Ouvir
A Propósito da Música
Em Direto
A Propósito da Música Alexandre Delgado

Entrevistas

Toques do Caramulo | 15 Fevereiro 00h00

Raízes

|

Toques do Caramulo | 15 Fevereiro 00h00 Toques do Caramulo | 15 Fevereiro 00h00

Toques do Caramulo

Mexe!
Novo álbum 


Depois do lançamento do novo CD, Mexe!, e antes do início da digressão de Toques do Caramulo, Inês Almeida entrevista Luís Fernandes, fundador do grupo, no programa Raízes, de 15 de Fevereiro às  00h00.


Para ouvir a entrevista e alguns temas do CD, clicar aqui  


O terceiro álbum de Toques do Caramulo, lançado no início de 2017, revela "a memória do percurso e a vontade de um pulo". Gravado durante o último ano, conta com participações especiais de Hermeto Pascoal e Eliseo Parra, tendo sido produzido por este último e por Manuel Maio.

No paradoxo de um título nascido quando, em estúdio, se gritou o triunfal “não mexe!”, o terceiro disco de Toques do Caramulo é um rodopio alegre e também profundo. Este álbum de sons resgata os primeiros viras retocados, reminiscência da dança. E deslinda recolhas de palavras bem ditas, ecos de festa na boca da serra. Traz ainda modas pintadas de fresco que, velhas, mexem todas só de vestir novo. 
Toques do Caramulo, no disco ou em palco, é tradição vivida, retocada e mexida. 





Com dois álbuns editados, “Toques do Caramulo é ao Vivo!” (2007) e “Retoques” (2011), e mais de uma década de estrada, o projeto criativo mais identitário da d’Orfeu, Toques do Caramulo reinventam-se continuamente, fazendo música nova das velhas cantigas e levando o público a surpreender-se com o repertório esquecido da Serra do Caramulo. 

Na sua história contam já com o reconhecimento nacional e internacional, tendo recebido vários prémios e distinções em Cabo Verde (Atlantic Music Expo 2015), em Espanha (Concurso Folk “Escenario Prau” 2009/2010, e Concurso Folk “Cuarto Los Valles” 2009) e em Portugal com o 1ºPrémio “Musicalia” INATEL em 2008.
Participaram em festivais e diversos outros eventos em vários países europeus: na Hungria (Babelsound Festival, 2016; Vidor Fesztivál, 2014), em Espanha (Rede de Músicas Soltas, 2016; Artistas in Ruta, Festival Tradicionàrios, 2015; Fira Mediterrània, Festival Bidasoafolk, Folk Plasencia, 2014; Cita Folk de Jódar, Festival Planeta Folk, 2013; Culturgal, Pontevedra, 2012; Danzas sin Fronteras, 2012, 2006; Rede Galega de Música ao Vivo, 2007 e 2008); Territorios Imaginários, Festa da Reconquista, 2007), em França (Festival Traversées Tatihou, Festival Musique sous les Embruns, 2015), em Cabo Verde (Atlantic Music Expo, 2015), na Moldávia (Festival Gustar, 2012), na Turquia (Karakeçili Culture Festival, 2012), na Alemanha (Bardentreffen Festival Nürnberg, 2009), na Suiça (Pow-Wow Festival, Trogen, 2009), em Itália (Valle d’Aosta, Verona, Cuneo, 2008) e na Sérvia (Beograd, Valjevo, Kragujevac, 2003), e em Portugal em inúmeros lugares, de norte a sul do país.
Com este percurso e com o novo disco na bagagem, Toques do Caramulo voltam agora à estrada, prosseguindo em 2017 a sua digressão nacional (confira mais abaixo) e internacional, com um espectáculo de forte energia musical e interacção com o público, fazendo de cada concerto uma grande festa para todas as idades.





Toques do Caramulo 
Luís Fernandes – voz, acordeão, flauta, viola braguesa
Pedro Martins – bandolim, violino, coros
Miguel Cardoso – contrabaixo, coros
Alex Duarte – guitarra, flauta, coros
Gonçalo Garcia – bateria, percussões, coros

Convidados em “Mexe!”

Eliseo Parra – voz, pandeiros e almofariz
Sónia Sobral - acordeão
Ana Conceição – violoncelo
Manuel Maio – bandolim, coros, adufe, teclado
Rui Ferreira – cavaquinho, adufe 

Disco produzido por Eliseo Parra e Manuel Maio



Atuações agendadas de Toques do Caramulo:

16 Fevereiro | 15h00
"Viva a Música" (Antena 1), Teatro da Luz, Lisboa
Entrada livre

10 Março | 22h00
"Sextas Culturais", Cine-Teatro São Pedro, Águeda

9 Junho
Às Sextas na Praça, Anadia

15 Julho
Tom de Festa, Tondela