Ouvir
Coreto
Em Direto
Coreto Jorge Costa Pinto

Festivais

Dias da Música | 25 a 28 Abril

Shakespeare, O Doce Poder da Música

|

Dias da Música | 25 a 28 Abril Dias da Música | 25 a 28 Abril

O principal festival de música clássica em Portugal regressa ao CCB, para mais quatro Dias da Música. A Antena 2 junta-se mais uma vez a este grande evento, transmitindo e gravando concertos, realizando apontamentos de reportagem, entrevistas e comentários aos diversos participantes, e deste modo projetando-o para além do seu espaço físico, mas também desvendando alguns dos seus bastidores.
Vamos estar presentes nesta festa da música a partir do Espaço Antena 2 no CCB. Acompanhe-nos também sintonizando a rádio, ou através do online, e facebook da Antena 2.


Dias da Música

25 a 28 de Abril

Shakespeare, O Doce Poder da Música


A razão é vós terdes espírito atento.
Basta verdes um rebanho selvagem e brincalhão
Ou a corrida de potros jovens indomados
A saltar como doidos e com altos relinchos,
Meros efeitos do ardor do sangue.
Se, por acaso, ouvirem um toque de trompa
Ou se uma ária de música lhes chega aos ouvidos,
Vê-los-eis parar ao mesmo tempo,
Seus olhos selvagens tornam-se olhar meigo
Pelo doce poder da música.

Shakespeare, in O mercador de Veneza

Revisitar Shakespeare é sempre um desafio. A sua biografia ainda é terreno de polémicas, a sua obra continua a fascinar pelo que tem de avassalador na abordagem da natureza das paixões humanas e a suscitar permanentes releituras. A música, em particular, tem uma profunda relação com Shakespeare, seja pelo que escreve sobre a música, seja pela forma como a sua obra fascinou e influenciou compositores de todas as épocas, dando origem a um vastíssimo repertório, da música de cena à ópera e ao ballet, do poema sinfónico à música para piano solo, da canção ao musical norte-americano.
Os Dias da Música em Belém procuram traçar um percurso evocativo do poder inspirador da arte de Shakespeare, numa série de caminhos alternativos, todos eles relacionados com Shakespeare – desde a música do tempo de Shakespeare até à música eletrónica dos nossos dias, passando obviamente por concertos dedicados exclusivamente a peças e/ou personagens marcantes do panteão shakespeariano.
Do texto de apresentação de André Cunha Leal, programador de Os Dias da Música


Programação

5ª feira | 25 Abril

Festival Jovem

A1 | 18h00
Grande Auditório
Sonho de uma Noite de Verão

Orquestra do Festival
Cesário Costa, direção musical
Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa
Filipa Palhais, maestrina do coro
Ana Maria Pinto, soprano
Patrícia Quinta, meio-soprano
Pedro Penim, narrador
Maria João da Rocha Afonso e Diana Afonso, tradução

Programa

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) - Sonho de uma Noite de Verão




A2 | 16h00
Pequeno Auditório

Escola Artística de Música do Conservatório Nacional

Programa

John Blow (1649-1708) - Vénus e Adónis | Ópera em três atos com prólogo. Cantada em inglês


A3 | 16h00
Sala Luís de Freitas Branco

Orquestra da Escola de Música do Colégio Moderno
Escola da Banda de Música de Antas - Esposende
Diogo Costa, direção musical

Programa

Carl Maria von Weber (1786-1826) - Abertura de Oberon
Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Sinfonia nº 40 em Sol menor


A4 | 16h00
Sala Almada Negreiros

Baseado na semiópera Rei Artur de H. Purcell, 1691 – Z.628 em 5 atos
Classes de Conjunto da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo


Palco Poente | 17h15
Os Violinhos

Programa

Aram Khachaturian (1903-1978) - Dança do Sabre
Fritz Kreisler (1875-1962) - Liebesleid
Leroy Anderson (1908-1975) - Fiddle Faddle
Ezra Jenkinson (1872-1947) - Dança dos Elfos
Carl Maria von Weber (1786-1826) - Coro dos Caçadores
Richard Rodgers (1902-1979) - Música no Coração
Coldplay - Viva La Vida





6ª feira | 26 Abril
Emissão a partir das 20h45

B1 | 21h00 | Transmissão em direto
Grande Auditório

Orquestra Sinfónica Metropolitana
Pedro Amaral, direção musical
Coro Ricercare
Pedro Teixeira, maestro do Coro Ricercare
Coro do DeCA/UA
António Lourenço, maestro do Coro do DeCA/UA
Luís Gomes, tenor
Luís Rodrigues, barítono
Marta Mata, piano
André Gago, narrador

Programa

Hector Berlioz (1803-1869) 
- Tristia, op. 18 (1849, rev. 1851)

- Lélio, ou O Regresso à Vida, monodrama lírico, op. 14bis (1831-1832; Pub. 1855)





Sábado | 27 Abril
Emissão a partir das 14h50


C1 | 15h00
Grande Auditório

Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical
Ekaterina Siurina, soprano

Programa

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Abertura Coriolano
Vincenzo Bellini (1801-1835) - Eccomi in lieta vesta...Oh! quante volte de Os Capuletos e os Montéquios
Hector Berlioz (1803-1869) - Abertura e Je vais le voir de Béatrice et Bénédict, H. 138
Otto Nicolai (1810-1849) - Abertura da ópera As Alegres Comadres de Windsor
Ambroise Thomas (1811-1896) - A vos jeux, mes amis de Hamlet



C2 | 17h00
Grande Auditório

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Antonio Pirolli, direção musical
Paulo Ferreira, Otello, tenor
Evelina Dobračeva, Desdémona, soprano
Gevorg Hakobyan, Iago, barítono
Marco Alves dos Santos, Cássio, tenor
Bruno Almeida, Rodrigo, tenor
Cátia Moreso, Emília, meio-soprano
Christian Luján, Montano, baixo
João Merino, Ludovico, barítono

Programa

Giuseppe Verdi (1813-1901) - Otello (1º e 4º Atos)




C3 | 19h00 | Transmissão em direto
Grande Auditório
Romeu e Julieta

Orquestra XXI
Dinis Sousa, direção musical
Coro Sinfónico Lisboa Cantat
Anna Stéphany, meio-soprano
João Pedro Cabral, tenor
Stephan Loges, barítono

Programa

Hector Berlioz (1803-1869) - Sinfonia Dramática Romeu e Julieta




C4 | 22h00
Grande Auditório

Francesco Tristano, piano e eletrónica

Programa

Francesco Tristano (1981) - Midsummer Introit
Francesco Tristano (1981) - Hello
Orlando Gibbons (1583-1625) - Pavan
Orlando Gibbons (1583-1625) - French Air
Orlando Gibbons (1583-1625) - Aleman
Orlando Gibbons (1583-1625) - Italian Gound
John Bull (1562/3-1628) /Francesco Tristano - Galliard
Francesco Tristano (1981) - Nach Wasser noch Erde
Claude Debussy (1862-1918) - La danse de Puck 1
Claude Debussy (1862-1918) - Le vent de la plaine 1
Claude Debussy (1862-1918) - Les collines d’Anacapri 1
Henry Purcell (c. 1649-1695)/Francesco Tristano - Abertura de Timão de Atenas
Francesco Tristano (1981) - Electric Mirror 2
Francesco Tristano (1981) - Chi no Oto 2
Francesco Tristano (1981) - The Third Bridge at Nakameguro 2
Francesco Tristano (1981) - Eastern Market

1 Dos Prelúdios, Livro I
2 Do Projeto Tokyo Stories (2019)12:15 22-03-2019




C5 | 15h00 | Transmissão em direto

Pequeno Auditório
Uma encomenda Dias da Música em Belém, em Estreia Mundial

Álvaro Cunhal, tradução
Alexandre Delgado e Sara Barros Leitão, adaptação para cena
Alexandre Delgado, música
Sara Barros Leitão, encenação
Ana Fernandes, assistente de criação

Paulo Calatré, Lear
Diana Sá, Goneril
Teresa Arcanjo, Regan
Sara Barros Leitão, Cordélia
Rodrigo Santos, Kent
Carlos Guilherme, Bobo (tenor)

Toy Ensemble
Jed Barahal, violoncelo
Pedro Teixeira, oboé
Tiago Bento, clarinete
Dário Ribeiro, trompa
Christina Margotto, piano




C6 | 17h00 | Transmissão em direto
Pequeno Auditório

Divino Sospiro
Elisa Bestetti, Valeria Caponnetto, Katarzyna Solecka, Lina Manrique, Gemma Longoni, violinos 
Roxanne Dykstra, violeta
Sara Ruiz, viola da gamba
Marta Vicente, violone em Sol
Pedro Castro, flauta de bisel
Marianna Henriksson cravo, órgão positivo
Céline Scheen, soprano
Hugo Oliveira, baixo
Fabio Rinaudo, gaita-de-foles renascentista
Vittorio Ghielmi, viola da gamba e direção musical

Programa

Henry Purcell (1659-1695) - Music for a While com texto de John Dryden
Matthew Locke (1622-1677) - The First Music: Introduction-Galliard-Gavotte, da música instrumental usada em A Tempestade
Robert Johnson (1583-1633) - Full Fathom Five (canção original de A Tempestade, Ato I, Cena II), publicada em Cheerful Ayres or Ballads, 1659
Henry Purcell (1659-1695) - Mask of the SpiritsArise, arise ye subterranean winds 
Anónimo do tempo de Shakespeare - Fortune My Foe (gaita-de-foles)
Anónimo do tempo de Shakespeare - Peg-a-Ramsey de Twelfth Night, Ato II, Cena III (gaita-de-foles)
Matthew Locke (1622-1677) - The Second Music: Sarabrand-Lilk, da música instrumental usada em A Tempestade
Henry Purcell (1659-1695) Mask of the SpiritsGreat Neptune!, música para A Tempestade(versão de Dryden/Shadewell) 
Anónimo do séc. XVII - She rose and let me in (arr. Vittorio Ghielmi) (gaita-de-foles)
Henry Purcell (1659-1695) - Ariel: Dry those eyes which are o'erflowing, música para A Tempestade (versão de Dryden/Shadewell) 
Matthew Locke (1622-1677) - Curtain Tune da música instrumental usada em A Tempestade
Robert Johnson (1583-1633) - Where The Bee Sucks There Suck I (canção original de A Tempestade, Ato V, Cena I), de Cheerful Ayres or Ballads, 1659 
Matthew Locke (1622-1677) - Rustick Air da música instrumental usada em A Tempestade
Anónimo do séc. XVII - Cremonea (arr. Vittorio Ghielmi) (gaita-de-foles)
Anónimo do séc. XVII - Callino Casturame (do gaélico Cailín Og, an Stiuir Thu mi, Young Maid, will you guide me, citado por Shakespeare em Henry V) (gaita-de-foles)
Henry Purcell (1659-1695) - No stars again shall hurt you from above, música para A Tempestade (versão de Dryden/Shadewell)

Conceito: Vittorio Ghielmi & Massimo Mazzeo




C7 | 19h00
Pequeno Auditório

Ana Quintans, soprano
Ensemble Darcos
Sara Hesselink e Paula Carneiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo
Pedro Wallenstein, contrabaixo
Marina Camponês, flautas
Cândida Oliveira, clarinetes
Beatriz Cortesão, harpa
Helder Marques, piano
Francisco Cipriano, vibrafone / percussão I
Cristiano Rios, marimba / percussão II
Nuno Côrte-Real, conceção, arranjos e direção musical

Programa 
John Dowland revisitado

Uma viagem pela intimidade poética de John Dowland (1563-1626)



C8 | 16h00
Sala Luís de Freitas Branco

The Tallis Scholars 
Peter Phillips, direção musical
Amy Haworth, soprano
Emily Atkinson, soprano
Charlotte Ashley, soprano
Hannah Ely, soprano
Caroline Trevor, alto
Tristram Cooke, alto
Steven Harrold, tenor
Simon Wall, tenor
Rob Macdonald, baixo
Simon Whiteley, baixo

Programa

Thomas Tallis (c. 1505-1585) - Loquebantur variis linguis
Thomas Tallis (c. 1505-1585) - Suscipe quaeso
William Byrd (1543-1623) - Infelix Ego
William Byrd (1543-1623) - O Lord, make thy servant Elizabeth our Queen
Thomas Weelkes (1576-1623) - O Lord, grant the King a long life
William Byrd (1543-1623) - Tribue, domine



C9 | 18h00
Sala Luís de Freitas Branco

Marco Beasley, voz
Stefano Rocco, arquialaúde, guitarra
Fabio Accurso, alaúde

Programa

Turlough O'Carolan (1670-1738) - Sheebeg Sheemore (arr. Stefano Rocco e Fabio Accurso)
John Dowland (1563-1626) - Now I needs must part 2 
Marco Beasley (1957) - In viaggio 1
John Dowland (1563-1626) - Come away sweet love 2
Marco Beasley (1957) - Firenze 1
Claudio Saracini (1586-1646) - Quest'amore, quest'arsura 3
Giulio Caccini (1550-1610) - Belle rose porporine 4
Turlough O'Carolan - Blind Mary (arr. Stefano Rocco e Fabio Accurso)
Marco Beasley (1957) - La lettera di Marenzio 1
John Dowland (1563-1626) - Sorrow stay 5 
John Dowland (1563-1626) - What poor astronomers 6
John Dowland (1563-1626) - I saw my Lady weep 5
Turlough O'Carolan (1670-1738) - Hewlett (arr. Stefano Rocco e Fabio Accurso)
Anónimo irlandês - Jig Port ui Mhuirgheasa (arr. Stefano Rocco e Fabio Accurso)
Marco Beasley (1957) - Venezia 1
Claudio Monteverdi (1567-1643) - Nigra sum 7
Marco Beasley (1957) - Genova 1
John Dowland (1563-1626) - Fine knacks for ladies 5
Marco Beasley (1957) - Le Alpi 1
John Dowland (1563-1626) Fancy & My Lord Willobe's Wellcome Home 8
Pierre Guédron (1565-1621) - Si le parler et le silence 9
Marco Beasley (1957) - Farewell, Italia! 1
John Dowland (1563-1626) - In darknesse let me dwell 9

Textos Originais e Pesquisa Literária por Marco Beasley
1 De The First Booke Of Songs Or Ayres, Londres, 1597
2 Leituras. A Partir De Una Vita Immaginata, Manuscrito, Génova, 1999
3 De Le Seconde Musiche, Veneza, 1620
4 De Le Nuove Musiche, Florença, 1601
5 De The Second Booke Of Songs Or Ayres, Londres, 1600
6 De The Third And Last Booke…, Londres, 1603
7 Das Vésperas De Nossa Senhora, Veneza, 1610
8 De Dowland Lute Book, 1610
9 De A Musicall Banquet, R. Dowland, Londres, 1610




C10 | 20h00
Sala Luís de Freitas Branco

The Tallis Scholars
Peter Phillips, direção musical
Amy Haworth, soprano
Emily Atkinson, soprano
Charlotte Ashley, soprano
Hannah Ely, soprano
Caroline Trevor, alto
Tristram Cooke, alto
Steven Harrold, tenor
Simon Wall, tenor
Rob Macdonald, baixo
Simon Whiteley, baixo

Programa

William Byrd (1543-1623) - Mass for All Saints
Orlando Gibbons (1583-1625) - O Lord, in thy wrath
Orlando Gibbons (1583-1625) - Lift up your heads
Orlando Gibbons (1583-1625) - O clap your hands
William Henry Harris (1883-1973) - Faire is the Heaven
Ralph Vaughan Williams (1872-1958) - Three Shakespeare Songs



C11 | 16h00
Sala Almada Negreiros

MusicOrba
Ricardo Vieira, piano
Tomohiro Hatta, piano

Programa

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) - Sonho de uma Noite de Verão, op. 61



C12 | 18h00
Sala Almada Negreiros

Maria João | OGRE
Maria João, voz
João Farinha, composição, pianos elétricos, sintetizadores
André Nascimento, laptop, eletrónica

Programa

Wherefore Art Thou Romeo
Look In Thy Glass
Love Looks Not With The Eyes
The Lunatic, The Poet And The Lover
Sigh No More Ladies
The Man That Hath no Music In Himself
Willow Willow Willow


Letra de William Shakespeare
Música original de João Farinha




C13 | 20h00
Sala Almada Negreiros

DSCH – Schostakovich Ensemble
Filipe Pinto-Ribeiro, piano e direção artística
Jack Liebeck, violino
Alexandra Raikhlina, violino
Philip Dukes, viola
Thomas Carroll, violoncelo
Rosa Maria Barrantes, piano
Katherine Broderick, soprano

Programa

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) 
- 4 Shakespeare Songs, op. 31
- 4 Peças para violino e piano, da música incidental para Muito Barulho por Nada de Shakespeare, op. 11
- Songs of the Clown, op. 29 
- Quinteto para piano, dois violinos, viola e violoncelo, op. 15
- Mariettas Lied, da ópera Die tote Stadt, op. 12, para voz, piano e quarteto de cordas




C14 | 16h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen

Guitarras Em'Canto
   Ana Paula Russo, soprano
   Rui Nabais, guitarra
   Rui Paiva, guitarra
   Nuno Santos, guitarra
   Ricardo Nogueira, guitarra
Lara Matos, atriz

Programa

Em cena com Shakespeare (1564-1616)
Thomas Morley (1557-1602) - O mistress mine (Twelfth Night) 
P. Humphrey (1647-1674) - A poor soul sat sighing (Othello)
Thomas Morley (1557-1602) - It was a lover and his lass (As You Like It)
William Shakespeare (1564-1616) - Shall I compare thee to a summer's day? (Se te comparo a um dia de verão) (Soneto XVIII)
Wiliam Lawes (1602-1645) - 4 Peças | 1 - Pavane / 2 - Almaine / 3 - Serabrand / 4- Allemande 
P. Sculthorpe (1929-2014) - O mistress mine (Twelfth Night); Come away, come away, Death (Twelfth Night)
Luís de Camões (c.1524-1580) - Que levas, cruel Morte? Um claro dia (soneto escrito a quando da morte da Infanta D.ª Maria de Portugal em 1577) 
Maurice Ravel (1875-1937) - Pavana para uma infanta defunta

O tempo de Miguel de Cervantes (1547 - 1616)
Joaquín Rodrigo (1901-1999) - Coplas del Pastor Enamorado (Texto de Lope de Veja, 1562 - 1635) 
Federico García Lorca (1898-1936) - Las morillas de Jaen (Texto de autor anónimo do séc. XVII) 
Luis de Góngora (1561-1627) - A Córdoba (poema dito)
Isaac Albéniz (1860-1909) - Córdoba (3 guitarras)
Joaquín Rodrigo (1901-1999) - De los alamos vengo, madre (Texto de autor anónimo do séc. XVI) 




C15 | 18h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen

O Guardador de Canções
   Carolina Figueiredo, meio-soprano
   José Brandão, piano

Programa

Ned Rorem (1923) - Remembrance of things past (When do the sessions of sweet silent thought, Soneto XXX)
Gerald Finzi (1901-1956) - Let Us Garlands Bring
I. Come away death / II. Who is Silvia? / III. Fear no more the heat o' the Sun 
IV. Oh mistress mine / V. It was a lover and his lass
Joseph Horovitz (1926) - Lady Macbeth - A Scena
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) - Elogio do Príncipe da Dinamarca (Mário Cesariny)
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) - Ofélia (Díptico das virgens afogadas / António Nobre)
Robert Schumann (1810-1856) - Herzeleid (Titus Ulrich)
Hector Berlioz (1803-1869) - La mort d'Ophélie
Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) - Songs of the Clown, op. 29
I. Come away, death / II. O mistress mine / III. Adieu, good man devil 
IV. Hey Robin / V. For the rain, it raineth every day



C16 | 20h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Uma Encomenda Dias da Música em Belém, em Estreia Mundial

Quarteto Camões
Pedro Meireles violino
Anne Victorino d'Almeida violino
Ricardo Mateus violeta
Martin Henneken violoncelo
Celia Williams recitante

Programa

Tiago Derriça (1986) - The Seven Ages of Man para quarteto de cordas





Música no Recinto
Entrada Livre*

| Palco Poente |

16h15 | Shakespeare na Pop
Maria João / Ogre
Música de Elton John, The Beatles, Sting, Taylor Swift, Tom Waits e Guinga

18h15 | Palavra de Shakespeare!
(Ou Shakespeare De Bolso)
Palavras De Bolso - Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina

| Palco Nascente  |

17h00 | Entre Flores e Batalhas
Criação de Carlos Alves, Luciana Zule, Maria Llanderas e Luís Filipe Valente

19h15 | Companhia Nacional De Bailado





Domingo | 28 Abril
Emissão a partir das 14h50


D1 | 15h00
Grande Auditório
The Fairy Queen

Ana Quintans, soprano I
Claire Debono, soprano II
Carlo Vistoli, contratenor
Marcel Beekman, tenor
André Henriques, barítono

La Paix du Parnasse/Javier Aguirre & António Carrilho
Emmanuel Resche-Caserta, concertino
Diego Fernandéz Rodriguez, contínuo
António Carrilho, direção musical

Programa

Henry Purcell (c.1659-1695) - Excertos da semiópera The Fairy Queen
Concerto legendado em português



D2 | 17h00
Grande Auditório

Orquestra Sinfónica Metropolitana 
Sylvain Gasançon, direção musical
Elisabete Matos, soprano

Programa

Giuseppe Verdi (1813-1901) - Excertos da ópera Macbeth
I. Prelúdio
II. Nel dì della vittoria io le incontrai / Ambizioso spirto / Vieni! t’affretta 
III. La luce langue 
IV. Bailado do 3º Ato
V. Una macchia è qui tuttora! 
Richard Strauss (1864-1949) - Macbeth, op. 23



D3 | 19h00 | Transmissão em direto
Grande Auditório

Orquestra Sinfónica Portuguesa
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Antonio Pirolli, direção musical
Carla Caramujo, Bárbara Barradas, Ana Maria Pinto e Susana Gaspar, sopranos
Cátia Moreso, Maria Luísa de Freitas, Ana Ferro e Carolina Figueiredo, meios-sopranos 
Luís Gomes, Marco Alves dos Santos, Bruno Almeida, João Cipriano, tenores 
André Baleiro, Christian Luján, Luís Rodrigues e João Merino, barítonos

Programa

Richard Wagner (1813-1883) - Abertura da ópera O Amor Proibido a partir de Medida por Medida

Charles-François Gounod (1818-1893) - Romeu e Julieta
I Ato: L’heure s’envole
I Ato: Je veux vivre

Vincenzo Bellini (1801-1835) - Os Capuletos e os Montéquios
I Ato: Se Romeo t'uccise un figlio... La tremenda ultrice spada
Charles-François Gounod (1818-1893) - Romeu e Julieta
    II Ato: L’amour, l’amour !... Oui, son ardeur a troublé tout mon être!
    III Ato: Mon père ! Dieu vous garde!... Dieu qui fit l’homme à ton image!

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Romeu e Julieta
Marcha dos Montéquios e Capuletos

Ambroise Thomas (1811-1896) - Hamlet
    IV Ato: A vos jeux, mes amis
    II Ato: Marche danoise… Belle, permettez-nous… Pantomime, Récit et Finale : ‘O mortelle offense, aveugle démence’
(Final)
Ralph Vaughan Williams (1872-1958) - Serenata à Música a partir de O Mercador de Veneza
Giuseppe Verdi (1813-1901) - Falstaff a partir de As Alegres Comadres de Windsor
III Ato: Facciamo il parentado. E che il ciel vi dia gioia





D4 | 15h00
Pequeno Auditório

Os Músicos do Tejo
Mauro Lopes e Sara Llano, violinos I
Nuno Mendes e Lígia Vareiro, violinos II
Paul Wakabayashi, Pedro Braga Falcão, Lúcio Studer e Maria Bonina, violas
Pedro Massarrão, violoncelo
Filipa Meneses, violone
Débora Bessa, Janaina Nóbrega, flautas
Nicolas André, fagote
Daniel Zapico, teorba
Marta Araújo, cravo e coordenação
Marcos Magalhães, cravo e direção musical
João Fernandes, baixo e narrador
Conceção de João Fernandes, Marcos Magalhães e Marta Araújo.

Programa

William Shakespeare (1564-1616) - Excerto de As you like it - Ato II, Cena 7
John Dowland (1563-1626) - In Darkness let me dwell
William Shakespeare - Excerto de Hamlet - Ato III, Cena 1 (Trad. D. Luís I)
William Lawes (1602-1645) - Consort sett a seis, em Sol menor - Pavan 
William Shakespeare - Excerto de Hamlet - Ato II, Cena 2
Anónimo - Go from my Window - Balada 
Orlando Gibbons (1583-1625) - Go from my Window 
William Shakespeare - Soneto 128, How oft when thou, my music, music play'st
William Byrd (1543-1623) - The Queens Alman
Henry Purcell (1659-1695) - If Music be the Food of Love
William Shakespeare - Excerto de Hamlet - Ato III, Cena 2 (Trad. Sophia de Mello Breyner Andresen)
John Dowland The Earle of Essex Galiard
Anónimo - Watkin's Ale - Balada 
William Byrd -Callino Casturame
William Shakespeare - Excerto de Hamlet - Ato III, Cena 2 (Trad. Sophia de Mello Breyner Andresen)
Antonio Salieri (1750-1825) - Sorte pettegola - Ária extraída de Falstaff 
William Shakespeare - Três citações tiradas de Othello - Ato III, Cena 3
Antonio Salieri Reca in Amor - Ária extraída de Falstaff
William Shakespeare - Soneto 129, Th'expense of spirit in a waste of shame
William Byrd - Fantasia a 5 
Anónimo - Tom O' Bedlam - Balada 
William Shakespeare - Excerto de Henry VI - Ato III, Cena 2




     
D5 | 17h00
Pequeno Auditório

Ian Bostridge, tenor
Julius Drake, piano

Programa

Henry Purcell (c. 1649-1695) - Music for a While
Joseph Haydn (1732-1809) - She never told her love
Francis Poulenc (1899-1963) - Fancie
Benjamin Britten (1913-1976) - Fancie
Michael Tippett (1905-1998) - Songs for Ariel
Gerald Finzi (1901-1956) - Let Us Garlands Bring 
Roger Quilter (1877-1953) - Come away death
Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) - 3 Canções de Shakespeare
I. Come away death / II. Desdemonas song / III. Adieu good man devil
Henry Purcell (c. 1649-1695) - If music be the food of love (arr. Benjamin Britten)    




D6 | 16h00
Sala Luís de Freitas Branco
* The Merry Wives of Windsor (Ato 2, Cena 2)

Sete Lágrimas
Filipe Faria, voz e direção artística
Sérgio Peixoto, voz e direção artística
Denys Stetsenko, violino barroco
Sofia Diniz, viola da gamba
Tiago Matias, guitarra barroca, guitarra romântica, tiorba e alaúde
Rui Silva, percussão histórica
Coro Ricercare
Pedro Teixeira, direção

Programa

London (England)
1. Tobias Hume (c.1579-1645) - The spirit of gambo
2. John Dowland (1563-1626) - Flow my tears
Bourdeaux (France)
3. Claude Goudimel (c.1514/1520-1572) - Je chanterai car Dieu est ma lumière (adapt. Filipe Faria e Sérgio Peixoto)
Navarre (Navarre)
4. Juan Achietta (1462-1523) - Con amores la mi madre
Venice
5. Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651) - Toccata arpeggiata
6. Stefano Landi (1587-1639) - Passacaglia della vita
7. Claudio Monteverdi (1567-1643) - Si, ch’io vorrei morire
Milan and Verona (Lombardy)
8. Francesco Corbetta (ca.1615-1681) - Ciaconna
9. Tema tradicional da Itália/Lombardia - San Giuseppe e la Madonna
Agincourt (France)
10. Salmo 115 (113b) - Non nobis Domine
A Cavern (Scotland)
11. Thomas Middleton (1580-1627) - Black spirits and white, red spirits and gray (adapt. Filipe Faria e Sérgio Peixoto)
London (England)
12. John Playford (1623-1686/7) - Prince Rupert’s March de The English Dancing Master (1651) (adapt. Filipe Faria e Sérgio Peixoto)
13. John Playford (1623-1686/7) / Jacob van Eyck (c.1590-1657) - Daphne de The English Dancing Master (1651)(adapt. Filipe Faria e Sérgio Peixoto)




D7 | 18h00
Sala Luís de Freitas Branco

Accademia Del Piacere
Fahmi Alqhai, viola da gamba soprano e direção musical
Alejandro Marías, viola da gamba baixo
Johanna Rose, viola da gamba tenor
Alfredo Barrales, viola da gamba baixo
Rami Alqhai, violone
Miguel Rincón, alaúde
Daniel Garay, percussão

Programa

John Dowland (1563-1626)
- Lachrimae Antiquae
- Lachrimae Antiquae Novae
- The King of Denmark’s Galliard
- Lachrimae Gementes
- Lachrimae Tristes
- Captaine Piper his Galliard
- Lachrimae Coactae
- Lachrimae Amantis
- M. Nicho. Gryffith his Galliard
- Lachrimae Verae
- M. Giles Hoby his Galliard
- Sir Henry Umpton’s Funerall




D8 | 16h00
Sala Almada Negreiros

Artur Pizarro & António Rosado, piano

Programa

Franz Liszt (1811-1886) - Hamlet, poema sinfónico, S. 644 (versão para 2 pianos pelo compositor)
Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) - A Tempestade, op. 18 (transc.r Edward Langer)
Hector Berlioz (1803-1869) - A Rainha Mab, ou a fada dos sonhos (extrato de Romeu e Julieta) (transc. Zoltán Kocsis)    




D9 | 18h00
Sala Almada Negreiros

João Bettencourt da Câmara, piano

Programa

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Dez peças para piano de Romeu e Julieta, op. 75
I. Dança popular
II. Cena
III. Minueto
IV. A jovem Julieta
V. Jogo de máscaras
VI. Montéquios e Capuletos
VII. Frei Lourenço
VIII. Mercútio
IX. Dança das jovens com os lírios
X. Romeu e Julieta antes da separação

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata em Ré menor, op. 31, nº 2, A Tempestade
I. Largo-Allegro
II. Adagio
III. Allegretto




D10 | 16h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen

Dellalian Trio
Nariné Dellalian, violino
Levon Mouradian, violoncelo
Marina Dellalyan, piano
Filipa Lopes, soprano
João Cipriano Martins, tenor

Programa

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Trio em Ré maior, op. 70, nº 1, Fantasma
Joseph Haydn (1732-1809) - 12 Canções Populares Escocesas



D11 | 18h00
Sala Sophia de Mello Breyner Andresen

Doppio Ensemble
Evandra de Brito Gonçalves violino
Ana Queirós piano

Programa

Erich Wolfgang Korngold (1897-1957) - Much Ado About Nothing, op. 11, para violino e piano
I. Maedchen im Brautgemach
II. March der Wache
III. Gartenscene
IV. Hornpipe

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Três peças do bailado Romeu e Julieta
I. Montagues and Capulets
II. Dance of the Antilles Girls
III. Masks

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Sonata nº 2 para violino e piano, op. 94bis
I. Moderato
II. Presto
III. Andante
IV. Allegro com brio




Música no Recinto
Entrada Livre*

| Palco Poente |

16h15 | Palavra De Shakespeare!
(Ou Shakespeare De Bolso)
Palavras De Bolso - Ana Isabel Gonçalves E Paula Pina

18h15 | Shakespeare no Jazz
Maria João / Ogre
Temas de Leonard Bernstein e Cole Porter

| Palco Nascente |

17h15 | Companhia Nacional de Bailado



Para mais informações sobre os Dias da Música, clicar aqui.





Fotos Jorge Carmona / Antena 2