Ouvir
Café Plaza
Em Direto
Café Plaza Germano Campos

Destaques

Sara Vidal | Matriz

|

Sara Vidal | Matriz Sara Vidal | Matriz

© Idalecio Francisco

Sara Vidal lançou recentemente o seu primeiro álbum a solo, Matriz.
É o mote para uma conversa no programa Raízes, de Inês Almeida, com a cantora e multi-instrumentista que conta com uma carreira de 15 anos na música tradicional portuguesa.


Sara Vidal | Matriz

Para ouvir a conversa, em Raízes


Matriz recupera canções ancestrais através de uma sonoridade contemporânea.
É uma redescoberta do cancioneiro tradicional de cada região sob uma temática comum: a condição feminina nas diferentes etapas da vida da mulher, do berço à morte, do trabalho ao casamento. 
Com arranjos contemporâneos e produção musical de Manuel Maio e Rui Ferreira, este álbum traz a modernidade a temas tradicionais, mostrando que a música portuguesa é atual e que pode ser ouvida por todas as idades.

Com o principal objetivo artístico de valorizar e promover a música tradicional, enquanto veículo cultural e etnográfico da nossa matriz identitária, pretende-se também sensibilizar novos públicos para a cultura popular, através de novas abordagens sonoras, mais atractivas e estimulantes à descoberta. Pois a matriz tradicional sempre foi fonte de riqueza e inspiração cultural e artística.


Matriz  é uma viagem musical pela geografia portuguesa, com 12 canções, do Minho, "Verde Gaio/Lengalenga", de Trás-os-Montes, "Agora Vou-me Deitar", da Beira Alta, "Fiando o Linho", "Adelaidinha" e "Romance da Claralinda", da Beira Baixa, "Descante aos Noivos", do Ribatejo, "A Rosa (Já os Galos Cantam)", do Alentejo, "Idalina", do Algarve, "Faça Ai Ai, Meu Menino", e da Madeira, "Baile da Meia Volta".

O álbum é o amadurecimento de 15 anos de percurso musical de Sara Vidal, que conta com um vasto percurso profissional nas músicas de raiz, entre Galiza e Portugal. Atualmente desenvolve o seu trabalho musical em vários agrupamentos, todos no âmbito das músicas do mundo, sendo reconhecida como uma das vozes de referência da música folk e tradicional portuguesa, tanto a nível nacional, como internacional.






O álbum teve o seu lançamento digital em Dezembro, no canal YouTube da cantora Sara Vidal,  com a estreia do videoclip do single “Baile da meia volta”.


Matriz 
[Sons Vadios, 2020]

Sara Vidal - voz e harpa
Manuel Maio - bandolim, violino, piano e voz
Rui Ferreira - baixo `fretless`, guitarra, piano e percussão
Ricardo Coelho - percussão
Rogério Cardoso Pires e André Cardoso - guitarras
João Pratas - gaita-de-fole
José Fidalgo - contrabaixo
Sofia Adriana Portugal - voz e percussão
Ângela Oliveira, Joana Castro, Teresa Campos e Tânia Cardoso - vozes


Sara Vidal | Cantora e multi-instrumentista de música tradicional e folk portuguesa.
Em 2005, iniciou profissionalmente a sua carreira musical no grupo galego Luar na Lubre como vocalista principal, onde permaneceu até 2011. 
De regresso a Portugal, desde então tem desenvolvido vários projetos no âmbito da música folk, celta e tradicional portuguesa, seja como convidada ou como membro integrante dos projectos Espiral, A Presença das Formigas, Diabo a Sete e Cantos da Quaresma.
O ano de 2020 marca a estreia em nome próprio, com a edição do primeiro disco “Matriz” a assinalar 15 anos de um percurso dedicado às músicas do mundo em geral e da tradicional portuguesa em particular.