Ouvir
Música Contemporânea
Em Direto
Música Contemporânea Pedro Coelho

Videos

Mário Franco Trio | vídeo

Há Música na Casa da Cerca

|

Mário Franco Trio | vídeo Mário Franco Trio | vídeo
  
Integrado no Ciclo de Concertos Há Música na Casa da Cerca, a Antena 2 transmitiu na sua emissão rádio de 28 de Agosto de 2020 e disponibiliza agora online o concerto de


Mário Franco Trio

Mário Franco, baixo
Sérgio Pelágio, guitarra 
Alexandre Frazão, bateria





Produção: 
Hugo Sousa e Dado Nunes, vídeo
Sérgio Milhano, áudio


O Ciclo Há Música na Casa da Cerca, na sua 6ª edição, apresenta mais uma vez um programa musical eclético, de qualidade e tendo como pano de fundo umas das mais magníficas vistas sobre o rio Tejo.
Não sendo possível este ano receber presencialmente as centenas de espectadores que o ciclo se habituou a juntar - pela pandemia COVID-19 - o programa reflete uma estratégia alternativa de apresentação. Assim, os concertos programados entre Junho e Setembro têm lugar, como sempre, nos idílicos espaços exteriores da Casa da Cerca e são captados audiovisualmente, e respetiva transmissão em antena e online, partilhando e possibilitando o acesso a todos os que queiram assistir.

O Concerto Jazz de Mário Franco Trio é o terceiro do ciclo e foi gravado a 7 de Agosto, tendo como palco os jardins da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, em Almada.


© Jorge Carmona / Antena 2

Mário Franco, músico, bailarino e compositor português iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa e posteriormente na Academia de Amadores de Música, estuda contrabaixo com Fernando Flores e Composição com Pedro Rocha.
Frequentou cursos no Estoril com Ludwig Streicher e em 1988 foi 1º Prémio de contrabaixo no Concurso Jovens Músicos.
Desde muito cedo interessa-se pelo Jazz. Estudou baixo eléctrico com António Ferro e frequentou a Escola de Jazz no Hot Clube de Portugal onde estudou com o contrabaixista David Gausden.
Participou em vários cursos com músicos como Rufus Reid, Niels Henning Orsted Pedersen, Dave Holland, Eberhard Weber entre muitos outros.
Em 1990 apresenta o seu primeiro projecto baseado em originais no Concurso “A Juventude e a Música” onde obtém diversos prémios.
A sua formação diversificada permitiu-lhe trabalhar desde a década de 90 até hoje em diversas áreas da música inserido nos mais variados contextos musicais dos quais se destacam: Pedro Caldeira Cabral, Miguel Amaral, Sete Lágrimas Consort, Tomás Pimentel, José Peixoto, Ricardo Ribeiro, Carminho, Beatriz Nunes, Rita Maria, Tatanka, Sérgio Godinho, Camané, Gonçalo Sousa, João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Luís Figueiredo, Luís Barrigas, Dan Hewson, Desidério Lázaro, Luigi Waites, Tommy Halferty, John Wadman, Louis Stewart, Jarmo Savolainen, David Binney, Ralph Towner, Andy Sheppard, Paolo Fresu, Jon Irabagon, Markku Ounaskari, Samuel Rohrer… Participou nos mais importantes Festivais nacionais e internacionais e para além dos seus próprios projectos musicais compõe também para Teatro, Dança e Cinema.
Paralelamente à música Mário Franco é bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado.

© Jorge Carmona / Antena 2



Programação
Há Música na Casa da Cerca 2020

Fogo Fogo | Transmissão a 27 de Junho às 17h00 (RDP África) e 21h30 (online)

A Garota Não | Transmissão a 25 de Julho às 21h30 (Facebook do Público)

Mário Franco Trio | Transmissão a 28 de Agosto às 19h00 (Antena 2) e 29 de Agosto às 21h30 (Antena 2 online - site e Facebook)

Nilson Dourado | Transmissão a 12 de Setembro às 21h30 (Facebook do Público)

Mad Nomad - Transmissão a 26 de Setembro às 21h30 (Facebook do Público)