Ouvir
O Mundo à Minha Procura
Em Direto
O Mundo à Minha Procura Martim Sousa Tavares

Outros Concertos

Bugalhos | Alvorário

Música tradicional

|

Bugalhos | Alvorário Bugalhos | Alvorário

Alvorário é o primeiro álbum do grupo portuense Bugalhos, coletivo de exploração de música tradicional: dos seus instrumentos, melodias, ritmos e poesia.
Lançado este ano, Alvorário foi apresentado por Inês Almeida, no programa Raízes, onde se pode escutar três das 14 canções.

Para ouvir, clicar aqui.



Com André Oliveira no violino e voz, Blandino em guitarras, harmónicas, concertina e voz, Inês Caetano na voz, cavaquinho e percussões, e Rita Só nas percussões e voz, os Bugalhos têm, nos últimos anos, composto originais de expressão portuguesa que misturam poesia autoral com ritmos tradicionais e histórias próximas do imaginário popular com melodias inventadas. 



Alvorário reúne algumas dessas composições, num processo de gravação que se iniciou ainda antes da pandemia.
É um convite a olhar as dicotomias naturais que tão marcadas estão por estes dias: a beleza na imperfeição, o humor na seriedade, o encantamento na tristeza, o ritmo célere na voz morosa. Um conjunto de albas que chega no equinócio como um novo começo, como instrumento contador de histórias: humanas, realistas, empáticas, cíclicas.





Este álbum, para além do quarteto de músicos, teve a participação de João Ramoa, na captação, mistura e masterização, e de Catarina Santos, no design e ilustrações.