A 11ª edição do
Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu apresenta 18 concertos em diversas salas, a do Teatro Viriato, do Museu Nacional de Grão Vasco, a Aula Magna do Instituto Politécnico, o Clube de Viseu, a Sé Catedral, entre outras igrejas e palcos de Viseu.
Considerado um dos principais Festivais de Música erudita do país, continua nesta edição a apostar na qualidade, na diversidade, na criação e internacionalização.
Embora o enfoque principal se centre na música de câmara, a programação deste ano contempla uma grande diversidade de propostas musicais: da musica antiga à contemporânea, à instrumental, solistas, musica de camara, orquestral, coral sinfónica, música elaborada e/ou executada com computador, o cruzamento da música com outras artes, assim como com a apresentação de uma ópera cómica, e a estreia mundial de 7 obras, das quais 4 são encomendas do Festival.
Mais uma vez, este projeto musical assenta também na competição, formação, criação, sensibilização e fruição musical, pilares que se renovam em cada ano.
A
Antena 2 volta a ser a rádio oficial do Festival, e transmite em direto os 4 concertos dos dias 11 e 12 de Abril, a partir do Clube de Viseu.
Viseu | 6 a 28 Abril
Programação
06 Abril | 21h00
Igreja Nova
Concerto de Abertura
Orquestra
Filarmonia das Beiras
com
Quarteto
de Guitarras de Viseu
Solistas - 4GV, Guitarra - André Cardoso,
António Coelho, Marco Pereira e
Paula Sobral
Maestro
- Cláudio Ferreira
Programa
L. Beethoven
(1770-1827) - "Egmont", Abertura
J. Rodrigo
(1901-1999) -"Concierto Andaluz" para quatro guitarras
e orquestra
L. Beethoven
(1770-1827) - Sinfonia nº 5 em Dó menor, op. 67
07 Abril | 21h00
Teatro Viriato
Mário Laginha e Pedro Burmester
Programa
Astor Piazzolla (1921-1992) - Grande Tango
Mário Laginha (N. 1960) - Concerto para dois pianos nr. 1
Frédéric Chopin/Laginha - Balada nº1 op.23 (Mário Laginha solo)
Frédéric Chopin (1810-1849) - Balada nº1 op.23 (Pedro Burmester solo)
Claude Debussy (1862-1918) - Prelude a l'aprés midi d'un faune
Maurice Ravel (1875-1937) - La Valse
8 Abril | 17h00
Igreja da Misericórdia
Junko Takayama, Cristina Rosário e
João Janeiro
Soprano - Junko Takayama
Meio-Soprano - Cristina Rosário
Órgão
e Direção - João Paulo Janeiro
Programa
François Couperin (1668-1733)
Maître du choeur' à la chapelle Royale
Órgão solo alternatim com
Canto Gregoriano
Kyrie Missa IV (gregoriano)
Plein chant du premier Kyrie, en Taille
Fugue sur les jeux d'anches
Récit de Chormorne
Dialogue sur la Trompette et le Cromorne
Gloria in excelsis Deo (gregoriano)
Plein Jeu Et in Terra pax
Petitte Fugue sur le Chormorne
Duo sur les Tierces
Dialogue sur les Trompettes, Clairon et Tierces du grand clavier et le Bourdon
avec le Larigot du positif
Dialogue sur la voix humaine
Offertoire sur les Grands Jeux
Sanctus (gregoriano)
Plein chant du premier Sanctus
Recit du Cornet
Agnus Dei (gregoriano)
Dialogue sur les Grands Jeux
Soprano, Meio-soprano, Órgão
Troisième Leçon de Ténèbres pour 2 Voix et Basse Continue
11 Abril | 19h00 |
Transmissão em direto
Clube de Viseu
Entrada Gratuita
Mário Teixeira
Programa
Pedro Berardinelli (1985) - de... (2017) para instrumentos de madeira
Diogo Silva (1982) - [sem título] (2018) para percussão e electrónica em tempo real
Igor C. Silva (N. 1989) - Gin#122 (2014) para kalimba e electrónica em tempo real
Jean-Claude
Risset (1938-2016) - Nature contre nature (1996-2005) para percussão e electrónica em suporte fixo, 2 canais
11 Abril | 21h00 | Transmissão
em direto
Clube de Viseu
5G5C - Portugal Guitar Quintet
Foto Jorge Carmona / Antena 2
Programa
Fernando C. Lapa (1950) - Canções Populares Transmontanas
1. Linda morena
2. Está a chover
3. Eu venho dali
4. Vimos dar as boas-festas
Sérgio Azevedo (1968) - Concertino alla Madrigalesca
1. Deciso
2. Madrigal
3. Sarabanda
4. Festivo
Manuel
de Falla (1876-1946) - La Vida Breve
Paulo
Amorim (1964) - Equinox 2
Jaime
Zenamon (1953) - El pendulo y el destino op.125
Ernesto
Nazareth (1863-1934) - Homenagem a Nazareth
1. Ameno Resedá
2. Celestial
3. Batuque
12 Abril | 19h00 | Transmissão
em direto
Clube de Viseu
Entrada Gratuita
Carlos Canhoto
Programa
Música de compositores portugueses. Estreia de 3 novas obras
Sara Carvalho (1970) - ... when I waked, I cried to dream again (2017)
José Carlos Sousa (1972) - Solilóquio I*
Eduardo Luís Patriarca (1970) - Kwatz! (2017)
Jaime Reis (1983) - Inverso Sangue - Âmbar B*
Eduardo Luís Patriarca (1970) - Para uma voz sem acompanhamento, versão a8) (2017)
Amílcar Vasques Dias (1945) - Bailações sob a olaia*
*estreia
absoluta
12 Abril | 21h00 | Transmissão em direto
Clube de Viseu
João Roiz Ensemble, António Rosado
e Carisa Marcelino
Violinos - Vasken Fermanian e João Mendes
Viola de Arco - João Pedro Delgado
Violoncelo - Ricardo Mota
Contrabaixo - Hugo Monteiro
Piano - António Rosado
Acordeão
- Carisa Marcelino
Programa
Richard Galliano (1950) - "Opale Concerto", para acordeão solo e cordas
César
Franck (1822-1890) - Quinteto com Piano em Fá menor, op. 34
+ info
13 Abril | 21h00
Aula Magna do IPV
Duo Assad
Programa
Domenico Scarlatti
(1685-1757) - Sonata K 96
- Sonata K 466
- Sonata K 141
Mauro Giuliani (1781-1829) - Variazioni concertanti opus 130
Mario Castelnuovo Tedesco
(1895-1968) - Prélude & fugue n° 7 opus 199
- Prélude & fugue n° 17 opus 199
Joaquin
Rodrigo (1901-1999) - Tonadilla
Antonio Carlos Jobim
(1927-1994) - Cronica da casa assassinada
- Trem para Cordisburgo
- Chora coração
- Jardim abandonado
- Milagres e palhaços
Egberto Gismonti (1947) - Palhaço
- Baião malandro
Heitor Villa Lobos (1887-1959) - Chôro n° 5
Sérgio Assad (1952) - Suite Brasileira
- Baião
- Cancão
- Samba
14 Abril | 21h00
Pavilhão Multiusos
Orquestra
Filarmónica Portuguesa
com
Pavel Milyukov
Solista - Pavel Milyukov, violino
Maestro Osvaldo Ferreira
Programa
Pyotr Ilyich Tchaikovsky
(1840-1893) - Concerto para violino
Igor Stravinsky (1882-1971) - A Sagração da Primavera
15 Abril | 15h00 |
17h00
Forum Viseu
Concerto de Laureados
do 11º Concurso de
Instrumentistas do Conservatório
15h00 - Categoria A, B, C
17h00 - Categoria D, E, F
20 Abril | 21h00
Museu Nacional Grão Vasco
Monika Streitová e Pedro Rodrigues
Programa
4 Novas Obras de Compositores Portugueses
Jaime Reis (1983) - Sândalo. Prata.* para guitarra e flauta
José Carlos Sousa (1972) - alliveS para guitarra e electrónica
Evgueni Zoudilkine (1968) - Illusiones II* para guitarra e flauta
Jaime Reis (1983) - Fluxus, Dimensionless Sound (B) para flauta e electrónica
José Carlos Sousa (1972) - Reflexo das Sombras* para flauta e guitarra
Amílcar Vasques-Dias (1945) - Flor-Medronho* para flauta e guitarra
Subtítulo: Março de 2018: o medronheiro já está carregado de pequeninas
flores-campânulas... mas ainda tem medronhos
* Estreia mundial - Encomenda do FIMPViseu
21 Abril | 21h00
Câmara Municipal de Viseu
Entrada Gratuita
Dong
Jun Miao // Ana M. Pinto, Anícia Costa, Svitlana Kocheleva
Programa
1ª Parte: Dong
Jun Miao
Bach-Busoni - 2 Choral:"Nun komm, der Heiden
Heiland"
"Nun freut euch, lieben Christen g'mein"
J. Brahms (1833-1897) - Variations on a Theme of Paganini, Op. 35, book 1
F. Chopin
(1810-1849) - Ballade Op. 38
- Mazurka Op. 33 No. 1, 2
- Polonaise Op. 53
2ª Parte: Ana
M. Pinto, Anícia Costa, Svitlana Kocheleva
W. Ganz (1833-1914) - Qui Vive - Grand Galop Concert
S. Rachmaninoff (1873-1943) - Romanze e Valse
L. Bernstein (1918-1990) - West Side Story (adaptação para piano a 6 mãos por D. Duarte/Nuno Silva)
A. Lavignac (1846-1916) - Galop-Marche
A. Yossifov (1940-2016) - Ancient Dance
21 Abril 17h00
Aula Magna, IPV
Orquestra Juvenil de Viseu
com
Coro Misto do Conservatório e Elisabete Matos
Programa
J. Sibelius (1865-1957) - "Finlândia"
K. Jenkins (1944) - "Stabat Mater"
- Cantus Lacrimosus
- And the mother did weep
- Ave Verum
- Sancta Mater
G. Puccini (1858-1924) - "Vissi d'arte"
- Ária de Floria de "Tosca"
A. Boito (1842-1918) - "L'altra notte in fondo al mare"
Ária de Margarida de "Mefistófeles"
G. Verdi (1813-1901) - "La luce langue"
Ária de Lady Macbeth de "Macbeth"
C. Saint-Saens (1835-1921) - "Bacchanale" de "Samson et Dalila"
24 Abril | 21h00
Teatro Viriato
Quarteto Contratempus
"As sete mulheres de Jeremias
Epicentro" de Jorge Prendas. Uma ópera cómica.
"Esta é a história de Jeremias Epicentro, um D.
Giovanni moderno e incansável. Mas Jeremias é um enorme sedutor que se apaixona
e desapaixona num pequeno espaço entre quatro paredes. É um sedutor solitário.
Os sentidos de Jeremias vivem do mesmo modo o
real e o virtual. Na sua hiperactividade emocional, Jeremias Epicentro seduz,
por isso, as personagens com que joga, as actrizes dos filmes que vê e, em
última análise, as heroínas dos livros que lê. No seu quarto cabe o mundo
inteiro, cabem todas as emoções e experiências humanas, as paixões, os enganos,
as proezas e desassossegos. Prisioneiro do seu ecrã, Jeremias, como tantos
contemporâneos seus, vai perdendo a capacidade de distinguir o real do virtual.
Assim é: cada vez se perdem mais juízos reais
por coisas fictícias. No seu quarto, Jeremias empalidece, com o tempo. No mundo
virtual há pouco sol."
Texto
Original - Mário João Alves
Composição - Jorge Prendas
Encenação - António Durães
Interpretação - Teresa Nunes
(Soprano), Ana Santos (Mezzo-soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima
(Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano)
25 Abril | 17h00
Hotel Grão Vasco
Professores
do Conservatório de Música de Viseu
Programa
J. Portalier - Swinging in Hawaii
Quarteto de guitarras - André Cardoso, António Coelho, Marco Pereira, Paula
Sobral
S. Octávio (1937) - Fantasia "A Espanhola"
Guitarra portuguesa - João Paulo Sousa
Guitarra clássica - António Carlos Coelho
Contrabaixo - Adão Pires
Composição inspirada numa
pintura a tinta-da-china oferecida a Octávio Sérgio pelo seu autor, o também
viseense Rolando de Oliveira, denominada "A Espanhola" que retratava uma figura
feminina desnuda. Este último é uma personalidade fascinante pela sua variedade
criativa. Professor do ensino secundário, guitarrista, cantor, escritor em
prosa e verso, ilustrador, pintor, estudioso do esotérico e até construtor de
aviões pelas próprias mãos. Faleceu precocemente na década de 70 do século
passado num acidente de viação.
C. Machado (1982) - Quebra Queixo (Choro)
Violino - Ana Serrano
Guitarra - Paula Sobral
C. Castelo (1966) - Miss Morna
Clarinete - Isabel Tavares
Guitarra Portuguesa - João Paulo Sousa
Guitarra Clássica - André F. Cardoso
Contrabaixo - Adão Pires
Percussão - Hélder Roque
M. Bruch (1838-1920) - Opus 83 Acht Stücke - I Andante, IV Allegro agitato
Piano - Anícia Costa
Viola de arco - Carlos Ferreira
Violino - Joaquim Castro
S. Koussevitzky (1874-1951) - Valse Miniature, op.2 no.1
Contrabaixo - Adão Pires
Piano - Jorge Martins
P. Dubois (1930-1995) - Circus Parade
Saxofone - José Eduardo Magalhães
Percussão - Hélder Roque
A. Lavignac (1846-1916) - Galop-Marche
Piano - Anícia Costa, Cristina Mota Pinto, Daniel Simões, Svitlana Kocheleva
P. Iturralde (1929) - Pequena Czarda
Saxofone - José Eduardo Magalhães
Piano - José Miguel Amaral
H. Villa-Lobos (1887-1957) - Do Duo "Assobio a Jato": 3.º andamento: Vivo
Flauta transversal - Joana Correia
Violoncelo - Luísa Antunes
A. Alyabyev - Solovei (Rouxinol)
Sopranos - Ecaterina Neagu e M. Cristina Aguiar
Piano - Alla Sosnovskaia
J. Fučik
(1872-1916) - Entry of the Gladiators (arr. Nuno Silva)
Quarteto de Acordeões - Abel Moura, Bruno Cabral, Nancy Brito e Nuno Silva
26 Abril |21h00
Museu Nacional Grão Vasco
Ricardo
Leitão Pedro // Martin Krajčo, Radka Krajčová
Programa
1ª Parte: Ricardo Leitão Pedro
John
Dowland (1563-1626) - Pilgrimes Solace
2ª Parte: Radka
Krajčová e Martin Krajčo
A.
Diabelli (1781-1858) - Variazioni
sopra un tema favorito per due chitarre, op.57 -
Var. I - Var. II - Var. III
- Var. IV (Tempo di Marcia. Allegro)
- Var. V (Andantino. Pastorale)
K. J. Mertz (1806-1856) - Ständchen
- Unruhe
- Am
Grabe der Geliebten - Elegie No. 1 (de Nänien Trauerlieder)
- Tarantelle
M. Giuluiani (1781-1828) - Gran
Pot-pourri, op. 67
Andante sostenuto - Andantino Grazioso - Allegro maestoso - Grazioso - Tempo di
Marcia - Allegretto con brio
27 Abril | 21h00
Sé de Viseu
Orquestra
XXI e Coro Gulbenkian
Maestro Dinis Sousa
Programa
R.
Schuman (1886-1963) - Das
Paradies und die Peri
"A minha maior obra e, espero, a minha melhor" foi como
Schumann se referiu a Das Paradies und die Peri após a sua estreia. Tratando-se
da sua primeira obra para um grande efetivo, com coro, orquestra e solistas,
foi provavelmente também aquela que obteve maior sucesso durante a vida do
compositor. Após a calorosa receção na estreia, várias apresentações foram
imediatamente agendadas e a obra rapidamente se afirmou como uma referência. O
libretto, baseado no poema Lalla-Rookh de Thomas Moore, conta a história de uma
criatura bela, Peri, que é expulsa do paraíso e que, para lá poder voltar, tem
que encontrar na Terra aquilo que é mais querido dos Deuses.
As três partes desta Oratória narram as três
tentativas de Peri de encontrar o presente que os deuses exigem, entre campos
de batalha e pragas mortais, até finalmente conseguir que as portas do paraíso
se abram para a receber. O texto, uma extensa fantasia orientalista que captou
o interesse de Schumann (e de Wagner, que confessou ter querido escrever uma
ópera com o mesmo texto!) acabou por cair em desuso, mas o estilo extremamente
descritivo deste mundo exótico e longínquo foi precisamente o que estimulou a
imaginação de Schumann que, nunca cedendo a exageros, criou uma partitura
extremamente variada e profundamente expressiva. Quase dois séculos depois,
esta obra-prima permanece uma das pérolas do romantismo, absolutamente
surpreendente na beleza das melodias e texturas, entre ópera e ciclo de
canções, certamente a mais rica partitura para orquestra que Schumann nos
deixou.
28 Abril | 21h00
Teatro Viriato
Concerto de Encerramento
Final do 3º Concurso Internacional
de Guitarra de Viseu
Para
mais informações sobre o Festival e sobre cada concerto, clicar aqui.