Ouvir
Notas Finais
Em Direto
Notas Finais António Pires Veloso

Programas de Concurso

Prémio Jovens Músicos 2023 | Programas para Concurso

Categorias, Calendário e Programas para as provas

|

Prémio Jovens Músicos 2023 | Programas para Concurso Prémio Jovens Músicos 2023 | Programas para Concurso

© Jorge Carmona / Antena 2


PRÉMIO JOVENS MÚSICOS 2023

36ª Edição


A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza no ano de 2023 a 36ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses ou a músicos estrangeiros residentes em Portugal há mais de 3 anos, ou que estejam matriculados em estabelecimentos de ensino nacionais no ano lectivo de 2022/2023.

Níveis e modalidades a concurso:

CATEGORIA A | SOLISTAS
Nível Médio - para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 2004
- Clarinete
- Violino

Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1997
- Flauta
- Trombone (Tenor ou Baixo)
- Harpa
- Percussão


CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA (até sexteto)
Nível Médio – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 2004
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso (no nível médio).
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.

Nível Superior – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1997
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.


CATEGORIA C | JAZZ COMBO (até sexteto) – para candidatos nascidos a partir de 01 de Outubro de 1997
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível médio. Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos a anunciar oportunamente.
Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior. Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos a anunciar oportunamente.
Os grupos de Jazz Combo que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória. Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos a anunciar oportunamente.

Local e data das provas:
À excepção das provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas.
As Eliminatórias realizam-se entre 10 e 16 de Junho 2023 na Casa da Música, Porto.
As Finais realizam-se entre 24 e 28 de Julho 2023 no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e no Cineteatro Louletano, Loulé.




CATEGORIA A | SOLISTAS

Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.



CLARINETE | NÍVEL MÉDIO

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) Louis CAHUZAC: Arlequin

b) Gaetano DONIZETTI: Concertino para Clarinete em Sib Maior


ELIMINATÓRIA

a) José Manuel Castro BRANDÃO: nova obra (3’) – Encomenda Antena 2 / PJM

b) Niels GADE: Peças de Fantasia, Op. 43

c) Uma obra à escolha entre:
Charles-Marie WIDOR: Introdução e Rondo, op.72
Gioacchino ROSSINI: Introdução, tema e variações
Ernst CHAUSSON: Andante e Allegro
André MESSAGER: Solo de Concurso
Carl Maria von WEBER: Concertino em Mib Maior, Op.26
Francis POULENC: Sonata para clarinete e piano


FINAL

a) Uma obra (completa) para clarinete solo, de um compositor português
(duração entre 5 e 10 minutos)

b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
José Avelino CANONGIA: Concerto Nº3 em Mi bemol Maior
Karol KURPINSKI: Concerto em Sib Maior
Saverio MERCADANTE: Concerto em Si b Maior
Carl Maria von WEBER: Concerto Nº1 em Fá menor, Op. 73



VIOLINO | NÍVEL MÉDIO

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre os seguintes:
Jacob DONT: Op.35
Frederigo FIORILLO: 36 Caprichos
Rudolphe KREUTZER: 42 Estudos
Pierre GAVINIÉS: 24 Matinées
Niccolò PAGANINI: 24 Caprichos
Pierre RODE: Estudos
Henryk WIENIAWSKI: L’École Moderne Op.10
Henryk WIENIAWSKI: Estudos-Capricho Op.18

b) Johann Sebastian BACH: Dois andamentos de carácter contrastante das Sonatas e Partitas


ELIMINATÓRIA

a) Marta DOMINGUES: Nova obra (3’) para violino solo - Encomenda da Antena 2 / Prémio Jovens Músicos

b) Um primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos:
Wolfgang Amadeus MOZART, Concerto Nº 3, Sol Maior
Wolfgang Amadeus MOZART, Concerto Nº 4, Ré Maior
Wolfgang Amadeus MOZART, Concerto Nº 5, Lá Maior

c) Obra de carácter virtuosístico para violino e piano (ou redução de violino e orquestra para violino e piano) dos séc. XIX ou XX


FINAL

Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Samuel BARBER: Concerto para violino, Op. 14
Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para violino em Ré Maior, Op. 61
Johannes BRAHMS: Concerto para violino em Ré Maior, Op. 77
Luís de FREITAS BRANCO: Concerto para violino e orquestra em Mi Maior
Max BRUCH: Concerto para violino Nº1, em Sol m, Op. 26
Max BRUCH: Concerto para violino Nº 2, em Ré m, Op. 44
Max BRUCH: Fantasia Escocesa, em Mib Maior, Op. 46
Dmitri CHOSTAKOVICH: Concerto para violino Nº 1, em Lá m, Op. 77
Dmitri CHOSTAKOVICH: Concerto para violino Nº 2, em Dó# m, Op. 129
Jules CONUS: Concerto para violino, em Mi m
Antonín DVORAK: Concerto para violino, em Lá m, Op. 53
Aleksandr GLAZUNOV: Concerto para violino em Lá menor, Op. 82
Aram KHACHATURIAN: Concerto para violino, em Ré m
Erich Wolfgang KORNGOLD: Concerto para violino, em Ré Maior, Op. 35
Edouard LALO: “Sinfonia Espanhola” (3 andamentos)
Félix MENDELSSOHN: Concerto para violino, em Mi m, Op. 64
Niccolò PAGANINI: Um dos cinco Concertos para violino (à escolha)
Sergei PROKOFIEV: Concerto para violino Nº1, em Ré Maior, Op. 19
Sergei PROKOFIEV: Concerto para violino Nº2, em Sol m, Op. 63
Camille SAINT-SÄENS: Concerto para violino Nº 3, em Si m, Op. 61
Robert SCHUMANN: Concerto para violino, em Ré m, WoO 23
Jean SIBELIUS: Concerto para violino, em Ré m, Op. 47
Pyotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para violino, em Ré Maior, Op. 35
Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº 2, em Fá# m, Op. 19
Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº 4, em Ré m, Op. 31
Henri VIEUXTEMPS: Concerto para violino Nº 5, em lá m, Op. 37
Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº 1, em Fá# m, Op. 14
Henryk WIENIAWSKI: Concerto Nº 2, em Ré m, Op. 22



FLAUTA | NÍVEL SUPERIOR

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) GEORG P. TELEMANN: uma das 12 Fantasias para flauta solo. As repetições são opcionais.

b) Niccolò PAGANINI: dos 24 Caprichos para flauta solo, Op.22, escolher um entre os seguintes:
Nº 4
Nº 5
Nº 11
Nº 24


ELIMINATÓRIA

(os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração máxima de 40 minutos)

a) João PACHECO – Nova obra (3’) - Encomenda da Antena 2 / PJM

b) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
George BENJAMIN: Flight
Elliott CARTER: Scrivo in Vento
Alexandre DELGADO: Panic Flirt
Cristóbal HALFFTER: Debla
Heinz HOLLIGER: (é)cri(t)
Isang YUN: Étude, Nº 5, Allegretto

c) Um ou dois andamento(s) de uma obra dos compositores listados, para flauta e piano [ou cravo/b.c, no original] (as repetições são opcionais):
Johann S. BACH
Jean-Marie LECLAIR (L’aîné)
Michel BLAVET
Carl Philipp E. BACH
Wolfgang A. MOZART (excepto concertos)
Johann N. HUMMEL

d) Uma peça à escolha, entre as seguintes:
Aaron COPLAND: Duo, 1º e 3º Andamentos
Paul HINDEMITH: Sonata, 2º e 3º andamentos
Bohuslav MARTINU: Sonata, 1º e 2º Andamentos
Bohuslav MARTINU: Sonata, 2º e 3ª Andamentos
Robert MUCYZYNSKI: Sonata: 1º, 3º e 4º andamentos
Francis POULENC: Sonata (completa)
Sergei PROKOFIEV: Sonata, 1º (sem repetição) e 2º Andamentos
Sergei PROKOFIEV: Sonata, 3º e 4º Andamentos
Albert ROUSSEL: Joueurs de Flûte
Otar TAKTAKISHVILI: Sonata, 1º e 3º Andamentos

e) Henri DUTILLEUX: Sonatina para flauta e piano

* A duração total das obras selecionadas para b), c) e d) não deve ultrapassar os 27 minutos.


FINAL

a) Uma obra livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do curso) – dur. entre 5 e 10’ (max.)

b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Carl Philipp E. BACH: Concerto em La menor
Michel BLAVET: Concerto em Lá menor
Franz I. DANZI: Concerto Ré Menor, Op. 31
Jacques IBERT: Concerto
André JOLIVET: Concerto para Flauta (e orquestra de cordas)
Saverio MERCADANTE: Concerto em Mi Menor, Op. 57
Wolfgang A. MOZART: Concerto em Sol Maior, K. 313
Carl NIELSEN: Concerto
Carl REINECKE: Concerto em Ré Maior, Op. 283
Bernhard ROMBERG: Concerto em Si Menor, Op. 17



TROMBONE (Tenor ou Baixo) | NÍVEL SUPERIOR

TROMBONE TENOR


PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) Dois andamentos contrastantes de uma sonata ou concerto de:
António VIVALDI
Benedetto MARCELLO
Johann E. GALLIARD
Georg F. HAENDEL

* nota: não é obrigatória gravação de repetições

b) Uma obra para trombone solo, à escolha entre as seguintes:
Paulo BASTOS: Seven, Seven
Paulo LOUREIRO: Anotações
Nelson JESUS: Speech! Op.39
Anne Victorino de ALMEIDA: Improviso sobre um meio século


ELIMINATÓRIA

Os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.

a) Francisco JOAQUIM: Perspective Distortion (3’) - Encomenda da Antena 2 / PJM

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Eugene BOZZA: Ballade
Henri DUTILLEUX: Choral, Cadence et Fugato
Joseph JONGEN: Aria e Polonaise
Henri BUSSER: Cantabile et Scherzando
Nuno JACINTO: Veios de Erídano
Ricardo PEREIRA: Calmaria e Vendaval
Stjepan SULEK: Sonata “Vox Gabrieli”
Jean-Guy ROPARTZ: Peça em Mi bemol menor
Philippe GAUBERT: Morceau Symphonique

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Daniel SCHNYDER: Sonata para trombone tenor
Juraj FILAS: Sonata
Frank MARTIN: Ballade
Anne Victorino de ALMEIDA: Sonata
Eric EWAZEN: Sonata
Jacques CASTEREDE: Sonatine
Derek BOURGEOIS: Concerto para Trombone e Orquestra


FINAL

a) Uma obra para trombone solo, à escolha entre as seguintes:
Enrique CRESPO: Improvisation nº1
Pascal DUSAPIN: Indeed
John KENNY: Sonata (os dois primeiros andamentos)
Christian LINDBERG: Joe Jack Binglebandit
Brian LYNN: Doolallynastics
Christian MUTHSPIEL: Is My Shoe Still Blue?
Jerome NAULAIS: Sketch 1
Folke RABE: BASTA
Luciano BERIO: Sequenza V
Brad EDWARDS: Three Calls

b) Uma obra, memorizada, à escolha entre as seguintes:
Ferdinand DAVID: Concerto para Trombone e Orquestra
Launy GRONDAHL: Concerto para Trombone e Orquestra
Henri TOMASI: Concerto para Trombone e Orquestra
Nino ROTA: Concerto para Trombone e Orquestra
Paul CRESTON: Fantasia para Trombone e Orquestra, Op.42
Edgar COSMA: Concerto para Trombone e Orquestra de Cordas


TROMBONE BAIXO

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Tomaso ALBINONI: Sonata em fá maior, 1º e 2º andamentos
Tomaso ALBINONI: Sonata em ré maior, 1º e 2º andamentos
Georg P.TELEMANN: Sonata em fá menor, 1º e 4º andamentos

* nota: não é obrigatória gravação de repetições

b) Uma obra para trombone-baixo solo, à escolha entre as seguintes:
Filipe LOPES: Canção para Meredith
Francisco FONTES: Splitting – An Outbreak of disorder
Paulo LOUREIRO: Anotações
Nelson JESUS: Speech! Op.39


ELIMINATÓRIA

Os candidatos devem organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.

a) Francisco JOAQUIM: Perspective Distortion (3’) - Encomenda da Antena 2 / PJM

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Johann MULLAER: Praeludium, Chorale, Variations and Fugue
Jacques CASTÉRÈDE: Fantasie Concertante
Hidas FRIGYES: Rhapsody
Alexei LEBEDEV: Concert Allegro
Jean-François MICHEL: 3 Bagatelles
Henri TOMASI: Être ou ne pas Être
Eugéne BOZZA: New Orleans
Marcus WILCHER: Shades
Daniela CANDILLARI: Extremely Close
Jan KOETSIER: Falstaffiade Op.134a

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
David GILLIMGHAM: Sonata
Alexei LEBEDEV: Concerto nº1 para Trombone Baixo e Orquestra
Patrick McCARTY: Sonata
Pierre LANTIER: Introdução, Romance e Allegro
Alec WILDER: Sonata
Anne Victorino de ALMEIDA: Sonata
Daniel SCHNYDER: Sonata para trombone baixo
Amy MILLS: Catharsis, Sonata for Bass Trombone and Piano
Timothy BOWERS: Sonata
Elizabeth RAUM: Concerto for Bass Trombone
Derek BOURGEOIS: Concerto for Bass Trombone


FINAL

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Anthony PLOG: Postcards IV
Jérôme NAULAIS: Monologue
Jérôme NAULAIS: Sketch 2
Walter HARTLEY: Sonata Breve
Samuel ADLER: Canto II
Brian LYNN: Must Try Harder
Jeffrey AGRELL: Temperamental Suite
Philip BRINK: Exegesis
Brad EDWARDS: Impromptus
Eric CULVER: Suite for Unaccompanied Bass Trombone

b) Uma obra (memorizada) à escolha entre:
Chris BRUBECK: Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
Eric EWAZEN: Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
Alexei LEBEDEV: Concerto nº2 para Trombone Baixo e Orquestra
Robert SPILLMAN: Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
Soren HYLDGAARD: Concerto Borealis
Ian McDOUGALL: Concerto for Bass Trombone and Orchestra



HARPA | NÍVEL SUPERIOR

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

Interpretar duas Sonatas contrastantes de Domenico SCARLATTI (sem repetições)


ELIMINATÓRIA

a) António CAPELA: nova peça (3’) - Encomenda da Antena 2 / PJM

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Louis SPOHR: Fantasie Op. 35
François-Joseph DIZI: Grande Sonate

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Gabriel FAURÉ: Impromptu Op. 86
Paul HINDEMITH: Sonata para harpa
Germaine TAILLEFERRE: Sonata para harpa
Benjamin BRITTEN: Suite para harpa Op. 83

d) Obra de escolha livre (duração máxima de 12 minutos).


FINAL

Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
Reinhold GLIÈRE: Concerto para Harpa e Orquestra em Mib Maior, Op. 74
Carl REINECKE: Concerto para harpa e orquestra em Mi m, Op. 182


PERCUSSÃO | NÍVEL SUPERIOR

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

Interpretar duas obras da seguinte lista (uma de peles e uma de lâminas)

a) Peles
Elliott CARTER: Eight Pieces for Timpani - Escolher um dos seguintes andamentos, Saeta; Improvisation; Canaries; March
Nicolas MARTYNCIOW: Impressions – 1º andamento

b) Lâminas
Johann S. BACH: Transcrição para marimba ou vibrafone de uma Fuga de teclado, ou das sonatas para violino, ou dois andamentos contrastantes de uma das Partitas para violino
* nota: não é obrigatória a gravação de repetições


ELIMINATÓRIA

Os candidatos devem organizar a sua prova tendo em vista uma duração aproximada de 25 / 30 min.

a) João BASTOS: nova peça para multipercussão (3’), Encomenda da Antena 2 / PJM

b) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Andreia Pinto CORREIA: Cadernos
Burkhardt SÖLL: Malven
Franco DONATONI: Omar II
José Manuel LÓPEZ LÓPEZ: Cálculo Secreto
Philippe HUREL: Loops II
Philippe HUREL: Loops IV
Alejandro VINAO: Khan Variations
João Pedro OLIVEIRA: Crazy Mallets
Minoru MIKI: Time for Marimba
Yasuo SUEYOSHI: Mirage

c) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
Áskell MÁSSON: Frum
Iannis XENAKIS: Rebonds A
Iannis XENAKIS: Rebonds B
Kevin VOLANS: She Who Sleeps with a Small Blanket
Kevin VOLANS: Asanga
Michio KITAZUME: Side by Side
Polo VALLEJO: Tactus


FINAL

a) Uma obra à escolha, entre as seguintes:
François SARHAN: Home Work
Georges APERGHIS: Le corps à corps
Giacinto SCELSI: Ko-Tha
Nicolaus A. HUBER: Clash Music
Robin HOFFMANN: Birkhahn-Studie für Birkhahn-Locker

b) Um concerto (memorizado) à escolha, entre os seguintes:
André JOLIVET: Concerto para Percussão e Orquestra
Darius MILHAUD: Concerto para Marimba, Vibrafone e Orquestra
Peter KLATZOW: Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas
Richard Rodney BENNETT: Concerto para Marimba e Orquestra



CATEGORIA B | MÚSICA DE CÂMARA – níveis médio e superior
Nota: não são aceites obras com recurso a meios electrónicos. A totalidade do repertório deverá ser exclusivamente acústico.

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

- Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
 
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.


ELIMINATÓRIA

a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.


FINAL

a) (alínea obrigatória) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) (alínea obrigatória) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado. Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.

Observações:
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
- Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador

Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta em http://www.rtp.pt/antena2/obras-compositores/obras-para-consulta_4390
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio.




CATEGORIA C | JAZZ COMBO

Nota: O PJM disponibilizará uma bateria, piano e vibrafone para a realização das provas. No entanto reserva o direito de limitar a admissão a formações cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio

PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)

a) Dois temas obrigatórios:
- Bye Bye Blackbird (Mort Dixon, Ray Henderson)
- Dolphin Dance (Herbie Hancock)

b) Um tema à escolha do grupo

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.


ELIMINATÓRIA

a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas de bebop):
- Anthropology (Charlie Parker)
- Donna Lee (Charlie Parker)
- Con rmation (Charlie Parker)
- Airegin (Sonny Rollins)
- Milestones (antigo) (Miles Davis)
- Smog Eyes (Lennie Tristano)
- Subconscious Lee (Lee Konitz)
- Dance of the In dels (Bud Powell)
- Ablution (Lennie Tristano)
- Hot House (Tadd Dameron)

b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas com harmonias avançadas):
- Inner Urge (Joe Henderson)
- Fee-Fi-Fo-Fum (Wayne Shorter)
- Speak No Evil (Wayne Shorter)
- Moment’s Notice (John Coltrane)
- ESP (Wayne Shorter)
- The Sorcerer (Herbie Hancock)
- Joshua (Victor Feldman)
- Punjab (Joe Henderson)
- One Finger Snap (Herbie Hancock)
- Seven Steps To Heaven (Miles Davis)

c) Um tema à escolha do grupo.

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 25 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.


FINAL

a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas modais):
- So What (Miles Davis)
- Impressions (John Coltrane)
- Maiden Voyage (Herbie Hancock)
- India (John Coltrane)
- Passion Dance (McCoy Tyner)
- After the Rain (John Coltrane)
- Lonnie’s Lament (John Coltrane)
- Flamenco Sketches (Miles Davis)
- Milestones (novo) (Miles Davis)
- Freedom Jazz Dance (Eddie Harris)

b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (compositores “modernistas”):
- Reincarnation of a Love Bird (Charles Mingus)
- Sue’s Changes (Charles Mingus)
- Fables of Faubus (Charles Mingus)
- GW (Eric Dolphy)
- Les (Eric Dolphy)
- Blues Connotation (Ornette Coleman)
- Turnaround (Ornette Coleman)
- Street Woman (Ornette Coleman)
- Four in One (Thelonious Monk)
- O Minor (Thelonious Monk)

c) Um tema original do grupo

d) Um tema à escolha do grupo

A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.

O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.