Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Destaques

Fotogaleria | Julho 2019

Antena 2

|

Fotogaleria | Julho 2019 Fotogaleria | Julho 2019

© Jorge Carmona / Antena 2


31 Julho | Patricia Freire e Francisco Oneto Nunes
em Império dos Sentidos

A diretora artística Patricia Freire e o curador Francisco Oneto Nunes estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do festival da Arte da Luz, o Aura Sintra, nesta sua 5ª edição sob o tema do Meio Ambiente, que acontece no centro histórico de Sintra, entre 1 e 4 de agosto.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h24m]










30 Julho | Nicolas Celis, Joaquim Pires e António Pedro Dias
em Império dos Sentidos

O violinista Nicolas Celis, o guitarrista Joaquim Pires e percussionista António Pedro Dias vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do álbum Primeiro Andamento, do agrupamento Castra Leuca Trio. Estes músicos de formação essencialmente clássica, juntaram-se e recriam temas do folclore tradicional português.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h37m]












29 Julho | Anísio Franco
em Império dos Sentidos

O sub-diretor Anísio Franco esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito da exposição temporária Museu das Descobertas patente no Museu Nacional de Arte Antiga, e que convida à descoberta e contemplação de mais de uma centena de peças do acervo, e mas também ao questionamento e à reflexão sobre a missão dos museus. 
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h19m]










26 Julho | Alexandre Nobre, Bruno Humberto e Rui Louro
em Império dos Sentidos

O fotógrafo Alexandre Nobre, o artista Bruno Humberto e o escritor Rui Paiva vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do MicroFIAR, a versão 'micro' do Festival Internacional de Artes de Rua, que proporciona oficinas, instalações, performances, leituras encenadas, dança e laboratórios de criação, em vários locais de Palmela, e que decorre entre 26 e 28 de  Julho.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h37m]











24 Julho | Eugénio Sena
em Império dos Sentidos

Eugénio Sena, um dos sócios fundadores do Círculo Richard Wagner Portugal, esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito da transmissão em direto, a partir do Festival de Bayreuth, da ópera Tannhäuser, de Wagner. Legendada em português e alemão, esta emissão pode ver vista no CCB, na tarde do dia 25 de julho.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h17m]










22 Julho | Ana Ferraz
em Império dos Sentidos

A flautista Ana Ferraz, a vencedora do Concurso de Interpretação do Estoril em 2018, esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito dos concertos nos Festivais Estoril Lisboa e da Póvoa de Varzim, em que vai interpretar Mozart e Beethoven, respetivamente nos dias 24 e 25 de Julho.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m]









15, 16 e 17 Julho | Festival de Jazz Robalo
Transmissão direta

A Antena 2 transmitiu em direto a 2ª edição do Festival de Jazz Robalo a partir do Auditório do Liceu Camões em Lisboa. Foram 9 concertos em 3 dias, com a participação de músicos como André Santos, Pedro Branco, João Hasselberg, André Rosinha, João Pedro Brandão, João Paulo Esteves da Silva, Jacob Sacks ou Jeff Williams, e a direção artística de Gonçalo Marques. Um festival que revela a diversidade e vitalidade do jazz atual, onde atuam e se juntam músicos de várias gerações e proveniências, incluindo a estreia de projetos originais.

1º dia | 15 Jul.
João (João Sousa - bateria; João Grilo - piano; João Hasselberg - contrabaixo)
Uniforme (Inês Pereira - voz; João Almeida - trompete; Bernardo Tinoco - saxofone alto; Filipe Dias - guitarra; Miguel Meirinhos - piano; Joao Fragoso - contrabaixo; João Cardita - bateria)
André Rosinha Trio (André Rosinha - contrabaixo; João Paulo Esteves da Silva - piano; João Lopes Pereira - bateria)














2º dia | 16 Jul.
Jacob Sacks
(Jacob Sacks - piano solo)
Tripeiros (João Pedro Brandão - alto; Hugo Caldeira- trombone; Miguel Meirinhos - piano; Demian Cabaud - contrabaixo; João Cardita - bateria)
João Lencastre "Parallel Realities" (Albert Cirera - saxofone tenor e soprano; Rodrigo Pinheiro - piano; Pedro Branco - guitarra; João Hasselberg - baixo, contrabaixo e electrónicas; João Lencastre - bateria)





















3º dia | 17 Jul.
MA
(Leonor Arnaut - voz; João Carreiro - guitarra; João Fragoso - contrabaixo; João Lopes Pereira - bateria)
André Santos trio (André Santos - guitarra; Francisco Brito - contrabaixo; Marco Franco - bateria)
Quarteto de Gonçalo Marques (Gonçalo Marques - trompete; Jacob Sacks - piano; Masa Kamaguchi - contrabaixo; Jeff Williams - bateria)
























16 Julho | Levi Condinho e João Paulo Cotrim 
em Império dos Sentidos

O poeta Levi Condinho e o editor João Paulo Cotrim vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da antologia poética Pequeno Roteiro Cego, organizada por António Cabrita e Miguel Martins, e ilustrada por obras de Artur Bual, recentemente editada pela Abysmo.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m]












13 Julho | Daniel Pires
em A Força das Coisas

O investigador Daniel Pires veio conversar com Luís Caetano, no programa de sábado à tarde, a propósito das Obras Completas de Bocage, em quatro tomos, de que é responsável pela organização, fixação do texto e notas, editadas pela Imprensa Nacional.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 7:58 min.]











11 Julho | José Valente
em Império dos Sentidos

O acordeonista José Valente veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do concerto em que vai participar como solista, com Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção de Nikolay Lalov, estreando a obra de Sofia Gubaidulina, Fachwerk. Este concerto decorre no Auditório Senhora da Boa Nova, em S. João do Estoril, na noite de dia 12, no âmbito do Festival Estoril Lisboa, e vai ser gravado pela Antena 2 para posterior transmissão.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h17m]











11 Julho | António Mega Ferreira e Marc Sarkis Gulbenkian
em A Ronda da Noite

António Mega Ferreira e Marc Sarkis Gulbenkian foram os convidados de Luís Caetano, no programa nocturno, para uma conversa a propósito do livro Santo António, de Lisboa e Pádua - Viagem a uma devoção ímpar, de que são autores de texto e fotografias, e que foi recentemente editado pelo Clube do Autor.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 4:30 min.]

















10 Julho | Javier Espada
em A Ronda da Noite

O escritor e realizador Javier Espada veio conversar com Luís Caetano, no programa nocturno, a propósito da grande retrospetiva do cineasta espanhol naturalizado mexicano, Luis Bruñuel, que acontece em diversas cidades do país, nos próximos meses. Esta iniciativa é organizada pela Medeia e Leopardo Filmes, e conta com a participação deste convidado, o fundador do Centro Buñuel de Calanda e especialista na obra daquele cineasta.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 6:44 min.]













10 Julho | Gonçalo Marques
em Império dos Sentidos

O diretor musical Gonçalo Marques veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Festival de Jazz Robalo, organizado em parceria pela editora Robalo e pela Antena 2; um festival que revela a diversidade e vitalidade do jazz atual, onde atuam e se juntam músicos de várias gerações e proveniências, incluindo a estreia de projetos originais. 
Esta 2ª edição tem a sua programação central em 3 dias  - de 15 a 17 de Julho - e em 9 concertos, no Auditório do Liceu Camões em Lisboa, todos de entrada livre e transmitidos em direto na Antena 2. Este festival conta com a participação de músicos como André Santos, Pedro Branco, João Hasselberg, André Rosinha, João Pedro Brandão, João Paulo Esteves da Silva, Jacob Sacks ou Jeff Williams.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h13m]









8 Julho | Alexandra Bernardo, Bernardo Marques e Christian Luján
em Império dos Sentidos

A soprano Alexandra Bernardo, o diretor musical Bernardo Marques e o encenador Christian Luján vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da apresentação de Dido & Aeneas, de Henry Purcell, pela Nova Ópera de Lisboa no Auditório do Casino Estoril, nos dias 9 e 10 de Julho.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h10m]









5 Julho | Jaime Rocha
em A Ronda da Noite

O escritor Jaime Rocha veio conversar com Luís Caetano, no programa nocturno, a propósito do seu novo livro O estendal e outros contos, editado pela Relógio d'Água. Uma escrita marcada pelo mar e pelos seus dramas, e que conta já quase 50 anos, na poesia, na dramaturgia, na ficção.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 4:48 min.]











5 Julho | Sandra Vieira Jürgens
em Império dos Sentidos

A curadora Sandra Vieira Jürgens veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da Exposição “Contra a Abstração” com obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, que inaugura a 6 de Julho e está patente até 27 de Outubro no Centro de Artes de Sines. Menção também à série de exposições "Cosmopolítica", de que é uma das curadoras, visitáveis no Museu do Neo-Realismo.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h49m]









4 Julho | Gabriela Canavilhas e José Gil
em A Ronda da Noite

Gabriela Canavilhas e José Gil com a moderação de Luís Caetano, participaram na sessão temática "A Revolução Digital e a Cultura", realizada no âmbito dos X Encontros da Revista Militar. Estas Reflexões tiveram lugar na Reitoria da Universidade de Lisboa a 27 de Junho, e foram trazidas para a antena no programa da noite.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 6:27 min.]
 





4 Julho | Teresa Gafeira
em Império dos Sentidos

A diretora-adjunta Teresa Gafeira veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Festival de Teatro de Almada que se inicia neste dia 4 e decorre até 18 de Julho. Nesta edição vão ser levadas aos palcos deste festival, peças de Portugal, França, Bélgica, Espanha, Itália, Alemanha, Noruega, Argentina e Congo Brazaville, incluindo estreias como Mary said what she said dirigido por Robert Wilson, com interpretação de Isabelle Huppert pelo Thêatre de la Ville, e Dr. Nest da companhia alemã Familie Floz, e Se isto é um homem de Primo Levi com encenação de Rogério de Carvalho pela Companhia de Teatro de Almada, e Terror e Miséria no Terceiro Reich de Bertolt Brecht, encenado por António Pires.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h22m]









2 Julho | Inácio Ludgero
em A Ronda da Noite

A visita a "Por Amor aos Livros", a exposição de fotografias de Inácio Ludgero foi o palco para uma conversa do fotógrafo com Luís Caetano. Esta mostra, patente na Sala-Galeria Carlos Paredes, na Sociedade Portuguesa de Autores, e de entrada livre, é um elogio ao livro, em registos realizados desde Cuba a Singapura, passando por Lisboa, Óbidos, Coimbra, Porto, Madrid, Barcelona, Paris, Bruxelas, Bruges, Dubai, Kuala Lumpur ou Langkawi; encontros com o livro num alfarrabista, numa grande livraria, numa biblioteca, no metro, ou numa cabine telefónica.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 8:54 min.]













2 Julho | José Manuel Pedreirinho
em Império dos Sentidos

José Manuel Pedreirinho veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito das comemorações do 20° aniversário da Ordem dos Arquitetos, que decorrem no dia 3 de Julho, e em que homenageiam vários arquitetos com mais de 50 anos de atividade.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m]
  








Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP