Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Geral

Dia Internacional dos Museus | Museu RTP | Museu da Música

18 Maio | 21 Maio

|

Dia Internacional dos Museus | Museu RTP | Museu da Música Dia Internacional dos Museus | Museu RTP | Museu da Música

Dia Internacional dos Museus | Noite Europeia dos Museus

18 Maio | 21 Maio

Museu RTP | Museu da Música

Um pouco por todo o país, celebra-se a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o lema "Museus e Paisagens Culturais", com o objectivo de  promover  o Museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. 

Este dia Internacional foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), e celebra-se anualmente desde então, visando promover uma reflexão sobre o papel dos Museus nas sociedades nas quais se encontram. 

Já a Noite Europeia dos Museus começou em 2005, como uma iniciativa francesa, logo apoiada pela UNESCO. Esta iniciativa, ao abrir os espaços museológicos em horários pouco usuais, procura atrair novos públicos, contribuindo para a construção de uma Europa de Cultura. 

Nestes dias, muitos museus disponibilizam uma programação especial, com uma variedade de atividades, a maior parte gratuita, entre as quais visitas, concertos, circuitos, conversas e conferências e outras iniciativas para todas as idades, proporcionando ao visitante experiências atrativas e fora da oferta habitual, permitindo ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, e participar em atividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.

Juntando-se a estas comemorações, a Antena 2 destaca dois museus, cujas temáticas fazem parte da sua própria essência, e através delas tem construindo a sua paisagem cultural: a Rádio e a Música


Assim, propomos que vá visitar, nestes ou noutros quaisquer dias, disfrutando de algumas actividades que têm para oferecer, o Museu da RTP e o Museu da Música [clicar se quiser ir directamente para este último]


Rádio em estilo capela ou cathedral, anos 30.

Museu da RTP

No Museu da RTP todos os dias são dias dos Museus!

A Coleção Visitável Museológica de Rádio e de Televisão disponibiliza programas de visitas, com e sem marcação, para grupos, para famílias ou individuais, e sempre gratuitas, que pretendem:
- promover e divulgar o património museológico da RTP, estabelecendo o seu enquadramento numa perspetiva histórica e evolutiva da rádio e televisão públicas;
- propor atividades interativas tendo em conta a natureza do público-alvo;
- promover e dinamizar o espaço museológico, enquanto local de conhecimento, de divulgação cultural e de lazer;
- estimular a educação informal através do estreitamento das relações entre o museu e as instituições, preparando as visitas e demais atividades em conjunto.

Fonógrafo, a primeira 'máquina falante'.

A Zona de Rádio, da Colecção, conta a história da Rádio, através de uma centena de objetos museológicos, distribuídos por duas zonas expositivas.
Numa primeira parte são expostas algumas das peças mais antigas do espólio museológico da RTP, que permitem dar a conhecer a evolução dos meios de comunicação à distância e dos mecanismos de transmissão e reprodução do som.

Telégrafo de Morse
São também mostrados equipamentos que pertenceram às estações de rádio pioneiras em Portugal: dezenas de recetores de rádio, de uso doméstico, de diversos materiais, formas e origens, mas sobretudo de fabricantes alemães, americanos e britânicos; gira-discos domésticos e profissionais; gravadores/leitores profissionais de fita magnética ou de fio de aço; diferentes tipos de microfones: de carvão, de fita, de condensador e dinâmicos.
Através do percurso expositivo, revisita-se, através de objectos, fotografias e histórias, desde os primórdios no início do século XX até à atualidade, a História da Rádio.
Nesta zona recriou-se um estúdio de rádio dos anos 50/60, que o visitante pode visitar e experimentar . 


A Zona de Televisão, como a anterior, pretende dar uma perspetiva evolutiva e temática sobre as formas de produzir televisão e sobre os produtos finais que lhe estão associados.
O conjunto de peças de referência aqui expostas, permite desenhar o percurso técnico e evolutivo da história deste meio de comunicação que surge, em Portugal, em 1953, sob o ímpeto da Emissora Nacional.

Câmara de filme Paillard Bolex H16, anos 50.
Podem ser apreciados alguns equipamentos emblemáticos (organizados cronologicamente), que acompanharam a evolução tecnológica da televisão, usados na captação, gravação e reprodução de som e imagem; equipamentos profissionais, como gravadores de áudio, gravadores de vídeo, microfones, câmaras de televisão e câmaras de filme, e equipamentos domésticos, que permitem, nas nossas casas, captar as emissões de televisão, como recetores de televisão e, mais recentemente, telemóveis e computadores que permitem aceder a conteúdos televisivos.
Este espaço expositivo conta, ainda, com um moderno estúdio de televisão, onde o visitante pode ver equipamentos em tecnologia digital e HD, e experimentar fazer televisão, neste espaço que permite criar, virtualmente, com recurso ao Chroma Key, uma imagem ou cenário que se sobrepõe a fundo pintado de verde.

Câmara de filmar Arriflex, modelo 16 BL, anos 60.

Pode ainda fazer uma viagem virtual interativa ao Museu Virtual da RTPaqui.


Programa Educativo 2015 / 2016

Do ensino básico ao secundário, as visitas à Coleção Visitável Museológica da RTP, têm como ponto de partida a história da rádio e da televisão e o contacto com as peças em exposição, sendo complementadas com atividades educativas interativas e versáteis, que se adaptam aos grupos, em função do ano de escolaridade e dos objetivos curriculares.

1º e 2º Ciclo
Promover e incentivar os meios de expressão e de comunicação, a capacidade de memória e a criatividade, são os principais objetivos das atividades propostas.

Visitas à descoberta (1º Ciclo)
Recorrendo a jogos divertidos que apelam à observação, à imaginação e à memória, vamos conhecer a história da rádio e da televisão.

"Vamos aprender a comunicar" (2º Ciclo)
Depois de conhecermos a Coleção Museológica incitamos os alunos a improvisar ou a escrever um pequeno texto sobre aquilo que mais gostaram no museu; um tema à escolha ou relacionado com conteúdos curriculares, no âmbito da visita de estudo.

3º Ciclo e Secundário
Com vista à aplicação dos mecanismos de compreensão e expressão oral e escrita, bem como das técnicas e modelos de comunicação / escrita, sugerimos as seguintes atividades:

Atividade Estúdio de Rádio
Neste espaço, os alunos ficam a conhecer os equipamentos utilizados numa emissão de rádio e fazem a gravação de um programa radiofónico.

Atividade Estúdio da Televisão
Os participantes tomam contacto com um estúdio virtual de televisão e têm oportunidade de simular a apresentação de um programa televisivo.
Visitas à sua escolha
O tema da visita é pedido antecipadamente ao serviço educativo que propõe um orientador e uma estratégia adequada.

Máximo de participantes por visita / atividade: 30
Duração total da visita (com atividade): 2 horas



Férias de Verão 2016

Aprender é divertido! Propomos atividades, adequadas às idades dos jovens, que dão a conhecer um pouco do universo da Rádio e Televisão de Portugal.

“Visitas à descoberta”
Atividade para os mais pequenos, onde aprendemos a história da rádio e da televisão com jogos divertidos que recorrerem à expressão corporal e/ou verbal, como meio de dar respostas aos desafios colocados.
Destinatários: crianças dos 5-7 anos
Máximo de participantes por atividade: 25
Duração total da visita: 2 horas

“Vamos aprender a fazer … dobragens em televisão”
Os participantes são convidados a fazer a dobragem de um desenho animado, cujo guião é fornecido pelo museu.
Destinatários: crianças dos 8-12 anos
Máximo de participantes por atividade: 25
Duração total da visita: 2 horas

”Repórteres por um dia…”
E se tivesses de dar uma notícia de última hora? Achas que conseguias fazer uma breve reportagem? Vamos experimentar. Lançados os temas, os jovens vão testar a sua capacidade de comunicação.
Destinatários: crianças dos 12-14 anos
Máximo de participantes por atividade: 25
Duração total da visita: 2 horas


Informações e marcação de visitas
Inscrição: Gratuita e obrigatória para grupos
Horário: Segunda a Sexta das 10h às 13h e das 14h às 17h
Abre 1º e 3º sábado cada mês (só grupos)
Contactos: 217 947 923 / 217 947 961
Email: museu.virtual@rtp.pt
Site: http://museu.rtp.pt
Morada: Rua Conselheiro Emídio Navarro, Lisboa



Museu da Música


No Dia Internacional dos Museus, o Museu Nacional da Música oferece actividades que visam promover o convívio entre públicos diversos (com concertos de música erudita e popular, actividades para crianças, cinema mudo, quizz musical e muito mais), mas também um diálogo efectivo entre os visitantes e o museu, nomeadamente através de eventos que evidenciam o crucial papel da comunidade na divulgação da colecção, como é o caso do ciclo "Um Músico, Um Mecenas". 
Entrada Livre no dia 18 de Maio, e na Noite dos Museus, 21 de maio, a partir das 17h30.


Dia Internacional Dos Museus
18 De Maio     

10:00 às 18:00  
Entrada livre      


No Exterior   

10:30 - 13:00 
Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Reciclados
Público-alvo:  Crianças dos 4 aos 12 Anos ; 
Inscrição prévia 

17:00 |  Orquestra Ligeira da Carris 
Público-alvo: Público em geral     

No Interior      

10:00 -11:30 
Visita guiada ao Museu ​| Exposição Permanente 
Público-alvo: Público em geral   
Inscrição prévia
​​ 

11:30 - 12:30 
Visita conduzida pelo historiador João Mendes Pinto e ilustrada com momentos musicais pelo pianista Philippe Marques
Público-alvo: Jovens e adultos
Inscrição prévia 
     
 
14:30 
O Concurso A Minha Escola adopta um Museu, um Palácio, um Monumento 
Consiste na criação de trabalhos sobre o Património Português (escrita, artes visuais, artes performativas, etc), por parte de equipas de alunos de todo o país e de todos os ciclos de ensino, também do ensino especial.
Em 2016 a Cerimónia Oficial de entrega de Prémios tem lugar no Auditório da Estação Alto dos Moinhos, beneficiando assim da parceria existente entre o Museu Nacional da Música e o Metropolitano de Lisboa. 
Segue-se a inauguração da Exposição dos Trabalhos Premiados no concurso, a decorrer no interior do Museu Nacional da Música. 
Público-alvo: Público em geral  


18:00 
Um Músico, Um Mecenas 2016 

Levon Mouradian no violoncelo Stradivarius Chevillard-Rei de Portugal (1725) 
Marina Dellalyan no piano Bechstein (1925)

Programa

Franz Schubert - «Arpeggione» Sonata in A minor, D 821
1. Allegro moderato
2. Adagio
3. Allegretto

Robert Schumann - 3 Fantasy Pieces,
1. Zart und mit Ausdruck
2. Lebhaft leicht
3. Rasch und mit Feuer

Fréderic Chopin - Estudo Op. 25 Nº 7


 
Noite dos Museus 

21 de Maio    
18:00 às 24:00 
Entrada Livre    

18:00 
Domingos Bomtempo: A Paisagem da Cultura Musical Portuguesa no primeiro liberalismo   
Uma visita guiada pelo historiador João Mendes Pinto seguida de Recital de Piano por Philippe Marques. 
Público-alvo: Público em geral 
Inscrição Prévia    

19:30 
Cinema Mudo 
Buster Keaton Seven Chances 
musicado ao piano por Charlie Mancini 

21:30


22:30
Quizz Musical 
Inscrição Prévia 
Público-alvo: Jovens e adultos 
   

Outros Eventos em Maio   

Maio 19 
Qui 19:00   

Ciclo À Tarde no Museu 
Recital de Homenagem a Clara Schumann no 120º aniversário da sua morte 
Alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional 
Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música 
Bilhetes: €5 | Sócios €3   

Programa​   

Clara Schumann 
6 Lieder Op. 13, 6. "Die Stille Lotosblume", Catarina Reis 

Robert Schumann 
Frauen Liebe Und Leben, 1." Seit Ich Ihn Gesehen", Constança Dinis Lopes 
Myrthen Op. 25, 1."Widmung", 3. „Der Nussbaum", Mariana Fernandes, Maria Amaral 
Spanisches Liederspiel, Op. 74. 4."In Der Nacht"(Dueto), Ana Rita Santos e Walter Lami 
Liederkreis Op.39, 1."In Der Fremde", 5. "Mondnacht", Pedro Assunção 
Szene Aus Goethes Faust, Aria De Marianus, Hugo Henriques [1] 

Johannes Brahms 
Acht Lieder Und Gesänge" Op. 57, 8.Unbewegte Laue Luft, Maria Vidal 
Vier Duette Op. 61, 1."Die Schwestern", (Dueto) Mónica Beltrão e Mariana Pinto 

Robert Schumann 
3 Lieder Für Frauenstimme Op.114
1. Nänie (Mariana Pinto, Gisela Canadelo, Joana Mendes) 
2. Triolett (Mónica Beltrão, Maria Amaral, Inês Antunes) 
3. Spruch  (Gisela Canadelo, Joana Mendes, Inês Antunes)   


19 Maio
21:30   
Bilhetes: €5 | Sócios: €3     ​   


20 Maio 
19:00
Bilhetes: €5 | Sócios: €3     ​ 


25 Maio
19:00 
Poesia No Museu | Pedro Madeira Sobre Bernardim Ribeiro    ​ 
Entrada livre


26 Maio
Ciclo À Tarde no Museu 
Entre Madeiras Trio 
Comissária: Ana Paula Russo 
Organização: Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música  
Bilhetes: €5 | Sócios: €3
​​ ​

Mais informações:
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Rua João de Freitas Branco
1500-359 Lisboa
Website: http://www.museudamusica.pt/
Inscrições prévias: geral@mnmusica.dgpc.pt
ou tel. 217710990