), que toca música de José Mário Branco. Sexta 30.

- em Águeda no seu Centro de Artes, às 19h00, comemora-se com os Mano a Mano, de Bruno e André Santos, nas guitarras e cordofones

- em Oeiras, no Auditório Eunice Muñoz, às 21h00, toca o Victor Zamora Quarteto (com V. Zamora, Ricardo Toscano, Carlos Barretto e Joel Silva)


Cal Jazz Collective