Prémio Jovens Músicos - 2022
35ª Edição
A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2022 a 35ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos seguintes níveis e modalidades:
Categoria A
Solistas | Nível Superior
- Saxofone
- Viola d'Arco
- Contrabaixo
- Acordeão
Solistas | Nível Médio
- Trompete
- Piano
Categoria B
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio
Categoria C
- Direção de Orquestra
Nas categorias A e B, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.
Na
categoria C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação
vídeo), uma Eliminatória,
uma Semi-final, e uma Final.
Os candidatos das categorias A e B (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível médio.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.
Os candidatos das categorias A, B e C (solistas,
grupos de música de câmara ou maestros) que tenham sido laureados com o 2º ou
3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de
realizar a prova Pré-eliminatória - nível superior.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam
em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
Categoria A |
Solistas
Nível Superior:
Saxofone, Viola d'arco, Contrabaixo e Acordeão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio:
Trompete e Piano, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B | Música de Câmara
Saxofone, Viola d'arco, Contrabaixo e Acordeão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio:
Trompete e Piano, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2003;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B | Música de Câmara
Para agrupamentos até sextetos (inclusive)
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1996. Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro
de 2003.
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio |
Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não
serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B |
Nível Superior.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos
elementos integrantes dos agrupamentos.
Categoria C | Direcção de Orquestra
Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1986.
Os vencedores do 1º Prémio desta categoria em edições
anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a
concurso.
CALENDÁRIO
PRÉ-ELIMINATÓRIAS - Envio das gravações no acto de inscrição,
até 28 de Março.
ELIMINATÓRIAS (categorias A e B) - 11 a 18 de Junho - Casa da Música, Porto
FINAIS (categorias A e B) - 25 a 29 de Julho - Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal
PROVAS DA CATEGORIA C - todas as provas presenciais serão realizadas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa na semana de 25 de Setembro
FESTIVAL JOVENS MÚSICOS - 29 de Setembro a 01 de Outubro - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
PROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2022
PIANO | NÍVEL MÉDIO
Obs:
não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
O programa das três provas deverá ser integralmente executado de
memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com partitura.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com partitura.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
a) Johann Sebastian BACH: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes)
b) Um Andamento de Sonata (rápido) de Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN, Ludwig Van BEETHOVEN ou Franz SCHUBERT
c) Uma obra dos séculos XIX, XX ou XXI
ELIMINATÓRIA
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de 30 a 45 minutos
a) Catarina RIBEIRO - título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Um Estudo à escolha entre:
- Carl CZERNY Op. 740
- Moritz MOSZKOWSKI Op. 72
-
Frédéric CHOPIN
- Claude
DEBUSSY
- Franz
LISZT - Estudos de Execução Transcendente
- Sergei
RACHMANINOV
-
Alexander SCRIABIN
- Igor
STRAVINSKY
c) Uma Sonata de Ludwig van BEETHOVEN, Wolfgang Amadeus MOZART, Joseph HAYDN ou Franz SCHUBERT. (Poderá ser a mesma sonata apresentada na pré-eliminatória, agora completa)
d) Uma peça de livre escolha, composta nos séculos XIX ou XX
FINAL
- Um concerto
completo, à escolha.
Nota: a organização do PJM, a título excepcional, optou por não
apresentar uma lista de concertos. Esta decisão deve-se ao facto de a prática
dos concertos no ensino nível médio de Piano em Portugal ainda não estar muito
enraizada (i.e., por comparação com a realidade de outros instrumentos).
No entanto, na escolha do concerto para a Final, os candidatos
deverão ter os seguintes aspectos em consideração:
- assegurar
que a parte orquestral da obra escolhida esteja comercialmente disponível em
redução para piano
- assegurar
que a instrumentação do concerto não ultrapasse o seguinte efectivo: 3fl. 3ob.
3cl. 3fg. - 4 tpa. 2 tp. 3 tbn. 1 tba - 1 timp. - 2 perc. - 1 hp - cordas
Os concertos que não cumpram estes critérios, não poderão ser
apresentados na prova de concurso.
TROMPETE
| NÍVEL MÉDIO
Obs: não são
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
a) Dois estudos contrastantes
Um estudo à
escolha do livro:
- Theo CHARLIER: 36 "Estudos Transcendentes"
Um estudo à escolha de entre os livros:
- Oscar BOHME: "24 Melodic Studies op.20"
- Oscar BOHME: "24 Melodic Studies op.20"
- Ernest PAUDERT: "24
Studies"
- James STEPHENSON: "Day-Tudes"
- James STEPHENSON: "Day-Tudes"
b) Uma obra à
escolha entre as seguintes:
- Eugéne BOZZA:
"Rustiques"
- Henri TOMASI: "Tryptique"
- Fischer TULL: "Three Bagatelles"
- Henri TOMASI: "Tryptique"
- Fischer TULL: "Three Bagatelles"
- George DELERUE: "Concertino"
- George ENESCO: "Légende"
ELIMINATÓRIA:
a) Camila SALOMÉ MENINO - título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- Vassily BRANDT:
"Concert Piece nº 2"
- Carl HOHNE: "Slavische Fantasie"
- Théo CHARLIER: "Solo de concours"
- Alexander AROUTIOUNIAN: "Aria and Scherzo"
- Marcel BITSCH: "Quatre Variations sur un Thème de Domenco Scarlatti"
- Théo CHARLIER: "Solo de concours"
- Alexander AROUTIOUNIAN: "Aria and Scherzo"
- Marcel BITSCH: "Quatre Variations sur un Thème de Domenco Scarlatti"
c) 1º andamento à
escolha, entre uma das seguintes obras:
- Karl PILLS:
"Sonata"
- Paul HINDEMITH: "Sonata"
- George ANTHEIL: "Sonata"
- James STEPHENSON: "Sonatina"
- Paul HINDEMITH: "Sonata"
- George ANTHEIL: "Sonata"
- James STEPHENSON: "Sonatina"
- Jean HUBEAU: "Sonata"
FINAL:
a) Uma obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) - Referências: V.Persichetti, A.Plog, Jevtic, McKee, Larsen, Bernofsky, etc.
a) Uma obra para trompete solo composta a partir da segunda metade do séc. XX (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) - Referências: V.Persichetti, A.Plog, Jevtic, McKee, Larsen, Bernofsky, etc.
b) Um concerto
(memorizado) à escolha entre:
- Joseph HAYDN: "Concerto em mib maior"
- Johann HUMMEL: "Concerto em mib maior, S.49"
- Johann HUMMEL: "Concerto em mib maior, S.49"
- Alexander AROUTIOUNIAN: "Concerto"
- Oskar BOHME: "Concerto em fá menor, op.108"
- Alexander GOEDICKE: "Concerto op.41"
- Jan KOETSIER: "Concertino"
- Alexandra PAKHMUTOVA: "Concerto"
- Oskar BOHME: "Concerto em fá menor, op.108"
- Alexander GOEDICKE: "Concerto op.41"
- Jan KOETSIER: "Concertino"
- Alexandra PAKHMUTOVA: "Concerto"
SAXOFONE | NÍVEL SUPERIOR
Obs: não
são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação áudio)
a) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
- Paul
CRESTON: "Sonate" (Ed. Shawnee Press)
- Roger
BOUTRY: "Divertimento" (Ed. Alphonse Leduc)
- Alfred DÉSENCLOS: "Prélude,
Cadence et Finale" (Ed. Alphonse Leduc)
b) Um
estudo à escolha, entre os seguintes livros:
- Guy LACOUR - "28 Etudes - Sur les modes de
transpositions limitées d'Olivier Messiaen" (Ed. Billaudot)
- Nicolas PROST: "18
Advanced Etudes" (Resolute Music Publications)
- Christian LAUBA: "Neuf études" (Leduc)
- Julian ARGÜELLES - "12 studies for the modern saxophonist" (Astute music)
ELIMINATÓRIA:
a)
Eduardo MARQUES: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
- Carlos Filipe CRUZ: "Krisis" (cruzcarlosfilipe@gmail.com)
- Lino GUERREIRO: "Ostinatus" (Ed. AVA)
- Sérgio AZEVEDO: "Quatro Peças Breves"
(Ed. AVA)
- Tiago DERRIÇA: "Sonata" (Ed. AVA)
- Luís CARDOSO: "Insomnia" (https://www.luiscardoso.pt/wordpress/?p=485)
-
Daniel BERNARDES - "Havoc" - (AVA Editions)
-
Daniel BERNARDES: "Movimento Perpétuo, Interlúdio e Canção
(danielbernardesmusic@gmail.com)
- Paulo
BASTOS: "BeBop It" - (AVA Editions)
- Cristopher BOCHMANN: "Essay XIII" - (bochmann.cc@gmail.com )
- Tomás
BORRALHO: "Ping 999" - (Ed. AVA)
- Andy SCOTT: "Home" (Astute Music)
c) Uma
obra à escolha, entre as seguintes:
- Jean ABSIL: "Sonata op.115" (Ed. Lemoine)
- Walter HARTLEY: "Sonata
for Tenor Saxophone and piano"
(Ed. Dorn Productions)
- Frygve MADSEN: "Sonata
for Baritone Saxophone and piano, op.109"
(Musikk - Husets Forlag AS,
Oslo)
- Edison DENISOV:
"Sonate" (Ed. Alphonse Leduc)
- William ALBRIGHT:
"Sonata" (Ed. Peters)
- Takashi YOSHIMATSU:
"Fuzzy Bird Sonata" (Ed. Billaudot)
- Jindrich FELD:
"Sonata" p/ sax. alto (Ed. Alphonse Leduc)
- Bruno MANTOVANI: "L'incandescence de la
Bruine" p/ sax. soprano
(Ed. Henri Lemoine)
- Marcel MIHALOVICI: "Chant Premier" p/
sax. tenor (Ed. Heugel)
- Robert LEMAY: "Trou Noir" p/ sax.
barítono (Opus102)
- Daniel SCHNYDER: "Alto
saxophone Sonata"
(https://www.danielschnyder.com/)
- Ida GOTKOVSKY: "Brillance" (Ed. Billaudot)
- Piet SWERTS: "Klonos" (Ed. Zodiac)
- Willy BAUWAERTS: "Trilogie" (Golden River)
- Benjamin BOONE: "Psychotherapy" (https://www.benjaminboone.net/)
- Fernande DECRUCK: "Sonate en UT #" (Ed. Billaudot)
- Robert WARD: "Concerto" p/ sax. Tenor (Galaxy Music Corporation)
- Andy SCOTT: "Three Letter
Word" (Astute music)
- Alain
MARGONI: "Sonate " p/ sax. barítono (Ed. Billaudot)
FINAL:
a) Uma
obra livre - a tocar em saxofone à escolha - para saxofone solo (diferente das
apresentadas nas anteriores fases do concurso)
b) Uma
obra completa (memorizada) à escolha entre as seguintes:
- Henry
TOMASI: "Concerto" (Ed. Alphonse Leduc)
- Lars-Erik
LARSSON: "Konsert" (Ed. Carl Gehrmans, Sweden)
- Frank
MARTIN: "Ballade pour saxophone et orchestre" (Ed. Universal)
- Alexander GLAZUNOV:
"Concerto" (Ed. Alphonse Leduc)
- Jaques IBERT: "Concertino da
Câmara" (Ed. Alphonse Leduc)
- Jacob ter
VELDHUIS: "Tallahatchie Concerto" (Ed. Donemus/Muziek Centrum NL)
- Russel PECK: "The Upward Stream" p/ sax. Tenor
(peckmusic@russellpeck.com)
- Gary CARPENTER: "Sonatinas -
Cadenza Music" (Hal Leonard)
- Barry COCKROFT: "Melbourne Sonata" p/ sax. Soprano (www.reedmusic.com)
VIOLA D'ARCO | NÍVEL SUPERIOR
Obs:
Todas as obras
escolhidas deverão ser executadas na ordem correspondente à alínea da prova.
Ambos os concertos (das alíneas a e b) deverão ser apresentados de memória.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
a) Preludio e
Gigue de uma das Suites BWV 1009, 1010, 1011 ou 1012 de Johann Sebastian BACH
b) Um andamento
lento e um andamento rápido de uma das "Três suites Op. 131" de Max REGER
ELIMINATÓRIA:
Obs: a
escolha da sonata da alínea C deverá ser contrastante com a escolha do Concerto
da prova Final (por exº., não tocar Sonata de Hindemith e Concerto do mesmo
compositor na Final; não tocar Clarke na Eliminatória e Walton na Final, etc.).
a) Francisco LIMA DA SILVA: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Primeiro andamento e cadência (memorizados) de um dos
seguintes concertos:
- Franz Anton HOFFMEISTER: "Concerto
em ré maior"
- Carl STAMITZ: "Concerto em ré maior
Op. 1"
c) Uma sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:
- Frnaz SCHUBERT: "Sonata Arpeggione"
- Johannes BRAHMS: "Sonata Op.120 n.1"
- Johannes BRAHMS: "Sonata Op.120 n.2"
- Paul HINDEMITH: "Sonata Op.25 n.4"
- Johannes BRAHMS: "Sonata Op.120 n.2"
- Paul HINDEMITH: "Sonata Op.25 n.4"
- Paul HINDEMITH: "Sonata 1939"
- Rebecca CLARKE: "Sonata"
- D. SHOSTAKOVITCH, Sonata Op.147
- D. SHOSTAKOVITCH, Sonata Op.147
FINAL:
a) Krzysztof PENDERECKI: "Cadenza para viola solo"
b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
- Béla BARTÓK (T. Serly)
- Paul HINDEMITH "Der Schwanendreher"
- Paul HINDEMITH "Der Schwanendreher"
- William WALTON
CONTRABAIXO | NÍVEL SUPERIOR
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
a) Johann Sebastian BACH: Dois andamentos contrastantes das "Suites para Violoncelo Solo" (transcrição livre)*
ou
Hans FRYBA: Dois andamentos contrastantes da "Suite" (Im alten Stil), (Ed. Weinberger) *
* nota: não é obrigatória a gravação de repetições.
Hans FRYBA: Dois andamentos contrastantes da "Suite" (Im alten Stil), (Ed. Weinberger) *
* nota: não é obrigatória a gravação de repetições.
b) Um estudo à escolha, entre os seguintes:
- Annibale MENGOLI:
"20 Estudos de Concerto" (Yorke Edition)
- Edouard NANNY: "10 Etudes -
Caprices" (Ed. Leduc)
- Franz SIMANDL: "New Method Part
II", Estudos I a IX (pp. 20, 39)
(Ed. International Music Company, NY)
(Ed. International Music Company, NY)
- Frantisek HERTL:
"20 Estudos" (Ed. Schott)
ELIMINATÓRIA
a) Ana ROQUE: título a anunciar (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Uma sonata completa, à escolha entre:
- Johann
Matthias SPERGER: "Sonata em Ré maior"; ou "Sonata em Mi maior"; ou "Sonata
em Si menor" (Ed. Hofmeister)
- Franz SCHUBERT: Sonata
"Arpeggione" (IMC Sankey ou Mc Tier Music)
- Adolf MÍSEK:
Uma das Sonatas: "Erste Sonate Op.5"; ou "Zweite Sonate op.6" (Ed. Hofmeister)
- Paul HINDEMITH: "Sonata"
(Ed. Schott)
- Frank PROTO: "Sonata 1963" (ed. Liben)
- Tetsuo KAWAKAMI: "Sonata" (ed. Mitsushi Murakami)
-
Johannes BRAHMS: "Sonata em Mi
menor n.1, Op.38" (Violoncelo) (IMC Stuart Sankey ou Ries&Erler Gerd
Reinke)
c) Uma obra à escolha entre:
c) Uma obra à escolha entre:
- Giovanni BOTTESINI:
Uma das "Elegias e Tarantella"; ou "Grande Allegro di Concerto"; ou "Capriccio
di Bravura"; ou uma das "Fantasias" (Ed. Breitkopf&Hartel, IMC ou York
Edition)
- Reinhold GLIÈRE:
Duas das "4 Peças", a escolher entre: "Präludium e Scherzo":
ou "Intermezzo e Tarantella" (Ed. Hofmeister ou Liben)
d) Uma obra à escolha entre:
- Emil TABAKOV:
"Motivos" (Yorke Edition)
- Hans-Werner HENZE: "Serenade"
(Ed. Schott); ou "S. Biagio 9 de Agosto ore 1207" (Ed.
Schott)
-
Virgilio MORTARI: "Fogli d'Album" (Ed. Ricordi)
- Heinz HOLLIGER:
Unbelaubte Gedanken zu Hölderlins "Tinian" (versão para quatro cordas) (Ed. Schott)
- Luciano BERIO: "Psy"
(Universal Edition)
- Julien François ZBINDEN: "Homage
a Johann S. Bach op.44" (Ed. Breitkopf & Härtel)
- Peteris VASKS: "Bass Trip"
(Edition Schott)
- Teppo HAUTA-AHO: "Kadenza"
(Edition Wilhelm Hansen)
- Jorge PEIXINHO:
"Solo"
- Cândido LIMA: "Cantorião" (versão para contrabaixo solo)
FINAL
Um concerto (memorizado),
à escolha entre:
- Karl
Ditters von DITTERSDORF: "Concerto para contrabaixo e orquestra nº 2 em Mi
Maior" (Schott, Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
- Johann
Baptist VANHAL: "Concerto para contrabaixo e orquestra em Ré Maior" (Hofmeister-
Cadenzas H.K. Gruber/ Streicher)
- Sergei KOUSSEVITZKY:
"Concerto para contrabaixo e orquestra Op. 3 em Fá# menor" (Forberg ou IMC)
-
Giovanni BOTTESINI: "Concerto para contrabaixo e orquestra nº1 em Fá#
menor" (Hofmeister ou DVM)
-
Giovanni BOTTESINI: "Concerto n° 2 para contrabaixo e orquestra em Si
menor" (Hofmeister ou DVM)
- Nino ROTA: "Divertimento
Concertante para contrabaixo e Orquestra" (ed. Carisch S.p.A.)
§ A afinação das cordas do contrabaixo, em orquestra ou solo, deverá ser
adaptada às obras escolhidas.
§ As edições
mencionadas são unicamente a título informativo e não obrigatório.
§ As cadências
indicadas são também a título informativo, não obrigatório
ACORDEÃO | NÍVEL SUPERIOR
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
- Franck
ANGELIS: "Romance"
- Massimo
BRAJKOVIC: "Kontrast"
- Cesare CHIACCHIARETTA:
"Toccata"
- Yevgeny
DERBENKO: "Preludio e Toccata"
- Bogdan
DOWLASZ: "Postscriptum"
- Petr FIALA: "Tokkata
Burletta"
- Eddy FLECIJN:
"Capriccio"
- Wolfgang
JACOBI: "Divertissement" (qualquer um dos cinco movimentos)
- Alexander LETUNOV: "Ghost"
- Martin LOHSE: "Menuetto"
- Pjotr LONDONOV: "Scherzo
-Tokkata"
- Petri MAKKONEN: "Tango-Toccata"
- Anatoly MATSANOV: "Little Bee"
- Matti MURTO: "Meditation"
- Poul Rovsing OLSEN: "Without
a Title"
- Bogdan PRECZ:
"3-3-2"
- Ole SCHMIDT:
"Toccata" nº 1 ou nº 2
- Viatcheslav
SEMIONOV: "Kalina krasnaya"
- Sergei
VOITENKO: "Revelation"
- Vladimir
ZOLOTARYOV: "Capriccio"
b) Uma obra do Período Barroco ou do
Período Clássico (incluindo transcrições)
c) Uma obra ou parte, de escolha
livre, original para acordeão.
(nota: esta obra não poderá ser apresentada nas fases seguintes do concurso)
ELIMINATÓRIA:
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração média de 20-35 minutos.
(nota: esta obra não poderá ser apresentada nas fases seguintes do concurso)
ELIMINATÓRIA:
Obs: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração média de 20-35 minutos.
a) João BARRADAS: "Notes From Underground" (ca.3'), Encomenda Antena 2
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
- Franck ANGELIS: "Impasse"
- Gennadi
BANCHIKOV: uma qualquer Sonata
- Antonio
BIBALO: "Sonata quasi una fantasia"
- Olga
CHISTOKHINA: "Sonate Bizantine"
- Paulo Jorge
FERREIRA: "Suite nº 1"
- Vagn HOLMBOE:
"Sonata nº 1 op. 143 A"
- Anatoly KUSYAKOV: uma
qualquer Sonata
- Anatoly KUSYAKOV: uma
qualquer Suite do ciclo "Seasons of the year - "Seasons of Life"
- Anatoly KUSYAKOV: "Partita"
- Martin LOHSE: "Passing "
- Alexander
NAGAYEV: "Sonata nº 1"
- Ib NORHOLM: "Sonata
op. 41"
- Bogdan PRECZ:
"Sonata nº 1"
- Ljuzian
PRIGOSCHIN": "Sonata"
- Viatcheslav
SEMIONOV: uma qualquer Sonata
- Yoshimatsu TAKASHI: "Onion
Balett Suite"
- Viktor VLASOV: "Five Sights
on Country Gulag"
- Vladimir
ZOLOTARYOV: "Partita"
- Vladimir
ZOLOTARYOV: uma qualquer Sonata
- Vladimir ZUBITSKY:
"Karpaten Suite"
c) Uma obra do Período Romântico
(incluindo transcrições)
FINAL:
a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
- Sergei BERINSKY: Partite
"Also Sprach Zarathustra"
- Luciano BERIO:
Sequenza XIII "Chanson"
- Franco
DONATONI: "Feria IV"
- Sofia
GUBAIDULINA: "De profundis"
- Sofia
GUBAIDULINA: "Sonata Et exspecto"
- Sampo HAAPAMÄKI: "Power"
- Toshio HOSOKAWA: "Slow
Motion"
- Jouni KAIPAINEN: "Gena"
- Georg KATZER: "En avant! -
où?"
- Lothar KLEIN: "Esercizi"
- Paavo
KORPIJAAKKO: Sonata nº1 "Ultra"
- Ramon LAZKANO: "Aztarnak"
- Magnus LINDBERG: "Jeaux
d'Anches"
- Per Magnus
LINDBORG: "Bombastic Sonosofisms"
- Sofia
MARTINEZ: "Luvia"
- Conrado DEL
ROSARIO: "Elusive Dialogues"
- Patrice SCIORTINO: "Phonescence"
- Bent SORENSEN: "Looking on
Darkness"
- Giorgio TEDDE:
"Ballu"
- Jukka TIENSUU:
"Zolo"
b) Um concerto (memorizado), à escolha entre os seguintes:
- Jean FRANÇAIX:
"Concerto para Acordeão e Orquestra"
- Wolfgang JACOBI: "Serenade
und Allegro para Acordeão e Orquestra"
- Mikolaj
MAJKUSIAK: Concerto "Clássico" para Acordeão e Orquestra
- Matti MURTO: "Ariel"
Concerto para Acordeão e Orquestra
- Krzystof
OLCZAK: "Concerto para Acordeão e Orquestra"
- Efrem
PODGAITS: "Concerto nº 1 para Acordeão e Orquestra"
- Efrem
PODGAITS: "Concerto nº 2 (Viva Voice) para Acordeão e Orquestra"
- Ole SCHMIDT:
"Symphonic Fantasy and Allegro para Acordeão e Orquestra"
- Viatcheslav SEMIONOV: "Frescos" Concerto para Acordeão e Orquestra
- Viatcheslav SEMIONOV: "Frescos" Concerto para Acordeão e Orquestra
CATEGORIA B - MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior
Obs: não são
aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório
deverá ser exclusivamente acústico.
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova submetida por gravação áudio)
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música tocada).
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que
não cumpram o tempo estipulado. Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
ELIMINATÓRIA:
a) (alínea obrigatória)
Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória)
Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais
uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração
total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos
(tempo de música
tocada).
O
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
FINAL:
a) (alínea obrigatória) Uma
obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes. A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (tempo de música tocada).
O
Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será
contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou
entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das
mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas
deve proceder de obras originais
- Todas as peças nas três fases do concurso
têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do
agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo,
aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de
dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para
consulta no site http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
Nota (2): O PJM reserva o direito de
limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as
possibilidades logísticas do Prémio. A organização do concurso disponibiliza um
piano, mas a restante instrumentação deverá ser assegurada pelos candidatos.
CATEGORIA C - DIRECÇÃO DE ORQUESTRA
PRÉ-ELIMINATÓRIA: (prova
submetida por gravação vídeo)
- Prova por vídeo, câmara de frente. [envio deverá obrigatoriamente ser feito por link através de carregamento para plataforma Youtube ou Vimeo]
-
Gravação deverá ser acompanhada por nota descritiva do repertório e minutagem,
no caso de existir mais de uma peça/andamentos.
-
Submissão deve incluir um resumo biográfico do candidato
-
Prazo de submissão: 28 de Março de 2022 (no acto da inscrição)
-
Resultados serão comunicados aos candidatos até final de Junho de 2022
-
O repertório das restantes provas (presenciais) será divulgado juntamente com a
publicação oficial do Regulamento do concurso, no início de 2022.