Ouvir
A Ronda da Noite
Em Direto
A Ronda da Noite Luís Caetano

Destaques

Sequeira Costa (1929-2019)

Um Pianista Maior

|

Sequeira Costa (1929-2019) Sequeira Costa (1929-2019)

Sequeira Costa (1929-2019)


Sequeira Costa faleceu aos 89 anos no Kansas, Estados Unidos da América, onde residia desde 1976.

Homenageando esta figura maior da música, a Antena 2 transmite

- hoje, 22 Fevereiro | 19h00 | Entrevista de Sequeira Costa a João Almeida em Janeiro de 2007, num programa Quinta Essência especial.

 - Domingo, 24 Fevereiro | 15h00 | No programa Memória e recuperando no Arquivo Musical da Rádio e Televisão de Portugal, a interpretação de Sequeira Costa com o Quarteto Kodaly, do Quinteto em Lá maior D. 667 - A truta, de Franz Schubert. 
Esta gravação foi realizada na 10ª edição do Festival de Música do Estoril, a 16 de agosto de 1985. 




José Carlos Sequeira Costa, desde criança, revelou um excepcional talento musical. Estudou com  Vianna da Motta, por sua vez um dos últimos alunos de Liszt e de Hans von Bulow, e aperfeiçoou os seus conhecimentos com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier.

Em 1951, com 22 anos, venceu o Grande Prémio de Paris, no Concurso Internacional Marguerite Long, e 5 anos mais tarde fundou o Concurso Internacional de Música de Lisboa Vianna da Motta, um tributo ao seu mestre, com quem trabalhou até este falecer em 1948.

Em 1958, foi convidado por Dmitri Shostakovich para fazer parte do júri do 1º Concurso Internacional de Tchaikovsky, em Moscovo, sendo, na altura, o mais jovem membro do júri da história da competição; voltaria a pertencer a este júri por mais seis vezes. Desde então, integrou o júri dos mais prestigiados concursos a nível mundial de Piano como o Concurso Tchaikovsky, Chopin, Leeds, Marguerite Long, Montréal, Rubinstein e do 1º Concurso Internacional Sviatoslav Richter, em 2005. Foi também professor em master classes em todo o mundo, de reconhecido mérito pedagógico.

A partir de 1976, ocupou o lugar de Cordelia Brown Murphy, como professor de piano, na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos da América, tendo muitos dos seus alunos obtido prémios nos concursos mais importantes de piano.

Ao longo da sua carreira de intérprete, Sequeira Costa realizou concertos e digressões, atuando nas mais importantes salas de espetáculo, como Carnegie Hall (Nova Iorque), Kennedy Center (Washington), Vienna Musikverein (Viena), Suntori Hall (Tóquio), quer a solo, ou acompanhado pelas mais prestigiadas orquestras, sob a direcção dos mais notáveis maestros.

O seu extenso reportório discográfico inclui música para piano solo de Ravel, Chopin, Schumann, Albeniz, Bach/Busoni, Vianna da Motta, Rachmaninov e Beethoven, bem como as integrais para piano e orquestra de Schumann, Rachmaninov e Chopin.