Ouvir
Império dos Sentidos
Em Direto
Império dos Sentidos Paulo Alves Guerra / Produção: Ana Paula Ferreira

Destaques

Há 100 anos | 2ª a 6ª feira | 12h10, 16h10 e 22h50

Um programa de Silvia Alves e André Pinto

|

Há 100 anos | 2ª a 6ª feira | 12h10, 16h10 e 22h50 Há 100 anos | 2ª a 6ª feira | 12h10, 16h10 e 22h50

Há 100 anos 

Um programa de Silvia Alves e André Pinto

2ª a 6ª feira | 12h10, 16h10 e 22h50


Um olhar sobre a imprensa da época da recente república e da 1ª Guerra Mundial, em jeito de retrato social, político e económico, com música de compositores contemporâneos, muitos dos quais participaram no esforço de guerra, nela se inspiraram, ou dedicaram composições a amigos combatentes.


O programa Há 100 anos recupera a imprensa de 1917, começando por destacar um título de primeira página de um dos múltiplos periódicos da época. Segue-se, em versão gazeta, uma crónica, um texto humorístico, uma crítica musical ou um artigo sobre política, sociedade, conselhos de beleza, novidades literárias, saúde, crime e até futebol, ou anúncios publicitários.

Há 100 anos retrata o Portugal de há um século, em que quase 90% da população era analfabeta, e numa altura em que mais de 55 000 homens embarcaram para a guerra, sem grande preparação militar. À pequena dimensão do país contrapõe-se o enorme esforço da guerra e a multiplicidade de opiniões e movimentos que se espelhava nos jornais: anarquistas, sindicalistas, monárquicos, republicanos conservadores ou mais radicais. A participação na guerra pretendia inscrever Portugal no mapa das negociações dos aliados no pós-guerra e garantir apoio na defesa das colónias portuguesas. Um passo político que falhou, tendo custos enormes, a par da lei das subsistências, da carência de papel, pão e carvão e que, em última instância, levou ao golpe que abriu caminho à ditadura.

Cada programa de Há 100 anos fecha com a universalidade da música de compositores dessa época, que participaram direta ou indiretamente no esforço de guerra ou que nela se inspiraram para compor, como é o caso de Ravel cuja música pontua o início do programa - numa proposta musical diária de André Pinto.


Há 100 anos é a outra metade da rubrica do Jornal 2 (RTP 2), o Postal da Grande Guerra, emitido semanalmente, às segundas-feiras, desde Maio de 2016, e do qual a Antena 2 é parceira desde o primeiro programa, contribuindo com a consultoria musical. 
Na versão multimédia do Postal da Grande Guerra pode escutar-se a obra completa que ilustra o programa. 

Há 100 anos é a retribuição desta colaboração, com pesquisa e documentação efectuada em vários organismos como o Arquivo Diplomático, Arquivo Histórico Militar, Arquivo Histórico da Marinha, Biblioteca Nacional de Portugal, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Biblioteca Pública Municipal do Porto, entre outros, para recordar o Portugal da época da Grande Guerra.

Silvia Alves e André Pinto



Para ouvir os programas de Há 100 anos
desde 2 de janeiro de 2017 até hoje, 




Silvia Alves
Realizadora de rádio na RDP-Antena 1 entre 1984 e 93, com colaborações frequentes na Antena 2. Colaborou com outras rádios, como a XFM e a VOXX, como apresentadora e realizadora de programas. Desde 1991, é apresentadora, redatora e/ou coordenadora em vários programas de televisão da RTP, como Caderno Diário, Jornal Jovem, Cais do Oriente, Planeta Azul, entre outros. 
Desenvolve, desde 2005, projectos e parcerias na área da cidadania, saúde, ambiente e ciência (Comissão Nacional da UNESCO, FCT, Aliança Europeia contra a Depressão, Forestis, etc.), criando e colaborando em workshops sobre estas matérias (CN UNESCO, ABAE - Associação Bandeira Azul Europa). Silvia Alves é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, e tem estudos pós-graduados em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, e em Ciências da Comunicação.


André Pinto 
Melómano eclético, da Clássica ao Blues. Estudou música na Academia de Música de Santa Cecília e Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica. Depois de passar pelas rádios Renascença, Paris-Lisboa e Nova Antena, realiza e apresenta, desde 2001, inúmeros programas na RTP-Antena 2. Desde 2008 realiza e apresenta o programa Boulevard, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h, na Antena 2. É colaborador regular do Jornal de Letras e júri da European Blues Union.