2ª feiras | 01h00
Hipoglote: entre a voz e a palavra
Por Tiago Schwäbl
Do substrato mais visceral — abaixo da glote — até aos harmónicos mais agudos do canto multifónico, passando por explorações eletrónicas, gravações de campo, registos históricos, síntese aviária, ruído humano e animal, tosse e gaguez, teatro radiofónico, usurpações sonoras, colagens intermédia, composições para voz solo ou simples leituras de estórias.
Hipoglote é um programa de arte rádio que deambula pelas fronteiras da voz.
Para ouvir, clicar aqui.
Programas
Prog. 1 | 6 Janeiro
Esta é a minha voz
Com as vozes de Tiago Schwäbl, Nuno Meireles, Paulo Vasconcelos, Mariana Oliveira, Juan Angel Italiano, Inês, John & C. M. Bennett, José Eduardo Gonçalves, Santiago Pereira, Hoski,
e ainda: Ellen Zweig, Remko Scha, Hannah Silva, Jean-Louis Brau, Miguel Azguime, Miso Ensemble, Américo Rodrigues , Raquel Stolf & Helder Martinovsky, Raposa Vermelha (Vulpes vulpes), Elke Schipper, Lucrecia Dalt, Maja Ratkje, Napache Etidloie Toonoo, Qaunak Martha Meekeega, galo-das-pradarias-grande (Tympanuchus cupido), Bernhard Lang & Michael Sturminger & Johannes Kalitzke, The Hilliard Ensemble, Charles Bernstein, Sten Hanson & Henri Chopin, Bellbirds, Marc Anderson, Comboios de Portugal, Pascal Comelade, Pierre Bastien, Jac Berrocal, Jaki Liebezeit, Elefantes (Loxodonta africana), Jaap Blonk & Koichi Makigami & Paul Dutton & Phil Minton & David Moss, Sainkho Namchylak & Tri-O, Kenneth Patchen, Demetrio Stratos, Sébastien Lespinasse, Mário Viegas & Manuela De Freitas, Wolfgang Müller & Annette Humpe, António Poppe & Luz, Altramar medieval music ensemble, Hespèrion XXI & Jordi Savall, Jethro Tull, Amanda Stewart, Wally Gunn & Maria Zajkowski & Roomful of Teeth, Erin Gee.
@ Lorna Simpson, Easy to Remember, 2001.
Prog. 2 | 13 Janeiro
“estás à escuta?”
Estás à escuta? Escuto. Desconheço o meu paradeiro. Procuro palavras no escuro.
Com os sons de Huygens Atmospheric Structure Instrument (HASI), ESA, NASA, Paul Francis & Kirsten Gottschalk, A. Kosovichev, Solar Center, Fátima Miranda, Filarmónica União Verridense, La Gran Opera de Mickey, Ali Khamenei, Donald Trump, José Mário Branco, Franz Kafka & Elsters Lesehöhle, Gonçalo M. Tavares, Komitas & Jan Garbarek & The Hilliard Ensemble, Perimeter Institute for Theoretical Physics & Victoria Kaspi & Gabriela González & Jocelyn Bell Burnell & Janna Levin, Onasander & Ryota Horii, John G. Cramer, Eugénio de Andrade & Mário Viegas & Manuela de Freitas, Carl Sagan & Murmurs Of Earth (The Voyager Interstellar Record), François Dufrêne, José Afonso, Thomas Ashcraft, Debussy & Pierre Boulez & The Cleveland Orchestra.
Com os sons de Huygens Atmospheric Structure Instrument (HASI), ESA, NASA, Paul Francis & Kirsten Gottschalk, A. Kosovichev, Solar Center, Fátima Miranda, Filarmónica União Verridense, La Gran Opera de Mickey, Ali Khamenei, Donald Trump, José Mário Branco, Franz Kafka & Elsters Lesehöhle, Gonçalo M. Tavares, Komitas & Jan Garbarek & The Hilliard Ensemble, Perimeter Institute for Theoretical Physics & Victoria Kaspi & Gabriela González & Jocelyn Bell Burnell & Janna Levin, Onasander & Ryota Horii, John G. Cramer, Eugénio de Andrade & Mário Viegas & Manuela de Freitas, Carl Sagan & Murmurs Of Earth (The Voyager Interstellar Record), François Dufrêne, José Afonso, Thomas Ashcraft, Debussy & Pierre Boulez & The Cleveland Orchestra.
Fonte: voyager.jpl.nasa.gov/galleries/making-of-the-golden-record/
Prog. 3 | 20 Janeiro
Cantata para um amigo ferido
Sons de Víctor Aguado Machuca (La poesía experimental en el Estado español, 2015), Alfred Harth & Heiner Goebbels (Es Herrscht Uhu Im Land, 1981), Anna Friz & The Radius (Episode 81), Puce Mary, Sandra Boss (Luft, 2018), Tribo Tboli (lemuhen), Theodosii Spassov (Welkya, 1994), Nils Ostendorf (intro Richard III), Louis-Ferdinand Céline & Aníbal Fernandes (Viagem ao Fim da Noite, [1952] 2014), Antonio Vivaldi & Andreas Scholl & Paul Dyer & Australian Brandenburg Orchestra (Nisi Dominus, RV 608: "Cum dederit”), Scrat & Ice Age, Iceberg & NOAA hydrophones, Sigurjón Birgir Sigurðsson a.k.a. Sjón & Maria João Freire de Andrade (A Rapoza Azul, 2003), Heiner Goebbels (Hashirigaki, 2000), Hans Abrahamsen (Let Me Tell You, 2013), Sigur Rós (Ágætis Byrjun, 1999), Orquesta de Poetas (El sol es un pájaro cautivo en el reloj), Víctor Aguado Machuca (Traducción simultánea, 2016), Klaus Kinski & J.W. Goethe (Erlkönig, 1782), Heinrich Wilhelm Ernst & Franz Schubert & Gidon Kremer, F. Schubert & Thomas Quasthoff & Claudio Abbado & Chamber Orchestra of Europe, Heiner Goebbels (Eislermaterial, 1998), Josep Vicenç Foix, Américo Rodrigues (Porta Voz, 2014), Músicos do Port Moresby Nature Park da Papua-Nova Guiné, Hikaru Hayashi & Kaneto Shindō (Onibaba, 1964), José Afonso (Eu Vou Ser Como a Toupeira, 1972), Kunaichō Gakubu (Gagaku, 2001), Language Removal Services, Soggy Bottom Boys feat. Tim Blake Nelson, Negativland (Escape From Noise, 1987),Gregory Whitehead (Pressures of the Unspeakable, 1992), Augusto de Campos (Cidade, City, Cité, 1963), Werner Herzog (How much Wood Would a Woodchuck Chuck, 1976), Ivo Graham (Opening Night, 2018), Enzo Minarelli (Fame, 2012), Sergei Rachmaninoff & Yevgeny Kissin (Etudes-Tableaux. Op. 39, nº 2, lá menor)
Sons de Víctor Aguado Machuca (La poesía experimental en el Estado español, 2015), Alfred Harth & Heiner Goebbels (Es Herrscht Uhu Im Land, 1981), Anna Friz & The Radius (Episode 81), Puce Mary, Sandra Boss (Luft, 2018), Tribo Tboli (lemuhen), Theodosii Spassov (Welkya, 1994), Nils Ostendorf (intro Richard III), Louis-Ferdinand Céline & Aníbal Fernandes (Viagem ao Fim da Noite, [1952] 2014), Antonio Vivaldi & Andreas Scholl & Paul Dyer & Australian Brandenburg Orchestra (Nisi Dominus, RV 608: "Cum dederit”), Scrat & Ice Age, Iceberg & NOAA hydrophones, Sigurjón Birgir Sigurðsson a.k.a. Sjón & Maria João Freire de Andrade (A Rapoza Azul, 2003), Heiner Goebbels (Hashirigaki, 2000), Hans Abrahamsen (Let Me Tell You, 2013), Sigur Rós (Ágætis Byrjun, 1999), Orquesta de Poetas (El sol es un pájaro cautivo en el reloj), Víctor Aguado Machuca (Traducción simultánea, 2016), Klaus Kinski & J.W. Goethe (Erlkönig, 1782), Heinrich Wilhelm Ernst & Franz Schubert & Gidon Kremer, F. Schubert & Thomas Quasthoff & Claudio Abbado & Chamber Orchestra of Europe, Heiner Goebbels (Eislermaterial, 1998), Josep Vicenç Foix, Américo Rodrigues (Porta Voz, 2014), Músicos do Port Moresby Nature Park da Papua-Nova Guiné, Hikaru Hayashi & Kaneto Shindō (Onibaba, 1964), José Afonso (Eu Vou Ser Como a Toupeira, 1972), Kunaichō Gakubu (Gagaku, 2001), Language Removal Services, Soggy Bottom Boys feat. Tim Blake Nelson, Negativland (Escape From Noise, 1987),Gregory Whitehead (Pressures of the Unspeakable, 1992), Augusto de Campos (Cidade, City, Cité, 1963), Werner Herzog (How much Wood Would a Woodchuck Chuck, 1976), Ivo Graham (Opening Night, 2018), Enzo Minarelli (Fame, 2012), Sergei Rachmaninoff & Yevgeny Kissin (Etudes-Tableaux. Op. 39, nº 2, lá menor)
Fonte:https://www.criterion.com/films/665-onibaba
Prog. 4 | 27 Janeiro
Conta-me um sonho
Sonhos doados por Ana, Beatriz, Carlos, Carolina, Carolina, Catarina, Clara, Cristina, Cristina, Da V., Diana, Estrela, Flora, Helder, João, Laura, Mariana, Mariana, Mathilde, Nádia, Nuno, São, Sara, Sara, Suzanne, Yaw.
Sons por MOTS (Onirama, 2020), Sigur Rós (Liminal Sleep, 2019), Kuniyuki Takahashi (“Day dreams”, Early Tape Works (1986-1993) Vol. 1, 2018), Henri Dutilleux & Arditti Quartet (“Ainsi La Nuit” [1977], Henri Dutilleux / Pascal Dusapin, 1994), Tōru Takemitsu & Sharon Bezaly & Tadaaki Otaka & BBC National Orchestra Of Wales (“I Hear the Water Dreaming”, A String Around Autumn [1987], 2002), Ry Cooder (Paris, Texas, 1985), Meredith Monk (Volcano Songs, 1993), Moreno (“Milko”, Jazz Manouche Vol.3, 2007), Stravinsky & Leonard Bernstein & Israel Philharmonic Orchestra (Le Sacre Du Printemps, 1983), Sara Ross & Nova Era Vocal Ensemble (“Compaixão”, 2018), Luigi Nono & Cesare Pavese & Kadigia Bove & Liliana Poli (“Un Volto, Del Mare”, 1969).

Emil Nolde: “Brennendes Gehöft”,s/d. © Nolde Stiftung Seebüll
fonte: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/nationalgalerie/exhibitions/detail/emil-nolde-a-german-legend-the-artist-during-the-nazi-regime.html
Conta-me um sonho
Sonhos doados por Ana, Beatriz, Carlos, Carolina, Carolina, Catarina, Clara, Cristina, Cristina, Da V., Diana, Estrela, Flora, Helder, João, Laura, Mariana, Mariana, Mathilde, Nádia, Nuno, São, Sara, Sara, Suzanne, Yaw.
Sons por MOTS (Onirama, 2020), Sigur Rós (Liminal Sleep, 2019), Kuniyuki Takahashi (“Day dreams”, Early Tape Works (1986-1993) Vol. 1, 2018), Henri Dutilleux & Arditti Quartet (“Ainsi La Nuit” [1977], Henri Dutilleux / Pascal Dusapin, 1994), Tōru Takemitsu & Sharon Bezaly & Tadaaki Otaka & BBC National Orchestra Of Wales (“I Hear the Water Dreaming”, A String Around Autumn [1987], 2002), Ry Cooder (Paris, Texas, 1985), Meredith Monk (Volcano Songs, 1993), Moreno (“Milko”, Jazz Manouche Vol.3, 2007), Stravinsky & Leonard Bernstein & Israel Philharmonic Orchestra (Le Sacre Du Printemps, 1983), Sara Ross & Nova Era Vocal Ensemble (“Compaixão”, 2018), Luigi Nono & Cesare Pavese & Kadigia Bove & Liliana Poli (“Un Volto, Del Mare”, 1969).
Emil Nolde: “Brennendes Gehöft”,s/d. © Nolde Stiftung Seebüll
fonte: https://www.smb.museum/en/museums-institutions/nationalgalerie/exhibitions/detail/emil-nolde-a-german-legend-the-artist-during-the-nazi-regime.html
Prog. 5 | 3 Fevereiro
Um ecrã de lanternas e papaias
Foco em Mui, Ting-Ting e Sònglián.
Filmes de Tran Anh Hung (O aroma da papaia verde, 1993), Edward Yang (Yi-yi [um por um], 2000) e Zhang Yimou (Lanternas vermelhas erguidas [Da hong deng long gao gao gua, ou: Esposas e Concubinas], 1991).
Respetivas bandas sonoras de Tiêt Tôn-Thât, Kai-li Peng e Zhao Jiping.
Um ecrã de lanternas e papaias
Foco em Mui, Ting-Ting e Sònglián.
Filmes de Tran Anh Hung (O aroma da papaia verde, 1993), Edward Yang (Yi-yi [um por um], 2000) e Zhang Yimou (Lanternas vermelhas erguidas [Da hong deng long gao gao gua, ou: Esposas e Concubinas], 1991).
Respetivas bandas sonoras de Tiêt Tôn-Thât, Kai-li Peng e Zhao Jiping.
Imagem captada do filme O aroma da papaia verde
Prog. 6 | 10 Fevereiro
Órgãos de transmissão
Organeiros & transmitentes: Peter Maxwell Davies & Arvo Pärt & Christopher Bowers-Broadbent (Trivium, 1992), listentothe.cloud & Anders Åberg, Erik Satie (Messe des Pauvres), Diamanda Galás (Defixiones, 2003), Eva-Maria Houben (Breath For Organ, 2018), Table Tennis European Championships Marcos Freitas vs Timo Boll, Sarah & Carolina, Olivier Messiaen & Marie-Claire Alain (La Nativité du Seigneur/ Le Banquet céleste, 2005), Tiago Apolonia vs Jon Persson | MT-SF | 2019 European Championships, Sandra Boss (Perfekt Termisk, 2015), Mariana, Canal Parlamento (Reunião Plenária (DAR 13 | Debate Temático (PCP) sobre o apoio às artes/ Votações, 29-11-2019), Missa (desde a Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima 01-01-2020), Tujiko Noriko, Lawrence English & John Chantler (U, 2018).
Organeiros & transmitentes: Peter Maxwell Davies & Arvo Pärt & Christopher Bowers-Broadbent (Trivium, 1992), listentothe.cloud & Anders Åberg, Erik Satie (Messe des Pauvres), Diamanda Galás (Defixiones, 2003), Eva-Maria Houben (Breath For Organ, 2018), Table Tennis European Championships Marcos Freitas vs Timo Boll, Sarah & Carolina, Olivier Messiaen & Marie-Claire Alain (La Nativité du Seigneur/ Le Banquet céleste, 2005), Tiago Apolonia vs Jon Persson | MT-SF | 2019 European Championships, Sandra Boss (Perfekt Termisk, 2015), Mariana, Canal Parlamento (Reunião Plenária (DAR 13 | Debate Temático (PCP) sobre o apoio às artes/ Votações, 29-11-2019), Missa (desde a Basílica da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima 01-01-2020), Tujiko Noriko, Lawrence English & John Chantler (U, 2018).
@ Gerhard Richter (1970) Wolkenstudie (Gegenlicht)
Fonte: https://www.gerhard-richter.com
Prog. 7 | 17 Fevereiro
Poesia robótica
com as vozes de Catarina, Joana, Anna, Petra, Laila, Suzana, Ting-Ting, Sin-Ji, Sara, Laura, Soledad, Mónica, Paulina, Satu, Amelie, Aurelie, Melina, Lehka, Mariska, Damayanti, Tessa, Karen, Samantha, Vicki, Victoria, Veena, Fiona, Moira, Kate, Serena, Federica, Kyoko, Nora, Ewa, Zozia, Luciana, Ioana, Milena, Alva, Klara, Kanya, Yelda,
os poemas de Else Lasker-Schüler, Adília Lopes, Sophia de Mello Bryner Andresen, Adélia Prado, Ángela Figuera Aymerich, Juana de Ibarbourou, Mariana Alcoforado, Francisca Aguirre, Alejandra Pizarnik, Andrée Chedid, Gabriela Mistral, Hilda Hilst, Marianne Moore, Mina Loy, Nelly Sachs, Anna Akhmatova, Wilslawa Szymborska, Mona Kareem, Maria do Rosário Pedreira, Katri Vala, Tua Forsström, Margarida Vale de Gato, Yumi Fuzuki, Athina Papadaki, Feng Na, Gonca Özmen, Ana Luísa Amaral, Sayaka Osaki, Sonja Åkesson, Mila Haugová, Kristina Lugn, Forugh Farrokhzad, Clarice Lispector, Chus Pato,
e os sons de Morton Feldman (Three Voices For Joan La Barbara, 1989), Phillip Greenlief & Joëlle Léandre (That Overt Desire Of Object, 2011), Jos Smolders (Karawane 1916, 2012), Ludwig van Beethoven & Wilhelm Kempff (Klavier-Sonate Nr.13 Es-Dur, 1953), Phillip Greenlief (Russian Notebooks, 2000).

Charlotte Cornish, 2019, Secret Garden I
Fonte: https://charlottecornish.co.uk/secret_garden_i/
Poesia robótica
com as vozes de Catarina, Joana, Anna, Petra, Laila, Suzana, Ting-Ting, Sin-Ji, Sara, Laura, Soledad, Mónica, Paulina, Satu, Amelie, Aurelie, Melina, Lehka, Mariska, Damayanti, Tessa, Karen, Samantha, Vicki, Victoria, Veena, Fiona, Moira, Kate, Serena, Federica, Kyoko, Nora, Ewa, Zozia, Luciana, Ioana, Milena, Alva, Klara, Kanya, Yelda,
os poemas de Else Lasker-Schüler, Adília Lopes, Sophia de Mello Bryner Andresen, Adélia Prado, Ángela Figuera Aymerich, Juana de Ibarbourou, Mariana Alcoforado, Francisca Aguirre, Alejandra Pizarnik, Andrée Chedid, Gabriela Mistral, Hilda Hilst, Marianne Moore, Mina Loy, Nelly Sachs, Anna Akhmatova, Wilslawa Szymborska, Mona Kareem, Maria do Rosário Pedreira, Katri Vala, Tua Forsström, Margarida Vale de Gato, Yumi Fuzuki, Athina Papadaki, Feng Na, Gonca Özmen, Ana Luísa Amaral, Sayaka Osaki, Sonja Åkesson, Mila Haugová, Kristina Lugn, Forugh Farrokhzad, Clarice Lispector, Chus Pato,
e os sons de Morton Feldman (Three Voices For Joan La Barbara, 1989), Phillip Greenlief & Joëlle Léandre (That Overt Desire Of Object, 2011), Jos Smolders (Karawane 1916, 2012), Ludwig van Beethoven & Wilhelm Kempff (Klavier-Sonate Nr.13 Es-Dur, 1953), Phillip Greenlief (Russian Notebooks, 2000).
Charlotte Cornish, 2019, Secret Garden I
Fonte: https://charlottecornish.co.uk/secret_garden_i/
Prog. 8 | 24 Fevereiro
Il gardellino
por Antonio Vivaldi & Frans Brüggen & Orchestra of the 18th Century, xeno-canto org, Natália Martins & MPAGDP, Igor Stravinsky & Pierre Boulez & Chicago Symphony Orchestra, Geert Chatrou, Ronnie Ronalde, Carlos Zíngaro, Wolfgang Müller, Isabelle Duthoit & Franz Hautzinger & Anthony Laguerre, Alvin Lucier, Saint-Saëns & Martha Argerich & Mischa Maisky, Olivier Messiaen & Roger Muraro, Hacki Tamás, Jacques Loussier Trio, Emmanuel Pahud.
Il gardellino
por Antonio Vivaldi & Frans Brüggen & Orchestra of the 18th Century, xeno-canto org, Natália Martins & MPAGDP, Igor Stravinsky & Pierre Boulez & Chicago Symphony Orchestra, Geert Chatrou, Ronnie Ronalde, Carlos Zíngaro, Wolfgang Müller, Isabelle Duthoit & Franz Hautzinger & Anthony Laguerre, Alvin Lucier, Saint-Saëns & Martha Argerich & Mischa Maisky, Olivier Messiaen & Roger Muraro, Hacki Tamás, Jacques Loussier Trio, Emmanuel Pahud.
Pintassilgos, por José Viana
Fonte: http://www.avesdeportugal.info/carcar.html
Fonte: http://www.avesdeportugal.info/carcar.html
Prog. 9 | 2 Março
Um punhado de libretos
Óperas de Adolphe d'Ennery & Jules-Henri Brésil & Adolphe Adam (Si j’étais roi), Richard Wagner (Tristan und Isolde), Maurice Maeterlinck & Paul Dukas (Ariane et Barbe-bleue), Carlos Fernández-Shaw & Manuel de Falla (La vida breve), Henrik Ibsen & Edvard Grieg (Peer Gynt), Louis Gallet & Georges Bizet (Djamileh), Henry James & Myfanwy Piper & Benjamin Britten (The Turn of the Screw), György Ligeti (Le Grand Macabre), Peter Sellars & John Adams (Doctor Atomic), DuBose Heyward & Ira Gershwin & George Gershwin (Porgy and Bess), Sir Walter Scott & Salvadore Cammarano & Gaetano Donizetti (Lucia di Lammermoor), Ferruccio Busoni (Arlecchino), Luigi Dallapiccola (Il prigioniero), Jean-Nicolas Bouilly & Joseph Sonnleithner & Stephan von Breuning & Georg Friedrich Treitschke & Ludwig van Beethoven (Fidelio), Georg Büchner & Alban Berg (Wozzeck), Homero & Giacomo Badoaro & Claudio Monteverdi (Il ritorno d'Ulisse in patria), Charles Perrault & Béla Balázs & Béla Bartók (A kékszakállú herceg vára).

Fonte: Metropolitan Opera de Nova Iorque
Óperas de Adolphe d'Ennery & Jules-Henri Brésil & Adolphe Adam (Si j’étais roi), Richard Wagner (Tristan und Isolde), Maurice Maeterlinck & Paul Dukas (Ariane et Barbe-bleue), Carlos Fernández-Shaw & Manuel de Falla (La vida breve), Henrik Ibsen & Edvard Grieg (Peer Gynt), Louis Gallet & Georges Bizet (Djamileh), Henry James & Myfanwy Piper & Benjamin Britten (The Turn of the Screw), György Ligeti (Le Grand Macabre), Peter Sellars & John Adams (Doctor Atomic), DuBose Heyward & Ira Gershwin & George Gershwin (Porgy and Bess), Sir Walter Scott & Salvadore Cammarano & Gaetano Donizetti (Lucia di Lammermoor), Ferruccio Busoni (Arlecchino), Luigi Dallapiccola (Il prigioniero), Jean-Nicolas Bouilly & Joseph Sonnleithner & Stephan von Breuning & Georg Friedrich Treitschke & Ludwig van Beethoven (Fidelio), Georg Büchner & Alban Berg (Wozzeck), Homero & Giacomo Badoaro & Claudio Monteverdi (Il ritorno d'Ulisse in patria), Charles Perrault & Béla Balázs & Béla Bartók (A kékszakállú herceg vára).
Fonte: Metropolitan Opera de Nova Iorque
Prog. 10 | 9 Março
Poema simultâneo
Alessandra Eramo, Jos Smolders, Kate Soper, Jethro Tull, Catriona Shaw, Wally Gunn & Roomful of Teeth, Amarilys Quintero, Hatis Noit, Pedro Melo Alves & João Grilo & João Almeida & Jacqueline Kerrod & Mariana Dionísio, Erin Gee, Bruno Hiss.
Alessandra Eramo, Jos Smolders, Kate Soper, Jethro Tull, Catriona Shaw, Wally Gunn & Roomful of Teeth, Amarilys Quintero, Hatis Noit, Pedro Melo Alves & João Grilo & João Almeida & Jacqueline Kerrod & Mariana Dionísio, Erin Gee, Bruno Hiss.
Foto: Amarilys Quintero Ruiz
Prog. 11 | 16 Março
Oink: voz de porco e outros ruídos
roncos de Sus scrofa domesticus apud John Wilkins (An Essay towards a Real Character and a Philosophical Language, 1668) apud Jorge Luis Borges (El idioma analítico de John Wilkins, 1952) apud Liz Allbee (Oink, 2018, Plants That Kill, 2007, Quarry Tones, 2005).
Oink: voz de porco e outros ruídos
roncos de Sus scrofa domesticus apud John Wilkins (An Essay towards a Real Character and a Philosophical Language, 1668) apud Jorge Luis Borges (El idioma analítico de John Wilkins, 1952) apud Liz Allbee (Oink, 2018, Plants That Kill, 2007, Quarry Tones, 2005).
Foto: Liz Allbee: “Old Valve Anatomies”
Fonte: http://lizallbee.net/
Prog. 12 | 23 Março
Três tosses num infinito
expirações bruscas de Jozef Wouters & Rimah Jabr (Infini #5, 2016), Julio Cortázar (A tosse de uma senhora alemã, 1979), Brandon LaBelle (Lexicon of the mouth, 2014)
e convulsões ruidosas de Sainkho Namtchylak (Cyberia, 2011), Davide Perez & Antena 2 (Alessandro nell’Indie, 2005), Yoko Ono (Cough Piece, 1961), Luigi Nono & Ilse Hollweg & Eva Bornemann & Friedrich Lenz & Der Kölner Rundfunkchor & Sinfonie Orchester (Il Canto Sospeso, 1956), Luigi Nono & Solistenchor Freiburg & Ingo Metzmacher & Peter Rundel & Ensemble Modern (Prometeo: Tragedia Dell’ascolto, 1995 [1985]), Dire Straits (Tunnel of Love, 1980), Niccolò Paganini & Thomas Zehetmair (Caprice n.º 1, 1993), Luigi Nono & Irvine Arditti (La Lontananza Nostalgica Utopica Futura, 2000 [1988]), Ryuichi Sakamoto (Haiku FM, in A Chance Operation: The John Cage Tribute, 1993), François Couturier & Tarkovsky Quartet (Nuit Blanche, 2017), Ludwig van Beethoven & Yehudi Menuhin & Wilhelm Furtwängler & Berliner Philharmoniker & RIAS (Larghetto, Concerto para violino em Ré M, 1947).
expirações bruscas de Jozef Wouters & Rimah Jabr (Infini #5, 2016), Julio Cortázar (A tosse de uma senhora alemã, 1979), Brandon LaBelle (Lexicon of the mouth, 2014)
e convulsões ruidosas de Sainkho Namtchylak (Cyberia, 2011), Davide Perez & Antena 2 (Alessandro nell’Indie, 2005), Yoko Ono (Cough Piece, 1961), Luigi Nono & Ilse Hollweg & Eva Bornemann & Friedrich Lenz & Der Kölner Rundfunkchor & Sinfonie Orchester (Il Canto Sospeso, 1956), Luigi Nono & Solistenchor Freiburg & Ingo Metzmacher & Peter Rundel & Ensemble Modern (Prometeo: Tragedia Dell’ascolto, 1995 [1985]), Dire Straits (Tunnel of Love, 1980), Niccolò Paganini & Thomas Zehetmair (Caprice n.º 1, 1993), Luigi Nono & Irvine Arditti (La Lontananza Nostalgica Utopica Futura, 2000 [1988]), Ryuichi Sakamoto (Haiku FM, in A Chance Operation: The John Cage Tribute, 1993), François Couturier & Tarkovsky Quartet (Nuit Blanche, 2017), Ludwig van Beethoven & Yehudi Menuhin & Wilhelm Furtwängler & Berliner Philharmoniker & RIAS (Larghetto, Concerto para violino em Ré M, 1947).
INFINI #5, Jozef Wouters & Rimah Jabr
Fonte: http://www.mennomichieljozef.be/jozef/projecten/infini.html
Prog. 13 | 30 Março
Um toque do além
mediado por Carl Gustav Jung & John Freeman (Face to Face, 1959), Leslie Flint, Iris Biralli Boraso, um desconhecido, Rosemary Brown, Martin Spinelli, Arthur Ford e Ivy C. Beaumont (Okkulte Stimmen – Mediale Musik: Recordings Of Unseen Intelligences 1905-2007),
com chamamentos de Erol Josué (Régléman, 2007), Art Zoyd (Symphonie Pour Le Jour Où Brûleront Les Cités, 1976), George Antheil (“Ballet Méchanique”, 1924), Arvo Pärt (Stabat Mater, 2004), Anna Friz (Radiotelegraph, 2013), Ulises Carrión (The Poet's Tongue, 2012), Harry Partch (The Music Of John Cage And Harry Partch, 1978), Jennifer Walshe (All the many peopls, 2019), Franz Liszt & Brigitte Fassbaender & Jean-Yves Thibaudet (Liszt: Lieder, 1992), Hamlet Gonashvili (Hamlet, 1995), Johannes Brahms & Emil Gilels & Eugen Jochum & Berliner Philharmoniker (Klavierkonzert Nr. 1, d-moll, Op. 15, 1972), Jimi Hendrix (Vodoo Chile, 1970), Jürg Frey & Quatuor Bozzini (String Quartet No. 3, 2015), Alice Cooper (Love It To Death, 1971), La Comtessa De Dia & Pilar Figueras & Clemencic Consort (Troubadours Vol. 2, 1977).

Keith Haring (1985) “Le Mariage Du Ciel Et De L'Enfer”
mediado por Carl Gustav Jung & John Freeman (Face to Face, 1959), Leslie Flint, Iris Biralli Boraso, um desconhecido, Rosemary Brown, Martin Spinelli, Arthur Ford e Ivy C. Beaumont (Okkulte Stimmen – Mediale Musik: Recordings Of Unseen Intelligences 1905-2007),
com chamamentos de Erol Josué (Régléman, 2007), Art Zoyd (Symphonie Pour Le Jour Où Brûleront Les Cités, 1976), George Antheil (“Ballet Méchanique”, 1924), Arvo Pärt (Stabat Mater, 2004), Anna Friz (Radiotelegraph, 2013), Ulises Carrión (The Poet's Tongue, 2012), Harry Partch (The Music Of John Cage And Harry Partch, 1978), Jennifer Walshe (All the many peopls, 2019), Franz Liszt & Brigitte Fassbaender & Jean-Yves Thibaudet (Liszt: Lieder, 1992), Hamlet Gonashvili (Hamlet, 1995), Johannes Brahms & Emil Gilels & Eugen Jochum & Berliner Philharmoniker (Klavierkonzert Nr. 1, d-moll, Op. 15, 1972), Jimi Hendrix (Vodoo Chile, 1970), Jürg Frey & Quatuor Bozzini (String Quartet No. 3, 2015), Alice Cooper (Love It To Death, 1971), La Comtessa De Dia & Pilar Figueras & Clemencic Consort (Troubadours Vol. 2, 1977).
Keith Haring (1985) “Le Mariage Du Ciel Et De L'Enfer”
Prog. 14 | 6 Abril
Corpos em sussUrro
entradas de T.S., François Villon & Paul Zech, Rui Torres, Janete El Haouli, Bianca Tinoco e saídas de profissionais vários, Klaus Kinski, Christian Ide Hintze, Américo Rodrigues, Eduardo Kac, E.M. de Melo e Castro.
Hieronymus Bosch (≈1500) - O Jardim das Delícias Terrenas
Fonte: https://www.museodelprado.es
Prog. 15 | 13 Abril
Estaleiro de Babel
com Woody Allen & Diane Keaton & Marshall McLuhan (Annie Hall, 1977), Alan Millar & John O'Leary (CBC, 1960), Cos (Babel, 1978), Trio Exvoco: Hanna Aurbacher & Teophil Maier & Ewald Liska (Futura: Poesia Sonora, 1978), Christian Bök, Jaap Blonk, »Totenklage« (II) read by eSpeak Hedda Microsoft (Martyn Schmidt: Vocology #02: »Dada Data Wrecking Ball«, 2015), Aldo Ciccolini & Claude Debussy (L’isle joyeuse, 1904) & Amadinda Percussion Group (Indonesian gamelan medley from Java, Sunda and Bali, 2008), mylanguages-org/swahili, Giovanni Maria Nanino & King's College Choir (Adoramus Te Christe, 1984), (Martyn Schmidt (excertos de Vocology #03: »Voices of Babel // Babel of Voices«, 2015) & Thomas Havlik (Randeen - taumur-b, z labe B).
Estaleiro de Babel
com Woody Allen & Diane Keaton & Marshall McLuhan (Annie Hall, 1977), Alan Millar & John O'Leary (CBC, 1960), Cos (Babel, 1978), Trio Exvoco: Hanna Aurbacher & Teophil Maier & Ewald Liska (Futura: Poesia Sonora, 1978), Christian Bök, Jaap Blonk, »Totenklage« (II) read by eSpeak Hedda Microsoft (Martyn Schmidt: Vocology #02: »Dada Data Wrecking Ball«, 2015), Aldo Ciccolini & Claude Debussy (L’isle joyeuse, 1904) & Amadinda Percussion Group (Indonesian gamelan medley from Java, Sunda and Bali, 2008), mylanguages-org/swahili, Giovanni Maria Nanino & King's College Choir (Adoramus Te Christe, 1984), (Martyn Schmidt (excertos de Vocology #03: »Voices of Babel // Babel of Voices«, 2015) & Thomas Havlik (Randeen - taumur-b, z labe B).
Pieter Bruegel (≈1565) - A Torre de Babel
Fonte: Museum Boijmans Van Beuningen
Prog. 16 | 20 Abril
Strange Lovable Words
Fonte: Museum Boijmans Van Beuningen
Prog. 16 | 20 Abril
Strange Lovable Words
com Alessandra Eramo
Alessandra Eramo revisitou Portugal em fevereiro. Encontrámo-nos para uma estranha conversa: munidos de uma lista de palavras, iniciámos o despique. Quando nos separámos, cada um de nós ficou a matutar no que tinha dito e ouvido.
Escutaremos em seguida as duas versões dos acontecimentos. Cabe a ti, ouvinte, destrinçar as vozes.
Alessandra Eramo: voz, eletrónica, piano
Tiago Schwäbl: voz, flauta, objetos
Irene Selma Büchler: voz de menina
Agradecemos à Antena 2 o estúdio da RTP e a colaboração dos técnicos Leonor Matos e João Carrasco.
Editado em Abril de 2020 por Eramo e Schwäbl.
Alessandra Eramo revisitou Portugal em fevereiro. Encontrámo-nos para uma estranha conversa: munidos de uma lista de palavras, iniciámos o despique. Quando nos separámos, cada um de nós ficou a matutar no que tinha dito e ouvido.
Escutaremos em seguida as duas versões dos acontecimentos. Cabe a ti, ouvinte, destrinçar as vozes.
Alessandra Eramo: voz, eletrónica, piano
Tiago Schwäbl: voz, flauta, objetos
Irene Selma Büchler: voz de menina
Agradecemos à Antena 2 o estúdio da RTP e a colaboração dos técnicos Leonor Matos e João Carrasco.
Editado em Abril de 2020 por Eramo e Schwäbl.
Foto: Alessandra Eramo, por Wendelin Büchler
Prog. 17 | 27 Abril
Dé ca da
1959 Yves Klein Pierre Schaeffer John Cage 1960 Salvador Dali Edward Mulhare William Burroughs Brion Gysin Ian Sommerville 1961 Milton Babbit Dylan Thomas 1962 György Ligeti 1963 Maurice Lemaître Velimir Khlebnikov Andy Warhol David Cronenberg 1964 Allen Ginsberg Luigi Nono 1965 Arrigo Lora Totino Cathy Berberian Luciano Berio Markus Kutter Henri Chopin 1966 Truman Nelson Steve Reich Jacques Lacan 1967 François Dufrêne Bengt Emil Johnson 1968 Karlheinz Stockhausen Yoko Ono Sten Hanson
Foto: Henri Chopin
Prog. 18 | 4 Maio
Anemoscópios e Carrosséis
Yevgeniy Sharlat & NOW Ensemble (Spare the Rod!, 2019), Camille Saint-Saëns & Cristina Ortiz & Pascal Rogé & Charles Dutoit & London Sinfonietta (Aquarium [1886], 1986), Salut Salon Ensemble (Carnival Fantasy, 2016), William Orbit & Arden Hart (Pieces In A Modern Style, 2010), Franz Schubert & Wilhelm Müller & Dietrich Fischer-Dieskau & Gerald Moore (Die Wetterfahne [1824], 1985), Stéphane Pigeon & Wind Noise Generator, George Crumb & Margaret Leng Tan & Alex Nowitz (Cosmic Wind; Voices From "Corona Borealis”; Ghost-Nocturne: For The Druids Of Stonehenge (Night-Spell II) [1973], 2003), Sergio Leone & Sergio Donati (C'era una volta il West, 1968), Fryderyk Chopin & Alfred Cortot (Winter Wind [1836], 1966), Luc Ferrari & Otomo Yoshihide (Turbulences, 2003), Luchino Visconti & Giuseppe Tomasi di Lampedusa (Il Gattopardo [1958], 1963), Alessandra Eramo (Strange Lovable Words, 2020), Rainer Maria Rilke & Robin Williams & Fritz Stavenhagen & Roberto Mallet & Vasco Graça Moura & Valter Zanardi (Der Panther, 1902), Chico Buarque & Gilberto Gil (Cálice, 1973), Jean Sibelius & Hilary Hahn & Swedish Radio Symphony Orchestra & Esa-Pekka Salonen (Allegro Moderato [1904], 2008), Molly Joyce & Marco Grosse (I was a figure, 2020).

Paul Géniaux: Elèves de l'Ecole des Beaux-Arts au Jardin des Plantes, 5ème arrondissement, Paris (≈1905)
Yevgeniy Sharlat & NOW Ensemble (Spare the Rod!, 2019), Camille Saint-Saëns & Cristina Ortiz & Pascal Rogé & Charles Dutoit & London Sinfonietta (Aquarium [1886], 1986), Salut Salon Ensemble (Carnival Fantasy, 2016), William Orbit & Arden Hart (Pieces In A Modern Style, 2010), Franz Schubert & Wilhelm Müller & Dietrich Fischer-Dieskau & Gerald Moore (Die Wetterfahne [1824], 1985), Stéphane Pigeon & Wind Noise Generator, George Crumb & Margaret Leng Tan & Alex Nowitz (Cosmic Wind; Voices From "Corona Borealis”; Ghost-Nocturne: For The Druids Of Stonehenge (Night-Spell II) [1973], 2003), Sergio Leone & Sergio Donati (C'era una volta il West, 1968), Fryderyk Chopin & Alfred Cortot (Winter Wind [1836], 1966), Luc Ferrari & Otomo Yoshihide (Turbulences, 2003), Luchino Visconti & Giuseppe Tomasi di Lampedusa (Il Gattopardo [1958], 1963), Alessandra Eramo (Strange Lovable Words, 2020), Rainer Maria Rilke & Robin Williams & Fritz Stavenhagen & Roberto Mallet & Vasco Graça Moura & Valter Zanardi (Der Panther, 1902), Chico Buarque & Gilberto Gil (Cálice, 1973), Jean Sibelius & Hilary Hahn & Swedish Radio Symphony Orchestra & Esa-Pekka Salonen (Allegro Moderato [1904], 2008), Molly Joyce & Marco Grosse (I was a figure, 2020).
Paul Géniaux: Elèves de l'Ecole des Beaux-Arts au Jardin des Plantes, 5ème arrondissement, Paris (≈1905)
Prog. 19 | 11 Maio
e se nos enforcássemos
Samuel Beckett & Michael Lindsay-Hogg & Barry McGovern & Johnny Murphy (Waiting for Godot, 2001), Samuel Beckett & Ana Paula Ferreira & Margarida Lisboa & Rui de Carvalho & Henrique Canto e Castro (Dias Felizes & À Espera de Godot, 1994), Samuel Beckett & José Osuna & Ramón Corroto & Emiliano Redondo (Esperando a Godot, 1978), Samuel Beckett & Robin Lefevre & Stephen Brennan (A Piece of Monologue, 2001), Samuel Beckett & Gerard Pape & Nicholas Isherwood (Monologue, 1998), Samuel Beckett & Paulo Eduardo Carvalho & Nuno Carinhas & João Tuna & Emília Silvestre (Não Eu, 2006), Samuel Beckett & Anthony Page & Billie Whitelaw (Not I, 1973), Samuel Beckett & Alan Schenider & Donald Davis (Krapp's Last Tape, 1960), Samuel Beckett & Jorge Pinto (A Última Gravação de Krapp, 2007), Samuel Beckett & John Crow & Anna Massey & Siân Phillips & Paola Dionisotti (Come and Go, 2001), Samuel Beckett & Jim Boerlin & Rocío Galan & Sara Graça & Sónia Neves (Vai Vem, 2013), Ken Vandermark (Beck And Fall [For Samuel Beckett And Morton Feldman], 2003, Furniture Music), Morton Feldman & Ensemble Modern & Arturo Tamayo (For Samuel Beckett, 1992).

Samuel Beckett (1965), por Dmitri Kasterine
Samuel Beckett & Michael Lindsay-Hogg & Barry McGovern & Johnny Murphy (Waiting for Godot, 2001), Samuel Beckett & Ana Paula Ferreira & Margarida Lisboa & Rui de Carvalho & Henrique Canto e Castro (Dias Felizes & À Espera de Godot, 1994), Samuel Beckett & José Osuna & Ramón Corroto & Emiliano Redondo (Esperando a Godot, 1978), Samuel Beckett & Robin Lefevre & Stephen Brennan (A Piece of Monologue, 2001), Samuel Beckett & Gerard Pape & Nicholas Isherwood (Monologue, 1998), Samuel Beckett & Paulo Eduardo Carvalho & Nuno Carinhas & João Tuna & Emília Silvestre (Não Eu, 2006), Samuel Beckett & Anthony Page & Billie Whitelaw (Not I, 1973), Samuel Beckett & Alan Schenider & Donald Davis (Krapp's Last Tape, 1960), Samuel Beckett & Jorge Pinto (A Última Gravação de Krapp, 2007), Samuel Beckett & John Crow & Anna Massey & Siân Phillips & Paola Dionisotti (Come and Go, 2001), Samuel Beckett & Jim Boerlin & Rocío Galan & Sara Graça & Sónia Neves (Vai Vem, 2013), Ken Vandermark (Beck And Fall [For Samuel Beckett And Morton Feldman], 2003, Furniture Music), Morton Feldman & Ensemble Modern & Arturo Tamayo (For Samuel Beckett, 1992).
Samuel Beckett (1965), por Dmitri Kasterine
Prog. 20 | 18 Maio
Antifonário entre Lassus
Antífona primeira: Orlando di Lasso & Ensemble Clément Janequin (Chansons & Moresche, 1992) // Akio Suzuki (Analapos, 1980). Antífona segunda: OdL & The Hilliard Ensemble & Kees Boeke Consort (Bußpsalmen, 1987) // Pauline Oliveros (Crone Music, 1990). Antífona terceira: OdL & Collegium Vocale Gent & Philippe Herreweghe (Cantiones Sacrae, 2008) // Hamlet Gonashvili (Hamlet, 1995). Antífona quarta: OdL & Ensemble Clément Janequin // Salvatore Sciarrino & Neue Vocalsolisten Stuttgart (Wittener Tage Für Neue Kammermusik, 2000). Antífona quinta: OdL & Corvina Consort (Officium Defunctorum, 1999) & Ensemble Clément Janequin // Ghédalia Tazartès (Une Éclipse Totale De Soleil [1979], 1996). Antífona sexta: OdL & Ensemble Clément Janequin // Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (2016).
Antífona primeira: Orlando di Lasso & Ensemble Clément Janequin (Chansons & Moresche, 1992) // Akio Suzuki (Analapos, 1980). Antífona segunda: OdL & The Hilliard Ensemble & Kees Boeke Consort (Bußpsalmen, 1987) // Pauline Oliveros (Crone Music, 1990). Antífona terceira: OdL & Collegium Vocale Gent & Philippe Herreweghe (Cantiones Sacrae, 2008) // Hamlet Gonashvili (Hamlet, 1995). Antífona quarta: OdL & Ensemble Clément Janequin // Salvatore Sciarrino & Neue Vocalsolisten Stuttgart (Wittener Tage Für Neue Kammermusik, 2000). Antífona quinta: OdL & Corvina Consort (Officium Defunctorum, 1999) & Ensemble Clément Janequin // Ghédalia Tazartès (Une Éclipse Totale De Soleil [1979], 1996). Antífona sexta: OdL & Ensemble Clément Janequin // Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento (2016).
Foto: Dan Harpole Cistern
Prog. 21 | 25 Maio
Ludwig, um rapaz do futuro
Ludwig van Beethoven & Alfred Brendel & Glenn Gould & Wilhelm Kempff & Sviatoslav Richter (Sonata nº 17 em ré menor, Op. 31, nº 2 [1801]), Hayao Miyazaki & Estúdios Ghibli (Conan, o rapaz do Futuro [1978]), John Ashberry & Bruce Kawin (rádio WKCR,1966), Salvador Dali & Manuel Vázquez Montalbán & Igor Wakhévitch (Être Dieu, 1985), Bertolt Brecht & Kurt Weil (Die Moritat von Mackie Messer, 1928), Dziga Vertov (Sinfonia Dombass, 1930), Charles Amirkhanian (Heavy Aspirations, 1974), Gregory Whitehead (Ziggurat, 1984).

Hayao Miyazaki: Conan, o rapaz do Futuro [esboço]
Ludwig, um rapaz do futuro
Ludwig van Beethoven & Alfred Brendel & Glenn Gould & Wilhelm Kempff & Sviatoslav Richter (Sonata nº 17 em ré menor, Op. 31, nº 2 [1801]), Hayao Miyazaki & Estúdios Ghibli (Conan, o rapaz do Futuro [1978]), John Ashberry & Bruce Kawin (rádio WKCR,1966), Salvador Dali & Manuel Vázquez Montalbán & Igor Wakhévitch (Être Dieu, 1985), Bertolt Brecht & Kurt Weil (Die Moritat von Mackie Messer, 1928), Dziga Vertov (Sinfonia Dombass, 1930), Charles Amirkhanian (Heavy Aspirations, 1974), Gregory Whitehead (Ziggurat, 1984).
Hayao Miyazaki: Conan, o rapaz do Futuro [esboço]
Prog. 22 | 1 Junho
1969: sentado num quarto
1969 (Mutantes. RTP: especial sobre a alunagem da Missão Apolo 11. John Cage: Mushroom Haiku & excerpt from Silence. Toshi Ichiyanagi & Flowers: Opera from the works of Tadanori Yokoo. Yoko Ono: Peace Message. Cornelius Cardew: Scratch Orchestra. Charles Bernstein: 1-100. Alvin Lucier: I am sitting in a room. Captain Beefheart and his Magic Band: Trout Mask Replica. Gerhard Rühm: Zensurierte Rede. Sten Hanson: the glorious desertion. Ernst Jandl: Im Reich der Toten. Henri Chopin: La Peur & Le Rire est Debout. Victor Jara: Pongo en tus manos abiertas. Fernando Lopes Graça: Duas Canções. Ernesto de Sousa & Jorge Peixinho: Nós Não Estamos Algures. Bernard Heidsieck: Biopsie 13. François Dufrêne: Crirythme pour un Double Anniversaire.)

Alvin Lucier: Illuminated By The Moon (2016, ZHdK Records)
1969: sentado num quarto
1969 (Mutantes. RTP: especial sobre a alunagem da Missão Apolo 11. John Cage: Mushroom Haiku & excerpt from Silence. Toshi Ichiyanagi & Flowers: Opera from the works of Tadanori Yokoo. Yoko Ono: Peace Message. Cornelius Cardew: Scratch Orchestra. Charles Bernstein: 1-100. Alvin Lucier: I am sitting in a room. Captain Beefheart and his Magic Band: Trout Mask Replica. Gerhard Rühm: Zensurierte Rede. Sten Hanson: the glorious desertion. Ernst Jandl: Im Reich der Toten. Henri Chopin: La Peur & Le Rire est Debout. Victor Jara: Pongo en tus manos abiertas. Fernando Lopes Graça: Duas Canções. Ernesto de Sousa & Jorge Peixinho: Nós Não Estamos Algures. Bernard Heidsieck: Biopsie 13. François Dufrêne: Crirythme pour un Double Anniversaire.)
Alvin Lucier: Illuminated By The Moon (2016, ZHdK Records)
Prog. 23 | 8 Junho
Madame Psicose em WYYY-109 FM
estórias de David Foster Wallace (A Piada Infinita, 1996), Shelley Hirsch (O Little Town Of East New York, 1995), Chris Mann (Virtuoso Thinking For Several Invited Words, 2001), Larry Wendt (Sound Poems For An Era Of Reduced Expectations, 1979), Primitive Calculators (Beat Goes On, 1982), Robert Ashley & Joan La Barbara (Dust, 1998).

Robert Ashley (Dust, 1998) © Marco Caselli Nirmal
estórias de David Foster Wallace (A Piada Infinita, 1996), Shelley Hirsch (O Little Town Of East New York, 1995), Chris Mann (Virtuoso Thinking For Several Invited Words, 2001), Larry Wendt (Sound Poems For An Era Of Reduced Expectations, 1979), Primitive Calculators (Beat Goes On, 1982), Robert Ashley & Joan La Barbara (Dust, 1998).
Robert Ashley (Dust, 1998) © Marco Caselli Nirmal
Prog. 24 | 15 Junho
Cartas amputadas
Henry Purcell & Choir Of King's College (Music For Queen Mary [1695], 2006], Franz Kafka & NS, Sophie Calle & Laurie Anderson (La Visite Guidée, 1994), Robert Wilson & Christopher Knowles et alia (A Letter for Queen Victoria, 1974), Gregory Whitehead (Dead_Letters, 1985), Marco Beasley & L'Arpeggiata (Antidotum Tarantulae, 2002), Henri Chopin (Définition des Lettres Suivantes, 1975), Jose Luis Castillejo & Fernando Milan (The Book of Eighteen Letters, 1972), Janis Joplin (Pearl, 1971), Joseph Beuys (Ja Ja Ja Ne Ne Ne, 1968).

Robert Wilson: A Letter for Queen Victoria
© Philippe Gras
Cartas amputadas
Henry Purcell & Choir Of King's College (Music For Queen Mary [1695], 2006], Franz Kafka & NS, Sophie Calle & Laurie Anderson (La Visite Guidée, 1994), Robert Wilson & Christopher Knowles et alia (A Letter for Queen Victoria, 1974), Gregory Whitehead (Dead_Letters, 1985), Marco Beasley & L'Arpeggiata (Antidotum Tarantulae, 2002), Henri Chopin (Définition des Lettres Suivantes, 1975), Jose Luis Castillejo & Fernando Milan (The Book of Eighteen Letters, 1972), Janis Joplin (Pearl, 1971), Joseph Beuys (Ja Ja Ja Ne Ne Ne, 1968).
Robert Wilson: A Letter for Queen Victoria
© Philippe Gras
Prog. 25 | 22 Junho
Interferências
Salpicos de Antena 2, Seth Scott (Cathedral Ruins Of The Old You, 2018), Matt Carlson (The View From Nowhere, 2016), Modest Mussorgsky & Georg Solti & Adolph “Bud” Herseth (Quadros de uma Exposição [1874]), Ian William Craig (A Turn Of Breath, 2014), Tomomi Adachi (Interface As Notation, 2011).
Salpicos de Antena 2, Seth Scott (Cathedral Ruins Of The Old You, 2018), Matt Carlson (The View From Nowhere, 2016), Modest Mussorgsky & Georg Solti & Adolph “Bud” Herseth (Quadros de uma Exposição [1874]), Ian William Craig (A Turn Of Breath, 2014), Tomomi Adachi (Interface As Notation, 2011).
Ian William Craig (2014) A Turn Of Breath
Prog. 26 | 29 Junho
Ponte da Hesitação
berros de Koichi Makigami (The killing Blues, 1992. Uragoe, 2012), Martin Tétreault & Otomo Yoshihide (21 Situations, 1999), Tetsuo Furudate (You Are The Man Who Crucified Him, 2010), Phew (Phew, 1981. Voice Hardcore, 2017), Tenko (Slope, 1987. At The Top Of Mt. Brocken, 1992), Hatis Noit (Illogical Dance, 2018), Keiichiro Shibuya & Yuji Takahashi (Untitled, 2017), Toru Takemitsu (Vocalism AI, 1956), Tomomi Adachi (Yo, 2000).
& memórias de Kazuo Ishiguro (Um Artista do Mundo Transitório, 1990), Siegfried Lenz (A Lição de Alemão, 1968), Dogen (Shobo Genzo [Treasury of the True Dharma Eye], ed. Kazuaki Tanahashi, 2012), David Foster Wallace (A Piada Infinita, 1996), Hauhōō (Gendai Sōjizen Hyōron [A Critique of Present-Day Pseudo-Zen], trad. Yoel Hoffmann, 1975 [The Sound Of The One Hand: 281 Zen Koans with Answers]).

Versos budistas de Zhejian Ruying, séc. XIII
Fonte: Century Cultural Foundation
berros de Koichi Makigami (The killing Blues, 1992. Uragoe, 2012), Martin Tétreault & Otomo Yoshihide (21 Situations, 1999), Tetsuo Furudate (You Are The Man Who Crucified Him, 2010), Phew (Phew, 1981. Voice Hardcore, 2017), Tenko (Slope, 1987. At The Top Of Mt. Brocken, 1992), Hatis Noit (Illogical Dance, 2018), Keiichiro Shibuya & Yuji Takahashi (Untitled, 2017), Toru Takemitsu (Vocalism AI, 1956), Tomomi Adachi (Yo, 2000).
& memórias de Kazuo Ishiguro (Um Artista do Mundo Transitório, 1990), Siegfried Lenz (A Lição de Alemão, 1968), Dogen (Shobo Genzo [Treasury of the True Dharma Eye], ed. Kazuaki Tanahashi, 2012), David Foster Wallace (A Piada Infinita, 1996), Hauhōō (Gendai Sōjizen Hyōron [A Critique of Present-Day Pseudo-Zen], trad. Yoel Hoffmann, 1975 [The Sound Of The One Hand: 281 Zen Koans with Answers]).
Versos budistas de Zhejian Ruying, séc. XIII
Fonte: Century Cultural Foundation
Prog. 27 | 7 Setembro
Eletrodomésticos
Melvin Linwood Severy (Choralcelo, 1909), Takehisa Kosugi (Catch-Wave, 1975; Live at Het Apollohuis, Eindhoven 1987), Oskar Sala (Trautonium, Den Haag 1941), Paul Hindernith (1935) & Oskar Sala (Subharmonische Mixturen, 1997), Jim Al-Khalili + BBC Four (Shock and Awe: The Story of Electricity, 2011), Coro de chifres da cidade de Nerekhta [Нерехтский рожечный хор] 2020, Térence Meunier & Denis Dufour (Une introduction à la musique acousmatique), Alfredo Costa Monteiro (Trois replis de solitude et un oubli, 2016), Esmeralda Ruiz (Reality Tunnels (Idle Chatter 005), 2019), Camerata MIA & Maria Radich (Festival Prog at LaV, 2018), Georgi Smirnov (Dos foguetões à arte: A perspectiva de Rauschenbach, 2012), FCUL (Galinheiro móvel), Isabel (Natal).

Friedrich Trautwein, Paul Hindemith, Oskar Sala & Trautonium. Berlin, c/ 1933
Fonte: http://120years.net/
Melvin Linwood Severy (Choralcelo, 1909), Takehisa Kosugi (Catch-Wave, 1975; Live at Het Apollohuis, Eindhoven 1987), Oskar Sala (Trautonium, Den Haag 1941), Paul Hindernith (1935) & Oskar Sala (Subharmonische Mixturen, 1997), Jim Al-Khalili + BBC Four (Shock and Awe: The Story of Electricity, 2011), Coro de chifres da cidade de Nerekhta [Нерехтский рожечный хор] 2020, Térence Meunier & Denis Dufour (Une introduction à la musique acousmatique), Alfredo Costa Monteiro (Trois replis de solitude et un oubli, 2016), Esmeralda Ruiz (Reality Tunnels (Idle Chatter 005), 2019), Camerata MIA & Maria Radich (Festival Prog at LaV, 2018), Georgi Smirnov (Dos foguetões à arte: A perspectiva de Rauschenbach, 2012), FCUL (Galinheiro móvel), Isabel (Natal).
Friedrich Trautwein, Paul Hindemith, Oskar Sala & Trautonium. Berlin, c/ 1933
Fonte: http://120years.net/
Prog. 28 | 14 Setembro
Mel & Crasto
Textos de E. M. de Melo e Castro (Da poesia concreta à poesia visual, 2005; Iluminismo, precisa-se!, 2019; Sincronicidade, Neobarroco, Releitura, 2004) sussurrados por MO. Poemas de Melo e Castro lidos por Joana e Catarina (vozes sintetizadas) e recitados por Américo Rodrigues (arquivo PO-EX). Melo e Castro entrevistado por Helton Gonçalves de Souza (Vereda Literária) e Ernesto de Sousa (Arquivo RTP).
Música de Jorge Peixinho e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Remake, 1985; Harmónicos, 1967; As Quatro Estações, 1972), Ensemble Anonymous 4 (Codex de Montpellier) e Martin Best Medieval Ensemble (Cantigas de Santa Maria de Alfonso X). Apicultura (Ortiga Mação, Turma da Abelha, Agostinho Serpa, Favo de Mel) e arqueologia (Júlia Fernandes & José d’Encarnação: Escrito na Pedra, Ep.2 e 5).

E.M. de Melo e Castro: Peça 59
Fonte: Poesia Experimental Portuguesa
Textos de E. M. de Melo e Castro (Da poesia concreta à poesia visual, 2005; Iluminismo, precisa-se!, 2019; Sincronicidade, Neobarroco, Releitura, 2004) sussurrados por MO. Poemas de Melo e Castro lidos por Joana e Catarina (vozes sintetizadas) e recitados por Américo Rodrigues (arquivo PO-EX). Melo e Castro entrevistado por Helton Gonçalves de Souza (Vereda Literária) e Ernesto de Sousa (Arquivo RTP).
Música de Jorge Peixinho e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (Remake, 1985; Harmónicos, 1967; As Quatro Estações, 1972), Ensemble Anonymous 4 (Codex de Montpellier) e Martin Best Medieval Ensemble (Cantigas de Santa Maria de Alfonso X). Apicultura (Ortiga Mação, Turma da Abelha, Agostinho Serpa, Favo de Mel) e arqueologia (Júlia Fernandes & José d’Encarnação: Escrito na Pedra, Ep.2 e 5).
E.M. de Melo e Castro: Peça 59
Fonte: Poesia Experimental Portuguesa
Prog. 29 | 21 Setembro
o jantar
Comensais: Babette (a Festa de, 1987), Carlos, Catarina, Charlot (One A.M., 1916), Chik White & Xuan Ye (Breath Fractals, 2019), Diogo, Hugo van der Ding (Vamos todos morrer, 2020), Isabel, Isabela, João, John Barry (Danças com Lobos, 1990), Luís, Mariana, Pedro, Sara, Teresa, Tiago, Zhong Minjie (AlmostNearlyProbablyVeryclose, 2017).

Marco Ferreri - La Grande Bouffe (1973)
Fonte: MoMA
Comensais: Babette (a Festa de, 1987), Carlos, Catarina, Charlot (One A.M., 1916), Chik White & Xuan Ye (Breath Fractals, 2019), Diogo, Hugo van der Ding (Vamos todos morrer, 2020), Isabel, Isabela, João, John Barry (Danças com Lobos, 1990), Luís, Mariana, Pedro, Sara, Teresa, Tiago, Zhong Minjie (AlmostNearlyProbablyVeryclose, 2017).
Marco Ferreri - La Grande Bouffe (1973)
Fonte: MoMA
Prog. 30 | 28 Setembro
matadouros & memórias
Sons do Arquivo RTP, Antonio Vivaldi & Christophe Coin & Jean-Guihen Queyras (Sonata nº5), ensaios de CSM & PFN, António Damásio entrevistado por Carlos Daniel, Avó Amélia por S., Sonhos de Akira Kurosawa & Shin'ichirō Ikebe.
Sons do Arquivo RTP, Antonio Vivaldi & Christophe Coin & Jean-Guihen Queyras (Sonata nº5), ensaios de CSM & PFN, António Damásio entrevistado por Carlos Daniel, Avó Amélia por S., Sonhos de Akira Kurosawa & Shin'ichirō Ikebe.
Prog. 31 | 5 Outubro
uma cadeia de símbolos
Introdução de Hermann Broch à Carta de Lorde Chandos de Hugo von Hofmannsthal, trad. Carlos Leite, ed. Relógio D’Água. Música de J.S. Bach & Ton Koopman (BWV 564, 582, 588, 647), Raven Chacon & John Brennan (I, IIII, IIIII), Olivier Messiaen (Oraison, para ondas Martenot), Otto Luening (Low speed), Samiyam (Sam Baker's Album), orquestra de instrumentos musicais eletrónicos da URSS.

Rodaun (1902)
Introdução de Hermann Broch à Carta de Lorde Chandos de Hugo von Hofmannsthal, trad. Carlos Leite, ed. Relógio D’Água. Música de J.S. Bach & Ton Koopman (BWV 564, 582, 588, 647), Raven Chacon & John Brennan (I, IIII, IIIII), Olivier Messiaen (Oraison, para ondas Martenot), Otto Luening (Low speed), Samiyam (Sam Baker's Album), orquestra de instrumentos musicais eletrónicos da URSS.
Rodaun (1902)
Prog. 32 | 12 Outubro
p h o n e u m a
com Gareth K., Puce Mary & Posh Isolation, Erin Gee & Stelarc, Elizabeth Veldon, Philip Somervell & Thomas Rohrer, Tamia Valmont.

Erin Gee: Orpheux Larnyx
com Gareth K., Puce Mary & Posh Isolation, Erin Gee & Stelarc, Elizabeth Veldon, Philip Somervell & Thomas Rohrer, Tamia Valmont.
Erin Gee: Orpheux Larnyx
Prog. 33 | 19 Outubro
e r r a t u m
Maurice Lemaître (Salut a Velimir Khlebnikov + Pour Jouer A Chat [1963] + Valse Japonaise [1953] + Improvisation lettriste pour danser [1971] c/ Dany Tayarda + Lettre Rock [1957]), Enzo Minarelli (Poema, 1977), Joachim Montessuis (Extase À Tous Les Étages, Ou Rien, 2016), Isabelle Duthoit & Anthony Laguerre (Hommage à Dominique Répécaud, 2016), Juan Angel Italiano (Mayismo UNO, 2017), J.A. Italiano & Neil Thapen & Pink Trombone (Gloglótico, 2019), J. Montessuis & Julien Ottavi (Glossolalia Aparuseya, 2018), Trevor Wishart (Vox I, 1980), João Carlos Pinto (Anti-manifesto.exe, 2018), Marcus Bergner & Myriam Imschoot & Yared Yilma & Elli Vassalou & Sofia Caesar & Hannah Mevis (Post Collective for Refugees: “Wouei”, 2019).
Maurice Lemaître (Salut a Velimir Khlebnikov + Pour Jouer A Chat [1963] + Valse Japonaise [1953] + Improvisation lettriste pour danser [1971] c/ Dany Tayarda + Lettre Rock [1957]), Enzo Minarelli (Poema, 1977), Joachim Montessuis (Extase À Tous Les Étages, Ou Rien, 2016), Isabelle Duthoit & Anthony Laguerre (Hommage à Dominique Répécaud, 2016), Juan Angel Italiano (Mayismo UNO, 2017), J.A. Italiano & Neil Thapen & Pink Trombone (Gloglótico, 2019), J. Montessuis & Julien Ottavi (Glossolalia Aparuseya, 2018), Trevor Wishart (Vox I, 1980), João Carlos Pinto (Anti-manifesto.exe, 2018), Marcus Bergner & Myriam Imschoot & Yared Yilma & Elli Vassalou & Sofia Caesar & Hannah Mevis (Post Collective for Refugees: “Wouei”, 2019).
Prog. 34 | 26 Outubro
a estrada do esquecimento
Texto: Fernando Pessoa (A estrada do esquecimento). Testemunhos: Rainer Neugebauer (Halberstadt), Jochen (Synths and Sounds), Hillary Hahn (Ernst & Schubert: Der Erlkönig), Geoff Andrew & Nuri Bilge Ceylan (Era uma vez na Anatólia). Sons: John Cage (Organ2/ASLSP), Horatiu Radulescu (Das Andere), Stephan Dillemuth (Birdsongs), Rachmaninov & Tchekhov (Fantasia: O rochedo, op. 7).
a estrada do esquecimento
Texto: Fernando Pessoa (A estrada do esquecimento). Testemunhos: Rainer Neugebauer (Halberstadt), Jochen (Synths and Sounds), Hillary Hahn (Ernst & Schubert: Der Erlkönig), Geoff Andrew & Nuri Bilge Ceylan (Era uma vez na Anatólia). Sons: John Cage (Organ2/ASLSP), Horatiu Radulescu (Das Andere), Stephan Dillemuth (Birdsongs), Rachmaninov & Tchekhov (Fantasia: O rochedo, op. 7).
Prog. 35 | 2 Novembro
contraponto da solidão setentrionalvoz primeira: The Idea Of North (1967), por Glenn Gould.
voz segunda: When the Body Says No (2012) & Winnie-the-Pooh, por Gabor Maté.
voz terceira: Le Rappel des Oiseaux [1724], por Jean-Philippe Rameau via Víkingur Ólafsson & Calefax Reed Quintet & Sergio / Odair Assad & Catherine Latzarus & Emil Gilels / Leonid Kogan & György Kurtág / Tabea Zimmermann & Matthias Havinga & Aydin Orsulov & Raphaela Frank / Gleb Simak & Heiner Goebbels / Alfred Harth.
Glenn Gould
Prog. 36 | 9 Novembro
Da inutilidade
Fritz Karpfen (Kitsch, 1925, lido por C.); 最強頭脳 (日中対戦~3回戦, 暗算対決); Porta dos Fundos (Criação); Heti Hetes (Hajós rosszul van, Bajor elszabadul, 20/05/2007); Gustav Mahler (Sinfonia n.º 5, por Kwanmo Nam, Ismael Brandão e Gábor Tarkövi); Fred Frith & Tom Cora (ensaio Kitchen, 1989); yume列島-09; P.T. Anderson (Magnolia, 1999); ATV Magyarország (Amerikai választás, 4/11/2020).
Fritz Karpfen (Kitsch, 1925, lido por C.); 最強頭脳 (日中対戦~3回戦, 暗算対決); Porta dos Fundos (Criação); Heti Hetes (Hajós rosszul van, Bajor elszabadul, 20/05/2007); Gustav Mahler (Sinfonia n.º 5, por Kwanmo Nam, Ismael Brandão e Gábor Tarkövi); Fred Frith & Tom Cora (ensaio Kitchen, 1989); yume列島-09; P.T. Anderson (Magnolia, 1999); ATV Magyarország (Amerikai választás, 4/11/2020).
[sem legenda]
Prog. 37 | 16 Novembro
De armas e linguagem
Camaradas Teruo Nakamura (some other blues), Vladimir Vysotsky (Он не вернулся из боя), Tōkyō Musan Seinen Dōmei (同志よ固く結べ), Bobby Vinton (Mr. Lonely), Hibari Misora (一本の鉛筆), Stanley Kubrick (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), Erich-Weinert-Ensemble Berlin (Brüder wir stehen geschlossen), Akiyuki Nosaka (不浄理の唄, 1973; 分裂唄草紙, 1974), The David Rubenstein Show (Yo-Yo Ma), Pau Casals (Boccherini: II. Adagio non troppo), Jimi Hendrix (Machine Gun), Merzbow (Promotion Man; Tadpole), The Wadaiko Drummers Of Japan (Aozora), Taiko Drums (Jang-Gwara), Takahashi Yūjirō (Akita Magouta).

João Louro - Linguistic Ground Zero
De armas e linguagem
Camaradas Teruo Nakamura (some other blues), Vladimir Vysotsky (Он не вернулся из боя), Tōkyō Musan Seinen Dōmei (同志よ固く結べ), Bobby Vinton (Mr. Lonely), Hibari Misora (一本の鉛筆), Stanley Kubrick (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), Erich-Weinert-Ensemble Berlin (Brüder wir stehen geschlossen), Akiyuki Nosaka (不浄理の唄, 1973; 分裂唄草紙, 1974), The David Rubenstein Show (Yo-Yo Ma), Pau Casals (Boccherini: II. Adagio non troppo), Jimi Hendrix (Machine Gun), Merzbow (Promotion Man; Tadpole), The Wadaiko Drummers Of Japan (Aozora), Taiko Drums (Jang-Gwara), Takahashi Yūjirō (Akita Magouta).
João Louro - Linguistic Ground Zero
@ Foto Bruno Lopes
Prog. 38 | 23 Novembro
Rubato
Desmandos de quelónios & lagomorfos, Aquiles & Zenão, Calvino em velocidade & bosques com Eco. Explicações de Alberto Anselmo & leituras de Alice in Wonderland por John Gielgud. Com Emil Zátopek & Thomas de Quincey na frente, pelotão sonoro composto por J.S. Bach & Karajan (Ária, BWV 1068), W.A.Mozart & Holliger Wind Ensemble (Adagio, kv411 e kv314) & Mitsuko Ushida (Adagio, kv488), Erik Satie (Gymnopédie I), Carl Maria von Weber & Martin Fröst (Romanza-Andante, op. 74), Tomaso Albinoni & Jean-Claude Malgoire (Adagio), Gabriel Fauré & Peter Bruns (Elegie, op.24), Tarkovsky Quartet (A Celui Qui A Vu L'ange).

Testudo horsfieldii
(Zoo da Maia)
Desmandos de quelónios & lagomorfos, Aquiles & Zenão, Calvino em velocidade & bosques com Eco. Explicações de Alberto Anselmo & leituras de Alice in Wonderland por John Gielgud. Com Emil Zátopek & Thomas de Quincey na frente, pelotão sonoro composto por J.S. Bach & Karajan (Ária, BWV 1068), W.A.Mozart & Holliger Wind Ensemble (Adagio, kv411 e kv314) & Mitsuko Ushida (Adagio, kv488), Erik Satie (Gymnopédie I), Carl Maria von Weber & Martin Fröst (Romanza-Andante, op. 74), Tomaso Albinoni & Jean-Claude Malgoire (Adagio), Gabriel Fauré & Peter Bruns (Elegie, op.24), Tarkovsky Quartet (A Celui Qui A Vu L'ange).
Testudo horsfieldii
(Zoo da Maia)
Prog. 39 | 30 Novembro
Chaleiras
invetivas (Saynkho Namchylack & Sergey Letov, Jaap Blonk, Maja Ratkje & Lasse Marhaug, Raoul Hausmann, Mark Sutherland & Nobuo Kubota, Ellen Fullman), murmúrios (Geoffrey Hendricks, Katalin Ladik, Sten Hanson, Lily Greenham, Phil Minton, Salvatore Sciarrino) e lamentos (Soeur Marie Keyrouz, Meredith Monk, Lucia Ronchetti, Woodie Guthrie, David Moss) (Samuel Beckett & David Warrilow, A Piece of Monologue).
invetivas (Saynkho Namchylack & Sergey Letov, Jaap Blonk, Maja Ratkje & Lasse Marhaug, Raoul Hausmann, Mark Sutherland & Nobuo Kubota, Ellen Fullman), murmúrios (Geoffrey Hendricks, Katalin Ladik, Sten Hanson, Lily Greenham, Phil Minton, Salvatore Sciarrino) e lamentos (Soeur Marie Keyrouz, Meredith Monk, Lucia Ronchetti, Woodie Guthrie, David Moss) (Samuel Beckett & David Warrilow, A Piece of Monologue).
Prog. 40 | 7 Dezembro
gradus ad parnassum
Mandos de Chamarrita recolhidos por Tiago Pereira, Sviatoslav Richter e um comentário de Glenn Gould a propósito de Schubert, de Schubert também a interpretação de Grygori Grytsyuk, tubas de James Gourlay e Richard Demy, um estudo de Jakob Dont por Bernard Chevalier ao violino, ressoadores de Helmholtz explicados por Yang-Hann Kim e tocados por David Pantalony, geometria (na ausência de Adelino Pires) por João Valverde, Czerny por cleador2806, fotos da lua e lira na bandola por Antero Ávila. Barcarola: parte do Capítulo XXIX, de Mau Tempo no Canal, por Vitorino Nemésio.
Mandos de Chamarrita recolhidos por Tiago Pereira, Sviatoslav Richter e um comentário de Glenn Gould a propósito de Schubert, de Schubert também a interpretação de Grygori Grytsyuk, tubas de James Gourlay e Richard Demy, um estudo de Jakob Dont por Bernard Chevalier ao violino, ressoadores de Helmholtz explicados por Yang-Hann Kim e tocados por David Pantalony, geometria (na ausência de Adelino Pires) por João Valverde, Czerny por cleador2806, fotos da lua e lira na bandola por Antero Ávila. Barcarola: parte do Capítulo XXIX, de Mau Tempo no Canal, por Vitorino Nemésio.
Prog. 41 | 14 Dezembro
Força telúrica
Bouchra Ouizguen (Corbeaux), Radouan Mriziga (Tafukt), Zikr Ilyasanzor (Зикар Атаги 1), Maryam Saleh (Toul El Tareeq مريم صالح - طول الطريق), Dorothée Munyaneza (Samedi détente), 56th All Japan Women’s Kendo Championships (Korogi Mai vs Takahashi Moeko), 21st WKF World Karate Championships Paris 2012 (Rika Usami vs Sandy Scordo), World ballet day 2e édition (Opéra national de Paris: cours du matin), ВЕК (Ой, да ты, калинушка & Ах, зачем, певунья птичка).
Bouchra Ouizguen (Corbeaux), Radouan Mriziga (Tafukt), Zikr Ilyasanzor (Зикар Атаги 1), Maryam Saleh (Toul El Tareeq مريم صالح - طول الطريق), Dorothée Munyaneza (Samedi détente), 56th All Japan Women’s Kendo Championships (Korogi Mai vs Takahashi Moeko), 21st WKF World Karate Championships Paris 2012 (Rika Usami vs Sandy Scordo), World ballet day 2e édition (Opéra national de Paris: cours du matin), ВЕК (Ой, да ты, калинушка & Ах, зачем, певунья птичка).
Prog. 42 | 21 Dezembro
Ora pro nobis
Ghédalia Tazartès (Une Éclipse Totale De Soleil, 1979), Charlemagne Palestine (Voice Studies, 1972), Michel Potage (Occupé, 1977).

Eclipse, 26 fev 1979
Foto: Jimmy Westlake (Colorado Mountain College)
Ghédalia Tazartès (Une Éclipse Totale De Soleil, 1979), Charlemagne Palestine (Voice Studies, 1972), Michel Potage (Occupé, 1977).
Eclipse, 26 fev 1979
Foto: Jimmy Westlake (Colorado Mountain College)
Prog. 43 | 28 Dezembro
O éter é aqui ao lado
ducentésimo e último Hipoglote: Eva-Maria Houben (Breath For Organ), David Foster Wallace (Madame Psicose), uma locutora, Nuno Miguel Neves, RUC, poesia sonora, Gregory Whitehead, Juan Angel Italiano, Clive Fencott, Steven Fowler.
ducentésimo e último Hipoglote: Eva-Maria Houben (Breath For Organ), David Foster Wallace (Madame Psicose), uma locutora, Nuno Miguel Neves, RUC, poesia sonora, Gregory Whitehead, Juan Angel Italiano, Clive Fencott, Steven Fowler.
Tiago Schwäbl
Coimbra (Tiago Schwäbl, 1985).
Angra do Heroísmo (Conservatório).
Porto (flauta transversal na ESMAE).
Berlim (Erasmus na FU e projetos de Musik-tanz-theater).
Coimbra (investigação sobre Notação na Poesia Sonora no departamento Vox Media do curso Materialidades da Literatura da FLUC).
Lisboa (libretos: A Querela dos Grilos; Era uma vez eu alface).
Coimbra (Hipoglote na Rádio Universidade de Coimbra [RUC]).