Ouvir
Vibrato
Em Direto
Vibrato Pedro Rafael Costa

Destaques

Fotogaleria | Novembro 2019

Antena 2

|

Fotogaleria | Novembro 2019 Fotogaleria | Novembro 2019

© Jorge Carmona / Antena 2


30 Novembro | O que vamos ler em 2020?
em A Força das Coisas

O que vamos ler em 2020? Esta foi o mote para o encontro com os escritores Cláudia Clemente, Cristina Carvalho, David Machado, Inês Pedrosa e Rui Cardoso Martins, numa mesa com a moderação de Luís Caetano. Nesta 3ª edição do encontro anual organizado pela Associação Nacional das Farmácias em parceria com a Antena 2, no Museu da Farmácia em Lisboa, em que se fala de livros por aqueles que a eles estão intimamente ligados, e depois dos editores e dos tradutores, foi a vez dos criadores falarem da sua profissão e deixarem algumas sugestões de leitura para o próximo ano.
Para ouvir, clicar aqui.
















29 Novembro | Eli Camargo Júnior
em Império dos Sentidos

O compositor Eli Camargo Júnior esteve à conversa com Paulo Alves Guerra, no programa da manhã, a propósito do concerto monográfico, no qual são tocadas várias peças suas por quatro intérpretes, que acontece no Oculto da Ajuda, neste sábado, dia 30.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h38m].










28 Novembro | Miguel Castro Caldas
em Império dos Sentidos

O dramaturgo Miguel Castro Caldas esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da estreia de Enseada, com a sua direção e texto, que é levada ao palco da Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, entre 28 de novembro e 15 de dezembro.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h52m].









27 Novembro | Rogério de Carvalho e Cláudio da Silva
em Império dos Sentidos

O encenador Rogério de Carvalho e ator Cláudio da Silva vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da peça Se isto é um homem, de Primo Levi, que sobre ao palco pela Companhia de Teatro de Almada a partir de 29 de Novembro até 15 de Dezembro. Com cenografia de Manuel Graça Dias e de Egas José Vieira, este é um espectáculo integrado nas comemorações do centenário do nascimento de escritor italiano.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h36m].












19 Novembro | Aldara Bizarro e Fernanda Fragateiro
em Império dos Sentidos

A coreógrafa Aldara Bizarro e a escultora Fernanda Fragateiro vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da exposição com performance Caixa Para Guardar o Vazio. Esta escultura que também é um acontecimento, é um lugar para explorar com o corpo e todos os sentidos numa experiência de descoberta, individual ou coletiva. Esta mostra, inaugurada a 10 de Novembro na Culturgest, apresenta performances nas tardes dos dias 23, 24 e 30 de Novembro e 1 Dezembro, dia de encerramento da exposição.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h23m].











18 e 19 Novembro | Flamarion Maués
em A Ronda da Noite

O investigador brasileiro Flamarion Maués esteve à conversa com Luís Caetano acerca da edição da obra Livros que Tomam Partido - Edição e Revolução em Portugal 1968-1980, publicada pela Parsifal. Um trabalho de profunda pesquisa sobre um período de combate político que passou pelos livros e pela ação editorial.
Para ouvir, clicar aqui [1ª parte] e aqui [2ª parte]














18 Novembro | Gonçalo Mahú e José Zambujo
em Império dos Sentidos

O pianista Gonçalo Mahú e o saxofonista José Zambujo vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de Saloon, o novo álbum dos Loosense, um coletivo de dez músicos de jazz e afins.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h40m].












15 Novembro | Vasken Fermanian, José Micael e José Almeida 
em Império dos Sentidos

O violinista Vasken Fermanian, o guitarrista José Micael e o presidente da Adega Cooperativa da Vidigueira José Miguel Almeida vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do Concerto de Outono que tem lugar na Sala das Barricas, nesta cooperativa. Neste concerto de estreia de um ciclo anual ligado às artes, são interpretadas obras de Piazzola, Bartok e Paganini, na noite de 16 de Novembro, precedido e sucedido por uma prova de vinho de Talha.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h23m].














15 Novembro | Adriano Jordão e Armando Mota
em Império dos Sentidos

O pianista Adriano Jordão e o maestro Armando Mota vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do IV Festival Internacional de Piano do Algarve, que se inicia a 16 de Novembro e se prolonga até 4 de Abril. O Festival começa com o Concerto para mão esquerda, de Ravel, pela Orquestra Sinfónica de Zhejiang (China), dirigida pelo maestro Hu Youngyan, e como solista Adriano Jordão, em Portimão. A mesma orquestra é regida por Armando Mota, no dia seguinte em Faro, interpretando o Concerto para piano e orquestra nº 2 de Rachmaninof.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h49m].












14 Novembro | Carlos J. Pessoa
em Império dos Sentidos

O encenador Carlos J. Pessoa esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da estreia portuguesa de Black Stars, um espetáculo simultaneamente divertido e triste que tem como ponto de partida a história de três mulheres, as suas inquietações e expectativas num mundo globalizado. É levado ao palco do Teatro da Garagem, de 14 a 24 de novembro.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h29m].










12 Novembro | Moncho Rodriguez, Pedro Giestas e Tiago Fernandes
em A Ronda da Noite

O autor e encenador Moncho Rodriguez e os atores Pedro Giestas e Tiago Fernandes estiveram à conversa com Luís Caetano acerca, entre outros projetos, da peça Bululú - Estórias da Invenção do Mundo, uma obra que questiona o próprio fim e ofício de representar, e que procura o caminho do teatro… da arte… da vida. Esta peça é levada ao palco no Teatro Muncipal Amélia Rey Colaço, em Algés, de 7 a 23 de novembro.
Para ouvir, clicar aqui.














13 Novembro | Joaquim Ramos Silva
em Império dos Sentidos

O professor jubilado Joaquim Ramos Silva esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito de "O Ciclo dos Livros do Nosso Tempo", onde vai apresentar "Crashed: How a Decade of Financial Crises Changed the World" de Adam Tooz. Esta sessão decorre no ISEG, a 14 de Novembro, e insere-se  num ciclo dedicado a livros nas áreas de Gestão, Economia e demais Ciências Sociais, recentemente publicados.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h28m].









12 Novembro | Gal Tamir, João Diogo Roque e Diogo Melo de Carvalho
em Império dos Sentidos

Gal Tamir, João Diogo Roque e Diogo Melo de Carvalho, dos Al'fado, vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, na véspera do concerto onde apresentam um projeto com música proveniente da Península Ibérica e que remonta às comunidades judaicas / hebraicas que viviam nesta região nos tempos medievais, cantada num antigo dialeto espanhol misturado com português e hebraico, chamado Ladino. O concerto realiza-se no Auditório da Escola Secundária Camões, e é transmitido em direto pela Antena 2, às 19h00.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h20m].












12 Novembro | Samuel Gapp
em Império dos Sentidos

O pianista e compositor alemão Samuel Gapp esteve no programa da manhã à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do novo álbum Samuel Gapp Trio & String Quartet, com que venceu a 3ª edição do Prémio Bernardo Sassetti. Samuel Gapp foi também este ano vencedor com o Tomás Marques Quarteto, da categoria Jazz Combo do Prémio Jovens Músicos.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 1h38m].









7 Novembro | António Afonso Parra, Nuno Machado e José Carlos Faria
em Império dos Sentidos

O encenador António Afonso Parra e os atores Nuno Machado e José Carlos Faria vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito da peça O Pedido de Emprego, de Michel Vinaverde, escrita em 1970. Com encenação de António Afonso Parra, cenografia de Ana Gromicho e interpretação de Inês Fouto, Mafalda Taveira, José Carlos Faria e Nuno Machado, as apresentações ocorrem na  Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, entre 7 e 27 de Novembro.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h43m].













4 Novembro | Elena Ryabova-Mkhitarian e Vahe Mkhitarian
em Império dos Sentidos

A violinista e diretora artística da Orquestra Consonância Elena Ryabova-Mkhitarian e o presidente da Associação de Amizade Portugal-Arménia Vahe Mkhitarian vieram ao programa da manhã e estiveram à conversa com Paulo Alves Guerra, a propósito do concerto "Música da Arménia" pela Orquestra Consonância sob a direção de Grigor Arakelian, com obras de música medieval arménia com arranjos do compositor Komitas Vardapet. Este concerto tem lugar no Palácio Nacional de Sintra, na noite de 5 de Novembro, e no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Calouste Gulbenkian e de Komitas, com o patrocínio da Fundação Gulbenkian.
Para ouvir, clicar aqui [a partir de 2h28m].













Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP