Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais João Pedro

Videos

Vento do Norte | Festival Antena 2 | 15 Fevereiro 19h00

3º Dia | Concerto

|

Vento do Norte | Festival Antena 2 | 15 Fevereiro 19h00 Vento do Norte | Festival Antena 2 | 15 Fevereiro 19h00


Sala Eça de Queiroz,

15 Fevereiro | 19h00
Concerto | Música de Câmara 

Henk van Twillert & Vento do Norte




Henk van Twillert - Diretor Artístico / Solista: Saxofones Soprano e Barítono
Pedro Pereira, José Pedro Goncalinho - Saxofone Soprano/Alto
Hristo Goleminov - Saxofone Alto
Rui Cunha, Andre Correia - Saxofone Tenor
Adriana Oliveira - Saxofone Barítono
Claudio Pereira - Saxofone Baixo


Programa

Franz Schubert (1797-1828) - Quarteto de cordas Nº 14 em ré menor «A Morte e a Donzela» - Allegro (Arranjo de Bart Kok)

Samuel Barber (1910-1981) - Adagio para cordas (Arranjo de Johan Van Der Linden)
 
Astor Piazzolla (1921-1992) - Libertango (Arranjo de Arend Nijhuis)
   - Violentango (Arranjo de Henk Huizinga)

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Concerto Brandenburguês Nº 2 BWV 1047 (Arranjo de Hristo Goleminov)

Henk (1962) & Marleen Huizinga (1962-2008) - Desierto 

Arthur Ribeiro (1924-1982) / Amália Rodrigues (1920-1999) - Nem às Paredes Confesso (Arranjo de Henk Huizinga)

Astor Piazzolla (1921-1992) - Balada para un Loco 

José Afonso - Traz outro amigo amigo também


O saxofonista Henk van Twillert (1959) estudou no Conservatório Sweelinck em Amesterdão, Conservatório de Amesterdão, com Ed Bogaard, onde obteve o diploma de solista com distinção. Em 1979 fundou o famoso ASQ – Amsterdam Saxophone Quartet. Este quarteto gravou uma vasta discografia e fez digressões de sucesso com inúmeros músicos famosos, incluindo Jaap van Zweden, Wayenberg Daniel e Han Bennink. Entre outros, foram concertos notáveis o concerto final da EXPO'98 em Lisboa e a abertura do estádio Arena do Ajax, em Amesterdão. Em 1993, Henk van Twillert lançou-se numa carreira a solo fundando o “Amsterdam Soloist Quintet”, com o qual gravou diversos trabalhos discográficos de grande sucesso destacando-se o CD Tango, um tributo a Astor Piazzolla, com a violinista Sonja van Beek.
2001 foi um marco na carreira de Henk van Twillert, quando gravou as famosas Suites para Violoncelo de Johann Sebastian Bach. Em 2002, Van Twillert gravou um CD de fado Português, Saudades, com a participação especial de Carlos do Carmo. Em 2006 e 2007, van Twillert foi convidado para o prestigiado Festival de Música em Newport, USA, com soprano Inessa Galante.
Em 2005 formou o grupo de jovens saxofonistas seus alunos, Vento do Norte com os quais actou em diversos palcos nacionais e Internacionais.
Entre 2009 e 2011, Henk van Twillert residiu em Nova York onde trabalhou no seu doutoramento "As Suites para Violoncelo de Johann Sebastian Bach no Saxofone – Interpretação e transcrição", tendo obtido o Grau de Doutor em Junho 2013.
Em 2012 iniciou a série de concerto “Meet the artists” apresentando-se em palco regularmente em Amesterdão e Roterdão, onde mensalmente partilha o palco com colegas músicos criando noites com estilos musicais diferentes
É professor de saxofone na ESMAE, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo no Porto, onde formou a Orquestra Portuguesa de Saxofones e o grupo de saxofones internacional, Vento do Norte. Após 25 anos como docente de saxofone permanente no conservatório de Amesterdão decidiu tornar-se “Guest Teacher” para dispor de mais tempo para todos os seus projetos. Henk Van Twillert combina sempre o amor pela música e ensino combinado concertos com workshops e masterclasses em diferentes locais do mundo para onde é convidado. 




Vento do Norte é um grupo único de jovens músicos saxofonistas alunos de Henk van Twillert na ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, Porto, Portugal.
São músicos apaixonados e talentosos que combinam uma visão moderna da música de câmara com interpretações únicas. Ouvir este grupo musical é uma experiência arrebatadora, num momento somos tocados na alma pela sua música, no outro somos elevados à euforia e ao movimento.
O grupo foi formado em 2005 por Henk van Twillert com os alunos da sua classe de saxofone da ESMAE. Os alunos que terminam o curso dão lugar aos mais novos mantendo-se a jovialidade e energia do grupo.
Desde a sua criação atuaram em diversas locais e festivais em Portugal, entre outros em Aveiro, Porto, Palmela e Guimarães.
Em 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015 ganharam os primeiro prémio no prestigiado “Concorso Internazionale di Musica da câmera “Città di Chieri” em Itália. Em 2009 gravaram seu primeiro CD "Adágio de Saxofones" definido como versátil, competente, apaixonado e sincero.
Henk van Twillert & Vento do Norte realizaram em 2014, 2015 e 2016 as tournées “Once upon a time in... Holland and Belgium, “Ode to Joy” e "Movimento Perpétuo" respectivamente. No seguimento da Tournée “Ode to Joy” Henk van Twillert & Vento do Norte foram convidados para actuar no programa cultural da televisão nacional holandesa “Podium Witteman” e no programa de rádio “Opium op4”.
A 2 de Março 2015, o programa “Grande Valsa” da RTP2 dedicou grande parte do programa à classe de saxofone da ESMAE e nomeadamente a Henk van Twillert & Vento do Norte.
Em Março de 2016 realizaram a tour "Once Upon a Time in…EUA”. Em 2017 actuaram nas Antilhas Holandesas e 2018 está programado a participação no festival Bach to the Future e uma tournée na Holanda.


Transmissão direta (antena e online)
Para comprar bilhete, clique aqui.
Para maiores de 6 anos


Fotos @ Paulo Pinheiro