Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Destaques

Diários do Som - Relatos e histórias do quotidiano | 4 a 22 Julho

Documentários sonoros

|

Diários do Som - Relatos e histórias do quotidiano | 4 a 22 Julho Diários do Som - Relatos e histórias do quotidiano | 4 a 22 Julho

Diários do Som - Relatos e histórias do quotidiano 
4 a 22 Julho

Documentários sonoros

Todos os dias, na Antena 2 (na rádio e online) um episódio de um ou mais documentários
11h50 | 15h50 | 18h50


Uma série de quatro documentários sonoros foram realizados promovidos pela Gulbenkian Música em colaboração com o coletivo Terra do Som, a Antena 2, o Serviço das Comunidades Arménias e o Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano da Fundação Calouste Gulbenkian sobre temas relacionados com a sua atividade.


Documentário 1Liberdade para Leporello, de Tiago Figueiredo. 
Em 5 episódios.
Estreado a 9 de março de 2016, retrata o projeto Ópera na Prisão D. Giovanni 1003, Leporello 2015, uma iniciativa desenvolvida pela SAMP (Sociedade Artística e Musical dos Pousos) no âmbito do Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian.

Documentário 2Messias, um mar de som, realizado pelo coletivo Terra do Som. 

Este trabalho, estreado a 6 de abril, acompanhou a segunda edição dos Concertos Participativos da Gulbenkian Música, que juntou um coro amador ao Coro e à Orquestra Gulbenkian em dois concertos, com a obra de Händel, no Grande Auditório. A direção coube ao maestro Paulo Lourenço.

Documentário 3 - Um ensemble, dois skoogs, quatro instantes, de Isabel Meira e Dídio Pestana
Com estreia prevista para maio de 2016, esta obra relata a experiência do Ensemble Juvenil de Setúbal que faz parte da programação do Festival de Música de Setúbal de 2016. Este Ensemble é uma orquestra juvenil que procura promover a inclusão social através da música. O projeto nasceu no final de 2014 e tem uma forte ligação à comunidade local. O EJS, desenvolvido no âmbito do Programa PARTIS, integra percussionistas de tradição africana e latino-americana, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com necessidades especiais. 

Documentário 4 - Harmenia – ou comment du chaos créer un élan de vie, de Alain Devalpo, com produção da rádio France Culture
Estreado a 9 de junho, este é um projeto inspirado no concerto da Armenian World Orchestra realizado a 21 de abril de 2015, em Paris, para assinalar o centenário do genocídio arménio. Devalpo trabalha nesta criação radiofónica desde 2014, quando Michel Petrossian começou a compor a obra que ganharia forma no concerto do ano passado.  



Documentário 1

Liberdade para Leporello, de Tiago Figueiredo.
Audio-documentário em torno do projeto Ópera na Prisão que a 30 de Junho sobe ao palco do Grande Auditório da Fundação Gulbenkian. 


Sinopse:
Tiago Figueiredo acompanhou durante uma semana o projeto Ópera na Prisão D. Giovanni 1003, Leporello 2015 - a encenação da ópera de Mozart com a participação de reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria, prisão-escola para jovens entre os 16 e os 24 anos.

Esta iniciativa foi desenvolvida pela Sociedade Artística Musical dos Pousos, no âmbito do Programa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian.

4 Julho 11h50 | 11 Julho 18h50 | 18 Julho 15h50
Episódio 1 - uma pessoa nasce e é registada com um nome
Abertura de celas, contagem, chamada, formatura - a rotina de um preso obriga-o ao confronto diário com a transformação burocrática da sua identidade. 


5 Julho 11h50 | 12 Julho 18h50 | 19 Julho 15h50
Episódio 2 - é a pior sensação que uma pessoa pode ter

Três personagens de uma ópera, o guarda prisional, o maestro e o preso - diálogo entre a preocupação, a esperança e a redenção.

6 Julho 11h50 | 13 Julho 18h50 | 20 Julho 15h50
Episódio 3 - se eu soubesse o que era isto
Abertura de celas, contagem, chamada, formatura - a rotina de um guarda obriga-o ao confronto diário com a transformação teórica da sua condição de homem livre.

7 Julho 11h50 | 14 Julho 18h50 | 21 Julho 15h50
Episódio 4 - tu, mañana, puedes estar en una celda y yo en outra celda

mão esquerda, mão direita, ferro e veludo - o ecossistema prisional vive num equilíbrio delicado entre autoridade, desafio e as expectativas pré-concebidas da sociedade.

8 Julho 11h50 | 15 Julho 18h50 | 22 Julho 15h50
Episódio 5 - uma mãe o que é que não faz por um filho?

autocarro, comboio, táxi, horas de caminho e um dia de trabalho para uma hora e meia de visita - saudade, angústia e recordação de tristeza.



Documentário 2

Messias, um mar de som, de Terra do Som 

@ Márcia Lessa

Sinopse:
A poucas horas da subida ao palco do Grande Auditório da Gulbenkian, para cantarem o Messias de Handël, quatro coralistas deixaram-se acompanhar pelo coletivo Terra do Som no caminho entre as suas casas e a Fundação.

Evocando episódios e marcas de vida à volta da música, Madalena, Mário, Tiago e Maria Teresa são quatro vozes do mar de som que a 14 e 15 de novembro de 2015 encheu a Gulbenkian, depois de quase três meses de preparação com o maestro ensaiador João Branco.

No segundo ano consecutivo desta iniciativa o Coro Participativo partilhou a obra de Handël com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob direção do maestro Paulo Lourenço. No próximo mês de junho, abrem as inscrições para o concerto participativo de 2016.

Realizado por André Cunha, Oriana Alves, Rita Costa, Sandy Gageiro, Sofia Saldanha e Nuno Morão (mistura).

4 Julho 15h50 | 11 Julho 11h50 | 18 Julho 18h50
Episódio 1 - Madalena Moita
Quase três meses entre a família, o hospital e a Fundação Gulbenkian: “esquecemos o que há à nossa volta e estamos dados àquele ambiente”.
Para ouvir, clicar aqui.

5 Julho 15h50 | 12 Julho 11h50 | 19 Julho 18h50
Episódio 2 - Mário Príncipe Henriques e Tiago Alcobia Príncipe
Pai já tinha cantado o Messias quando o filho estava na barriga da mãe; filho estreia-se agora na obra de Handël, 16 anos depois. Juntos: “é gratificante”, “foi espetacular”.

6 Julho 15h50 | 13 Julho 11h50 | 20 Julho 18h50
Episódio 3 - Maria Teresa Coelho
Poderia ter sido pianista mas faltou-lhe sorte. Aos 78 anos, estuda piano e foi a participante mais velha do Coro Participativo. “A música eleva-nos ao céu”.


Documentário 3

Um ensemble, dois skoogs, quatro instantes, de Isabel Meira e Dídio Pestana

O Ensemble Juvenil de Setúbal mistura sons de instrumentos clássicos, com ritmos de percussões e a magia tecnológica que apoia as necessidades especiais.

Ensemble Juvenil de Setubal @ Foto Pedro Pina

Sinopse:
A caminho da sexta edição do Festival de Música de Setúbal, que decorre de 26 a 29 de maio, o Ensemble Juvenil de Setúbal tem estado a preparar o programa que vai apresentar na edição deste ano do Festival. Em 2016, o programa inclui uma composição original do setubalense António Laertes (DivertiMente), uma obra de Steve Reich (Music for Pieces of Wood / Música para Peças de Madeira) e uma revisitação da obra Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns, adaptada por Sara Ross.

Isabel Meira e Dídio Pestana acompanharam alguns ensaios rumo ao espetáculo a realizar no próximo Festival de Música de Setúbal, uma fase de preparação que culminaria com um concerto em modo de ensaio aberto ao público, realizado no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama no passado dia 28 de fevereiro.

O Ensemble Juvenil de Setúbal é uma orquestra juvenil que procura promover a inclusão social através da música. O projeto nasceu no final de 2014 e tem uma forte ligação à comunidade local integrando percussionistas de tradição africana e latino-americana, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com necessidades especiais.

O EJS é um projeto da A7M - Associação Festival de Música de Setúbal, com apoio do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian.

4 Julho 18h50 | 11 Julho 15h50 | 18 Julho 11h50
Episódio 1: dentro do aquário

O movimento circular dos dedos sobre a borda de um copo resume, num gesto simples, muitas teorias sobre a inclusão social: "quando virem a água a vibrar normalmente reproduz som". 
Para ouvir, clicar aqui.

5 Julho 18h50 | 12 Julho 15h50 | 19 Julho 11h50
Episódio 2: entre mortos e feridos tentamos ver-nos no final

Rui Borges Maia é responsável pela área dos músicos de formação clássica e maestro do Ensemble. Fernando Molina dirige o grupo da percussão étnica. Pedro Condinho coordena os jovens com necessidades especiais. "Isto funciona quase como uma micro-sociedade".
Para ouvir, clicar aqui.

6 Julho 18h50 | 13 Julho 15h50 | 20 Julho 11h50
Episódio 3: divertimento para dois skoogs
Um cubo esponjoso, sons de cinco cores: laranja, verde, amarelo, azul e vermelho. "O desafio era utilizar o instrumento skoog como um solista".
Para ouvir, clicar aqui.

7 Julho 18h50 | 14 Julho 15h50 | 21 Julho 11h50
Episódio 4: concerto-ensaio aberto
No dia do primeiro concerto com este programa, o Ensemble ensaia as passagens mais difíceis e procura segurar os nervos. "Tenho de tentar dar o meu máximo, mas não só por mim".
Para ouvir, clicar aqui.



Documentário 4

Harmenia - ou como do caos criar um élan de vida, de Alain Devalpo

Criação radiofónica em torno do concerto da Armenian World Orchestra, realizado em Abril de 2015 em Paris para assinalar o centenário do genocídio arménio. Um trabalho de Alain Devalpo, com edição de Christine Diger, numa produção original para a rádio France Culture. 

© Alain Devalpo

Sinopse:
Harmenia – ou como do caos criar um élan de vida seguiu o percurso de várias viagens pessoais e musicais que se uniram a 21 de Abril de 2015, em Paris, no Teatro do Chatelet, para um concerto evocativo do centenário do genocídio arménio. Cem anos depois, músicos arménios de todo o mundo procuraram uma harmonia sob a mesma batuta e construíram um momento musical histórico. Durante quase uma hora, o jornalista e documentarista Alain Devalpo espelha-nos um caleidoscópio sonoro de vozes e instrumentos, numa viagem entre a cacofonia inicial e a busca de harmonia, que é também a narrativa de uma orquestra filarmónica. 

Como uma sinfonia, a obra radiofónica “Harmenia” é constituída por três movimentos à volta de “Ciel à vif”, a peça de Michel Petrossian composta especialmente para o concerto de Paris: três temporalidades, ontem, hoje e amanhã; três escalas, individual, comunitária e universal; e três musicalidades, os instrumentos individuais (violino, piano, violoncelo, duduk, flauta), a orquestra e o coro. 

“Harmenia – ou como do caos criar um élan de vida” foi a obra selecionada pelo concurso realizado pela Fundação Gulbenkian em parceria com o coletivo Terra do Som e com a rádio Antena 2, no âmbito do projeto Diários do Som. “Harmenia” passou na rádio France Culture em Abril de 2016, no programa “Creátion On Air” coordenado por Irène Omélianenko. 

Com a participação de: Michel Petrossian (compositor), Alain Altinoglu (maestro), Daniel Nazarian (violinista), Narine Dellalian (violonista na orquestra Gulbenkian), Ani Pogossian (jovem violoncelista de Erevan instalada em França), David Haroutunian (violonista na orquestra da Radio France), Varoujan Bartikian (violoncelista na orquestra Gulbenkian), Pierre Bedrossian (músico francês especializado no duduk, o instrumento tradicional arménio), Pierre Aram Nazarian (músico) e Tamar Eskenian (flautista radicada na Suiça). 
Versão legendada em português: tradução de André Cunha 

Difusão do Documentário 4 - Harmenia apenas online.







Resumo do Horário das Transmissões na Antena 2 (rádio) dos documentários

4 Julho
- 11h50 Liberdade para Leporello - episódio 1
- 15h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 1
- 18h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 1
5 Julho
- 11h50 Liberdade para Leporello - episódio 2
- 15h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 2
- 18h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 2
6 Julho
- 11h50 Liberdade para Leporello - episódio 3
- 15h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 3
- 18h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 3
7 Julho
- 11h50 Liberdade para Leporello - episódio 4
- 18h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 4
8 Julho
- 11h50 Liberdade para Leporello - episódio 5
11 Julho
- 11h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 1
- 15h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 1
- 18h50 Liberdade para Leporello - episódio 1
12 Julho
- 11h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 2
- 15h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 2
- 18h50 Liberdade para Leporello - episódio 2
13 Julho
- 11h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 3
- 15h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 3
- 18h50 Liberdade para Leporello - episódio 3
14 Julho
- 15h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 4
- 18h50 Liberdade para Leporello - episódio 4
15 Julho
- 18h50 Liberdade para Leporello - episódio 5
18 Julho
- 11h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 1
- 15h50 Liberdade para Leporello - episódio 1
- 18h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 1
19 Julho
- 11h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 2
- 15h50 Liberdade para Leporello - episódio 2
- 18h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 2
20 Julho
- 11h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 3
- 15h50 Liberdade para Leporello - episódio 3
- 18h50 Messias, Um Mar de Som - episódio 3 
21 Julho
- 11h50 Um Ensemble, Dois Skoogs, Quatro Instantes - episódio 4
- 15h50 Liberdade para Leporello - episódio 4
22 Julho
- 15h50 Liberdade para Leporello - episódio 5