Ouvir
Mezza-Voce
Em Direto
Mezza-Voce André Cunha Leal / Produção: Susana Valente

Destaques

Lilliput | Sábados | 17h50

por Sandy Gageiro

|

Lilliput | Sábados | 17h50 Lilliput | Sábados | 17h50

Lilliput, há 10 anos na Antena 2, é o único programa de rádio em Portugal que se dedica à literatura infanto-juvenil. Recentemente foi galardoado com uma Menção Honrosa na 6ª edição do prémio de jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”, atribuído pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, com apoio da SPA.


Sábados | 17h50

Lilliput 
por Sandy Gageiro

Para ouvir, clicar aqui.


Rubrica dedicada à ilustração, literatura, poesia, dramaturgia e projectos de mediação de leitura para crianças e jovens. 
Reside no programa A Força das Coisas, de Luís Caetano, emitido na Antena 2 aos sábados, entre as 16h e as 18h.

Lilliput nasceu há 10 anos, pela mão e na voz da jornalista Sandy Gageiro.
Foi a partir de uma visita em reportagem a Beja, por ocasião de uma edição de Palavras Andarilhas, onde recolheu inúmeras conversas com contadores de histórias, autores, ilustradores, mediadores de leitura, que começou a germinar esta ideia: uma rubrica rádio dedicada à literatura infanto-juvenil.
Um programa onde se dá a conhecer estes livros, escritores e ilustradores. Mas também de muitas temáticas pedagógicas, sociais e artístico-culturais relacionadas com estas fases da vida, de assuntos relativos a estes 'nichos' editoriais, das feiras e festivais dedicados a crianças e jovens, livrarias e bibliotecas, e muitas outras coisas.
Nestes 10 anos, Lilliput tem sido um programa sem fronteiras; um foco na escrita e na ilustração para a infância e juventude que se vem irradiando em múltiplos sentidos. 





Sandy Gageiro | É jornalista na redacção da Antena 1 e Antena 2, responsável pela rubrica Lilliput (sobre livros infantis) na Antena 2. Foi responsável pelo apontamento Bom Dia e Boa Sorte na Antena 3. Assina a coluna Mundo Explicado na Rádio Zig Zag. Colaborou no programa Câmara Clara da RTP 2.
Iniciou-se com a rádio escolar, depois pirata e universitária. Passou por rádios e jornais locais. Integrou as redacções da Rádio Expo, Rádio Paris-Lisboa e TSFOnline. Escreveu textos para várias publicações nacionais. Foi correspondente em Lisboa do programa de rádio Monocle 24 da revista britânica Monocle. Integra a equipa de fundadores da Terra do Som - Mostra Internacional de Rádio. 


Mais sobre a autora e o programa, na revista Blimunda, da Fundação Saramago, nº 97, Jul.-Ago. 2020, p. 66 a 78, aqui.