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Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

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Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso Prémio Jovens Músicos 2020 | Programas para Concurso

© Jorge Carmona / Antena 2


Prémio Jovens Músicos - 2020
34ª Edição

A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2020 a 34ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e modalidades:

Categoria A  

Solistas | Nível Superior
- Fagote
- Violino
- Violoncelo
- Viola dedilhada (guitarra clássica)

Solistas | Nível Médio
- Oboé
- Trompa 

Categoria B:  

Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior  
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio 

Categoria C:  

- Canto 

Nas categorias A, B e C, o PJM é constituído por uma Pré-Eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.  

Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível médio. 
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.

Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível superior. 
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.   

Os candidatos da categoria C que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória. 
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.              



CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES 

Categoria A | Solistas    

Nível Superior: 

Fagote, Violino, Violoncelo, Viola dedilhada, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994 

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.

Nível Médio: 

Oboé, Trompa, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2001;

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.


Categoria B | Música de Câmara 
 
Para agrupamentos até sextetos (inclusive) 

Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1994.  
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.     

Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2001.  
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior.     
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.      


Categoria C | Canto 

Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992.    
Os vencedores do 1º Prémio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.                 



CALENDÁRIO

Inscrições - 14 a 29 de Março   

Pré-eliminatórias - Envio das gravações no acto de inscrição, até 29 de Março
 
Eliminatórias - 11 a 17 de Junho - Conservatório de Música de Loulé e Cine-Teatro de Loulé

Finais - 24 a 29 de Julho - Casa da Música, Porto

Festival Jovens Músicos - 24 a 26 de Setembro - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa    



PROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2020       


OBOÉ | NÍVEL MÉDIO 
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.   

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio

a) Uma obra à escolha entre as seguintes: 
- Georg F. HAENDEL: Sonata em dó menor (Nova Music); 
- Georg P. TELEMANN: Sonata em lá menor (Amadeus ou Breitkopf)

b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- Benjamin BRITTEN: 3 das "6 Metamorfoses segundo Ovídio" Op.49 (Boosey & Hawkes)
- Carl NIELSEN: "2 Phantasy Pieces" Op.2 (Hansen) 

ELIMINATÓRIA:

a) Luís MANDACARU: peça solo, Encomenda PJM (www.scherzoeditions.com)

b) Um concerto barroco à escolha entre os seguintes:  
- Alessandro MARCELLO: Concerto em ré menor (Musica Rara)
- Georg F. HAENDEL: Concerto em sol menor (Boosey & Hawkes)   

c) Uma obra do repertório romântico à escolha entre as seguintes:
- Jan W. KALLIWODA: "Morceau de Salon" (Musica Rara)
- Robert SCHUMANN: Adagio e Allegro (Billaudot ou IMP)

d) Uma obra do séc. XX à escolha entre as seguintes:
- Antal DORATI: Números 1 e 2  das "Cinq pieces pour l'Hautbois" (Boosey & Hawkes)
- Witold LUTOSLAWSKI: "Epitaph" (1979) (Chester)

FINAL:

a) Uma obra contemporânea à escolha entre as seguintes:
- Elliott CARTER: "Inner Song"
- John EXTON: 3 Peças para oboé solo (Chester)
- Sérgio AZEVEDO: "Bergerettes 1" para oboé solo

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes: 
- Franz KROMMER: Concerto em fá maior Op. 52 (Musica Rara) 
- Joseph HAYDN: Concerto em dó maior (Breitkopf) 
- Ludwig LEBRUN: Concerto Nº1 em ré menor (Schott) 
- Vincenzo BELLINI: Concerto em mib maior (Ricordi)
- Wolfgang A. MOZART: Concerto em dó maior (Barenreiter/ Henle)      


TROMPA | NÍVEL MÉDIO 
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.    

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)   

a) Dois estudos à escolha entre os seguintes métodos:
- Bernhard Eduard MÜLLER: Estudos Op.64, Volume I
- Henri Adrien KLING: 40 Estudos
- Hermann NEULING: 30 Estudos para Trompa Grave, Volume I
- Jean François GALLAY: Doze estudos Op.57 (edições recomendadas: ed. Gérard Billaudot, Collection Michel Garcin-Marrou; ou ed. International Music Company)

b) Uma obra à escolha entre as seguintes: 
- Alan ABBOTT: Alla Caccia
- Carl NIELSEN: Canto Serioso 
- Franz STRAUSS: Romance "Les Adieux" 
- Marcel POOT: Légende   

ELIMINATÓRIA:

a) Rodrigo BACELAR: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com

b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- António ROSETTI: Concerto para trompa em mi bemol maior (Murray C.49) (dois andamentos, incluindo o andamento lento)  
- Joseph HAYDN: Concerto para trompa Nº2 em ré maior (dois andamentos, incluindo o andamento lento)
- Saverio MERCADANTE: Concerto para trompa
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para trompa Nº3 em mi bemol maior, K.447 (dois andamentos, incluindo o andamento lento)

c) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- Camille SAINT-SAËNS: Morceau de Concerto, Op.94
- Johann Wenzel KALLIWODA: Introdução e Rondó Op.51
- Ludwig van BEETHOVEN: Sonata para trompa e piano em fá maior, Op.17 
- Richard STRAUSS: Introdução, Tema e Variações Op.17

d) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- Francis POULENC: Elegie
- Gilbert VINTER: Hunter's Moon 
- Henri BUSSER: La Chasse de Saint Hubert
- Sérgio AZEVEDO: Sonata para trompa e piano Nº3 "Sonata Semplice"  

FINAL:

a) Uma obra à escolha dos séc. XX / XXI (diferente das apresentadas nas provas Pré-Eliminatória e Eliminatória) - duração aproximada 10'   

b) Um Concerto (memorizado) à escolha entre:
- António ROSETTI: Concerto para trompa em ré menor
- Franz STRAUSS: Concerto, Op.8 - Lars-Erik LARSSON: Concertino Op.45, no5
- Richard STRAUSS: Concerto para trompa Nº1, Op.11
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para trompa Nº2 em mi bemol maior, K. 417  


FAGOTE | NÍVEL SUPERIOR 
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.   

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio) 

a) Georg P. TELEMANN: Sonata para viola da gamba TWV41:e5 com acompanhamento de cravo ou piano (com opção de adicionar no baixo contínuo apenas violoncelo ou contrabaixo) 

b) Uma peça solo à escolha entre 
- Fátima FONTE: Arabesco 
- Francisco MIGNONE: 2 valsas (à escolha) 
- Jean-François LÉZÉ: Swing-Lines 
- Malcolm ARNOLD: Fantasia para fagote  
- Olav BERG: Vertigo 
- Philippe HERSANT: Hoppie 
- Philippe HERSANT: Niggun    

ELIMINATÓRIA:
(os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 a 30 minutos)   

a) Inês Madeira LOPES: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com)   

b) Antonio VIVALDI: um concerto à escolha (dois andamentos)    

c) Uma peça à escolha entre: 
- Alexandre TANSMAN: Sonatine para fagote e piano 
- Eugène BOZZA: Fantasia 
- Marcel BITSCH: Concertino 
- Olav BERG: Sonatina 
- Pierre-Max DUBOIS: Sonatina-Tango
- Roger BOUTRY: Interferences I    

d) Uma peça à escolha entre:
- Camille SAINT-SÄENS: Sonata para fagote e piano, op.168 
- Robert SCHUMANN: 3 Romances op.94
- Robert SCHUMANN: Peças de Fantasia op.73

FINAL:

a)
Uma obra de autor nascido no século XX, diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores (duração aproximada: 10 minutos)   

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- André JOLIVET: Concerto para fagote e orquestra 
- Carl Maria von WEBER: Concerto para fagote e orquestra em fá maior, op.75 
- Jean FRANÇAIX: Concerto para fagote 
- Johann N. HUMMEL: Grande Concerto para fagote e orquestra em fá maior
- Wolfgang A. MOZART: Concerto para fagote e orquestra em sib maior K.191    


VIOLINO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.    

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio) 

a) Um estudo à escolha entre:
- Jacob DONT: Op .35
- Henryk WIENIAWSKI: Études-Caprices, Op. 18 
- Henryk WIENIAWSKI: L´ECOLE Moderne, Op. 10
- Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op.1

b) De Johann Sebastian BACH, interpretar:
Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo;
ou
Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004);
ou
Uma Fuga à escolha do candidato 

ELIMINATÓRIA:
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração aproximada de 40 minutos.

a) Lucas Rei RAMOS: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com
 
b) Wolfgang Amadeus MOZART:
Um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
- Nº1 em Sib Maior, KV 207
- Nº3 em Sol Maior, KV 216
- Nº4 em Ré Maior, KV. 218
- Nº5 em Lá Maior, KV 219   

c) Dois andamentos de Sonata com piano, à escolha entre:
- Bela BARTÓK: Sonata Nº1 Op. 21 Sz. 75 (1921) 
- Bela BARTÓK: Sonata Nº2, Sz 76 (1922) 
- Camille SAINT-SÄENS: Nº1 em Ré m, Op. 75 
- Cesar FRANCK 
- Claude DEBUSSY 
- Francis POULENC: Sonata Op. 119 
- Gabriel FAURÉ: Sonata Nº1 em Lá M, Op. 13 
- George ENESCU: Nº 2 em Fá m, Op. 6 
- Guillaume LEKEU 
- Johannes BRAHMS: Nº1 
- Johannes BRAHMS: Nº2 
- Johannes BRAHMS: Nº3 
- Karol SZYMANOWSKI: Sonata em Ré m, Op. 9 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº1 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº2 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº3 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº4 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº5 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº6 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº7 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº8 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº9 
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº10 
- Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº1 
- Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº2 
- Maurice RAVEL: Sonata Nº2 em Sol M, Op.77 
- Paul HINDEMITH: Sonata Nº2 em Ré Maior, Op. 11 
- Richard STRAUSS: Sonata em Eb M, Op.18 
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº1 em Lá m, Op. 105 
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº2 em Ré m, Op. 121 
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº3 em Lá m, WoO 2 
- Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº1 em Fá m, Op. 80
- Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº2, em Ré M, Op. 94 bis   

d) Uma peça à escolha entre: 
- Antonio BAZZINI: La Ronde des Lutins, Op.25 
- Camille SAINT-SÄENS: Introdução e Rondo Capriccioso, Op.28 
- Eugène YSAYE: Caprice d'Après L'Étude en Forme de Valse de Saint-Säens 
- Eugène YSAYE: Uma das seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27 
- Franz SCHUBERT: Rondo Brillant em Si menor, Op. 70 (D895) 
- Franz WAXMAN: Fantasia Cármen 
- Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Brillante em Lá M, Op. 21 
- Henryk WIENIAWSKI: Polonaise de Concerto Nº1, Op.4 
- Henryk WIENIAWSKI: Souvenir de Moscovo, Op. 6 
- Karol SZYMANOWSKI: Nocturne et Tarentelle, Op. 28
- Karol SZYMANOWSKI: Três Caprichos de Paganini, Op. 40
- Karol SZYMANOWSKI: Três Mitos, Op. 30
- Maurice RAVEL: Tzigane, Rapsódia de Concerto para Violino e Orquestra 
- Pablo de SARASATE: Fantasia do Concerto Carmen, Op.25 
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Valse-Scherzo, Op.34 
- Robert SCHUMANN: Fantasia em Dó M, Op. 131

FINAL: 

a) Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX / séc. XXI, para violino solo ou violino com piano - duração entre 5 e 15 minutos. 

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- Alban BERG: Concerto "À Memória de um Anjo" 
- Alexander GLAZUNOV: Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82 
- Bela BARTÓK: Concerto para Violino e Orquestra (1938) 
- Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violino e Orquestra Nº3, em Si menor Op. 61 
- Carl NIELSEN: Concerto para Violino, Op. 33 
- Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Lá menor, Op.77
- Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº2 em Dó sustenido menor, Op.129 
- Edouard LALO: Sinfonia Espanhola, para Violino e Orquestra, Op. 21 
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº4, em Ré menor, Op.31
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº5, em Lá menor, Op. 37 
- Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº1 em Fá# m, Op. 14 
- Igor STRAVINSKY: Concerto em Ré 
- Jean SIBELIUS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 47 
- Johannes BRAHMS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op.77 
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op.61 
- Luiz de FREITAS BRANCO: Concerto para Violino e Orquestra, em Ré Maior 
- Max BRUCH: Fantasia Escocesa, para Violino e Orquestra, Op. 46 
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº1 em Mi bemol Maior, Op.6 
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº4 em Ré menor
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra, Nº2 em Si menor, Op.7 
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35 
- Richard STRAUSS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor, Op. 8 
- Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº1 em Ré Maior, Op. 19 
- Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº2 em Sol menor, Op. 63 
- William WALTON: Concerto para Violino       


VIOLONCELO | NÍVEL SUPERIOR

Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico. 
  
PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova submetida por gravação áudio

a) Johann S. BACH: Prelúdio + um andamento de uma das três últimas Suites para Violoncelo Solo
 
b) Luigi BOCCHERINI: uma Sonata (completa)

ELIMINATÓRIA:

a) Carlos LOPES: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com
 
b) Uma sonata (completa) à escolha entre as dos seguintes autores:
- Franz SCHUBERT
- Johannes BRAHMS 
- Ludwig van BEETHOVEN (exceptuando as duas primeiras sonatas) 
 
c) Uma obra à escolha entre:
- Antonín DVORÁK: Rondo, Op.94 
- Bohuslav MARTINU: Variações Rossini 
- Claude DEBUSSY: Sonata em ré menor 
- Igor STRAVINSKY: Suite Italiana 
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Pezzo Capriccioso, Op.62

FINAL:
  
a) Uma obra (ou parte) da 2ª metade do séc. XX / séc. XXI (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) - duração máxima de 10 min.

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- Antonín DVORÁK: Concerto em si menor, Op.104 
- Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº1 em mib maior, Op.107 
- Dmitri CHOSTAKOVITCH: Concerto Nº2, Op.126 
- Dmitri KABALEVSKY: Concerto Nº2, Op.77 
- Edward ELGAR: Concerto em mi menor, Op.85 
- Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto de Câmara
- Joseph HAYDN: Concerto em dó maior
- Joseph HAYDN: Concerto em ré maior, Hob. VIId/3
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Variações sobre um tema rococó, Op.33   
- Robert SCHUMANN: Concerto em lá menor, Op.129 
- Sergei PROKOFIEV: Sinfonia Concertante       


VIOLA DEDILHADA (Guitarra clássica) | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico. 
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA:
  (prova submetida por gravação áudio)

a) Fernando SOR: Andante Largo, Op. 5, Nº5 (edição recomendada Tecla Editions) 

b) Heitor VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig) 

c) Uma obra à escolha entre as dos seguintes autores: 
- Agustín BARRIOS 
- Francisco TÁRREGA 
- Giulio REGONDI 
- Kaspar MERTZ (edição à escolha)

ELIMINATÓRIA:

a) Bernardo BEIRÃO: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com
 
b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato) 

c) Uma obra dos sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na Pré-eliminatória)
A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos. As obras apresentadas deverão ser originais para guitarra e o seu nível de dificuldade será avaliado pelo júri.

FINAL:

a) Manuel de Falla - Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r. Chanterelle) 

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig) 
- Joaquín RODRIGO: Concierto d' Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo) 
- Joaquín RODRIGO: Concierto para una Fiesta (e.r. Schott) 
- Leo BROUWER: Concerto Nº3 "Elegiaco" (e.r. Max Eschig)
- Manuel M. PONCE: Concierto del sur (Schott) 
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.160 (Schott)
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op.99 (Schott) 
- Sérgio AZEVEDO: Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions) 
- Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)     



CATEGORIA B - MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior 

Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.  

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)   

Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.  

ELIMINATÓRIA: 

a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha 

b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes 

c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes 

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (tempo de música tocada). 
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova. 

FINAL: 

a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos) 

b) (alínea obrigatória) Uma obra completa

c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (tempo de música tocada).   

O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova. 

Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória - O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais - Todas as peças nas três fases do concurso têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador 

Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390 

Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas do Prémio. A organização do concurso disponibiliza um piano, mas a restante instrumentação deverá ser assegurada pelos candidatos.   


CATEGORIA C - CANTO (SOLISTAS) | NÍVEL SUPERIOR 

Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.    

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)

a) Um lied (*) à escolha
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas

b) Uma ária de ópera à escolha
Nota: as provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes

ELIMINATÓRIA:

a) Sara MARITA: peça solo, Encomenda PJM Antena 2 (www.scherzoeditions.com

b) Um lied à escolha 

c) Uma ária de oratória (*) à escolha 

d) Uma ária de ópera à escolha 

Notas
(*) em alternativa, os candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
- As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
- A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória
- À excepção da obra da alínea a), o restante repertório desta prova deve ser cantado de memória

FINAL:

a) Dois lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI) 

b) Uma ária de oratória (*) à escolha 

c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX (inclusive) 

d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI 

Notas: 
(*) em alternativa, os candidatos podem propor árias de Paixão, Missa ou Requiem
- As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português
- A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos
- O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- Todo o repertório desta prova deve ser cantado de memória