Ouvir
Raízes
Em Direto
Raízes Inês Almeida

Outros Concertos

Paulo Sousa e Niraj Kumar | Sitar e Tabla | 7 Novembro

Museu do Oriente

|

Paulo Sousa: Sitar.

 

Auditório do Museu do Oriente, Lisboa
7 Novembro, 21h30

As sonoridades do sitar e da tabla, cordas e percussão, interpretados respetivamente, por Paulo Sousa e Niraj Kumar, vão protagonizar este concerto de música hindustânica, a música clássica do norte da Índia. Esta  distingue-se da música carnática, ou música clássica do sul da Índia, pela presença da influência islâmica, nomeadamente persa, e do pensamento sufi.
O programa inclui a interpretação do "Raga Bhimpalasi", uma referência do repertório clássico, celebrizado no ocidente graças à interpretação de Ravi Shankar no Festival de Monterey em Junho de 1967. 

Paulo Sousa: Sitar

Niraj Kumar: Tabla

A Índia Clássica 

Programa

Raga Bhimpalasi
Solo de Tabla
Dhun
(tema tradicional)

Paulo Sousa é um dos músicos portugueses que mais tem divulgado o sitar e a música hindustânica em Portugal. Destacam-se os trabalhos LisGoa com António Chaínho e Krishna – O Amante Divino com Tarikavali. Foi aluno do mestre de sitar e rudravina Pandit Hindraj Divekar, na cidade de Puna, Índia
Niraj Kumar, tablista nascido na Índia, estudou na Benares Hindu University. O seu estilo de interpretação identifica-se com a escola (gharana) de Amta e Benares, tendo estudado com mestres como Pandit Chote Lal Mishra e Ustad Alla Rakha. Acompanhou, entre outros, o grande Nusrat Fateh Ali Khan.

Co-organização Fundação Oriente I Embaixada da Índia