Eis as categorias, as datas e os programas do Prémio Jovens Músicos 2016
Advertências:
- As inscrições abrem a 7 de Março e fecham a 10 de Abril
- o Regulamento será oportunamente divulgado no site da Antena 2
- as provas Pré-Eliminatórias serão submetidas por gravação em áudio entregue no ato da inscrição (até 10 de Abril)
- a organização do PJM reserva-se o direito de fazer alterações nos programas aqui divulgados até à data de divulgação do Regulamento oficial do concurso.
CATEGORIAS
Categoria A - Solistas, Nível Médio - violino e percussão: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1997
Categoria A - Solistas, Nível Superior - flauta, fagote, trombone e piano: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1990
Categoria B - Música de Câmara, Nível Médio: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1997
Categoria B - Música de Câmara, Nível Superior: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1990
Categoria C - Jazz Combo: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1988
Categoria D - Direcção de Orquestra: para candidatos nascidos a partir de 1 de Outubro 1980
DATAS
Datas das Categorias A, B, C
Provas Pré-Eliminatórias: recepção das gravações até 10 de Abril de 2016
Provas Eliminatórias: Lisboa, Conservatório Nacional de Música - de 26 de Junho a 02 de Julho de 2016
Provas Finais: Porto, Casa da Música - de 26 a 31 de Julho de 2016
Datas da Categoria D
Provas Pré-Eliminatórias: recepção das gravações até 10 de Abril de 2016
Provas Eliminatórias: Lisboa, Teatro Nacional de S.Carlos - 15 e 16 de Setembro de 2016
Prova Meia-Final: Lisboa, Teatro Nacional de S.Carlos - 20 de Setembro de 2016
Prova Final: Lisboa, Teatro Nacional de S.Carlos - 21 de Setembro de 2016
Datas do Festival Jovens Músicos (com a participação dos laureados nas quatro categorias)
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - 23, 24 e 25 de Setembro de 2016
PROGRAMAS
Flauta | Nível Superior
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Georg P. TELEMANN: uma das 12 Fantasias para flauta solo (as repetições são opcionais)
b) Sigfrid KARG-ELERT: Caprices para flauta solo (op.107) tocar os seguintes, obrigatoriamente:
- Nº 23. Adagio appassionato (quasi recitativo)
- Nº 25. Un poco vivace e capriccioso
- Nº 29. Velocissimo e frizzante
Eliminatória
(os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração máxima de 40 minutos)
a) Fábio CACHÃO: Nova obra solo (3’) - encomenda Antena 2 / PJM
b) * Uma das seguintes peças
- George BENJAMIN: Flight
- Elliott CARTER: Scrivo in Vento
- Cristóbal HALFFTER: Debla
- Heinz HOLLIGER: (é)cri(t)
- Isang YUN: Étude, Nº 5, Allegretto
c) * Um ou dois andamentos de uma obra dos compositores listados, para flauta e piano [ou cravo/b.c. no original] (as repetições são opcionais):
- Johann S. BACH
- Jean-Marie LECLAIR (l’ainé)
- Michel BLAVET
- Carl P. E. BACH
- Christoph W. GLÜCK
- Wolfgang. A. MOZART (excepto concertos)
- Johann N. HUMMEL
d) * Uma das seguintes peças
- Aaron COPLAND: Duo, 1º e 3º andamentos
- Paul HINDEMITH: Sonata, 2º e 3º andamentos
- Bohuslav MARTINU: Sonata, 1º e 2º andamentos
- Bohuslav MARTINU: Sonata, 2º e 3ª andamentos
- Robert MUCYZYNSKI: Sonata: 1º, 3º e 4º andamentos
- Francis POULENC: Sonata (completa)
- Sergei PROKOFIEV: Sonata, 1º (sem repetição) e 2º andamentos
- Sergei PROKOFIEV: Sonata, 3º e 4º andamentos
- Albert ROUSSEL: Joueurs de Flûte
- Otar TAKTAKISHVILI: Sonata, 1º e 3º andamentos
e) Frank MARTIN: Ballade (para flauta e piano)
* A duração total das obras selecionadas para b), c) e d) não deve ultrapassar os 27 minutos
Final
a) Uma obra livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do curso) - duração entre 5 e 10 minutos (máximo)
b) Um concerto (completo e memorizado) a escolher entre os seguintes
- Michel BLAVET: Concerto em lá menor
- Carl P. E. BACH: Concerto em lá menor
- Wolfgang A. MOZART: Concerto em sol maior, K.313
- Franz DANZI: Concerto ré menor, op.31
- Bernhard ROMBERG: Concerto em si menor, op.17
- Saverio MERCADANTE: Concerto em mi menor, op.57
- Carl REINECKE: Concerto em ré maior, op.283
- Carl NIELSEN: Concerto
- Jacques IBERT: Concerto
- André JOLIVET: Concerto para flauta (e orquestra de cordas)
- Krzysztof PENDERECKI: Concerto
- Taafe ZWILLICH: Concerto nº1
- Christopher ROUSE: Concerto
- Lowell LIEBERMANN: Concerto, op.39
Fagote | Nível Superior
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Georg P. TELEMANN: Sonata para viola da gamba TWV41:e5 com acompanhamento de cravo ou piano (com opção de adicionar no baixo contínuo apenas violoncelo ou contrabaixo)
b) Uma peça solo à escolha entre
- Philippe HERSANT: Niggun
- Philippe HERSANT: Hoppie
- Jean-François LÉZÉ: Swing-Lines
- Olav BERG: Vertigo
- Francisco MIGNONE: 2 valsas (à escolha)
- Fátima FONTE: Arabesco
- Malcolm ARNOLD: Fantasia para fagote
Eliminatória
(os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)
a) Adérito VALENTE: Nova obra (3') - encomenda Antena 2 / PJM
b) Antonio VIVALDI: um concerto à escolha (dois andamentos)
c) Uma peça a escolher entre
- Alexandre TANSMAN: Sonatine para fagote e piano
- Marcel BITSCH: Concertino
- Roger BOUTRY: Interferences I
- Olav BERG: Sonatina
- Eugène BOZZA: Fantasia
- Pierre-Max DUBOIS: Sonatina-Tango
d) Uma peça a escolher entre
- Robert SCHUMANN: 3 Romances op.94
- Robert SCHUMANN: Peças de Fantasia op.73
- Camille SAINT-SÄENS: Sonata para fagote e piano, op.168
Final
a) Uma obra de autor nascido no século XX, diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores (duração aproximada: 10 minutos)
b) Um concerto memorizado a escolher entre
- André JOLIVET: Concerto para fagote e orquestra
- Johann N. HUMMEL: Grande Concerto para fagote e orquestra em fá maior
- Jean FRANÇAIX: Concerto para fagote
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para fagote e orquestra em sib maior K.191
- Carl Maria von WEBER: Concerto para fagote e orquestra em fá maior, op.75
Trombone (Tenor ou Baixo) | Nível Superior
Trombone Tenor
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Dois andamentos contrastantes de uma sonata ou concerto de:
- António VIVALDI
- Benedetto MARCELLO
- Johann E. GAILLARD
b) Uma obra para trombone solo a escolher entre
- Leonard BERNSTEIN: Elegy for Mippy II
- Frigyes HIDAS: Fantasia para trombone solo
- Erland von KOCH: Monólogo nº 8
Eliminatória
(o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)
a) Francisco FONTES: Nova obra (3’) - encomenda Antena 2 / PJM
b) Uma obra à escolha entre
- Stjepan SULEK: Sonata “Vox Gabrieli”
- Leon STEKKE: Variações em fá# menor
- Joseph JONGEN: Aria e Polonaise
- Sigismond STOJOWSKY: Fantasia
- Jean-Guy ROPARTZ: Peça em mib menor
c) Obra à escolha entre
- Eugène BOZZA: Ballade
- Kazimierz SEROCKI: Sonatina
- Juraj FILAS: Sonata
- Henri DUTILLEUX: Choral, Cadence et Fugato
- Eric EWAZEN: Sonata
- Paul HINDEMITH: Sonata
Final
a) Uma obra de um compositor nascido no Séc. XX, diferente das apresentadas
nas eliminatórias anteriores (duração aproximada: 10 minutos)
b) Uma obra, memorizada, à escolha entre
- Frank MARTIN: Ballade para trombone e orquestra
- Ferdinand DAVID: Concerto para trombone e orquestra
- Launy GRONDAHL: Concerto para trombone e orquestra
- Henri TOMASI: Concerto para trombone e orquestra
- Nino ROTA: Concerto para trombone e orquestra
- Kazimierz SEROCKI: Concerto para trombone e orquestra
- Paul CRESTON: Fantasia para trombone e orquestra, op.42
- Gordon JACOB: Concerto para trombone e orquestra
- Darius MILHAUD: Concertino d’Hiver para trombone e orquestra de cordas
- Ernest BLOCH: Symphony for trombone
Trombone Baixo
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Dois andamentos contrastantes de uma suite para violoncelo de Johann S. BACH *
b) Uma obra para trombone-baixo solo a escolher entre
- Anthony PLOG: Postcards IV
- Jérôme NAULAIS: Monologue
- Walter HARTLEY: Sonata Breve
* nota: não é obrigatória gravação de repetições
Eliminatória
(o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)
a) Francisco FONTES: Nova obra (3’) - encomenda Antena 2 / PJM
b) Uma obra à escolha entre
- Alexei LEBEDEV: Concerto nº1 para trombone baixo e orquestra
- Alexei LEBEDEV: Concert Allegro
- Johann MULLER: Praeludium, Chorale, Variations and Fugue
- Jacques CASTÉRÈDE: Fantasie Concertante
- Hidas FRIGYES: Rhapsody
c) Obra à escolha entre
- Henri TOMASI: Être ou Ne Pas Être
- Eugéne BOZZA: New Orleans
- Patrick MCCARTY: Sonata
- Pierre LANTIER: Introdução, Romance e Allegro
- Alec WILDER: Sonata
Final
a) Uma obra de um compositor nascido no Séc. XX, diferente das apresentadas
nas eliminatórias anteriores (duração aproximada 10 minutos)
b) Uma obra, memorizada, à escolha entre
- Norman BOLTER: Of Mountains
- Chris BRUBECK: Concerto para trombone baixo e orquestra
- Eric EWAZEN: Concerto para trombone baixo e orquestra
- Alexei LEBEDEV: Concerto nº2 para trombone baixo e orquestra
- Robert SPILLMAN: Concerto para trombone baixo e orquestra
Piano | Nível Superior
O programa das três provas deverá ser integralmente executado de memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com partitura.
Pré Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Johann S. BACH: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º Cadernos) só serão aceites fugas a 4 ou 5 vozes
b) Uma Sonata de Wolfgang A. MOZART (exceptuando as K.498a, K.Anh.135/547a, K.279/189d, K.282/189g, K.283/189h, K.309/284b, K.545) ou um grupo de três sonatas de Domenico SCARLATTI
c) Uma obra representativa do Período Romântico a escolher entre
Johannes BRAHMS, Frédéric CHOPIN, Franz LISZT, Felix MENDELSSOHN, ou Robert SCHUMANN, de duração não inferior a 8 minutos
Eliminatória
(cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de 35 a 50 minutos)
a) Luís SALGUEIRO: Nova obra (3’) - encomenda Antena 2 / PJM
b) Um Estudo à escolha entre
- Frédéric CHOPIN (excepto op.10 nº3 ou nº6 e op.25 nº7)
- Claude DEBUSSY
- Franz LISZT: Transcendentes (exceptuando Paysage) ou Paganini
- Sergei RACHMANINOV
- Alexander SCRIABIN
- Igor STRAVINSKY
c) Uma Sonata de Beethoven (exceptuando as op.2 nº1, op.10 nº1, op.14 nº1 e nº2, op. 49 nº1 e nº2, e op.79)
d) Uma peça a escolher entre os seguintes compositores:
- Isaac ALBÉNIZ
- Bela BARTÓK
- Alban BERG
- Aaron COPLAND
- Claude DEBUSSY
- Alberto GINASTERA
- Enrique GRANADOS
- Leos JANÁCEK
- Nicolai MEDTNER
- Olivier MESSIAEN
- Federico MOMPOU
- Francis POULENC
- Sergei PROKOFIEV
- Sergei RACHMANINOFF
- Maurice RAVEL
- Arnold SCHOENBERG
- Alexander SCRIABIN
- Dmitri SHOSTAKOVICH
- Igor STRAVINSKY
- Karol SZYMANOWSKI
- Heitor VILLA-LOBOS
- Anton WEBERN
Final
Um concerto à escolha entre
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra nº1 em dó maior, op.15
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra nº2 em sib maior, op.19
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra nº3 em dó menor, op.37
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra nº4 em sol maior, op.58
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para piano e orquestra nº5 em mib maior, op.73 “Imperador”
- Frédéric CHOPIN: Concerto para piano e orquestra nº2 em fá menor, op.21
- Edvard GRIEG: Concerto para piano e orquestra em lá menor, op.16
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para piano e orquestra nº20 em ré menor K.466
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para piano e orquestra nº24 em dó menor K.491
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para piano e orquestra nº27 em sib maior K.595
- Sergei PROKOFIEV: Concerto para piano e orquestra nº3 em dó maior, op.26
- Sergei RACHMANINOV: Concerto para piano e orquestra nº2 em dó menor, op.18
- Maurice RAVEL: Concerto para piano e orquestra em sol maior
- Camille SAINT-SAËNS: Concerto para piano e orquestra nº2 em sol menor, op.22
- Robert SCHUMANN: Concerto para piano e orquestra em lá menor, op.54
- Dmitri SHOSTAKOVICH: Concerto para piano e orquestra nº2 em fá maior, op.102
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para piano e orquestra nº1 em sib menor, op.23
Percussão | Nível Médio
Pré- Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Marimba
Johann S. BACH, escolher uma das seguintes transcrições:
- Uma Invenção a 2 vozes das 15 Invenções para tecla, BWV 772-786
- Dois andamentos contrastantes de uma das Sonatas e Partitas para violino solo, BWV1001-1006 (não é obrigatória a gravação de repetições)
b) Tímpanos
- Bruno GINER: Timpani’s Dance
Eliminatória
(Os candidatos devem organizar a sua prova tendo em vista uma duração aproximada de 20 a 25 minutos)
a) Jorge RAMOS: Nova obra (3’) para vibrafone - encomenda Antena 2 / PJM
b) Marimba
Uma obra para marimba solo à escolha entre:
- Keiko ABE
- Gordon STOUT
c) Multi-percussão
Uma obra* à escolha entre
- Aiko MIYAMOTO: Dualités
- Ben WAHLUND: Murakami’s Empty Chair
- Benjamin FINLEY: Blade
- Brian BLUE: Psalm 104
- Casey CANGELOSI: Wicca
- Casey CANGELOSI: Glamour
- Eckhard KOPETZKI: Canned Heat
- Joseph PEREIRA: Word of Mouth
- Michio KITAZUME: Side by Side
- Rick TAGAWA: Inspirations Diaboliques
*diferente das obras apresentadas na pré-eliminatória
Final
a) Uma obra* original para percussão, de escolha livre, com uma duração aproximada de 10 minutos, com ou sem electrónica**
*diferente das obras apresentadas nas eliminatórias anteriores
**só serão aceites obras com electrónica se os recursos técnicos forem assegurados e controlados pelo candidato
b) Um concerto, memorizado, à escolha entre
- Anders KOPPEL: Concerto nº1 para marimba e orquestra
- Emanuel SEJOURNÉ: Concerto para vibrafone e cordas
- Emanuel SEJOURNÉ: Concerto para marimba e cordas
- Eckhard KOPETZKI: Concerto para marimba e cordas
- Jennifer HIGDON: Concerto para percussão e orquestra
- Ney ROSAURO: Concerto nº1 para marimba e cordas
- Ney ROSAURO: Concerto para vibrafone e cordas
- Paul CRESTON: Concertino para marimba
- Darius MILHAUD: Concerto para percussão e pequena orquestra
- Darius MILHAUD: Concerto para marimba, vibrafone e orquestra
Violino | Nível Médio
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre
- Jacob DONT: Op.35
- Frederigo FIORILLO: 36 Caprichos
- Rudolphe KREUTZER: 42 Estudos
- Pierre GAVINIÉS: 24 Matinées
- Niccolò PAGANINI: 24 Caprichos
- Pierre RODE: Estudos
- Henryk WIENIAWSKI: L’École Moderne op.10
b) Johann S. BACH: Dois andamentos de carácter contrastante das Sonatas e Partitas
Eliminatória
a) Nuno LOBO, Nova obra (3’) para violino solo - encomenda Antena 2 / PJM
b) Um primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos
- Wolfgang A. MOZART: Concerto nº3 em sol maior
- Wolfgang A. MOZART: Concerto nº4 em ré maior
- Wolfgang A. MOZART: Concerto nº5 em lá maior
c) Uma obra à escolha entre
- Pablo SARASATE: Introdução e Tarantela
- Pablo SARASATE: Romanza Andaluza
- Pablo SARASATE: Árias Ciganas
- Fritz KREISLER: Prelúdio e Allegro
- Henryk WIENIAWSKI: Scherzo-tarantelle, op.16
- Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Concertante em ré maior
- Camille SAINT-SAËNS: Rondo Capricioso
- Camille SAINT-SAËNS: Havanaise
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Valsa Scherzo, op.23
- Aleksandr GLAZUNOV: Adagio
- Niccolò PAGANINI: Cantabile
Final
Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes
- Dmitri KABALEVSKY: Concerto op.48 em dó maior
- Max BRUCH: Concerto em sol menor
- Henryk WIENIAWSKI: Concerto nº2 em ré menor
- Henryk WIENIAWSKI: Concerto nº1
- Felix MENDELSSOHN: Concerto em mi menor
- Edouard LALO: “Sinfonia Espanhola” (3 andamentos)
- Samuel BARBER: Concerto op.14
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto nº4, em ré menor
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto nº5, em lá menor
- Camille SAINT-SÄENS: Concerto nº3, em si menor
- Alexander GLAZUNOV: Concerto para violino em lá menor, op.82
- Luís de FREITAS BRANCO: Concerto para violino e orquestra
CATEGORIA B
Música de Câmara | Níveis Médio e Superior
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado
Eliminatória
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
- Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
CATEGORIA C
Jazz (Combo)
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Dois temas obrigatórios:
- Bye Bye Blackbird (Mort Dixon, Ray Henderson)
- Dolphin Dance (Herbie Hancock)
b) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas de bebop):
- Anthropology (Charlie Parker)
- Donna Lee (Charlie Parker)
- Con rmation (Charlie Parker)
- Airegin (Sonny Rollins)
- Milestones (antigo) (Miles Davis)
- Smog Eyes (Lennie Tristano)
- Subconscious Lee (Lee Konitz)
- Dance of the In dels (Bud Powell)
- Ablution (Lennie Tristano)
- Hot House (Tadd Dameron)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas com harmonias avançadas):
- Inner Urge (Joe Henderson)
- Fee-Fi-Fo-Fum (Wayne Shorter)
- Speak No Evil (Wayne Shorter)
- Moment’s Notice (John Coltrane)
- ESP (Wayne Shorter)
- The Sorcerer (Herbie Hancock)
- Joshua (Victor Feldman)
- Punjab (Joe Henderson)
- One Finger Snap (Herbie Hancock)
- Seven Steps To Heaven (Miles Davis)
c) Um tema à escolha do grupo.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 25 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Final
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas modais):
- So What (Miles Davis)
- Impressions (John Coltrane)
- Maiden Voyage (Herbie Hancock)
- India (John Coltrane)
- Passion Dance (McCoy Tyner)
- After the Rain (John Coltrane)
- Lonnie’s Lament (John Coltrane)
- Flamenco Sketches (Miles Davis)
- Milestones (novo) (Miles Davis)
- Freedom Jazz Dance (Eddie Harris)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (compositores “modernistas”):
- Reincarnation of a Love Bird (Charles Mingus)
- Sue’s Changes (Charles Mingus)
- Fables of Faubus (Charles Mingus)
- GW (Eric Dolphy)
- Les (Eric Dolphy)
- Blues Connotation (Ornette Coleman)
- Turnaround (Ornette Coleman)
- Street Woman (Ornette Coleman)
- Four in One (Thelonious Monk)
- O Minor (Thelonious Monk)
c) Um tema original do grupo
d) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
CATEGORIA D
Direção de Orquestra
Todas as provas presenciais decorrerão no Teatro Nacional São Carlos, entre os dias 15 e 22 de Setembro. Os dias exactos de cada prova serão anunciados oportunamente.
Pré-Eliminatória (prova submetida por gravação vídeo, câmara de frente)
- Gravação vídeo acompanhada por nota descritiva do repertório e minutagem, no caso de existir mais do que uma peça/andamentos
A submissão deve incluir um resumo biográfico do candidato.
Prazo de submissão: 10 de Abril de 2016.
Os resultados serão comunicados aos candidatos até 20 de Junho de 2016.
Eliminatória (1ª prova presencial no Teatro Nacional São Carlos)
- 15 minutos para cada candidato (em meados de Setembro, datas a confirmar)
- Agrupamento: quinteto de cordas com dois pianos
Programa (peças obrigatórias para todos os candidatos)
- Claude DEBUSSY: Prélude à l´aprés midi d´un faune
- Ludwig v. BEETHOVEN: Sinfonia nº1 (4º andamento)
Meia Final (2ª prova presencial)
- 35 minutos para cada candidato
- Agrupamento: Orquestra Sinfónica Portuguesa
Programa
- Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violoncelo (um andamento obrigatório)
- Ludwig v. BEETHOVEN: Sinfonia nº5 (todos os andamentos) *
- Johannes BRAHMS: Sinfonia nº1 (último andamento) *
- Johannes BRAHMS: Akademische Festouvertüre, Op.80 *
- Jopseph HAYDN: Sinfonia nº 104 (1º andamento) *
- Felix MENDELSSOHN: Sinfonia nº3 (1º andamento) *
- Wolfgang A. MOZART: Sinfonia nº 40 (1º andamento) *
- Franz SCHUBERT: Sinfonia Incompleta (1º andamento) *
* as obras assinaladas serão escolhidas por sorteio após o anúncio dos resultados da prova Eliminatória
Final (3ª prova presencial)
- 40 minutos para cada candidato
Programa
- João Domingos BOMTEMPO: Sinfonia nº1 em mib maior (obra obrigatória)
- Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violoncelo (completo - obra obrigatória)
- Ludwig v. BEETHOVEN: Sinfonia nº3 (1º e 4º andamentos) *
- Bela BARTOK: Concerto para Orquestra (1º, 4º e 5º andamentos) *
- Igor STRAVINSKY: Pássaro de fogo, Suite 1919 *
- Piotr I. Tchaikovsky: Romeu e Julieta, Fantasy Overture *
* as obras assinaladas serão escolhidas por sorteio após o anúncio dos resultados da prova Meia-Final