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Programas de Concurso

Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

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Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso Prémio Jovens Músicos 2022 | Programas para Concurso

Prémio Jovens Músicos - 2022

35ª Edição



A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2022 a 35ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e modalidades:

Categoria A 

Solistas | Nível Superior

- Saxofone
- Viola d'Arco
- Contrabaixo
- Acordeão

Solistas | Nível Médio

- Trompete
- Piano
 
Categoria B
  
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior  
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
 
Categoria C

- Direção de Orquestra
 
Nas categorias A e B, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.   

Na categoria C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação vídeo), uma Eliminatória, uma Semi-final, e uma Final.
 
Os candidatos das categorias A e B (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível médio. 
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados. 
Os candidatos das categorias A, B e C (solistas, grupos de música de câmara ou maestros) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível superior. 
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.     



CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES     

Categoria A | Solistas    

Nível Superior: 

Saxofone, Viola d'arco, Contrabaixo e Acordeão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996;  

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.

Nível Médio: 

Trompete e Piano, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003;

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.


Categoria B | Música de Câmara 
 
Para agrupamentos até sextetos (inclusive) 
 
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996.  Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.     

Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003.  Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior.     
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.  

    
Categoria C | Direcção de Orquestra

Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986.  
Os vencedores do 1º Prémio desta categoria em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.     



CALENDÁRIO

PRÉ-ELIMINATÓRIAS - Envio das gravações no acto de inscrição, até 28 de Março. 
 
ELIMINATÓRIAS (categorias A e B) - 11 a 18 de Junho - Casa da Música, Porto

FINAIS (categorias A e B) - 25 a 29 de Julho - Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal

PROVAS DA CATEGORIA C - todas as provas presenciais serão realizadas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa na semana de 25 de Setembro
 
FESTIVAL JOVENS MÚSICOS - 29 de Setembro a 01 de Outubro - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa  



PROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2022       


PIANO | NÍVEL MÉDIO 
Obs: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico. 
O programa das três provas deverá ser integralmente executado de memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com partitura.

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
 
a) Johann Sebastian BACH: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes)  

b) Um Andamento de Sonata (rápido) de Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN, Ludwig Van BEETHOVEN ou Franz SCHUBERT
 
c) Uma obra dos séculos XIX, XX ou XXI

ELIMINATÓRIA
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de 30 a 45 minutos
 
a) Catarina RIBEIRO - título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2 
 
b) Um Estudo à escolha entre: 
- Carl CZERNY Op. 740 
- Moritz MOSZKOWSKI Op. 72 
- Frédéric CHOPIN 
- Claude DEBUSSY 
- Franz LISZT - Estudos de Execução Transcendente 
- Sergei RACHMANINOV 
- Alexander SCRIABIN 
- Igor STRAVINSKY
 
c) Uma Sonata de Ludwig van BEETHOVEN, Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN ou Franz SCHUBERT. (Poderá ser a mesma sonata apresentada na pré-eliminatória, agora completa)
 
d) Uma peça de livre escolha, composta nos séculos XIX ou XX

FINAL 
- Um concerto completo, à escolha.   

Nota: a organização do PJM, a título excepcional, optou por não apresentar uma lista de concertos. Esta decisão deve-se ao facto de a prática dos concertos no ensino nível médio de Piano em Portugal ainda não estar muito enraizada (i.e., por comparação com a realidade de outros instrumentos). 
No entanto, na escolha do concerto para a Final, os candidatos deverão ter os seguintes aspectos em consideração:                
- assegurar que a parte orquestral da obra escolhida esteja comercialmente disponível em redução para piano   
- assegurar que a instrumentação do concerto não ultrapasse o seguinte efectivo: 3fl. 3ob. 3cl. 3fg. - 4 tpa. 2 tp. 3 tbn. 1 tba - 1 timp. - 2 perc. - 1 hp - cordas   
Os concertos que não cumpram estes critérios, não poderão ser apresentados na prova de concurso.    


TROMPETE | NÍVEL MÉDIO 
Obs: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.    

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio

a) Dois estudos contrastantes 

Um estudo à escolha do livro:
- Theo CHARLIER: 36 "Estudos Transcendentes" 

Um estudo à escolha de entre os livros:
- Oscar BOHME: "24 Melodic Studies op.20"  
- Ernest PAUDERT: "24 Studies"
- James STEPHENSON: "Day-Tudes" 

b) Uma obra à escolha entre as seguintes: 
- Eugéne BOZZA: "Rustiques"
- Henri TOMASI: "Tryptique"
- Fischer TULL: "Three Bagatelles"  
- George DELERUE: "Concertino"  
- George ENESCO: "Légende" 

ELIMINATÓRIA: 

a) Camila SALOMÉ MENINO - título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2  

b) Uma obra à escolha entre as seguintes: 
- Vassily BRANDT: "Concert Piece nº 2" 
- Carl HOHNE: "Slavische Fantasie"
- Théo CHARLIER: "Solo de concours"
- Alexander AROUTIOUNIAN: "Aria and Scherzo"
- Marcel BITSCH: "Quatre Variations sur un Thème de Domenco Scarlatti" 

c) 1º andamento à escolha, entre uma das seguintes obras: 
- Karl PILLS: "Sonata"
- Paul HINDEMITH: "Sonata"
- George ANTHEIL: "Sonata"
- James STEPHENSON: "Sonatina" 
- Jean HUBEAU: "Sonata" 


FINAL:
a)
 Uma obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) - Referências: V.Persichetti, A.Plog, Jevtic, McKee, Larsen, Bernofsky, etc.

b) Um concerto (memorizado) à escolha entre: 
- Joseph HAYDN: "Concerto em mib maior"
- Johann HUMMEL: "Concerto em mib maior, S.49" 
- Alexander AROUTIOUNIAN: "Concerto"
- Oskar BOHME: "Concerto em fá menor, op.108"
- Alexander GOEDICKE: "Concerto op.41"
- Jan KOETSIER: "Concertino"
- Alexandra PAKHMUTOVA: "Concerto"      


SAXOFONE | NÍVEL SUPERIOR 
Obs: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.   

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)    

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes: 
- Paul CRESTON: "Sonate" (Ed. Shawnee Press) 
- Roger BOUTRY: "Divertimento" (Ed. Alphonse Leduc) 
- Alfred DÉSENCLOS: "Prélude, Cadence et Finale" (Ed. Alphonse Leduc)   

b) Um estudo à escolha, entre os seguintes livros: 
- Guy LACOUR  - "28 Etudes - Sur les modes de transpositions limitées d'Olivier Messiaen" (Ed. Billaudot) 
- Nicolas PROST: "18 Advanced Etudes" (Resolute Music Publications) 
- Christian LAUBA: "Neuf études" (Leduc) 
- Julian ARGÜELLES - "12 studies for the modern saxophonist" (Astute music)   

ELIMINATÓRIA:   

a) Eduardo MARQUES: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2    

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes: 
- Carlos Filipe CRUZ: "Krisis" (cruzcarlosfilipe@gmail.com
- Lino GUERREIRO: "Ostinatus" (Ed. AVA) 
- Sérgio AZEVEDO: "Quatro Peças Breves" (Ed. AVA) 
- Tiago DERRIÇA: "Sonata" (Ed. AVA) 
- Luís CARDOSO: "Insomnia" (https://www.luiscardoso.pt/wordpress/?p=485
- Daniel BERNARDES - "Havoc" - (AVA Editions) 
- Daniel BERNARDES: "Movimento Perpétuo, Interlúdio e Canção  (danielbernardesmusic@gmail.com
- Paulo BASTOS: "BeBop It" - (AVA Editions) 
- Cristopher BOCHMANN: "Essay XIII" - (bochmann.cc@gmail.com
- Tomás BORRALHO: "Ping 999" - (Ed. AVA) 
- Andy SCOTT: "Home" (Astute Music)    

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes: 
- Jean ABSIL: "Sonata op.115" (Ed. Lemoine) 
- Walter HARTLEY: "Sonata for Tenor Saxophone and piano" (Ed. Dorn Productions) 
- Frygve MADSEN: "Sonata for Baritone Saxophone and piano, op.109" (Musikk - Husets Forlag AS, Oslo) 
- Edison DENISOV: "Sonate" (Ed. Alphonse Leduc) 
- William ALBRIGHT: "Sonata" (Ed. Peters) 
- Takashi YOSHIMATSU: "Fuzzy Bird Sonata" (Ed. Billaudot) 
- Jindrich FELD: "Sonata" p/ sax. alto (Ed. Alphonse Leduc) 
- Bruno MANTOVANI: "L'incandescence de la Bruine" p/ sax. soprano (Ed. Henri Lemoine) 
- Marcel MIHALOVICI: "Chant Premier" p/ sax. tenor (Ed. Heugel) 
- Robert LEMAY: "Trou Noir" p/ sax. barítono (Opus102) 
- Daniel SCHNYDER: "Alto saxophone Sonata" (https://www.danielschnyder.com/) 
- Ida GOTKOVSKY: "Brillance" (Ed. Billaudot) 
- Piet SWERTS: "Klonos" (Ed. Zodiac) 
- Willy BAUWAERTS: "Trilogie" (Golden River) 
- Benjamin BOONE: "Psychotherapy" (https://www.benjaminboone.net/
- Fernande DECRUCK: "Sonate en UT #" (Ed. Billaudot) 
- Robert WARD: "Concerto" p/ sax. Tenor (Galaxy Music Corporation) 
- Andy SCOTT: "Three Letter Word" (Astute music) 
- Alain MARGONI: "Sonate " p/ sax. barítono (Ed. Billaudot)     

FINAL:   

a) Uma obra livre - a tocar em saxofone à escolha - para saxofone solo (diferente das apresentadas nas anteriores fases do concurso)   

b) Uma obra completa (memorizada) à escolha entre as seguintes:   
- Henry TOMASI: "Concerto" (Ed. Alphonse Leduc) 
- Lars-Erik LARSSON: "Konsert" (Ed. Carl Gehrmans, Sweden) 
- Frank MARTIN: "Ballade pour saxophone et orchestre" (Ed. Universal) 
- Alexander GLAZUNOV: "Concerto" (Ed. Alphonse Leduc) 
- Jaques IBERT: "Concertino da Câmara" (Ed. Alphonse Leduc) 
- Jacob ter VELDHUIS: "Tallahatchie Concerto" (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL) 
- Russel PECK: "The  Upward Stream" p/ sax. Tenor (peckmusic@russellpeck.com) 
- Gary CARPENTER: "Sonatinas - Cadenza Music" (Hal Leonard) 
- Barry COCKROFT: "Melbourne Sonata" p/ sax. Soprano (www.reedmusic.com)       


VIOLA D'ARCO | NÍVEL SUPERIOR 
Obs: Todas as obras escolhidas deverão ser executadas na ordem correspondente à alínea da prova. Ambos os concertos (das alíneas a e b) deverão ser apresentados de memória. 

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)   

a) Preludio e Gigue de uma das Suites BWV 1009, 1010, 1011 ou 1012 de Johann Sebastian BACH   

b) Um andamento lento e um andamento rápido de uma das "Três suites Op. 131" de Max REGER      

ELIMINATÓRIA: 
Obs: a escolha da sonata da alínea C deverá ser contrastante com a escolha do Concerto da prova Final (por exº., não tocar Sonata de Hindemith e Concerto do mesmo compositor na Final; não tocar Clarke na Eliminatória e Walton na Final, etc.).

a) Francisco LIMA DA SILVA: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2    

b) Primeiro andamento e cadência (memorizados) de um dos seguintes concertos: 
 - Franz Anton HOFFMEISTER: "Concerto em ré maior" 
 - Carl STAMITZ: "Concerto em ré maior Op. 1"
 
c) Uma sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes: 
- Frnaz SCHUBERT: "Sonata Arpeggione" 
- Johannes BRAHMS: "Sonata Op.120 n.1"
- Johannes BRAHMS: "Sonata Op.120 n.2"
- Paul HINDEMITH: "Sonata Op.25 n.4" 
- Paul HINDEMITH: "Sonata 1939" 
- Rebecca CLARKE: "Sonata"
- D. SHOSTAKOVITCH, Sonata Op.147    

FINAL:

a)
Krzysztof PENDERECKI: "Cadenza para viola solo"
 
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes: 
 - Béla BARTÓK (T. Serly)
- Paul HINDEMITH "Der Schwanendreher" 
 - William WALTON     


CONTRABAIXO | NÍVEL SUPERIOR

PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova submetida por gravação áudio)
 
a) Johann Sebastian BACH: Dois andamentos contrastantes das "Suites para Violoncelo Solo" (transcrição livre)*
ou
Hans FRYBA: Dois andamentos contrastantes da "Suite" (Im alten Stil), (Ed. Weinberger) *

* nota: não é obrigatória a gravação de repetições.
 
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes: 
- Annibale MENGOLI: "20 Estudos de Concerto" (Yorke Edition) 
- Edouard NANNY: "10 Etudes - Caprices" (Ed. Leduc) 
- Franz SIMANDL: "New Method Part II", Estudos I a IX (pp. 20, 39)
(Ed. International Music Company, NY) 
- Frantisek HERTL: "20 Estudos" (Ed. Schott)  
 
ELIMINATRIA

a) Ana ROQUE: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2  

b) Uma sonata completa, à escolha entre: 
- Johann Matthias SPERGER: "Sonata em Ré maior"; ou "Sonata em Mi maior"; ou "Sonata em Si menor" (Ed. Hofmeister) 
-  Franz SCHUBERT: Sonata "Arpeggione" (IMC Sankey ou Mc Tier Music) 
- Adolf MÍSEK: Uma das Sonatas: "Erste Sonate Op.5"; ou "Zweite Sonate op.6" (Ed. Hofmeister) 
-  Paul HINDEMITH: "Sonata" (Ed. Schott) 
-  Frank PROTO: "Sonata 1963" (ed. Liben) 
-  Tetsuo KAWAKAMI: "Sonata" (ed. Mitsushi Murakami) 
-  Johannes BRAHMS:  "Sonata em Mi menor n.1, Op.38" (Violoncelo) (IMC Stuart Sankey ou Ries&Erler Gerd Reinke)

c) Uma obra à escolha entre: 
- Giovanni BOTTESINI: Uma das "Elegias e Tarantella"; ou "Grande Allegro di Concerto"; ou "Capriccio di Bravura"; ou uma das "Fantasias" (Ed. Breitkopf&Hartel, IMC ou York Edition) 
- Reinhold GLIÈRE: Duas das "4 Peças", a escolher entre: "Präludium e Scherzo": ou "Intermezzo e Tarantella" (Ed. Hofmeister ou Liben)
 
d) Uma obra à escolha entre: 
- Emil TABAKOV: "Motivos" (Yorke Edition) 
-  Hans-Werner HENZE: "Serenade" (Ed. Schott); ou "S. Biagio 9 de Agosto ore 1207" (Ed. Schott) 
-  Virgilio MORTARI: "Fogli d'Album" (Ed. Ricordi) 
-  Heinz HOLLIGER: Unbelaubte Gedanken zu Hölderlins "Tinian" (versão para quatro cordas) (Ed. Schott) 
-  Luciano BERIO: "Psy" (Universal Edition) 
-  Julien François ZBINDEN: "Homage a Johann S. Bach op.44" (Ed. Breitkopf & Härtel) 
-  Peteris VASKS: "Bass Trip" (Edition Schott) -  Teppo HAUTA-AHO: "Kadenza" (Edition Wilhelm Hansen) 
-  Jorge PEIXINHO: "Solo" 
- Cândido LIMA: "Cantorião" (versão para contrabaixo solo)     

FINAL   

Um concerto (memorizado), à escolha entre: 
-  Karl Ditters von DITTERSDORF: "Concerto para contrabaixo e orquestra nº 2 em Mi Maior" (Schott, Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher) 
-  Johann Baptist VANHAL: "Concerto para contrabaixo e orquestra em Ré Maior" (Hofmeister- Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher) 
-  Sergei KOUSSEVITZKY: "Concerto para contrabaixo e orquestra Op. 3 em Fá# menor" (Forberg ou IMC) 
-  Giovanni BOTTESINI: "Concerto para contrabaixo e orquestra nº1 em Fá# menor" (Hofmeister ou DVM) 
-  Giovanni BOTTESINI: "Concerto n° 2 para contrabaixo e orquestra em Si menor" (Hofmeister ou DVM) 
- Nino ROTA: "Divertimento Concertante para contrabaixo e Orquestra" (ed. Carisch S.p.A.)

§ A afinação das cordas do contrabaixo, em orquestra ou solo, deverá ser adaptada às obras escolhidas. 
§ As edições mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.  
§ As cadências indicadas são também a título informativo, não obrigatório        


ACORDEÃO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA:  (prova submetida por gravação áudio)
 
a) Uma obra à escolha, entre as seguintes: 
 - Franck ANGELIS: "Romance" 
- Massimo BRAJKOVIC: "Kontrast" 
- Cesare CHIACCHIARETTA: "Toccata" 
- Yevgeny DERBENKO: "Preludio e Toccata" 
- Bogdan DOWLASZ: "Postscriptum" 
- Petr FIALA: "Tokkata Burletta" 
- Eddy FLECIJN: "Capriccio" 
 - Wolfgang JACOBI: "Divertissement" (qualquer um dos cinco movimentos) 
- Alexander LETUNOV: "Ghost" 
- Martin LOHSE: "Menuetto" 
- Pjotr LONDONOV: "Scherzo -Tokkata" 
- Petri MAKKONEN: "Tango-Toccata" 
- Anatoly MATSANOV: "Little Bee" 
- Matti MURTO: "Meditation" 
- Poul Rovsing OLSEN: "Without a Title" 
- Bogdan PRECZ: "3-3-2" 
- Ole SCHMIDT: "Toccata" nº 1 ou nº 2 
- Viatcheslav SEMIONOV: "Kalina krasnaya" 
- Sergei VOITENKO: "Revelation" 
- Vladimir ZOLOTARYOV: "Capriccio"   

b) Uma obra do Período Barroco ou do Período Clássico (incluindo transcrições)   

c) Uma obra ou parte, de escolha livre, original para acordeão.
(nota: esta obra não poderá ser apresentada nas fases seguintes do concurso)

ELIMINATÓRIA:
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração média de 20-35 minutos.  

a)  João BARRADAS: "Notes From Underground" (ca.3'), Encomenda Antena 2

b) Uma obra à escolha entre as seguintes: 
 - Franck ANGELIS: "Impasse" 
- Gennadi BANCHIKOV: uma qualquer Sonata 
- Antonio BIBALO: "Sonata quasi una fantasia" 
- Olga CHISTOKHINA: "Sonate Bizantine" 
- Paulo Jorge FERREIRA: "Suite nº 1" 
- Vagn HOLMBOE: "Sonata nº 1 op. 143 A" 
- Anatoly KUSYAKOV: uma qualquer Sonata 
- Anatoly KUSYAKOV: uma qualquer Suite do ciclo "Seasons of the year - "Seasons of Life" 
- Anatoly KUSYAKOV: "Partita" 
- Martin LOHSE: "Passing " 
- Alexander NAGAYEV: "Sonata nº 1" 
- Ib NORHOLM: "Sonata op. 41" 
- Bogdan PRECZ: "Sonata nº 1" 
- Ljuzian PRIGOSCHIN": "Sonata" 
- Viatcheslav SEMIONOV: uma qualquer Sonata 
- Yoshimatsu TAKASHI: "Onion Balett Suite" 
- Viktor VLASOV: "Five Sights on Country Gulag" 
- Vladimir ZOLOTARYOV: "Partita" 
- Vladimir ZOLOTARYOV: uma qualquer Sonata 
- Vladimir ZUBITSKY: "Karpaten Suite"    

c) Uma obra do Período Romântico (incluindo transcrições)  
 
FINAL:

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes: 
- Sergei BERINSKY: Partite "Also Sprach Zarathustra"  
- Luciano BERIO: Sequenza XIII "Chanson" 
- Franco DONATONI: "Feria IV" 
- Sofia GUBAIDULINA: "De profundis" 
- Sofia GUBAIDULINA: "Sonata Et exspecto" 
- Sampo HAAPAMÄKI: "Power" 
- Toshio HOSOKAWA: "Slow Motion" 
- Jouni KAIPAINEN: "Gena" 
- Georg KATZER: "En avant! - où?" 
- Lothar KLEIN: "Esercizi" 
- Paavo KORPIJAAKKO: Sonata nº1 "Ultra" 
- Ramon LAZKANO: "Aztarnak" 
- Magnus LINDBERG: "Jeaux d'Anches" 
- Per Magnus LINDBORG: "Bombastic Sonosofisms" 
- Sofia MARTINEZ: "Luvia" 
- Conrado DEL ROSARIO: "Elusive Dialogues" 
- Patrice SCIORTINO: "Phonescence" 
- Bent SORENSEN: "Looking on Darkness" 
- Giorgio TEDDE: "Ballu" 
- Jukka TIENSUU: "Zolo"
 
b) Um concerto (memorizado), à escolha entre os seguintes: 
- Jean FRANÇAIX: "Concerto para Acordeão e Orquestra" 
- Wolfgang JACOBI: "Serenade und Allegro para Acordeão e Orquestra"
- Mikolaj MAJKUSIAK: Concerto "Clássico" para Acordeão e Orquestra 
- Matti MURTO: "Ariel" Concerto para Acordeão e Orquestra 
- Krzystof OLCZAK: "Concerto para Acordeão e Orquestra" 
- Efrem PODGAITS: "Concerto nº 1 para Acordeão e Orquestra" 
- Efrem PODGAITS: "Concerto nº 2 (Viva Voice) para Acordeão e Orquestra" 
- Ole SCHMIDT: "Symphonic Fantasy and Allegro para Acordeão e Orquestra"
- Viatcheslav SEMIONOV: "Frescos" Concerto para Acordeão e Orquestra     



CATEGORIA B - MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior 
Obs: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.   

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)   

Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música tocada). 
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.  

ELIMINATÓRIA: 

a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha 

b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes 

c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes 

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (tempo de música tocada). 
 O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.  

FINAL: 

a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos) 

b) (alínea obrigatória) Uma obra completa

c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (tempo de música tocada).   

O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.

Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória 
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso 
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais 
- Todas as peças nas três fases do concurso têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo 
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador 

Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390 

Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas do Prémio. A organização do concurso disponibiliza um piano, mas a restante instrumentação deverá ser assegurada pelos candidatos.   



CATEGORIA C - DIRECÇÃO DE ORQUESTRA

PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação vídeo)
 
- Prova por vídeo, câmara de frente. [envio deverá obrigatoriamente ser feito por link através de carregamento para plataforma Youtube ou Vimeo] 

 - Gravação deverá ser acompanhada por nota descritiva do repertório e minutagem, no caso de existir mais de uma peça/andamentos. 

- Submissão deve incluir um resumo biográfico do candidato 

- Prazo de submissão: 28 de Março de 2022 (no acto da inscrição) 

- Resultados serão comunicados aos candidatos até final de Junho de 2022   

- O repertório das restantes provas (presenciais) será divulgado juntamente com a publicação oficial do Regulamento do concurso, no início de 2022.