Ouvir
Grande Auditório
Em Direto
Grande Auditório Reinaldo Francisco / Produção: Susana Valente

Destaques

Intersections #3 #4 | 22 Abril

CI Community Project | Antena 2

|

Intersections #3 #4 | 22 Abril Intersections #3 #4 | 22 Abril

A Antena 2 online apresenta mensalmente, a partir de 25 de Março, a série de performances, Intersections, um projeto comunitário de Compositores e Improvisadores, da iniciativa de Javier Subatin.


Composers and Improvisers Community Project

        | Intersections |

Performances de Abril

#3 Ramiro Flores & Luís Figueiredo | #4 Francesca Remigi & Teis Semey


Intersections #3 | Ramiro Flores & Luís Figueiredo






Ramiro Flores | Saxofonista, compositor, arranjador e produtor argentino, estudou no Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos.
Como artista solo, gravou três discos: Flores, Son Dos e El Jardín de Ordóñez, que foram amplamente elogiados pelos jornalistas de jazz e pela imprensa.
Os seus dois últimos álbuns foram selecionados como álbuns do mês pelo Club del Disco. Apresentou-se na maioria dos festivais e locais de jazz da Argentina, no Lollapalooza 2018, e fez tournées pela América Latina e Europa.
Colaborou em projetos e gravações de artistas internacionais como Gustavo Santaolalla, Javier Malosetti, Illya Kuryaki e os Valderramas, Hernán Jacinto, Santiago Vázquez, Juan Cruz de Urquiza, Fito Páez, Francisco Fattoruso, Marta Gómez, Enrico Pieranunun, Los Fabulosos Cadillacs, Diego Torres, Lisandro Aristimuño, Loli Molina, Mariano Otero, Akiko Pavolka, Robby Ameen e André Marques, entre muitos outros.
Como produtor, compôs e dirigiu música para várias animações e para video mapping, produziu álbuns de artistas como Mariano Otero e Luis Nacht, e fez arranjos para Illya Kuryaki e os Valderramas, Mariano Otero, Loli Molina e Los Fabulosos Cadillacs, entre outros.
Recebeu o Prémio Clarín 2007 como uma revelação nacional do jazz.


Luís Figueiredo | Pianista, compositor, arranjador e produtor musical português. Nasceu em Coimbra em 1979, estudou piano no Conservatório de Música de Coimbra e posteriormente na Universidade de Aveiro e também no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Estudou com Vitali Dotsenko, Mário Laginha, António Chagas Rosa e Filipe Melo, entre outros.
Lançou seu primeiro álbum em 2010 (Manhã, JACC Records). Trabalhou e/ou gravou com Cristina Branco, Bruno Pedroso, Carlos Bica, André Fernandes, Luísa Sobral, Alexandre Frazão, Reinier Baas, João Moreira, Ana Bacalhau, Demian Cabaud, Mário Delgado, Bernardo Moreira, David Binney, João Hasselberg, Perico Sambeat, Marcos Cavaleiro, Mário Laginha, Ricardo Toscano, Eduardo Raon, Rita Maria, Diogo Duque, Mário Franco, Carlos Barretto, Jorge Moniz, Gisela João e Jeffery Davis, entre vários outros. 
Trabalhou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra XXI, Hr Frankfurt Rundfunk Big Band (DE), Het Gelders Orkester (NL), bem como diversos conjuntos de câmara.



Intersections #4 | Francesca Remigi & Teis Semey





Francesca Remigi | Nasceu em 1996. Baterista, música de jazz, improvisadora e compositora de Bérgamo, Itália. Obteve o diploma de bacharel em bateria de jazz no Conservatório G. Verdi de Milão em 2017, após um Programa Erasmus de um ano na Holanda, e em junho de 2020 completou o mestrado em bateria de jazz no Conservatório Koninklijk de Bruxelas, sob a orientação do baterista belga Stéphane Galland.
Recentemente, ganhou uma bolsa integral para frequentar o Programa de Mestrado em Performance do Berklee Global Jazz Institute (A.Y. 2020/21), dirigido pelo pianista Danilo Perez. Participou em várias masterclasses, como Umbria Jazz 2012, Siena Jazz 2018 e efetuou uma residência de jazz no Banff Centre for the Arts and Creativity (Canadá) em agosto de 2019, dirigida por Vijay Yier e Tyshawn Sorey.
Em junho de 2020 foi selecionada para uma residência artística na “La Casa del Jazz” (Roma) organizada pela associação MIDJ (Musicisti Italiani di Jazz), em colaboração com o SIAE e o Festival de Jazz “Una Striscia di Terra Feconda”. 
Apresentou com diferentes bandas em muitos festivais e locais por toda a Europa, como o Cross Current Festival (Maastricht) e o North Sea Jazz Festival (Rotterdam), o Brussels Jazz Weekend 2019, o JAZZMI2019 e PianoCity 2015 em Milano, e o Piacenza Festival de Jazz de 2020, Festival de Jazz de Una Striscia di Terra Feconda (RO) em 2020,… 
No ano passado, Francesca venceu o concurso “Tudo que você tem que fazer é tocar” lançado pela editora “EMME Produizoni Musicali”, que vai produzir e publicar o seu primeiro álbum (“Il Labirinto Dei Topi”), no outono de 2020. A sua banda foi também uma das finalistas do Maastricht Jazz Awards 2020.


Teis Semey | Guitarrista dinamarquês residente em Amsterdão. Venceu o Princess Christina Jazz Concours, foi destaque no InJazz Next Generation Showcase e ganhou o Prémio de Melhor Arranjo Coltrane no Keep an Eye Jazz Awards.
Lançou dois álbuns com o seu nome (Where The Fence is the higher, 2019, e Throw Stones, 2020), assim como participou numa série de outros álbuns.
Teis Semey é um dos jovens exemplos mais proeminentes do som 'Modern Amsterdam', de que também fazem parte Reinier Baas, Ben van Gelder e Joris Roelofs.




Intersections | #1 Killick Hinds & Mané Fernandes | #2 Federico Calcagno & Zé Almeida



Composers and Improvisers Community Project é uma comunidade global de músicos independentes que trabalham juntos para produzir um fluxo regular de conteúdos exclusivos online compartilhados com os fãs que apoiam seu trabalho.

Considerando os problemas crescentes que os músicos enfrentam para encontrar formas de gerar rendimentos regulares devido à pandemia COVID-19, este é o momento certo para entrar em ação e concretizar esta ideia: criar uma comunidade onde músicos de diferentes partes do globo trabalham juntos com o objetivo de oferecer um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade e exclusivo numa plataforma única e dividir os recursos arrecadados em partes iguais - que só são possíveis de reunir com o apoio dos amantes da música .
Com esta iniciativa, os músicos envolvidos obtêm:
uma base de fãs sólida e global, composta por amantes do jazz e da música improvisada de todas as partes do mundo.
uma receita regular gerada pela contribuição mensal dos fãs em troca de uma quantidade considerável de conteúdos exclusivos, como trabalhos diários inéditos e improvisações, vídeos com áudio de alta qualidade, gravações colaborativas, downloads de áudio exclusivos e muito mais!
visibilidade, considerando que os músicos com mais visibilidade vão ainda aumentá-la com os outros músicos e, ao mesmo tempo, vão ajudar outros a alcançarem maior exposição pública.
Por outro lado, os assinantes são parte ativa da comunidade de apoio ao trabalho dos artistas e têm acesso a conteúdos exclusivos:
● Vídeos diários com áudio de alta qualidade.
● Gravações produzidas especificamente para a comunidade e com a colaboração dos músicos que dela fazem parte. Isso estimulará interações entre músicos o que poderia não acontecer noutras circunstâncias.
● Downloads exclusivos de faixas e álbuns.
● E muito mais que surgirá com o crescimento da comunidade! (estamos planeando apresentações e masterclasses online ao vivo, lançamentos de CD e muito mais).
Finalmente, espero que músicos e fãs se juntem a esta comunidade e participem do projeto.
Javier Subatin
fundador e diretor artístico