Ouvir
Memória
Em Direto
Memória Alexandra Louro de Almeida

Entrevistas

Helder Macedo | Prémio Literário D. Diniz

|

Helder Macedo | Prémio Literário D. Diniz Helder Macedo | Prémio Literário D. Diniz

© Jorge Carmona / Antena 2

O escritor Helder Macedo venceu o Prémio Literário D. Diniz, instituído pela Fundação da Casa de Mateus, com o livro Camões e Outros Contemporâneos.

Aquando do lançamento deste volume de ensaios, Luís Caetano conversara com o autor, numa entrevista que passou em A Força das Coisas
pode ser escutada, AQUI [a partir do min. 8.55]


O Júri do Prémio D. Diniz, constituído por Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, atribuiu, por unanimidade, o prémio de 2018 a este livro publicado pela Editorial Presença, no qual são coligidos 25 textos dedicados a autores de diferentes épocas, desde o próprio D. Dinis, patrono deste prémio, a poetas mais contemporâneos do autor, como Mário Cesariny, Herberto Helder ou Manuel de Castro.

Camões e outros contemporâneos abarca oito séculos de literatura portuguesa, reunindo textos muito diversos, quer temporalmente quer nas suas circunstâncias, nos quais Helder Macedo (1935), poeta e romancista reconhecido, como a ata do jurí relata, oferece "um percurso pela literatura portuguesa, da Idade Média à actualidade, em que a familiaridade com os grandes autores do passado e os do presente nos aproxima do seu universo, cruzando criação e vida”.


Esta obra "que começa precisamente pela análise inovadora de uma cantiga de amigo do rei poeta que o nome do prémio celebra”, é distinguida também por "assumir a ousadia das suas descobertas e o faz com uma erudição que, longe de afastar o leitor, o fascina pelos novos horizontes que vem abrir".

 
O Prémio D. Diniz foi instituído em 1980 pela Fundação da Casa de Mateus, para galardoar anualmente uma obra de poesia, ensaio ou ficção, e já contemplou escritores como Mário Cláudio, Maria Teresa Horta, Manuel Alegre, Manuel Gusmão, Frederico S. Lourenço, António Franco Alexandre ou Hélia Correia, entre muitos outros.

A sessão solene de entrega do Prémio, presidida pelo Presidente da República, decorre no dia 6 de Outubro de 2018, pelas 18h00, na Casa de Mateus.


Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP - 2017