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Regulamento

PJM 2018 | Inscrições e Regulamento

32ª Edição

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PJM 2018 | Inscrições e Regulamento PJM 2018 | Inscrições e Regulamento

32ª Edição do Prémio Jovens Músicos

As inscrições para concorrer ao PJM 2018 encontram-se abertas de 5 a 20 de Março.

Concorre já!!



Regulamento

1.ORGANIZAÇÃO     
  
1.1. A Rádio e Televisão de Portugal, através da Antena 2, organiza em 2018 a 32ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), destinado a músicos portugueses e a músicos estrangeiros residentes em Portugal, nos níveis e modalidades referidos nos números seguintes e nos termos deste Regulamento.   

1.2. O PJM é atribuído nas seguintes modalidades:     

Categoria A           
Solistas | Nível Superior   
- Oboé 
- Trompete 
- Harpa 
- Viola d'arco
        Solistas | Nível Médio   
- Saxofone 
- Violoncelo           

Categoria B
         Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
         Música de Câmara (até sexteto) | Nível Médio           

Categoria C
         Cravo    

1.3. Decorrerá, ainda, a eleição do "Jovem Músico do Ano / Prémio Mº Silva Pereira", escolhido entre todos os candidatos solistas laureados com o 1º prémio nas categorias solistas, A e C.   

1.4.    Nas categorias A, B e C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.   

1.5. Os candidatos (solistas e/ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível médio. 
Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos indicados neste Regulamento. Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.   

1.6. Os candidatos (solistas e/ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémios (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória - nível superior
Deverão, no entanto, submeter a sua inscrição nos prazos indicados neste Regulamento. Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.         


2. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES 

2.1. O PJM contempla quatro categorias: 

Categoria A | Solistas 

Nível Superior:    
Oboé, Trompete, Viola d'arco, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992;  
Harpa, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1991;    

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.   

Nível Médio:   
Saxofone: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1999
Violoncelo: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1999;   

Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior. 

Categoria B | Música de Câmara 
Para agrupamentos até sextetos (inclusive) 

Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. 

Nível Médio: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1999
Os candidatos que tenham integrado agrupamentos vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria B | Nível Superior. 

Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos. 

Categoria C | Cravo   
Para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1990.     

2.2. Os concorrentes de nacionalidade portuguesa devem: 
- Preencher o Formulário de Inscrição disponível em www.rtp.pt/pjm até 20 de Março de 2018
- No acto de inscrição, os candidatos deverão carregar uma fotografia tipo passe em formato jpg e uma cópia digitalizada do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão e uma declaração de autorização de gravação assinada, (caso seja menor deverá ser assinada pelo encarregado de educação.) 
- Os agrupamentos candidatos à categoria de Música de Câmara deverão carregar uma fotografia de grupo. 
- Submeter no acto de inscrição, até ao dia 20 de Março de 2018 as gravações em formato áudio da interpretação das obras escolhidas para a prova Pré-Eliminatória, carregando-as por wetransfer (ou equivalente) para o seguinte endereço: pjm-wetransfer@rtp.pt.     

Advertências:   
- O texto associado a cada envio deverá incluir o nome e instrumento do candidato (Categorias A e C); o nome do agrupamento e seu representante (Categoria B);    
- Os ficheiros áudio deverão ser carregados em formato mp3 ou wav.   
- Cada obra deverá ser enviada num ficheiro separado   
- As obras com vários andamentos deverão ser enviadas num único ficheiro   
- Cada ficheiro deverá ser claramente identificado com os seguintes dados, pela ordem indicada: nome do compositor; nome abreviado da obra; referência ao andamento. 
- Alguns exemplos:  
o   BACH_SUITE6_Prelude+Gigue.mp3 
o   DEBUSSY_ÉTUDE_Numero1.mp3 
o   HAENDEL_SONATA_HWV366Opus1.wav   
- Os candidatos deverão verificar e assegurar a qualidade técnica das gravações das suas provas.   
- O PJM não aceitará carregamentos nas datas posteriores aos prazos indicados neste Regulamento.     

2.3. No repertório da categoria B - Música de Câmara, serão aceites versões com transcrições de outros instrumentos, desde que apresentadas à apreciação e aprovação do júri. Esses pedidos deverão ser devidamente justificados e feitos antes do acto de inscrição (através do endereço PJM). O não cumprimento do disposto leva à exclusão do grupo.   

2.4. Os concorrentes estrangeiros residentes em Portugal devem apresentar os documentos indicados em 2.2 juntamente com uma cópia de documentos comprovativos de residência e matrícula em estabelecimento de ensino.   

Nota: os grupos concorrentes em Música de Câmara são representados por um dos seus elementos. Todos os elementos do grupo devem inscrever-se individualmente apresentando os documentos indicados em 2.2 e 2.4.         


3. PROVAS    

CATEGORIA A - SOLISTAS  
  
Notas Prévias: 
- A RTP-Antena 2 não assegura a contratação de pianistas acompanhadores, pelo que se alerta os candidatos para a necessidade de garantirem a presença dos seus acompanhadores durante as provas Eliminatória e Final.   
- O secretariado do prémio tem uma lista de contactos de pianistas que colaboraram com o PJM em anteriores edições e que poderá facultar aos candidatos eventualmente interessados.   
- As obras encomendadas pela RTP-Antena 2 / Prémio Jovens Músicos estão disponíveis através das Edições Scherzo (www.scherzoeditions.com) ou Edições Mpmp (http://mpmp.pt/edicoes/)            

SAXOFONE | NÍVEL MÉDIO   
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA (prova submetida por gravação áudio)    
a) Uma obra a escolher entre:   
. Robert SCHUMANN, 3 Romances    
. Maurice RAVEL, PiÈce en Forme de Habanera    
. Johann Sebastian BACH, Sonata nº 4 - transcrição da Sonata para flauta e contínuo em Dó menor BWV 1033 (completa)     
b) Uma obra a escolher entre:
. Luís CARVALHO, Conn-o-Sax    
. Ryo NODA, Improvisation I   
. Andy SCOTT, Eighteen     
c) Robert PLANEL, Prélude et Salterelle        

ELIMINATÓRIA   
a)  Manuel MOREIRA: Olímpia, para saxofone solo - 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) - Ed.Scherzo     
b) Uma obra a escolher entre:   
. António Vitorino de ALMEIDA, Allegro de concerto Op. 106    
. Tiago DERRIÇA, Sonata    
. Daniel BERNARDES, Movimento Perpétuo, Interlúdio e Canção    
. Sérgio AZEVEDO, Sonatina   
. Jorge SALGUEIRO, Danças do Cão (ed. Jorge Salgueiro)      
c) Uma obra a escolher entre:   
. Paul CRESTON, Sonata, Op. 19   
. Gary CARPENTER, Sonata   
. Robert MUCZYNSKI, Sonata, Op. 29   
. Claude PASCAL, Sonatine   
. Henri TOMASI, Ballade   
. Ida GOTKOVSKY, Brillance      

FINAL   
a) Uma obra para saxofone solo à escolha do candidato (diferente das apresentadas nas eliminatórias anteriores)   
b) Uma obra completa (memorizada) a escolher entre:   
. Eurico CARRAPATOSO, Sete peças em forma de boomerang (ed. Eurico Carrapatoso)  
. Lino GUERREIRO, Suite para Saxofone alto e Orquestra   
. Alexandre GLAZOUNOV, Concerto   
. Jacques IBERT, Concertino da Camera   
. Paule MAURICE, Tableaux de Provence   
. Darius MILHAUD, Scaramouche   
. Heitor VILLA-LOBOS, Fantasia       


VIOLONCELO | NÍVEL MÉDIO   
 
PRÉ-ELIMINATÓRIA (Prova submetida por gravação áudio)   
a) Joseph HAYDN, 1º andamento do Concerto em Dó Maior
b) Um estudo a escolher entre:
. Friedrich DOTZAUER, 3º Livro (dos nº 63 ao nº 85)  
. Alfredo PIATTI, 12 Caprichos op.25
. David POPPER, 40 Estudos op.73
. Jean-Louis DUPORT, 21 Estudos

ELIMINATÓRIA    
a) Duarte Dinis SILVA, Sonatina, para violoncelo solo - 3 min. (Encomenda Antena 2 / PJM) - Ed.Scherzo
b) Um prelúdio e um andamento, das Suites para violoncelo solo de Johann S. BACH
c) Primeiro andamento de uma sonata à escolha entre:    
. Ludwig van BEETHOVEN: 
- op. 5 nº 1
- op. 5 nº 2 
- op. 69 
- op. 102 nº 1 
- op. 102 nº 2   
. Johannes BRAHMS: 
- op. 38 
- op. 99

d) Uma peça a escolher entre:   
. Fernando LOPES-GRAÇA, "Senhora da Encarnação" (das Três Canções Populares Portuguesas)
. Fernando LOPES-GRAÇA, "Quase Prelúdio" (das Três Inflorescências para violoncelo solo)
. Hans Werner HENZE, Serenade para violoncelo solo
. Paul HINDEMITH, Capriccio op. 8 nº 1
. Gabriel FAURÉ, Elegia
. Sergei RACHMANINOV, Vocalise
. Felix MENDELSSOHN, Canção sem palavras op. 109

FINAL
Um concerto (memorizado), à escolha entre:
. Edward ELGAR, concerto para violoncelo e orquestra op.85
. Dmitri KABALEWSKY, concerto para violoncelo e orquestra no 1 em sol menor, op.49 
. Edouard LALO, concerto para violoncelo e orquestra em ré menor
. Camille SAINT SÄENS, concerto para violoncelo e orquestra op.33 em lá menor
. Antonín DVORAK, concerto para violoncelo e orquestra em si menor op.104
. Dmitri SHOSTAKOVITCH, concerto para violoncelo e orquestra nº 1 em Mib Maior, op. 107 
. Robert SCHUMANN, concerto para violoncelo e orquestra em lá menor op. 129
. Pyotr I. TCHAIKOVSKY, Variações sobre um tema Rococó, Op. 33  


OBOÉ | NÍVEL SUPERIOR

PRÉ-ELIMINATÓRIA

(prova submetida por gravação áudio)
a) Johann S. BACH: 1º andº Allemande, e um à escolha entre 2º e 3º andamentos (Corrente ou Sarabande) da Partita BWV 1013 
* Nota: serão aceites tanto a versão em lá menor como a versão em sol menor. Os andamentos têm que ser tocados sem repetições. 
b) Robert SCHUMANN, 1º e 2º Romance dos Três Romances Op.94 Nota: a peça de Schumann deverá ser gravada obrigatoriamente com acompanhamento de piano.   

ELIMINATÓRIA 
a) Manuel BRÁSIO, Bom dia Sophia, para oboé solo (3 min) - Encomenda Antena 2 / PJM - Ed. Mpmp 
b) Uma peça à escolha entre: 
. Antonio VIVALDI, Sonata em dó menor RV 53 
. Carl P. E. BACH, Sonata para flauta solo Wq. 132 
. J. S. BACH Sonata em sol menor BWV 1020 
c) Uma peça à escolha entre: 
. Elliott CARTER, Inner Song 
. Luciano BERIO, Sequenza VII 
. Karlheiz STOCKHAUSEN, In Freundschaft 
. Niccoló CASTIGLIONI, Alef 
. Isang YUN, Piri 
. Heinz HOLLIGER, Studie II 
. Peteris VASKS, Pieskariene   
d) Uma peça para oboé e piano, à escolha entre: 
. Robert SCHUMANN, Adagio e Allegro em lá bemol menor Op. 70  
. Pavel HAAS, Suite Op. 17 
. Henry DUTILLEUX, Sonata 
. Antal DORÁTI, Duo Concertante   

FINAL 
a) Francis POULENC: Sonata 
b) Um concerto (memorizado), à escolha entre: 
. Wolfgang A. MOZART, Concerto em dó maior KV 314 
. Richard STRAUSS, Concerto em ré maior 
. Bohuslav MARTINU, Concerto para oboé e pequena orquestra 
. Bernd A. ZIMMERMANN, Konzert 
Nota: em todas as obras em que haja mais de uma edição disponível, recomenda-se a utilização de edições Críticas ou Urtext.        


TROMPETE | NÍVEL SUPERIOR    

PRÉ-ELIMINATÓRIA 
(prova submetida por gravação áudio)   
a) Joseph HAYDN - Concerto, 1.º and. com cadenza (tocado em trompete Sib)   
b) Peça solo, a escolher entre as seguintes:   
- David MIGUEL, The Broken Note 
- Gonçalo GATO, Transformação 
- Ka'Mi, Rastos de uma Resposta     

ELIMINATÓRIA   
a) Carlos Brito DIAS, i [w]ill meet you by the sea, para trompete solo - 3 min. - Encomenda Antena 2 / PJM - Ed.Scherzo   
b) Uma Sonata completa, à escolha entre:           
- Paul HINDEMITH 
- Halsey STEVENS 
- Kent KENNAN   
c) Peça com piano, à escolha entre:   
- George ENESCU, Légende 
- Henri TOMASI, Tryptique 
- Theo CHARLIER, Solo de Concours     

FINAL   
a) Peça solo, à escolha entre:   
- Vincent PERSICHETTI, Parable XIV, op. 127 
- Anthony PLOG, Postcards 
- Hans Werner HENZE, Sonatine   
b) Obra memorizada:   
- Henri TOMASI, Concerto 
- Eino TAMBERG, Concerto nº 1 
- André JOLIVET, Concertino     


HARPA | NÍVEL SUPERIOR   

PRÉ-ELIMINATÓRIA 
(prova submetida por gravação áudio)   
Um estudo de Wilhem POSSE, escolhido entre: 8 études de concert (Zimmermann editions)  

ELIMINATÓRIA:   
Nota: todas as obras deverão ser interpretadas de memória, à excepção da alínea a)   
a)  João Castro CALDAS, Gesto de um Eclipse, para harpa solo - 3 min. -Encomenda Antena 2 / PJM - Ed.Scherzo   
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:   
- Domenico SCARLATTI, Uma Sonata à escolha 
- F. A. Rossler-ROSETTI, Uma Sonata à escolha 
- Johann Sebastian BACH - 3 andamentos de suite ou de partita; transcrição à escolha   
c) Uma obra à escolha entre as seguintes:   
- Gabriel FAURÉ, Impromptu op. 86 
- Ekaterina A. WALTER-KUNE, Fantasy on a Theme from the Opera Eugene Onegin by Tchaikovsky  
- Paul HINDEMITH, Sonata      
d) Obra de escolha livre, duração mínima de 7 minutos e duração máxima de 10 minutos.    

FINAL:   
a) Clotilde ROSA, SkyHarp, ed.AvA   
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:   
- André CAPLET,  Conte Fantastique ( harp and Strings) 
- François-Adrien BOIELDIEU, Concerto 
- Claude DEBUSSY, Dances 
- Maurice RAVEL, Introduction et Allegro 
- Reinhold GLIÈRE, Concerto       


VIOLA DE ARCO | NÍVEL SUPERIOR   

PRÉ-ELIMINATÓRIA 
(Prova submetida por gravação áudio)   

a) 1º andamento (com cadenza) de um concerto, à escolha entre os seguintes:   
- Franz Anton HOFFMEISTER                                                               
- Carl STAMITZ (em Ré Maior)   
b) Johann S. BACH - Dois andamentos à escolha entre as obras seguintes:   
- Uma das 6 Suites - BWV 1007 - 1012 (transcrição para viola solo) 
- Uma das 6 Sonatas e Partitas  - BWV 1001 - 1006 (transcrição para viola solo)  

ELIMINATÓRIA:    
a) José VALENTE, Passaporte, para viola solo - 3 min. - Encomenda Antena 2 / PJM - Ed.Scherzo 
b) Uma sonata completa com piano, à escolha entre as seguintes:   
- Dmitri SHOSTAKOVITCH, Sonata op. 147 
- Franz SCHUBERT, Sonata Arpeggione 
- Henri VIEUXTEMPS, Sonata op. 36 
- Johannes BRAHMS, Sonata op. 120 nº 1 
- Johannes BRAHMS, Sonata op. 120 nº 2 
- Paul HINDEMITH, Sonata op. 11 nº 4 
- Paul HINDEMITH, Sonata op. 25 nº 4 
- Paul HINDEMITH, Sonata 1939 
- Rebecca CLARKE, Sonata 
- York BOWEN, Sonata op. 18    
c) Uma peça à escolha entre as seguintes:   
- Astor PIAZZOLA, Le Grand Tango 
- Claúdio CARNEYRO, Khroma 
- Fernando LOPES-GRAÇA, Quatro Peças em Suite 
- George ENESCO, Concertpièce 
- Johann S. BACH / Zoltán KODALY, Fantasia Chromatica 
- Igor STRAVINSKY, Elégie 
- Rebecca CLARKE, Morpheus 
- Sergei PROKOFIEV, Romeu e Julieta (transcrição Borisovsky) - Introduction, Juliette Enfant, Danse des Chevaliers     

FINAL   
a) Uma obra de escolha livre (diferente das apresentadas nas fases anteriores do concurso) escrita a partir da segunda metade do séc. XX - duração aprox. 10'    
b) Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:   
- Alfred SCHNITTKE 
- Béla BARTÓK - Versão T. Serly 
- Darius MILHAUD - Op. 108 
- Krzysztof PENDERECKI 
- Paul HINDEMITH, Kammermusik 5 
- Paul HINDEMITH, Der Schwanendreher 
- William WALTON 
- Joly BRAGA SANTOS     


CATEGORIA B - MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior   

PRÉ-ELIMINATÓRIA 
(prova submetida por gravação áudio)   

Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).   
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.  

ELIMINATÓRIA   
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha    
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes    
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes   
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).   
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.     

FINAL   
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)    
b) Uma obra completa    
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes   
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).   
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.   
Observações:  
- O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória 
- O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso 
- O repertório para as três provas deve proceder de obras originais 
- Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo 
- Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador   
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM   
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio   


CATEGORIA C - CRAVO | NÍVEL SUPERIOR 

PRÉ-ELIMINATÓRIA: 
(prova submetida por gravação áudio)   
a) Uma sonata de Domenico SCARLATTI, de andamento rápido    
b) Uma allemande de François COUPERIN ou Jean Henry D'ANGLEBERT    
c) Uma obra à escolha do candidato - de compositores diferentes dos mencionados nas alíneas anteriores      

ELIMINATÓRIA    
a) Telmo LOPES, Sudden Borders - 3 min. - Encomenda Antena 2 / PJM - Ed.Scherzo   
b) Uma obra Inglesa do século dezassete   
c) Uma obra Francesa do século dezoito, podendo ser uma selecção de pelo menos dois andamentos contrastantes da mesma obra   
d) Uma obra Italiana (excepto de Domenico SCARLATTI) ou Ibérica, do século dezassete ou do século dezoito;   
e) Um Prelúdio e Fuga de Johann Sebastian BACH à escolha do concorrente   
A duração total da prova deve ter no mínimo 30 minutos e no máximo 40 minutos.   
A ordem de apresentação das obras é da responsabilidade do candidato.     

FINAL    
a) Um prélude non mesuré de um compositor francês do século dezassete   
b) Um concerto de cravo solo e orquestra de Johann Sebastian BACH ou de Carl Philipp Emmanuel BACH               


4. PRAZOS e DISPOSIÇÕES GERAIS    

4.1. Advertência   
a) Não é permitida a utilização de fotocópias sempre que as obras interpretadas se encontrem editadas comercialmente.   
b) Os candidatos que pretendam utilizar partituras ilegais não serão autorizados a prestar provas, sendo automaticamente eliminados do concurso.    
c) A apresentação de repertório que não esteja editado comercialmente deverá ser autorizada pelos compositores através de um documento assinado pelos próprios ou pelos seus herdeiros / representantes legais.   

4.2. Inscrição    
a) O prazo de inscrição dos concorrentes termina a 20 de Março de 2018.    
b) Confirmada a admissão dos concorrentes, não é permitido alterar o programa indicado no Formulário de Inscrição.   

4.3. Local e data das provas    
a) À excepção das provas Pré-Eliminatórias (por gravação áudio), as sessões do PJM são públicas; 
b) As Eliminatórias das categorias A, B e C realizam-se entre 11 e 17 de Junho no Conservatório de Música de Coimbra   
c) As Finais das categorias A, B e C realizam-se entre 23 e 27 de Julho na Casa da Música - Porto.    
d) A edição de este ano o culminará com a realização do 8º Festival Jovens Músicos que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2018. 
Todos os vencedores nas diferentes categorias participarão neste festival de acordo com o seguinte calendário:   
- 27 de Setembro: Laureados Solistas, com a Orquestra Gulbenkian 
- 28 de Setembro: Laureados de música de câmara
- 29 de Setembro: Vencedor do Prémio Mº Silva Pereira / Jovem Músico do Ano (a atribuir no final do concerto de 27 de Setembro), interpreta o seu concerto da prova Final (completo) com a Orquestra Gulbenkian 
Os concertos com a Orquestra Gulbenkian serão dirigidos pelo maestro Jan Wierzba.  
e) Alguns dos concertos e recitais do Festival Jovens Músicos poderão ser transmitidos em direto ou em diferido pela Antena 2, RTP e Web, não havendo lugar a qualquer remuneração por esse facto.   
f) Os premiados nas modalidades solistas devem estar disponíveis para ensaios com a Orquestra Gulbenkian a partir do dia 22 de Setembro, nos locais e horas agendadas pela Produção do PJM.  
g) Os premiados em Música de Câmara devem estar disponíveis para o ensaio geral, no local e hora agendados pela Produção do PJM.      

4.4. Provas Pré-Eliminatórias   
a) As gravações das provas da Pré-Eliminatória são da exclusiva responsabilidade dos candidatos e devem ser asseguradas pelos mesmos.   
b) Não são aceites gravações que incluam cortes durante a execução de uma obra. São aceites cortes apenas entre andamentos e / ou entre as diferentes peças submetidas por gravação. 

4.5. Provas Eliminatórias e Finais    
Os candidatos solistas e/ou representantes de cada grupo de câmara deverão trazer consigo os seguintes exemplares das partituras para serem entregues ao júri antes das provas:   
- solistas: três exemplares de cada peça que irão tocar (exceptuando a peça de concurso encomendada pelo PJM). As partituras deverão estar completas, no caso de terem acompanhamento de piano (i.e., partitura geral, e não apenas a partitura da parte solista)  
- grupos de câmara: cinco exemplares de cada peça que irão tocar. As partituras deverão estar completas (i.e., partitura geral, e não apenas as partes individuais de cada instrumento. Não é necessária a entrega de partes individuais)   

4.5.1. Os exemplares deverão ser entregues à Produção PJM no momento do sorteio (dia anterior a cada prova) durante o qual será estabelecida a ordem de cada solista / agrupamento nos recitais do concurso.  

4.5.2. O não cumprimento deste requisito inviabilizará a participação nas provas.   

4.5.3. Cada exemplar deverá ter uma folha de rosto com informação detalhada sobre as obras (título da obra e/ou andamento, nome do compositor, instrumentação). Nos casos em que as partituras sejam editadas em línguas estrangeiras, os candidatos deverão incluir a tradução dos títulos e nome dos compositores.        

4.6. Sorteios | Categorias A, B, C   
a) O sorteio para as provas Eliminatórias realiza-se em Coimbra, no Conservatório de Música, às 15h00 da véspera da Eliminatória de cada modalidade e na presença de todos os concorrentes devidamente identificados.    
b) O concorrente que, por motivos de força maior, não possa assistir ao sorteio, será representado pela organização do PJM, que lhe transmitirá o resultado.   
c) Não é permitido alterar a ordem do sorteio excepto por motivos de força maior.   
d) O concorrente que não se apresente de acordo com a ordem e hora estabelecidas no sorteio será excluído.   
e) O sorteio para as provas Finais realiza-se no Porto, na Casa da Música, às 15h00 da véspera da Final de cada modalidade, sendo os restantes procedimentos idênticos ao disposto nas alíneas b), c) e d) deste ponto.   

4.7. São admitidos no máximo três finalistas em cada modalidade a concurso.        

5. JÚRI   
Na presente edição, o Júri do Prémio Jovens Músicos será presidido pela Exmª Senhora Profª Maria Teresa de Macedo, sendo Vice-Presidente a Profª Irene Lima.   

5.1. O Júri é constituído por personalidades de reconhecido mérito.   

5.2. O Júri reserva-se ao direito de interromper ou solicitar a repetição da execução total ou parcial da obra.   

5.3. O Júri reserva-se ao direito de solicitar a redução dos programas durante as provas (por exemplo, dispensando a execução de andamentos ou repetições de secções).    

5.4. O Júri reserva-se ao direito de não apurar quaisquer concorrentes para a Final.   

5.5. As avaliações do Júri são feitas com base em cada prova prestada.   

5.6. O Júri reserva-se ao direito de não atribuir qualquer prémio.    

5.7. A substituição, por motivos de força maior, de elementos do Júri (incluindo do seu Presidente ou Vice-Presidente) é da exclusiva responsabilidade da Direção do Prémio. A nomeação de jurados substitutos será acordada entre a Presidente do Júri, Vice-Presidente e o Diretor do Prémio.    

5.8. O Júri emitirá um parecer artístico sobre os participantes nas provas Eliminatórias que não sejam apurados para a Final do concurso.   

5.9. Os resultados das provas serão anunciados no site do PJM, após a deliberação do Júri.   

5.10. As decisões do Júri são inapeláveis.          


6. PRÉMIOS   

6.1. São constituídos três prémios para todas as modalidades das Categorias A, B e C.   

6.2. Não são atribuíveis primeiros prémios ex aequo.   

6.3. Poderão ser atribuídas menções honrosas a candidatos solistas ou a grupos de Música de Câmara que demonstrem qualidades que o Júri entenda dever incentivar.   

6.4. Os prémios constam no seguinte anexo:    




        Para saber mais sobre o Prémio Círculo Richard Wagnerclicar aqui.
  


7. INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR      

    - 8º FESTIVAL JOVENS MÚSICOS / PJM   
 
A Antena 2 e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian organizam o 8º Festival Jovens Músicos, que decorrerá no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 27 e 29 de Setembro de 2018.   
Este festival promoverá painéis de discussão e um conjunto de recitais e concertos nos Auditórios da Fundação Gulbenkian.   
Para além de divulgar os jovens músicos laureados na edição PJM 2018 e de convidar vários músicos e agrupamentos distinguidos em anteriores edições do PJM, este festival contará, ainda, com a colaboração da Orquestra Gulbenkian e de outros agrupamentos a anunciar oportunamente.

A resolução das situações omissas neste regulamento será da responsabilidade exclusiva da organização do PJM e da Presidência do Júri.      



- CONTACTOS 

- Direcção artística: Luís Tinoco 
- Produção: Zulmira van Holstein 
- Tel: + (351) 21 382 02 88 
- Morada: Antena 2 - Prémio Jovens Músicos 
Av. Marechal Gomes da Costa nº 37, Piso 3A 
1849-030 Lisboa               


- LISTA DE JURADOS    

Presidente: Maria Teresa de Macedo 
Vice-presidente: Irene Lima    
Categoria A:           
- Oboé: Hugo Ribeiro; Pedro Ribeiro           
- Saxofone: João Pedro Silva; Henrique Portevedo           
- Trompete: Stephen Mason; Sérgio Pacheco           
- Harpa: Áurea Guerner; Ilaria Vivan          
- Viola de arco: David Wyn Lloyd; António José Pereira           
- Violoncelo: Paulo Gaio Lima; Teresa Valente Pereira   
Categoria B:           
- Maria Teresa de Macedo           
- Irene Lima  
- Ana Valente         
- Paulo Gaspar           
- Norberto Gomes 
Categoria C:           
- Cravo: Rui Vieira Nery; Ana Mafalda Castro; João Paulo Janeiro