Prémio Jovens Músicos – 31ª Edição - 2017
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2017 a 31ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), nos seguintes níveis e modalidades:
Categoria A
Solistas | Nível Médio
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1998 (clarinete) ou nascidos a partir de 01 de outubro 1996 (contrabaixo).
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
- Clarinete
- Contrabaixo
Solistas | Nível Superior
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1991 (trompa, violino e viola dedilhada) ou nascidos a partir de 01 de outubro 1990 (tuba);
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
- Trompa
- Tuba
- Violino
- Viola dedilhada (Guitarra)
Categoria B:
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1998
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1991
Categoria C:
Canto (solistas)
- para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1989
Programas para as Provas
CATEGORIA A - SOLISTAS
CLARINETE | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Heinrich SUTERMEISTER: Capriccio
b) Gaetano DONIZETTI: Concertino para Clarinete em Sib Maior
ELIMINATÓRIA
a) Pedro Lima SOARES: nova obra – Encomenda PJM - Antena 2
b) Niels GADE: Peças de Fantasia, Op. 43
c) Uma obra à escolha entre:
- Charles-Marie WIDOR: Introdução e Rondo, op.72
- Gioacchino ROSSINI: Introdução, tema e variações
- Ernst CHAUSSON: Andante e Allegro
- Andre MESSAGER: Solo de Concurso
- Carl Maria von WEBER: Concertino em Mib Maior, Op.26
- Francis POULENC: Sonata para clarinete e piano
FINAL
a) Uma obra (completa) para clarinete solo de um compositor português
(duração máxima de 10 minutos)
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
- Carl Maria von WEBER: Concerto nº1 em Fá menor, Op. 73
- Karol KURPINSKI: Concerto em Si b Maior
- Louis SPOHR: Concerto nº 1, op. 26
- Saverio MERCADANTE: Concerto em Si b M
- José Avelino CANONGIA: Concerto nº3 em Mi bemol Maior
CLARINETE | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Heinrich SUTERMEISTER: Capriccio
b) Gaetano DONIZETTI: Concertino para Clarinete em Sib Maior
ELIMINATÓRIA
a) Pedro Lima SOARES: nova obra – Encomenda PJM - Antena 2
b) Niels GADE: Peças de Fantasia, Op. 43
c) Uma obra à escolha entre:
- Charles-Marie WIDOR: Introdução e Rondo, op.72
- Gioacchino ROSSINI: Introdução, tema e variações
- Ernst CHAUSSON: Andante e Allegro
- Andre MESSAGER: Solo de Concurso
- Carl Maria von WEBER: Concertino em Mib Maior, Op.26
- Francis POULENC: Sonata para clarinete e piano
FINAL
a) Uma obra (completa) para clarinete solo de um compositor português
(duração máxima de 10 minutos)
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
- Carl Maria von WEBER: Concerto nº1 em Fá menor, Op. 73
- Karol KURPINSKI: Concerto em Si b Maior
- Louis SPOHR: Concerto nº 1, op. 26
- Saverio MERCADANTE: Concerto em Si b M
- José Avelino CANONGIA: Concerto nº3 em Mi bemol Maior
CONTRABAIXO | NÍVEL MÉDIO
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(Prova submetida por gravação)
a) Um estudo à escolha do candidato – dos “57 estudos de Storch – Hrabe”
b) Uma peça à escolha entre:
- Hans FRYBA – prelude ou Gavotte
- Giovanni BOTTESINI – Elegie ou Reverie
ELIMINATÓRIA
a) Pedro FINISTERRA: nova obra - Encomenda PJM – Antena 2
b) Uma obra à escolha entre:
- Henry ECCLES – Sonata (dois andamentos contrastantes)
- J. S. BACH – Sonatas para Viola da Gamba (dois andamentos contrastantes)
- W. de FESH – Sonatas (dois andamentos contrastantes)
c) Uma obra virtuosa à escolha entre:
- Giovanni BOTTESINI – Sonambula, Tarantela, Capriccio di Bravura ou Allegro alla Mendelssohn
- Reinhold GLIÉRE – peças Op. 9 (Intermezzo e Tarantela) ou Op. 32 (Preludio e Scherzo)
- A. DESENCLOS – Ária e Rondo
FINAL
a) Uma obra dos sécs. XX-XXI, à escolha entre:
- Luciano BERIO – Psy
- Hans Werner HENZE – Serenade
- David ELLIS - Sonata
b) Um concerto memorizado, à escolha entre:
- Carl Ditters von DITTERSDORF – Concerto nº 2 para Contrabaixo e Orquestra
- Johann Baptist VANHAL – Concerto para Contrabaixo e Orquestra
- Giovanni BOTTESINI – Concerto nº 2 para Contrabaixo e Orquestra
- Sergei KOUSSEVITSKY – Concerto para Contrabaixo e Orquestra, Op. 3
- Lars-Erik LARSSON - Concertino nº 11 para Contrabaixo e Cordas , Op. 45
TROMPA | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Uma das seguintes obras à escolha:
a) Uma das seguintes obras à escolha:
- H. KLING: Concerto Fá Maior (1º and.)
- W. A. MOZART: Concerto Nº 2 KV 417 (1º and.)
- W. A. MOZART: Concerto Nº 4 KV 495 (1º and. sem cadência)
- J. HAYDN: Concerto Nº1 H.VIId:3 (1º and. sem cadência)
- A. ROSETTI: Concerto Mib Maior (1º and. sem cadência)
b) Uma das seguintes obras à escolha:
- V. PERSICHETTI: "Parable for Solo Horn" Op. 120
- Sigurd BERGE: "Horn Lokk" K. SLAVICKY: "Musica por Corno Solo" (2º e 3º andamento)
- V. BUYANOVSKY: "España" - Peças para Trompa Solo
ELIMINATÓRIA
ELIMINATÓRIA
a) Eduardo SERRA: O Discurso de uma Lata Chique e Burguesa - Encomenda PJM, Antena 2
b) Uma das seguintes obras à escolha [*]:
- C. FÖRSTER: Concerto Mib Maior (1º and.)
- F. X. POKORNY: Concerto (1º and. sem cadência)
- J. J. QUANTZ: Concerto Mib Maior (1º and.)
- Anonymus: Concerto (1º and.) [ed. Friedrich Hofmeister Musikverlag]
- G. Ph. TELEMANN: Concerto (1º and.)
- Anton TEYBER: Concerto (1º and.)
c) Uma das seguintes obras à escolha:
- E. BOZZA: "En Forêt"
- E. BOZZA: "Sur Les Cimes"
- E. CARRAPATOSO: "Sweet Rústica" (1º, 3º, 5º e 6º andamentos)
- P. DUKAS: "Villanelle" (1ª página sem pistões)
- Trygve MADSEN: Sonata para Trompa e Piano op. 24 (1º e 3º andamento)
d) Uma das seguintes obras à escolha:
- Trygve MADSEN: Sonata para Trompa e Piano op. 24 (1º e 3º andamento)
d) Uma das seguintes obras à escolha:
- Gordon JACOB: Concerto (1º andamento)
- Malcolm ARNOLD: Concerto Nº 2 Op. 58 (1º andamento)
- Jirí PAUER: Concerto (1º andamento)
- Jirí PAUER: Concerto (1º andamento)
- Julius WEISMANN: Concertino Op. 118 (1º andamento)
- Othmar SCHOECK: Concerto Op. 65 (1º andamento)
- Johann Christoph SCHUNCKE: Concertino (1º andamento)
- Johann Christoph SCHUNCKE: Concertino (1º andamento)
FINAL
a) Uma das seguintes obras à escolha:
- Luís CARVALHO: Hornpipe para Trompa Solo
- Heinz HOLLIGER: Cynddaredd - Brenddwyd (Fury - Dream)
- Olivier MESSIAEN: Appel Interstellaire
- Esa-Pekka SALONEN: Concert Étude
- Jörg WIDMANN: Air
- Peter Maxwell DAVIES: Sea Eagle
a) Uma das seguintes obras à escolha:
- Luís CARVALHO: Hornpipe para Trompa Solo
- Heinz HOLLIGER: Cynddaredd - Brenddwyd (Fury - Dream)
- Olivier MESSIAEN: Appel Interstellaire
- Esa-Pekka SALONEN: Concert Étude
- Jörg WIDMANN: Air
- Peter Maxwell DAVIES: Sea Eagle
b) Richard STRAUSS: Concerto Nº 2 [*]
[*] As obras das alínea b) das provas Eliminatória e Final deverão ser interpretadas de memória, obrigatoriamente.
[*] As obras das alínea b) das provas Eliminatória e Final deverão ser interpretadas de memória, obrigatoriamente.
TUBA | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) obra com piano
- Alexander LEBEDEV: Concerto in One Movement (Edition Musicus 1960/ http://www.hickeys.com/ )
b) obra para tuba solo
- Erland von KOCH: Monolog Nº 9 (Carl Gehrmans Musikforlag)
ELIMINATÓRIA
a) António B. SÁ-DANTAS: Vocação, Encomenda PJM – Antena 2
b) uma obra à escolha entre:
- Juras FILAS: Sonata (Editions BIM)
- Anthony PLOG: Tuba Sonata (Editions BIM)
- Bruce BROUGHTON: Sonata (Master Music Publications)
- Paul HINDEMITH: Sonata (Schott Music Verlag)
- Carlos AZEVEDO: XL - três andamentos para tuba e piano (Editions BIM)
- Luís CARDOSO: Entia Imaginaria II (www.luiscardoso.com )
- Antonio PINHO VARGAS: Dois Andamentos em forma de Sonata (AVA Musical Editions)
- Ivan JEVTIC: Balkan’s Ayers Rock (Editions BIM)
c) uma obra à escolha entre:
- Jerry GRANT: Rhythming with Airs and Hammers (www.nujazzalternative.com )
- Alex WILDER: Sonata for Tuba and Piano (Hall Leonard /Margun Music)
- James GRANT: Chocolates (Potenza Music)
- Andy ÉMLÈR: Tubastone Nº 1 (Feeling Musique)
- Daniel SCHVETZ: Moderato Tangabile (AVA Musical Editions)
- Bruce BROUGHTON: Turbulence (Brubel Music)
- Lasse AEROLA: Amorous Play (FIMIC)
- Didier GORET: Souffles (Delatour France/ http://www.di-arezzo.fr)
- Timothy HIGGINS: Cafe Velocio (www.415-music.com )
FINAL
a) uma obra a solo à escolha entre:
- Krzysztof PENDERECKI: Capriccio (Schott Musik Verlag)
- William KRAFT: Encounters II (Editions IM)
- John STEVENS: Remembrance (Editions BIM)
- Henrik COLDING-JORGENSEN: Boast (Edition-S)
- Edward GREGSON: Alarum (Novello)
- John KENNY: Sonata for Contrabass Trombone/Tuba (1º and.) (Warwick)
- François THUILLIER: Rebellion (Feeling Musique)
b) obra obrigatória (memorizada):
- Ralph Vaughn WILLIAMS: Concerto for Bass Tuba (Oxford Press)
- Andy ÉMLÈR: Tubastone Nº 1 (Feeling Musique)
- Daniel SCHVETZ: Moderato Tangabile (AVA Musical Editions)
- Bruce BROUGHTON: Turbulence (Brubel Music)
- Lasse AEROLA: Amorous Play (FIMIC)
- Didier GORET: Souffles (Delatour France/ http://www.di-arezzo.fr)
- Timothy HIGGINS: Cafe Velocio (www.415-music.com )
FINAL
a) uma obra a solo à escolha entre:
- Krzysztof PENDERECKI: Capriccio (Schott Musik Verlag)
- William KRAFT: Encounters II (Editions IM)
- John STEVENS: Remembrance (Editions BIM)
- Henrik COLDING-JORGENSEN: Boast (Edition-S)
- Edward GREGSON: Alarum (Novello)
- John KENNY: Sonata for Contrabass Trombone/Tuba (1º and.) (Warwick)
- François THUILLIER: Rebellion (Feeling Musique)
b) obra obrigatória (memorizada):
- Ralph Vaughn WILLIAMS: Concerto for Bass Tuba (Oxford Press)
VIOLINO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Um estudo à escolha entre:
- Niccolo PAGANINI: Caprichos, Op. 1
- Jacob DONT: Op .35
- Henryk WIENIAWSKI: L'Ecole Moderne, Op. 10
- Henryk WIENIAWSKI: Études-Caprices, Op. 18
b) De Johann Sebastian Bach, interpretar:
- Dois andamentos contrastantes das Sonatas e Partitas para Violino Solo
- ou Chaconne da 2ª Partita para Violino Solo (BWV 1004)
- ou Uma Fuga à escolha do candidato
ELIMINATÓRIA:
Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração aproximada de 40 minutos.
a) João COSTA: Retorno - Encomenda PJM Antena 2
b) Wolfgang Amadeus MOZART:
Um 1º andamento com cadência, de um dos seguintes concertos:
- Nº 1 em Sib Maior, KV 207
- Nº 3 em Sol Maior, KV 216
- Nº 4 em Ré Maior, KV. 218
- Nº 5 em Lá Maior, KV 219
c) Dois andamentos de Sonata com piano, à escolha entre:
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 1
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 2
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 3
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 4
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 5
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 6
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 7
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 8
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 9
- Ludwig van BEETHOVEN: Nº 10
- Johannes BRAHMS: Nº 1
- Johannes BRAHMS: Nº 2
- Johannes BRAHMS: Nº 3
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº 1 em Lá m, Op. 105
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº 2 em Ré m, Op. 121
- Robert SCHUMANN: Sonata Nº 3 em Lá m, WoO 2
- Richard STRAUSS: Sonata em Eb M, Op. 18
- Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº 1 em Fá m, Op. 80
- Sergei PROKOFIEV: Sonata Nº 2, em Ré M, Op. 94 bis
- Camille SAINT-SÄENS: Nº 1 em Ré m, Op. 75
- Gabriel FAURÉ: Sonata Nº 1 em Lá M, Op. 13
- Cesar FRANCK
- Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº 1
- Luiz de FREITAS BRANCO: Sonata Nº 2
- George ENESCU: Nº 2 em Fá m, Op. 6
- Guillaume LEKEU
- Maurice RAVEL: Sonata Nº 2 em Sol M, Op. 77
- Claude DEBUSSY
- Francis POULENC: Sonata Op. 119
- Karol SZYMANOWSKI: Sonata em Ré m, Op. 9
- Bela BARTÓK: Sonata Nº 1 Op. 21 Sz. 75 (1921)
- Bela BARTÓK: Sonata Nº 2, Sz 76 (1922)
- Paul HINDEMITH: Sonata Nº 2 em Ré Maior, Op. 11
d) Uma peça à escolha entre:
- Camille SAINT-SÄENS: Introdução e Rondo Capriccioso, Op. 28
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Valse-Scherzo, Op. 34
- Franz WAXMAN: Fantasia Cármen
- Maurice RAVEL: Tzigane, Rapsódia de Concerto para Violino e Orquestra
- Pablo de SARASATE: Fantasia do Concerto Carmen, Op. 25
- Henryk WIENIAWSKI: Polonaise de Concerto Nº 1, Op. 4
- Henryk WIENIAWSKI: Souvenir de Moscovo, Op. 6
- Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Brillante em Lá M, Op. 21
- Antonio BAZZINI: La Ronde des Lutins, Op. 25
- Franz SCHUBERT: Rondo Brillant em Si menor, Op. 70 (D895)
- Robert SCHUMANN: Fantasia em Dó M, Op. 131
- Eugène YSAYE: Uma das seis Sonatas para Violino Solo, Op. 27
- Eugène YSAYE: Caprice d’Après L’Étude en Forme de Valse de Saint-Säens
- Karol SZYMANOWSKI: Nocturne et Tarentelle, Op. 28
- Karol SZYMANOWSKI: Três Mitos, Op. 30
- Karol SZYMANOWSKI: Três Caprichos de Paganini, Op. 40
FINAL:
a) Uma obra (ou parte) composta na 2ª metade do séc. XX / séc. XXI, para violino solo ou violino com piano – duração entre 5 e 15 minutos.
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre:
- Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 61
- Johannes BRAHMS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 77
- Max BRUCH: Fantasia Escocesa, para Violino e Orquestra, Op. 46
- Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 35
- Edouard LALO: Sinfonia Espanhola, para Violino e Orquestra, Op. 21
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº 1 em Mi bemol Maior, Op. 6
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra, Nº 2 em Si menor, Op. 7
- Niccoló PAGANINI: Concerto para Violino e Orquestra Nº 4 em Ré menor
- Jean SIBELIUS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 47
- Richard STRAUSS: Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor, Op. 8
- Alexander GLAZUNOV: Concerto para Violino e Orquestra, Op. 82
- Luiz de FREITAS BRANCO: Concerto para Violino e Orquestra, em Ré Maior
- Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº 1 em Ré Maior, Op. 19
- Sergei PROKOFIEV: Concerto Nº 2 em Sol menor, Op. 63
- Bela BARTÓK: Concerto para Violino e Orquestra (1938)
- Alban BERG: Concerto “À Memória de um Anjo”
- Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº 1 em Lá menor, Op. 77
- Dimitri CHOSTAKOVICH: Concerto para Violino e Orquestra Nº 2 em Dó sustenido menor, Op. 129
- Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 3, em Si menor Op. 61
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 4, em Ré menor, Op. 31
- Henri VIEUXTEMPS: Concerto para Violino e Orquestra Nº 5, em Lá menor, Op. 37
- Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº 1 em Fá# m, Op. 14
- Igor STRAVINSKY: Concerto em Ré
- Carl NIELSEN: Concerto para Violino, Op. 33
- William WALTON: Concerto para Violino
VIOLA DEDILHADA (Guitarra clássica) | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(Prova submetida por gravação)
a) Fernando SOR: Andante Largo, Op. 5, nº 5 (edição recomendada Tecla Editions)
b) Heitor VILLA-LOBOS: Um estudo à escolha do candidato (e.r. Max Eschig)
c) Uma obra à escolha do candidato de Francisco TÁRREGA, Agustín BARRIOS, Giulio REGONDI ou Kaspar MERTZ (edição à escolha)
ELIMINATÓRIA
a) Inés BADALO: Policromia Vidrada, Encomenda PJM - Antena 2
b) Uma Sonata completa (livre escolha do candidato)
c) Uma obra dos sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas na Pré-eliminatória)
A duração total da prova é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
As obras apresentadas deverão ser originais para guitarra e o seu nível de dificuldade será avaliado pelo júri.
FINAL
a) Manuel de Falla - Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r. Chanterelle)
b) Um concerto à escolha entre os seguintes:
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 99 (Schott)
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 160 (Schott)
- Joaquín RODRIGO: Concierto d' Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
- Joaquín RODRIGO: Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
- Manuel M. PONCE: Concierto del sur (Schott)
- Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)
- Leo BROUWER: Concerto Nº 3 "Elegiaco" (e.r. Max Eschig)
- Sérgio AZEVEDO: Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
- Leo BROUWER: Concerto Nº 5 "Helsinki" (Bèrben)
- Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)

CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes
FINAL
a) Manuel de Falla - Hommage pour le tombeau de Debussy (e.r. Chanterelle)
b) Um concerto à escolha entre os seguintes:
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 99 (Schott)
- Mario CASTELNUOVO-TEDESCO: Concerto Op. 160 (Schott)
- Joaquín RODRIGO: Concierto d' Aranjuez (e.r Ediciones Joaquín Rodrigo)
- Joaquín RODRIGO: Concierto para una Fiesta (e.r. Schott)
- Manuel M. PONCE: Concierto del sur (Schott)
- Heitor VILLA-LOBOS: Concerto (Editions Max Eschig)
- Leo BROUWER: Concerto Nº 3 "Elegiaco" (e.r. Max Eschig)
- Sérgio AZEVEDO: Concertino para guitarra e pequena orquestra (AVA Editions)
- Leo BROUWER: Concerto Nº 5 "Helsinki" (Bèrben)
- Stephen GOSS: Guitar Concerto (Doberman Yppan)
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado
ELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
FINAL
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
- Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado
ELIMINATÓRIA
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
FINAL
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
- Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
CATEGORIA C – CANTO (SOLISTAS) | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA
(prova submetida por gravação)
a) Um lied (*) à escolha
b) Uma ária de ópera à escolha
Nota: as provas têm de ser cantadas em dois idiomas diferentes
(*) O termo lied é entendido na sua acepção mais abrangente, podendo os candidatos interpretar canções em diferentes idiomas
ELIMINATÓRIA
a) Nuno COSTA: Instrepere II (versões para soprano/mezzo; tenor; barítono) - Encomenda PJM – Antena 2
b) Um lied à escolha
c) Uma ária de oratória à escolha
d) Uma ária de ópera à escolha
Notas:
- As provas têm de ser cantadas em três idiomas diferentes
- A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 25 minutos
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas na Pré-eliminatória
FINAL
a) Dois lieder à escolha (pelo menos um dos sécs. XX/XXI)
b) Uma ária de oratória à escolha
c) Uma ária de ópera até ao séc. XIX (inclusive)
d) Uma ária de ópera dos sécs. XX/XXI
Notas:
- As provas têm de ser cantadas em quatro idiomas diferentes, incluindo o português
- A duração total das obras apresentadas em a) b) c) e d) é de um máximo de 30 minutos
- O repertório da Final não pode incluir obras que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso