Ouvir
Geografia dos Sons
Em Direto
Geografia dos Sons Luís Tinoco

Outros Concertos

Fuga de Bacho nº 4 | Vila Real | 12 Outubro

Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016

|

Fuga de Bacho nº 4 | Vila Real | 12 Outubro Fuga de Bacho nº 4 | Vila Real | 12 Outubro

Vila Real - Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016

12 Outubro | 21h30

Fuga de Bacho nº 4

Entre Bach e Baco, um espectáculo para ser saboreado.
Uma viagem pelos sons e pelas sensações. 
Um concerto para beber do início ao fim ou um copo de vinho para ouvir. 
Ou então, apenas música servida a copo. 
Um copo cheio e um brinde à vida. 
A fazer o 4, que o equilíbrio faz-se no intervalo das quedas. 
Fuga de Bacho nº 4, porque a primeira ainda não foi escrita. Confuso? Não. Ainda não ouviram nada e até parece que já beberam tudo.


“Fuga de Bacho nº 4”, uma obra musical encomendada pela Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016, ao Mistério da Cultura — um grupo constituído por músicos de Vila Real — é estreada no Teatro de Vila Real, a 12 de Outubro.

A obra pretende ser uma performance que vive entre o mundo de Bach — o compositor — e de Baco — deus do vinho, num espectáculo pouco convencional, diferente, que convida o público a saborear a música.

Segundo Luís Santos, do Mistério da Cultura, é "um espectáculo sensorial. Desde logo pela forma como as pessoas vão ser convidadas a assistir, passando pelo conceito do próprio espectáculo. Do ponto de vista artístico é uma tentativa de desconstrução das convenções. Uma fuga... ao ordinário."

É uma peça composta por Fábio Videira que, a partir da música de Bach, revisita outras músicas e outros mundos, não só com os tradicionais piano, clarinete, violino e percussão, mas em palco vão estar também outros instrumentos menos convencionais.

Desvelando um pouco do espetáculo, o compositor conta que "em alguns momentos o público vai ser transportado para músicas do imaginário colectivo; no entanto, essas músicas não aparecem do nada. Não aparecem ali só porque são conhecidas. Aparecem porque, de uma forma ou de outra, têm ligação à música de Bach. E, assim, esperamos também surpreender o público". 


Música: Johann Sebastian Bach e Fábio Videira

Vânia Santos: piano
Edmundo Pires: violino
Luís Santos: clarinete
Isabel Silva: percussão
Angel Frágua: luz e encenação

Produção: Mistério da Cultura
Co-produção: Teatro de Vila Real