Ouvir
Argonauta
Em Direto
Argonauta Jorge Carnaxide

Destaques

Jimmie Davis | 24 Setembro 23h00

O canto do Blues

|

Jimmie Davis | 24 Setembro 23h00 Jimmie Davis | 24 Setembro 23h00

24 Setembro 23h00

Um programa de André Pinto


Jimmie Davis


Esta semana O canto do Blues evoca o músico Jimmie Davis.
Com uma longa carreira musical de oito décadas do século XX, que vai do risqué country-blues ao gospel e ao country, Jimmie Davis tem um reconhecido percurso político, tendo sido por duas vezes, nos anos 40 e 60, eleito governador do estado americano do Louisiana.

Para ouvir, clicar aqui.


James Houston Davis nasceu em Beech Springs, Los Angeles, ainda no século XIX (1899), filho de pequenos agricultores. No final dos anos 20, ao terminar os estudos superiores na Louisiana State University começa a ensinar História num colégio. É por essa altura,1928, que inicia a sua carreira musical, cantando ocasionalmente e gravando na radio local. 
Um ano depois, assina com a discográfica Victor e começa a gravar, sendo a sua principal influência Jimmie Rodgers. Em cinco anos grava cerca de 70 temas, embora não obtenha grandes vendas.





Em 1934 assina pela Decca, com a qual tem o seu primeiro grande sucesso "Nobody's Darlin' but Mine", mas também com "It Makes No Difference Now" e  "You Are My Sunshine".
Entretanto, Jimmie Davis deixara de ensinar e trabalhava no Tribunal Penal de Shreveport. Em 1938, torna-se chefe da Polícia e quatro anos depois é eleito governador estatal.


Ainda durante os anos 40, participa em três filmes, três Westerns.
Continua a gravar e cinco dos seus singles atingem o top de vendas, durante o seu primeiro mandato como governador.
Após esse mandato, a música torna-se a sua atividade principal, e vai aproximando-se progressivamente do estilo gospel e dos espirituais negros.
Volta a ser eleito governador em 1960 e, dois anos depois, obtem um novo êxito discográfico, com "Where the Old Red River Flows".
Jimmie Davis continua a gravar e a dar concertos nas décadas seguintes, até quase à sua morte, em 2000, com 101 anos.