Ouvir
Boulevard
Em Direto
Boulevard André Pinto

Videos

Inês Vaz | 14 Dezembro | 19h00

Instituto Superior de Economia e Gestão

|

Inês Vaz | 14 Dezembro | 19h00 Inês Vaz | 14 Dezembro | 19h00

© Jorge Carmona / Antena 2


Temporada Concertos Antena 2

14 Dezembro | 19h00

Transmissão direta
a partir do Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão     


Inês Vaz
Recital de acordeão





Programa

Domenico Scarlatti - Sonata in B Minor K87, L33

Inês Vaz - Timeless

L.v. Beethoven (arr. Inês Vaz) - Sonata “Pathetic” Op.13
I. Grave. Allegro di molto e con brio

Inês Vaz - Waiting Room
 
Franck Angelis - Étude sur "Chiquilin de Bachin" de Astor Piazzolla

A. Kusyakov - Divertimento
I. Prelude
II. Scherzo

Camille Saint-Saëns - Introduction and Rondo Capriccioso




Inês Vaz propõe-nos tomar chá num encontro entre os compositores que interpreta, acordeão e os nossos tímpanos.
Bach e Scarlatti sentam-se à sua direita. Beethoven, Rossini, e Saint-Saens à sua esquerda. Enquanto Gismonti e Angelis ocupam os lugares ao centro. 
Inês Vaz, compositora e mestre de cerimónias, abre o programa com Timeless, uma peça composta para musicar um filme de Buster Keaton. Segue-se a vez dos restantes convivas apresentarem prelúdios, sonatas, estudos… É o mesmo acordeão das romarias, da memória dos nossos pais e avós, que se escuta. 
Inês Vaz toca-o mantendo imaculada a genuinidade dos dedos, mas realizando um voo de fole por universos musicais, aparentemente, inesperados para este instrumento, tão rico em possibilidades como em timidez.






Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco



Inês Vaz | Nasceu em 1988, em Lisboa, tendo iniciado os seus estudos musicais aos 6 anos com José António Sousa, na Escola de Música “Semibreve”.
Para além do estudo de Instrumento e Formação Musical, com o seu professor, estudou também Música de Câmara com Paulo Jorge Ferreira. Desde cedo foi distinguida com prestigiados prémios na área do acordeão, a solo e a nível de música de câmara. O seu percurso académico a nível musical foi sobretudo dedicado ao estilo clássico/contemporâneo, embora o seu crescente interesse pelo Jazz a tenha levado a estudar harmonia e improvisação com os Professores António Palma e Victor Prieto.
Divide a sua vida entre o ensino de acordeão e piano, performance, composição e produção musicais.
Os seus mais recentes projetos são o duo instrumental Ciranda (acordeão e trompete), e Velvet Quintet (acordeão e quarteto de cordas).
Já colaborou como solista com a Orquestra e Coro Gulbenkian, Camerata Atlântica. Colabora com vários artistas, destacando-se, Vitorino e Salvador Sobral.
O seu primeiro trabalho a solo chama-se Timeless Suite, editado pela Jugular Publishing, em Novembro de 2021, com apoio da Antena 2 e da Sociedade Portuguesa de Autores.
No seu percurso académico conta, também, com o curso de Ciências Farmacêuticas, concluído em 2011 no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.
É patrocinada pela marca Mengascini Accordions.













Fotos Jorge Carmona / Antena 2