Ouvir
Quinta Essência
Em Direto
Quinta Essência João Almeida

Destaques

Prémio Jornalismo em Saúde | Reportagem Antena 2 | As terapias de eletrochoques

Reportagem "Voando Sobre um Ninho de Estigmas" de Isabel Meira

|

Prémio Jornalismo em Saúde | Reportagem Antena 2 | As terapias de eletrochoques Prémio Jornalismo em Saúde | Reportagem Antena 2 | As terapias de eletrochoques


A reportagem "Voando sobre um ninho de estigmas", da autoria de Isabel Meira da Antena 2, venceu a edição 2020 do Prémio "Jornalismo em Saúde" na categoria Rádio.

O prémio é organizado pelo Clube de Jornalistas e promovido pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).

A reportagem aborda o mundo das terapias baseadas em eletrochoques atualmente em uso em Portugal.

Pode escutar a reportagem aqui.



Isabel Meira (Antena 2)

Choques elétricos, eletrochoques, ECT, eletroconvulsivoterapia: são expressões que estão associadas a um dos tratamentos mais polémicos da história da psiquiatria. 

Começou a ser praticado há cerca de 80 anos, numa cave escondida na Universidade de Roma e mais tarde esteve no centro das queixas dos movimentos antipsiquiatria, que relataram práticas abusivas contra os doentes. Mas o aparecimento de máquinas mais sofisticadas e de estudos que atestam a eficácia do tratamento, sobretudo em casos mais graves, tem levado à criação de Unidades de Eletroconvulsivoterapia.

Em Portugal, nos hospitais psiquiátricos públicos, em Lisboa e no Porto os números de tratamentos com eletrochoques têm vindo a aumentar a cada ano que passa.

A Direção-Geral de Saúde acompanha esta evolução e alerta para a importância de derrubar preconceitos que ainda existem nesta área.

Entre fantasmas do passado e estudos científicos, entre ecos de um filme de Hollywood e a realidade dos hospitais portugueses, a reportagem “Voando sobre um ninho de estigmas” de Isabel Meira é uma viagem sonora pela história, as memórias e as vivências de médicos e pacientes.