A partir de 1 de Janeiro, nas madrugadas de Sexta para Sábado, entre as 6h00 e as 7h00, o programa Notas Finais apresenta durante 5 episódios, um ciclo dedicado à música instrumental em Itália: Do Romantismo ao Modernismo.
1, 8, 15, 22 e 29 Janeiro | Sábados | 6h00
Itália: Do Romantismo ao Modernismo
por João Pedro
Não fossem Paganini e o seu violino, dir-se-ia que a história da música em Itália, no século 19 e até ao início do século 20, se resume aos grandes mestres da Ópera e da arte vocal (Rossini, Verdi, Donizetti, Bellini, Puccini).
É um facto que o repertório puramente instrumental desempenhou um papel secundário nesse contexto específico, mas não deixou de haver quem procurasse, em pleno Romantismo ou mesmo com a chegada das novas correntes modernistas, conferir maior relevo à música instrumental, contribuindo para o seu renascimento depois da era dourada do Barroco.
Compositores e intérpretes como Giovanni Bottesini (no contrabaixo), Alfredo Piatti (no violoncelo), Giovanni Sgambati e Giuseppe Martucci (pianistas e maestros) ou a chamada Generazione dall’Ottenta (integrada por Ottorino Respighi, Ildebrando Pizzetti, Gian Francesco Malipiero e Alfredo Casella), sem esquecer Busoni, apesar da sua filiação germânica, deixaram-nos uma vasta obra, ainda que raramente apreciada, demonstrando que o talento transalpino desse período foi muito além do canto lírico e dos grandes teatros de ópera.
Em Janeiro, ao longo de 5 episódios emitidos nas madrugadas de Sábado do programa Notas Finais, exploramos uma pequena parte dessa obra.
É um facto que o repertório puramente instrumental desempenhou um papel secundário nesse contexto específico, mas não deixou de haver quem procurasse, em pleno Romantismo ou mesmo com a chegada das novas correntes modernistas, conferir maior relevo à música instrumental, contribuindo para o seu renascimento depois da era dourada do Barroco.
Compositores e intérpretes como Giovanni Bottesini (no contrabaixo), Alfredo Piatti (no violoncelo), Giovanni Sgambati e Giuseppe Martucci (pianistas e maestros) ou a chamada Generazione dall’Ottenta (integrada por Ottorino Respighi, Ildebrando Pizzetti, Gian Francesco Malipiero e Alfredo Casella), sem esquecer Busoni, apesar da sua filiação germânica, deixaram-nos uma vasta obra, ainda que raramente apreciada, demonstrando que o talento transalpino desse período foi muito além do canto lírico e dos grandes teatros de ópera.
Em Janeiro, ao longo de 5 episódios emitidos nas madrugadas de Sábado do programa Notas Finais, exploramos uma pequena parte dessa obra.
João Pedro
Programação
Prog. 1 | 1 Janeiro
Giovanni Bottesini (1821-1889): Obras para Contrabaixo e Orquestra
Concerto para Contrabaixo Nº1 em Fá sustenido menor
Thomas Martin (ctb). Orq. de Câmara Inglesa. Dir: Andrew Litton
Grande Duo Concertante
Thomas Martin (ctb). Jose-Luis Garcia (vl). Orq. de Câmara Inglesa. Dir: Andrew Litton
Concerto para Contrabaixo Nº2 em Si menor
Ödön Rácz (ctb). Orq. de Câmara Franz Liszt
Prog. 2 | 8 Janeiro
Alfredo Piatti (1822-1901): Obras para Violoncelo
Siciliana, op.19
Paolo Bonomini (vlc). Naoko Sonoda (pn)
12 Caprichos para Violoncelo solo, op.25
António Meneses (vlc)
Prog. 3 | 15 Janeiro
Giovanni Sgambati (1841-1914)
Melodia de “Orfeu e Eurídice” (Gluck – arr. Giovanni Sgambati)
Jura Margulis (pn)
Sinfonia Nº1, op.16: IV: Serenata
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Abertura “Cola di Rienzo”
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Quinteto com Piano Nº2, op.5: II. Barcarola
Quarteto Noferini. Roberto Plano (pn)
Fogli volanti, op.12: I. Romanza
Francesco Caramiello (pn)
3 Peças para Piano: II. Berceuse-Reverie (arr. de Jules Massenet para Orquestra)
Orq. Fil. de Nuremberga. Dir: Fabrizio Ventura
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 4 | 22 Janeiro
Giuseppe Martucci (1856-1909)
Noturno, op.70 - Nº2 em Fá sustenido menor
Alberto Miodini (pn)
Noturno, op.70 - Nº1 em Sol sustenido maior (arr. de Giuseppe Martucci para Orquestra)
Sonata para Violoncelo e Piano, op.52: III. Intermezzo
Raphaela Gromes (vlc). Julian Riem (pn)
Concerto para Piano Nº1, op.40: I. Allegro
Giuseppe Coggi (pn). Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Sinfonia Nº2, op.81: II. Scherzo. Allegro vivace
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
3 Peças para Piano, op.82: 2. Novelletta (arr. para orquestra)
Orq. Fil. do Scala. Dir: Riccardo Muti
6 Peças, op.44: VI. Tarantella
Alberto Miodini (pn)
Para ouvir, clicar aqui.
Noturno, op.70 - Nº2 em Fá sustenido menor
Alberto Miodini (pn)
Noturno, op.70 - Nº1 em Sol sustenido maior (arr. de Giuseppe Martucci para Orquestra)
Sonata para Violoncelo e Piano, op.52: III. Intermezzo
Raphaela Gromes (vlc). Julian Riem (pn)
Concerto para Piano Nº1, op.40: I. Allegro
Giuseppe Coggi (pn). Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Sinfonia Nº2, op.81: II. Scherzo. Allegro vivace
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
3 Peças para Piano, op.82: 2. Novelletta (arr. para orquestra)
Orq. Fil. do Scala. Dir: Riccardo Muti
6 Peças, op.44: VI. Tarantella
Alberto Miodini (pn)
Para ouvir, clicar aqui.
Prog. 5 | 29 Janeiro
Alfredo Casella (1883-1947)
Notturno e Tarantella, op.54: II. Tarantella
Raphaela Gromes (vlc). Julian Riem (pn)
Suite para Orquestra, op.13: I. Abertura
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Rapsódia “Itália”, op.11
Orq. Sinf. da Rádio do Oeste da Alemanha (Colónia). Dir: Alun Francis
Sinfonia Nº2 em Dó menor, op.12: II. Adagio quasi andante
Orq. Fil. da BBC. Dir: Gianandrea Noseda
Fragmentos Sinfónicos da Ópera “La donna serpente”: Suite Nº1
Orq. Fil. da BBC. Dir: Gianandrea Noseda
Notturno e Tarantella, op.54: II. Tarantella
Raphaela Gromes (vlc). Julian Riem (pn)
Suite para Orquestra, op.13: I. Abertura
Orq. Sinf. de Roma. Dir: Francesco La Vecchia
Rapsódia “Itália”, op.11
Orq. Sinf. da Rádio do Oeste da Alemanha (Colónia). Dir: Alun Francis
Sinfonia Nº2 em Dó menor, op.12: II. Adagio quasi andante
Orq. Fil. da BBC. Dir: Gianandrea Noseda
Fragmentos Sinfónicos da Ópera “La donna serpente”: Suite Nº1
Orq. Fil. da BBC. Dir: Gianandrea Noseda