Ouvir
Caleidoscópio
Em Direto
Caleidoscópio A MÚSICA DO CINEMA

Destaques

Fotogaleria | Maio 2019

Antena 2

|

Fotogaleria | Maio 2019 Fotogaleria | Maio 2019

© Jorge Carmona / Antena 2


30 e 31 Maio | Isabel Nery
em A Ronda da Noite

A jornalista e autora Isabel Nery esteve à conversa com Luís Caetano, no programa da noite, a propósito da biografia que escreveu sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, recentemente editada pela Esfera dos Livros. Esta é a primeira biografia da poeta cujo centenário de nascimento tem vindo a ser comemorado este ano.
Para ouvir, clicar aqui [1ª parte] e aqui [2ª parte]











30 Maio | José Cruz
em Império dos Sentidos

O guitarrista José Cruz esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito da apresentação do seu álbum de estreia, Ussegundu, um projeto que conta também com as participações de Oscar Graça ao piano, André Rosinha no contrabaixo e Diogo Alexandre na bateria.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h46m]








30 Maio | Paulo Clemente e Rui Caseiro
em Império dos Sentidos

O maestro e clarinetista Paulo Clemente e o tesoureiro da Junta de Freguesia Rui Caseiro estiveram no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da 1ª edição do JazzMATAzz - Festival de Música da Mata dos Marrazes, que conta com a participação do Quarteto de Saxofones Saxofínia, de Michael Lauren All Stars, de Alexandre Frazão, da Filarmónica S. Tiago de Marrazes e da Banda Filarmónica da ARMAB - Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca, e que decorre nos dias 1 e 2 de Junho, tendo a natureza como palco improvisado.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h22m]










29 Maio | Jorge Andrade
em Império dos Sentidos

O dramaturgo, encenador e ator Jorge Andrade esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito da peça O Dinheiro, um remake da popular série norte-americana Dallas, produzida pela Mala Voadora que estreia neste dia na Culturgest, e fica em palco até 1 de Junho.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h25m]









28 Maio | Anne Vitorino D'Almeida
em Império dos Sentidos

A compositora e violinista Anne Vitorino D'Almeida esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito das músicas do seu álbum, A Sombra dos Sentidos, lançado este ano.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h19m] 










25 Maio | Clara Macedo Cabral
em A Força das Coisas

A escritora Clara Macedo Cabral veio ao programa de sábado à tarde, de Luís Caetano, para uma conversa sobre o seu último livro A Inglesa e o Marialva, baseado numa história verídica de uma inglesa, Ginnie Dennistoun, apaixonada por cavalos que chegou a Portugal nos anos sessenta com o sonho de aprender a tourear e venceu todas as barreiras, numa edição de Casa das Letras. Tempo também para falar sobre a vida desta portuguesa em Londres, onde reside desde 2005.
Para ouvir, clicar aqui [a partir do min. 7:50]










23 e 24 Maio | Luiz Fagundes Duarte
em A Ronda da Noite

O Professor e filólogo Luiz Fagundes Duarte foi o convidado de Luís Caetano, no programa noturno, para uma conversa em duas partes, a propósito do seu mais recente livro Do Caos Redivivo, uma edição da INCM que reúne um conjunto de ensaios, feitos e publicados ao longo de três décadas, acerca dos manuscritos de Fernando Pessoa. Conversa que se prolonga sobre a sua atividade de "filólogo-aprendiz" e de crítico textual nas edições de D. Afonso III, de Fernando Pessoa, de Eça de Queiroz, de Antero de Quental, e ainda das obras completas de Vitorino Nemésio.
Para ouvir, clicar aqui [1ª parte - a partir do min. 5:05], 
aqui [2ª parte - a partir do min. 5:50].










22 Maio | Mário Franco
em Império dos Sentidos

O compositor e contrabaixista Mário Franco esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do seu último projeto musical que também dá nome ao álbum, Rush, onde reuniu num quinteto Sérgio Pelágio na guitarra, Alexandre Frazão na bateria, e em dois pianos, Óscar Graça e Luís Figueiredo.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h33m]










21 Maio | André Barros
em A Ronda da Noite

O compositor André Barros esteve à conversa com Luís Caetano, no programa da noite, no momento em que foi nomeado para a próxima edição de The Independent Music Awards, em duas categorias: "Música usada em campanha publicitária", com uma composição para a LG Electronics USA, destinada ao anúncio da primeira televisão dobrável do mundo, e "Música usada em produção cinematográfica", pelo tema Leda, composto para o filme com o mesmo nome.
Para ouvir, clicar aqui.














20 Maio | Isabel Araújo Branco e Manuela Júdice
em Império dos Sentidos

A professora Isabel Araújo Branco e a secretária geral Manuela Júdice estiveram no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Jornada dedicada a Sor Juana Inés de La Cruz, nas suas diferentes vertentes, a literária, a cientifica, a gastronómica e a diplomática. Com várias comunicações de investigadores internacionais e nacionais, esta jornada pretende dar a conhecer o trabalho desta mexicana e as suas relações com Portugal, nomeadamente com o Padre António Vieira, e decorre na Casa da América Latina a 20 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h20m]










17 Maio | José Manuel Anacleto
em Império dos Sentidos

José Manuel Anacleto esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do Congresso Internacional Consciência: os multicentros do todo, onde participam conferencistas portugueses, holandeses, espanhóis, brasileiros e indianos, e que decorre na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos dias 18 e 19 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h27m]








16 Maio | Ricardo Ribeiro
em A Ronda da Noite

O fadista Ricardo Ribeiro esteve à conversa com Luís Caetano, no programa da noite, uma conversa sobre o novo álbum, Respeitosa Mente, um disco de voz, piano, percussão e pouca guitarra mas cheio de música e de poesia, de culturas e horizontes. Feito em parceria com o pianista e poeta João Paulo Esteves da Silva, também aqui autor de alguns poemas e melodias, e com o percussionista Jarrod Cagwin, este é um álbum de 'música nova' com poemas de António Ramos Rosa, Pedro Homem de Melo, Giacomo Leopardi, Miguel Martins, Ary dos Santos, Tiago Torres da Silva, entre outros.
Para ouvir, clicar aqui.













15 Maio | Maria Andresen e Fernando Cabral Martins 
em Império dos Sentidos

Maria Andresen e o professor Fernando Cabral Martins estiveram no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen que decorre na Fundação Gulbenkian nos dias 16 e 17 de Maio, no âmbito das comemorações do centenário da poeta.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h19m]











14 Maio | Miguel Bonneville
em Império dos Sentidos

O diretor artístico Miguel Bonneville veio ao programa da manhã e esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do espetáculo A Importância de Ser George Bataille, com a sua e as interpretações de Afonso Santos, Catarina Feijão, Francisco Rolo e Vanda Cerejo, que é levado ao palco do Teatro São Luiz, de 14 a 19 Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h27m]









10 Maio | Pablo Azócar
em A Ronda da Noite

O escritor chileno Pablo Azócar esteve à conversa com Luís Caetano, no programa noturno, aquando da sua presença no FLiD - Festival Literário do Douro, em Sabrosa. Depois de já ter vivido em Portugal como correspondente de imprensa, Azócar fala sobre o seu primeiro romance Natália, uma história de desejo e sombras na Santiago ao tempo da ditadura, recentemente publicado em língua portuguesa pela Teodolito.
Para ouvir, clicar aqui.





7 Maio | Gonçalo Carvalho, João Cachola e João Jesus 
em Império dos Sentidos

O encenador Gonçalo Carvalho e os atores João Cachola e João Jesus estiveram no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da peça Purificados, de Sarah Kane, que é levada ao palco do Teatro da Politécnica, entre 8 e 18 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m]










3 Maio | Ricardo Barceló e Rui Dias Ferreira
em Império dos Sentidos

O encenador Ricardo Barceló e o promotor Rui Dias Ferreira foram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de "Quadros Vivos de Caravaggio", uma experiência imersiva acompanhada por Música sacra da época (Missa em Si menor de Johann Sebastian Bach). Esta recriação 'Quadros Vivos', de 21 obras do pintor Caravaggio, ocorre na Igreja de São Roque entre os dias 5 e  25 de Maio.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h53m] 











3 Maio | Alberto Urroz, Manila Adap e Sara Fonseca
em Império dos Sentidos

O pianista Alberto Urroz, a soprano Manila Adap e a diretora Sara Fonseca foram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de mais um fim de semana do Festival Terras Sem Sombra, em Cuba, onde tem lugar, no Auditório Municipal, o recital "Coração Viajante: Canções de Amor e de Embalar no Oriente e no Ocidente", onde os dois primeiros atuam, no dia 4 à noite.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h30m] 











3 Maio | Ana Cristina Silva e Vasco Pinto
em Império dos Sentidos

A escritora Ana Cristina Silva e o vereador Vasco Pinto foram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da 1ª edição de "À Volta da Língua - Encontro de Escritores da Lusofonia", que conta com exposições, espetáculos de teatro/poesia, sessões de contos para crianças, mercado de livros, um espaço de gastronomia e encontros com escritores, e que decorre entre 3 e 5 de maio, em Alcochete.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h19m]










2 Maio | Hugo Mezena
em A Ronda da Noite

O escritor Hugo Mezena esteve à conversa com Luís Caetano, no programa noturno, a propósito do seu mais recente livro As Velhas, um conjunto de histórias de mulheres, retratos da última idade da vida, numa edição da Planeta.
Para ouvir, clicar aqui.










2 Maio | Maria Filomena Molder, Nélio Conceição e Nuno Fonseca
em Império dos Sentidos

Os investigadores e filósofos Maria Filomena Molder, Nélio Conceição e Nuno Fonseca foram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, sobre o novo programa da Antena 2 "Ruas de sentido único" que estreia no próximo dia 3 às 14h20. Um encontro semanal para refletir sobre a experiência estética da cidade.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h28m]     












2 Maio | Pedro Costa
em Império dos Sentidos

O curador Pedro Costa esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito da 16ª edição do Festival Internacional de Jazz de Portalegre - Portalegre JazzFest, que decorre de 2 a 4 de maio, e conta com nomes como Marc Ribot, Hedvig Mollestad Trio, Carlos Bica com Daniel Erdmann & DJ Illvibe, Hearth com Susana Santos Silva) e Caerina Palazzi "Sudoku Killer".
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h19m]








Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP