Ouvir
A Propósito da Música
Em Direto
A Propósito da Música Alexandre Delgado

Festivais

Festival das Artes QuebraJazz 2021 | 19 a 27 Julho

Quinta das Lágrimas | Coimbra

|

Festival das Artes QuebraJazz 2021 | 19 a 27 Julho Festival das Artes QuebraJazz 2021 | 19 a 27 Julho


19 a 27 Julho

Quinta das Lágrimas | Coimbra


Sob o tema Outros Mundos, a 12ª edição do Festival das Artes que tem maioritariamente como palco principal o anfiteatro ao ar livre Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, apresenta concertos diários entre a música clássica e o jazz, numa parceria com o QuebraJazz, produzido pela Associação Cultural Quebra Costas.
Além da programação musical, com nove concertos, o Festival das Artes QuebraJazz promove ainda teatro para a infância, um workshop de gastronomia para pais&filhos, um jantar temático no Hotel Quinta das Lágrimas, conferências e a exposição Japão e Portugal: Fusão das Artes e das Letras no Século XVI.


19 Julho

17h00 | Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Cerimónia de Abertura do Festival
Conferência | Japão, por João Paulo Oliveira e Costa


18h00 | Inauguração da Exposição 
Japão e Portugal: Fusão das Artes e das Letras no Século XVI

O tema “Outros Mundos” enforma estaa exposição que apresenta ao público Livros do seculo XVI e XVII, pertencentes à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, peças de laca e porcelanas japonesas, da coleção de Jorge Welsh.
Exposição coproduzida pela Universidade de Coimbra e a Fundação Inês de Castro


21h00 | Concerto Inaugural
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas.

Kurt Rosenwinkel & Orquestra Jazz de Matosinhos
Our secret world
Apresentação do disco conjunto

A colaboração de Kurt Rosenwinkel, um dos melhores guitarristas de jazz do mundo, com a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM), considerada uma das melhores orquestras de jazz da Europa, iniciou-se em 2008 e, desde então, têm sido vários os encontros em palco entre a big band e o guitarrista norte-americano, seja em Portugal, em Espanha ou nos EUA.
Em 2010, Rosenwinkel com a OJM, recuperaram vários arranjos de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e Ohad Talmor, e uma série de composições originais presentes em vários álbuns do guitarrista com um som semelhante à performance ao vivo do seu primeiro quarteto, que incluía Mark Turner, Ben Street e Jeff Ballard, e que resultaram no álbum Our Secret World (o primeiro de Rosenwinkel com uma big band).
Neste álbum, Rosenwinkel provou mais uma vez a sua originalidade em canções como “Use of Light” e “Zhivago” que, inspiradas no filme “Doctor Zhivago”, também exemplificam a sua inspiração em universos para além do som.

© Pedro Lobo



20 Julho

21h00 | Concerto
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas.

Músicos do Tejo
In furore

Sandra Medeiros, Soprano
Marcos Magalhães, Maestro

Programa
Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Concerto grosso em Lá menor op. 6 Nº 4
“Tornami a vagheggiar”, ária da ópera Alcina
Carlos Seixas (1704-1742)
Três minuetes (arranjo para orquestra de Marcos Magalhães)
Pedro António Avondano (1714-1782)
"Ragion nell'alma siede", ária da ópera Il Mondo della Luna
Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788)
Sinfonia em Dó maior, Wq 182,3
Francisco António de Almeida (c.1702-1755)
“Se già m'ingannasti”, ária inédita extraída da serenata Gli Incanti d'Alcina
Antonio Vivaldi (1678 – 1741)
Motete: “In furore iustissimae irae”, RV626

@ Jorge Carmona / Antena 2


21h00 | Música do Mundo
Antiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

Aga Khan Master Musicians

Basel Rajoub saxofone, duclar
Feras Charestan qãnun
Jasser Haj Youssef viola e viola d’amore
Andrea Piccioni bateria de quadro

Os Aga Khan Master Musicians são um ensemble colaborativo que toca instrumentos asiáticos e ocidentais e, inspirados pelas suas raízes musicais, exploram como a inovação ajuda a revitalizar o património cultural. Acreditam que a tradição pode servir como uma bússola para explorações artísticas em novos formatos de criatividade inspirados no passado.
Já tocaram com a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa; no Mosel Musikfestival, na Alemanha; em Bernkastel-Wehlenand Konzerthaus, em Dortmund, na Renânia do Norte-Vestfália, e com o Quarteto Kronos no Royal Albert Hall, em Londres.




22 Julho

11h00 | Viagem gastronómica por várias cozinhas do mundo
Hotel Quinta das Lágrimas

Sabores daqui e dali
Workshop de Gastronomia para pais e filhos com o Chef Vítor Dias


21h00 | Concerto
Antiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

Variações românticas
Jovem Orquestra Portuguesa
Luís Cruz, Violoncelo
Pedro Carneiro, Maestro

Programa
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Abertura de A Flauta Mágica K. 620
Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
Variações sobre um tema Rococó Op. 33
Robert Schumann (1810-1856)
Sinfonia em Ré menor Op. 120
@ Jorge Carmona / Antena 2


22h30 | Conferência
Hotel Quinta das Lágrimas

Outros Mundos 
Orador: Carlos Fiolhais



23 Julho

11h00 
Jardins da Quinta das Lágrimas

Pelo espaço fora até… Uups!
Em 1977, a NASA lançou duas sondas para o espaço, as Voyager, que, depois de terem já percorrido o sistema solar, continuam hoje viagem pelo espaço interestelar. Ambas levam consigo um disco (dourado) com diagramas, imagens e sons do nosso planeta, na esperança de que seres de outros mundos as encontrem e fiquem a saber da nossa existência, localização e culturas.
A partir dos materiais contidos nos discos das Voyager e do que os espectadores lá colocariam, se pudessem, surge este espectáculo de animação lúdica e pedagógica focando os temas da astronomia, da astronáutica, da diversidade cultural, da expressão e comunicação linguística, plástica e musical.


21h00 | Concerto
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

A elegância clássica
Orquestra Gulbenkian
Francisco Lima Santos, Violino
José Eduardo Gomes, Maestro

Programa
Samuel Barber (1910-1981)
Adagio para Cordas
Joseph Haydn (183-1809)
Sinfonia Nº 45 em Fá # menor (Adeus)
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Concerto para violino Nº 5 K.219 em Lá Maior (Turco)


@ Jorge Carmona / Antena 2



24 Julho

18h30 | Concerto
Grémio Operário de Coimbra

Sexteto de Jazz | Novos Talentos

CPJAZZ Sexteto
Igor Cavaz, Sax Alto 
Guilherme Fradinho, Sax Tenor 
Marta Rodrigues, Guitarra 
Luís Silva, Guitarra 
Eduardo Santiago, Baixo 
Filipe Matos, Bateria

Esta apresentação pública surge como forma de premiar alunos do Curso Profissional da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CPJAZZ) pela excelência do seu percurso ao longo do ano lectivo 20'21. Neste concerto singular, os alunos do CPJAZZ enfrentam o grande público, quebrando as barreiras da sala de aula e oferecendo o que de melhor têm vindo a granjear na sua jornada “épica” de descoberta do Jazz. Centrando a sua ação numa escolha de repertório abrangente, virão enaltecer as idiossincrasias do Jazz, sem descurar os cânones histórico-culturais, permitindo uma leitura e percepção da linguagem idiomática, caraterística dos períodos específicos da História do Jazz.


20h30 | Gastronomia
Hotel Quinta das Lágrimas

Jantar Gourmet
Chef Vitor Dias e Chef João Cura

Para celebrar a Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, o Chef Vítor Dias, do Hotel Quinta das Lágrimas, convida e partilha sabores e saberes com o Chef João Cura do Restaurante Almeja, do Porto, no Jantar Gastronómico do Festival das Artes QuebraJazz.
Embaixadores da Sardinha e do Cabrito, respetivamente, são esses os ingredientes “estrela” deste jantar que contará, também, com a participação especializada da equipa de sommeliers do Hotel Quinta das Lágrimas.



25 Julho

21h00 | Concerto
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

15 Años | CMS TRIO
Javier Colina, Marc Miralta, Perico Sambeat

Apresentação do novo trabalho CMS quinze anos
Um dos mais aclamados trios de jazz em Espanha está de volta.
Após três décadas de carreira musical, parece que pouco se pode dizer que ainda não saibamos sobre esses três enormes intérpretes, embora sua sabedoria musical pareça ilimitada e sua capacidade de surpreender o ouvinte, infinita.
Ter o privilégio de vê-los e ouvi-los ao vivo é semelhante ao prazer de saborear o extraordinário menu de degustação de um restaurante três estrelas: música de autor de alta qualidade baseada na mais genuína tradição, uma marca da casa. Uma viagem "gastronómica" pelas raízes musicais que cada um cultivou ao longo da sua longa carreira musical.
Os chefs Javier Colina, Marc Miralta e Perico Sambeat servem-lhe a sua proposta que reúne jazz, flamenco, música latina e ritmos de todo o mundo, com uma interpretação desprovida de ortodoxias e cheia de complexidades. Temas clássicos e originais são arranjados com uma estética inovadora e com identidade própria, e apresentam-no com grande delicadeza e subtileza, com aquela riqueza de nuances e uma gama de timbres quase impossível em um trio. Com tudo isso, enfeitam cada uma de suas interpretações carregadas de espontaneidade, força e sensibilidade.




26 Julho

21h00 | Concerto
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

Atlântico
LAN TRIO
Mário Laginha, Julian Argüeles, Helge Norbakken

Apresentação do novo disco Atlântico, considerado como um dos melhores discos de jazz do ano 2020 por Matt Fripp na conceituada Jazzfuel.com.
Neste segundo disco do super-trio europeu de jazz de Julian Argüelles, Mário Laginha e Helge Andreas Norbakken, sem esforço, fluído e lírico, o trio mescla mundos da música folk, o poderoso groove africano com a tradição americana e uma sensibilidade sofisticada do jazz europeu.
Cheios de empatia musical e entusiasmo, os músicos são verdadeiros mestres e lendas europeias em formação. Tendo trabalhado com luminares do passado (John Taylor, Kenny Wheeler, Dudu Pukwana, Carla Bley, Jon Hassell), os três reforçam esse legado e continuam a vibrante tradição do jazz europeu.
Para cada um dos músicos, a vida do jazz foi radicalmente transformada desde que começaram a sua jornada musical nos anos 90. Para cada um deles, a sua música representa não apenas um momento no tempo - como compositores e intérpretes - mas define e aprofunda seu sentido de propósito.
Como Julian explica: “Este trio é muito mais do que uma banda de projecto. Todos nos conhecemos há muitos, muitos anos e é esse respeito, amizade e companheirismo que caracteriza a música. Todos compartilhamos influências, história e interesses semelhantes em arte e cultura. Como resultado, a música flui com pouco esforço.”

© Silvana Torrinha



27 Julho

21h00 | Concerto de Encerramento
Anfiteatro Colina de Camões, Quinta das Lágrimas

Momentos
Trio Paulo Bandeira com Cristina Branco
[Estreia Absoluta]
João Paulo Esteves da Silva, Bernardo Moreira, Paulo Bandeira

Depois de um concerto memorável no passado mês de Setembro, em que convidaram Camané para uma homenagem aos 50 anos de Bernardo Sassetti, desta vez, e para a apresentação oficial do mais recente trabalho do Trio Paulo Bandeira, a convidada é Cristina Branco.
Apresentação oficial deste novo projecto, Momentos, gravado ao vivo em 2017 e decidido em 2021 que merecia a sua edição, tem como líder o músico Paulo Bandeira.
Engloba um reportório jazzístico, e sendo o jazz, por excelência, o estilo musical da liberdade, em que sentimento e técnica possuem peso equivalente, a confluência dos talentos presentes neste trabalho, com Paulo Bandeira na bateria, João Paulo Esteves da Silva ao piano e Bernardo Moreira no contrabaixo, permite momentos para que, seguindo o fluxo rítmico e sensorial do conjunto, cada instrumentista possa incluir a sua marca pessoal pelas vias do improviso.
Especificamente neste projeto com raízes e estéticas europeias, essa espontaneidade foca-se maioritariamente em composições originais e temas de outros autores com arranjos do trio, contando ainda com a participação de uma convidada muito especial, a cantora Cristina Branco.
Uma das vozes mais aclamadas internacionalmente da música portuguesa, onde as sonoridades mais clássicas do jazz, aliadas ao desprendimento doce da música popular e à sensibilidade soul, tornam-na numa excelente porta de entrada para quem sempre quis descobrir o fascinante mundo do jazz, fazendo uma fusão de jazz com vários quadrantes da música portuguesa, e não só, de uma forma sublime.

Ilustração @ Mariana Cidade


Mais informações em Festival das Artes